Tudo sobre buckthorn buckthorn

Contente
  1. Descrição
  2. Espalhando
  3. Aterrissagem
  4. Cuidado
  5. Doenças e pragas
  6. Coleta e armazenamento

Formar belas paisagens usando uma variedade de plantas não é uma tarefa fácil e muitos fatores devem ser levados em consideração. Como arbustos ornamentais, o espinheiro-mar é frequentemente usado, o que parece interessante e fica bem em combinação com outras plantas, tem frutos úteis. Para conseguir um belo arbusto ou árvore que dê uma boa colheita, você deve saber escolher o local certo para o plantio, fazer o plantio e cuidar corretamente.

Descrição

Buckthorn é um arbusto que se parece com uma oliveira. Pode crescer de 1 a 2 metros como um arbusto ou atingir 5-10 metros se crescer como uma árvore. A coroa do espinheiro-mar é heterogênea, consiste em ramos longos e curtos. Os jovens têm uma tonalidade acinzentada, os velhos são cobertos de casca escura, todos têm espinhos pontiagudos. As folhas são verde-acinzentadas na parte superior e marrons ou amareladas na parte inferior.

A principal característica do espinheiro-mar e seu valor são as bagas que amadurecem no outono. Essas frutas são muito apreciadas. Devido à abundância de vitaminas e minerais, o espinheiro-mar é utilizado na medicina, sendo o óleo obtido de seus frutos o de maior valor.

O nome da cultura possui duas palavras gregas: hipopótamos - cavalo e phaos - brilho. A transição para o latim transformou levemente essas palavras, o que deu a forma hippophaes. A versão russa veio da abundância de frutas nos galhos que ficam ao redor do arbusto.

O buckthorn ou buckthorn buckthorn é uma planta ornamental que dá frutos, além disso, existem variedades que não dão frutos.

Espinheiro-mar "Hikul", por exemplo, é um arbusto ornamental com altura de 0,5 a 2 metros. A planta é usada para decorar canteiros de flores, áreas verdes, parques paisagísticos e decorar a zona costeira. Esta variedade tem casca lisa acinzentada, as folhas são longas e esféricas. Os arbustos florescem de meados da primavera ao verão, o tamanho das flores é pequeno, são quase invisíveis por trás da folhagem.

O espinheiro-mar é uma cultura decídua que cresce em diferentes regiões. A expectativa de vida de arbustos e árvores é de 5 a 15 anos, dependendo das condições do habitat e dos cuidados adequados.

O espinheiro-mar pertence a plantas dióicas; nela florescem flores femininas e masculinas. Os frutos são formados por fêmeas, os machos atuam como polinizadores das fêmeas.

Espalhando

Na natureza, o espinheiro-mar cresce em toda a Europa, há muito no Cáucaso, nas regiões oeste e central da Ásia, Mongólia e também na China. Nas regiões tropicais do Paquistão e da Índia, você também pode encontrar as áreas de distribuição desta planta. No território da Rússia, grandes concentrações podem ser encontradas na parte europeia do país; há focos separados de distribuição selvagem no norte do Cáucaso, no leste e norte da Sibéria e em Altai. O espinheiro-mar cresce mais ativamente perto de corpos d'água, onde há quantidade suficiente de luz e umidade.

Nos últimos anos, o espinheiro-mar tem sido cultivado na Rússia para obter frutas valiosas e úteis. As boas condições para o cultivo deste arbusto acabaram por ser na Sibéria, onde cada vez mais territórios são plantados com esta planta. Os criadores estão desenvolvendo novas variedades para aumentar a produtividade e tornar a cultura o mais resistente possível a todos os fatores negativos.

Aterrissagem

Dependendo da finalidade do arbusto, as características do plantio de espinheiro-mar podem sofrer certas alterações. Características importantes são a escolha da localização do futuro arbusto e o momento do plantio. Para que o arbusto tenha um aspecto atraente, é necessário plantá-lo na primavera ou no outono, tendo o terreno devidamente preparado e criando todas as condições para a sua germinação num novo local.

Em caso de violação da tecnologia de plantio de uma safra, podem ocorrer danos à planta, ela resistirá mal a doenças e pragas, o que afetará sua atratividade e produtividade.

Seleção de assento

Para obter arbustos bonitos e bem crescentes e colhê-los, você precisa encontrar um bom lugar para plantar novos arbustos. Os principais critérios neste caso serão as seguintes condições.

