Como distinguir o macho da fêmea espinheiro marítimo?
Nos tempos soviéticos, o espinheiro-mar era muito popular e era cultivado em quase todos os terrenos domésticos. Então, eles se esqueceram imerecidamente dessas frutas, mas agora cada vez mais jardineiros estão comprando mudas novamente. A razão para a popularidade está nas bagas imensamente saudáveis. Mas às vezes até mesmo uma árvore de espinheiro-mar bem cuidada não dá frutos. Pode haver vários motivos, mas o mais comum deles é o sexo da própria árvore. Por isso é muito importante na primeira etapa determinar corretamente o sexo da muda.
Por que saber o sexo de um espinheiro-mar?
O espinheiro-mar pertence à categoria das plantas dióicas. Isso significa que existem homens e mulheres. Alguns têm apenas pistilos, enquanto outros, apenas estames. Com a ajuda do vento, o pólen voa da árvore masculina para a feminina, resultando na polinização. Este processo é possível mesmo que as árvores estejam distantes umas das outras. A distância máxima é de 50 a 60 metros. No local, um arbusto macho é suficiente para a polinização de 4-5 fêmeas.
O período de floração do espinheiro-mar cai no final de abril ou início de maio. Exteriormente, as flores não são muito atraentes, então as pessoas não as notam particularmente. Os machos são os primeiros a florescer. As inflorescências contêm uma alta concentração de pólen. Por volta do dia seguinte, o processo de floração da fêmea do espinheiro-mar começa.
Vale ressaltar que apenas as mulheres dão frutos. Mas os machos são necessários para a polinização. É por isso que você precisa saber o gênero na fase de plantio. Se houver machos nas áreas vizinhas, você pode limitar-se a uma fêmea de arbusto. No entanto, neste caso, não se deve esperar uma colheita muito rica devido ao afastamento e à polinização insuficiente. Se você deseja obter uma boa colheita, então criadores e jardineiros experientes recomendam inicialmente o plantio de arbustos machos e fêmeas.
Você pode negociar com os vizinhos do local comprando uma árvore macho para dois. Será suficiente para a polinização das fêmeas de espinheiro-mar localizadas em ambos os locais.
A única condição que deve ser estritamente observada: as árvores em ambas as parcelas domiciliares devem estar localizadas próximas uma da outra. Caso contrário, o processo de polinização será difícil e insuficiente.
Diferenças em plantas adultas
Se houver espinheiro-mar de gênero desconhecido no local, ele pode ser instalado de forma independente. Você pode distinguir um "menino" de uma "menina" por alguns sinais visuais. Isso se aplica principalmente a inflorescências e folhas. E você também deve prestar atenção aos botões de espinheiro.
florescer
Para determinar o sexo de uma árvore de espinheiro-mar pelo tipo de inflorescência, é necessário inspecionar visualmente a árvore em abril ou início de maio, quando ela florescerá. Existem várias diferenças:
-
os machos têm apenas pistilos e as fêmeas, respectivamente, têm estames;
-
as inflorescências femininas são amarelas e as masculinas são castanho-prateadas.
Se não foi possível determinar os tipos de inflorescências, pode-se prestar atenção a outros sinais.
Sai
No período verão-outono, o assoalho da árvore do espinheiro-mar pode ser determinado pela folhagem disponível. As folhas de ambos os indivíduos são cobertas por uma flor azulada específica. Mas no espinheiro-mar macho, essa placa é mais pronunciada, e é por isso que as próprias folhas parecem até cinza. As folhas femininas são mais verdes.
Não só a cor difere, mas também a forma das chapas. As folhas masculinas têm as seguintes características distintas:
-
até;
-
há uma veia central;
-
virou para fora.
Por outro lado, as folhas fêmeas do espinheiro-mar são côncavas.
Tipo de rim
Os espinheiro-marinhos de sexos diferentes também diferem no tipo de botões. Para os homens, as seguintes características distintivas são observadas:
-
tamanho maior;
-
existem muitas pequenas escamas na superfície de cada rim;
-
externamente lembram cones de cedro.
De acordo com a descrição externa, os rins femininos são menores, possuem apenas três escamas.
Mas você só pode reconhecer o sexo pelo tipo de botões nas plantas adultas, já que eles têm botões geradores. Nas mudas jovens, existem apenas as vegetativas.
Se todos os métodos acima, por algum motivo, não servirem para determinação, há mais um sinal, que é a ausência de frutos. Portanto, as plantas jovens podem ser inférteis. Depois de 3-4 anos após o plantio, aparecem as primeiras bagas, enquanto a colheita, em bom estado, deve ser muito abundante. Mas apenas as mulheres têm bagas. Portanto, se o espinheiro-mar não começar a dar frutos alguns anos após o plantio, pode ser uma árvore macho.
Como determinar o sexo das mudas?
Se o plantio do espinheiro-mar for planejado apenas no local, é importante reconhecer inicialmente o sexo das mudas. Isso não é tão fácil quanto parece à primeira vista. O sexo só pode ser determinado em árvores de 3 a 4 anos. Os indivíduos mais jovens, como já mencionado, não têm botões geradores.
Mas, apesar disso, você ainda pode tentar descobrir o gênero. A primeira coisa a observar é o tamanho. O fato é que os arbustos machos são muito maiores. Mas isso não é significativo. Para para ter certeza do sexo das mudas, recomenda-se adquiri-las em viveiros especiais, onde o gênero da planta será indicado com precisão na documentação.
Um ponto importante! Se você planeja comprar mudas de fêmeas de espinheiro-mar, os jardineiros experientes recomendam prestar atenção às variedades com um pequeno número de espinhos. Estes incluem: "Abundante", "Gigante" e "Chuiskaya".
Determinar o sexo de uma árvore de espinheiro-mar não é tão difícil se sua idade ultrapassou a marca de 4 anos. É nessa época que as árvores começam a dar seus primeiros frutos, o que significa que nelas aparecem características sexuais. Na maioria dos casos, basta apenas olhar a aparência da árvore e seu chão ficará limpo. As únicas exceções são as mudas jovens, que são incubadas independentemente.
O comentário foi enviado com sucesso.