Por que o espinheiro-mar não dá frutos e o que fazer?
O espinheiro marítimo não requer cuidados especiais, mas mesmo em condições confortáveis, a árvore pode não dar frutos. Há várias razões para isso. Os mais comuns deles são a polinização insuficiente ou sua ausência completa, bem como as peculiaridades das condições climáticas.
Em que ano começa a dar frutos?
Se as bagas não aparecem no espinheiro-mar, então o primeiro passo é descobrir a idade da árvore.... A primeira colheita pode ser obtida apenas de árvores que atingiram 3-5 anos de idade. Mesmo assim, a colheita pode não ser tão abundante quanto o jardineiro gostaria. Muitas bagas aparecem em árvores com mais de 7 anos. Se a planta for cultivada, o rendimento médio é de 20-23 kg. Os arbustos selvagens dão frutos um pouco piores - apenas 10-15 kg por árvore.
Assim que o espinheiro-mar atinge a idade fértil, os ramos são formados a partir dos botões laterais. No mesmo período, os botões de flores começam a aparecer.
Vale ressaltar que não há bagas nos novos crescimentos. Os frutos são formados e amadurecem exclusivamente no crescimento do ano anterior. Assim, a cada ano, a frutificação sobe gradualmente e os ramos inferiores morrem. Para que não retirem o alimento da árvore, recomenda-se retirá-los em tempo hábil com o auxílio de uma tesoura de poda.
A vida média de uma árvore de espinheiro-mar é de 30 anos. Claro, pode durar mais tempo. Existem espécimes conhecidos que atingiram a idade de 50 anos. Mesmo assim, o período de frutificação varia de 15 a 25 anos.
Condições climáticas
Na natureza, o espinheiro-mar é encontrado em diferentes regiões. Esta árvore pode ser encontrada em Altai, no norte do Cáucaso, nos estados bálticos, na Sibéria oriental e ocidental. Essas regiões, bem como a faixa do meio, são consideradas ideais para o cultivo de espinheiro-mar. A planta é muito resistente à geada, por isso sobrevive bem mesmo a geadas severas.
Nas regiões do sul, o espinheiro-mar também é cultivado. A planta enfrenta facilmente a seca, mas fica muito pior no sul. A razão é que nessas regiões a planta tem muito mais probabilidade de sofrer várias doenças: sarna, endomicose, fusarium, mancha foliar e outras.
Se a doença não for tratada em tempo hábil, o espinheiro-mar frutificará mal. Em casos avançados, os ovários, em geral, deixarão de aparecer.
Para evitar que isso aconteça, na região sul recomenda-se prestar um pouco mais de atenção à árvore. Durante o período de seca, é necessário regar, examinar a presença de doenças, se possível, alimentar com fertilizantes minerais complexos.
Além do mais, é recomendável plantar variedades de espinheiro-mar que são mais adaptadas para uma determinada região... Portanto, nas regiões do sul recomenda-se o cultivo da variedade Lydia. É relativamente novo, mas tem muitas características positivas. Para a zona média e regiões do norte, os seguintes são mais adequados: Pearl, Chuiskaya, Siberian. Recomenda-se que esta condição seja observada, uma vez que é muito problemático cuidar das variedades do sul no norte e vice-versa.
Problemas de polinização
O espinheiro-mar pertence à categoria das plantas dióicas. Isso significa que existem indivíduos dos sexos masculino e feminino. A capacidade de dar frutos é preservada apenas no último.
As árvores masculinas são exclusivamente para o processo de polinização.
A razão pela qual a árvore não dá frutos pode estar precisamente em seu gênero. É possível que um espinheiro-mar macho esteja sendo cultivado no local. Para descobrir o sexo de uma planta existente, você precisa saber os sinais pelos quais ela é determinada.
-
Inflorescências e botões. Nos machos, são grandes e apresentam uma estrutura escamosa. As mulheres também têm escamas, mas não mais do que três peças.
-
As folhas dos machos também são maiores em tamanho, têm uma forma mais regular e uniforme e são viradas para fora. As mulheres, ao contrário, têm folhas côncavas.
-
Folhas de espinheiro-mar de ambos os sexos estão cobertas de flores... A única diferença está na quantidade. As fêmeas têm muito menos placa, então visualmente suas folhas parecem mais verdes. Nos representantes masculinos, a camada de placa é maior, então as folhas são cinza-acinzentadas.
Se pelos sinais externos ficar claro que a árvore em crescimento pertence ao sexo masculino, você não deve esperar frutos dela. Com todo o cuidado, as bagas não aparecerão em tal espinheiro. Mas não vale a pena se livrar da árvore, pois ela é necessária para a polinização.
Se você ainda deseja cultivar um espinheiro-mar frutífero em seu terreno pessoal, então você precisa comprar uma muda fêmea. Você precisa comprá-lo apenas em creches especializadas, onde fornecem informações precisas sobre o gênero.
É muito difícil determinar de forma independente o sexo de mudas jovens, pois elas possuem apenas botões vegetativos.
Após a compra de uma muda de espinheiro-mar fêmea, é necessário plantá-la nas imediações do representante masculino... O fato é que o nível de polinização depende da distância. Quanto mais próximas duas árvores de sexos opostos estão localizadas uma da outra, melhor ocorre a polinização. Isso, por sua vez, determina a quantidade e a qualidade da safra futura.
Às vezes, há duas árvores de sexos diferentes no local, mas as bagas ainda não aparecem na fêmea. A razão pode residir no fracasso do momento da floração. Este período para o espinheiro-mar começa no final de abril ou maio. Os primeiros a florescer são os machos, eles possuem uma grande quantidade de pólen.
Em cerca de um dia, as fêmeas começam a florescer. Se, por algum motivo, essas datas não coincidirem, a polinização não funcionará.
A polinização só é possível se houver uma distância não superior a 50 metros entre os espinheiro-marinhos machos e fêmeas. Com uma distância significativa, o pólen não chegará ao seu destino, mesmo com o vento mais forte. Se você cuidar de uma árvore fêmea, mas não fizer nada para polinizar, talvez você também não veja as bagas.
Para que o espinheiro-mar comece a dar frutos é preciso comprar e plantar um macho.
Mas, mesmo neste caso, a frutificação em um espinheiro-mar adulto começará não antes de 3-4 anos depois, uma vez que a muda jovem precisa atingir uma certa idade.
Os principais motivos da ausência de frutos na árvore do espinheiro marítimo são: pertencer ao sexo masculino, escolha errada de uma variedade para uma determinada região, polinização insuficiente ou a sua ausência total. Para resolver o problema, é recomendável remover um ou mais dos obstáculos existentes. Só neste caso será possível obter uma boa e anual colheita de espinheiro-mar.
O comentário foi enviado com sucesso.