  • A presença do sol. As plantas que crescem ao sol desenvolvem-se plenamente, não adoecem e dão frutos bem. Os arbustos parcialmente ou totalmente sombreados crescem lentamente, mal dão frutos e podem morrer com o tempo.
  • O solo para o plantio deve ser leve, de preferência arenoso. Em áreas argilosas, a cultura não se desenvolve bem, não tem o aspecto e a fertilidade desejadas.
  • A presença de uma quantidade suficiente de umidade. Com uma boa rega e garantindo o nível de humidade pretendido para o espinheiro-mar, os arbustos crescem rapidamente, têm um aspecto atractivo, florescem violentamente e dão uma colheita abundante. Se não for possível fornecer irrigação constante, é melhor plantar a planta perto da água.
  • Lugar livre. Para um arbusto se desenvolver normalmente, ele precisa de espaço livre. Os ramos do espinheiro-mar são bastante extensos e numerosos, na ausência de espaço livre, o desenvolvimento da cultura fica mais lento. É melhor plantar mudas em áreas desérticas, onde não haverá vegetação alta em um raio de 3 a 5 metros.
  • Falta de vizinhos. Para permitir que o espinheiro-mar cresça e se desenvolva ativamente, é necessário plantá-lo onde não haja árvores frutíferas ou arbustos por perto, o que tem um efeito negativo sobre o arbusto. O espinheiro-mar cresce melhor nos arredores do local.

Assim que o local para o espinheiro-mar for selecionado, você pode se engajar na próxima etapa - preparar o solo para que o arbusto se fixe rapidamente em um novo local e cresça ativamente.

Preparação de solo e mudas

Para garantir o desenvolvimento normal dos arbustos de espinheiro-mar, é muito importante preparar o solo com antecedência. Se o arbusto é plantado na primavera, no outono o local é desenterrado e componentes úteis são introduzidos no solo. É importante analisar a condição do solo e determinar o que exatamente está faltando. Em terras pobres, os fertilizantes são necessariamente aplicados para melhorar a composição do solo, o que leva a um aumento da fertilidade. Com o aumento da acidez do solo, é necessário despejar cinzas de madeira, e se a terra consistir principalmente de argila, então deve-se diluir com areia, perfazendo 2 baldes para cada metro quadrado.

Para qualquer canteiro de jardim, a introdução de fertilizantes orgânicos será útil: esterco, composto, húmus, o suficiente para um balde por 1 m2. Uma cama pré-preparada passa por geadas de inverno e degelo da primavera, após o que é desenterrada novamente. Quando tudo estiver pronto, você pode começar a plantar mudas.

O sucesso do cultivo do espinheiro-mar não depende apenas do solo: boas mudas desempenham um papel igualmente importante. É melhor usar mudas de um ano de idade que apresentem os seguintes sintomas:

  • tamanho de cerca de 40 cm;
  • de 2 a 4 raízes, cujo comprimento é de 10-20 cm;
  • tronco liso com rebentos laterais desenvolvidos;
  • casca lisa sem rachaduras e delaminação.

Para obter não apenas uma seção decorativa, mas também uma seção de frutificação de espinheiro-mar, é necessário comprar um macho para cada 3-4 arbustos fêmeas.

Antes do plantio, recomenda-se colocar as mudas em água ou solução de Kornevin, o que promoverá o crescimento mais rápido das raízes e a habituação em um novo local.

Esquema

Para alcançar os resultados desejados no plantio de espinheiro-mar, é necessário aderir a um determinado esquema de trabalho.

  1. Preparando o caroço da muda. As dimensões ideais do poço são 80x80 cm.A distância que deve ser entre os arbustos não pode ser inferior a 1,5 metros, mas é melhor dar aos arbustos uma distância de 2 metros.
  2. Preenchendo o fosso com componentes úteis. O composto ou uma mistura especial é despejada no fundo, o que satura o solo com substâncias úteis. Esses fertilizantes são misturados com solo preto, após o qual o superfosfato é adicionado.
  3. É necessário fazer um monte da mistura de solo preparada, no qual colocar a muda e distribuir as raízes da planta uniformemente. A muda deve ser posicionada de forma que o colo da raiz seja aprofundado em 5 cm no solo, pois dele podem surgir raízes adventícias.
  4. Cubra cuidadosamente as raízes com solo fértil, de vez em quando soce o solo com as mãosde modo que nenhum vazio permaneça nele. Após o término do trabalho, é necessário compactar novamente o solo para que se assente o máximo possível.
  5. Regue a muda com vários baldes de água. Para que o solo não seque, é necessário colocar palha, capim ou turfa junto ao tronco.

Observando a correta sequência de ações e demais recomendações, você pode contar com o fato de que a muda será aceita, crescerá rapidamente e logo agradará com uma aparência agradável e frutificação abundante.

Cuidado

O espinheiro-mar é uma cultura despretensiosa, não requer medidas específicas para o seu cultivo, porém, sem nenhum cuidado, o arbusto parecerá pouco desenvolvido, feio e terá uma colheita fraca. Para cuidar dessa planta, é necessário regar, podar e preparar adequadamente o inverno.

Rega

Uma muda jovem precisa de rega no primeiro ano após o plantio. Os arbustos são regados com água quando a terra começa a secar. Se fertilizantes foram aplicados ao solo durante o plantio, nada mais pode ser adicionado nos primeiros anos. A zona próxima ao tronco deve ser limpa de ervas daninhas para que não retire a umidade da cultura. Para que o solo não seque muito rapidamente, vale a pena espalhar capim seco junto aos arbustos.

Arbustos adultos raramente são regados, apenas se o verão for quente e seco e a cultura crescer sozinha. Se os arbustos começaram a se desenvolver não tão ativamente, então é necessário adicionar fertilizantes. É melhor adicionar uma colher de potássio e 2 colheres de sopa de superfosfato por 10 litros de água e regar as plantas adultas com esta solução.

Você pode usar "Uniflor-micro", despejando 2 colheres de chá. em um balde e despejando tal composição sob o arbusto.

Poda

A poda é uma parte importante do cuidado do espinheiro-mar. Na primavera, é necessário retirar todos os galhos secos, quebrados e extras, no verão são retirados aqueles processos que ainda não começaram a crescer, além disso, é necessário monitorar os processos desde a raiz. Eles também precisam ser cortados.

Após 5 anos de crescimento do arbusto, ele precisa ser rejuvenescido, para o qual no outono são cortados os galhos velhos, que frutificam mal. Uma filial é removida em um ano. A poda também é realizada na fase de formação da planta. Se um arbusto é criado a partir dele, sobram 6-8 brotos, dos quais, como resultado, permanecem 3-4 dos mais poderosos e férteis. É preciso mais tempo e esforço para criar uma bela árvore, aqui é importante formar a copa corretamente e deixar os galhos necessários.

É melhor formar arbustos com as variedades femininas de espinheiro-alvar e com as variedades masculinas - árvores. O cuidado correto e oportuno, bem como a poda de alta qualidade, permitem que você cultive plantas bonitas e frutíferas.

Preparando-se para o inverno

Os arbustos de espinheiro-mar podem resistir a baixas temperaturas, portanto, não requerem medidas especiais na preparação para o inverno. Se o outono acabou sendo seco, é recomendável regar os arbustos bem antes da onda de frio, dando-lhes um suprimento de umidade. Para proteger as raízes da geada, o solo acima delas deve ser coberto com cobertura morta.

Doenças e pragas

O espinheiro marítimo é uma planta útil e bonita que não causa grandes problemas no cuidado, mas de vez em quando podem surgir situações relacionadas com a presença de doenças e pragas na planta. As doenças mais típicas da cultura são as seguintes doenças.

  • Endomicose - um fungo que afeta todo o arbusto. A principal característica são os frutos secos. Para lutar é preciso usar o líquido Bordeaux e um antibiótico. O processamento é realizado na primavera e no outono. Bagas doentes são removidas.
  • Sarna - danos às plantas que se desenvolvem na folhagem, casca e frutos. Se você não se livrar do problema, a planta vai secar. Para lutar, é preciso retirar todos os galhos infectados e queimá-los, e tratar o arbusto com uma solução de "Nitrofen" a 3%.
  • Fusarium murchando - danos às folhas, brotos e frutos. Se você não lutar contra a doença, a folhagem vai secar e cair. Para prevenir a infecção, é necessário desbastar os arbustos em tempo hábil, remover galhos com problemas e queimar os infectados.

Além das doenças, também existem pragas que podem impedir o crescimento e desenvolvimento normal do espinheiro-mar. Os mais comuns são os seguintes parasitas.

  • Os pulgões aparecem nas folhas, depois do qual eles se enrolam e, eventualmente, secam e caem. Para se livrar do problema, você precisa borrifar as plantas com Fitoverm ou fazer uma solução à base de amônia.
  • Os ácaros da aranha provocam danos aos botões e botões, o aparecimento de teias de aranha por toda a planta. Para o combate são utilizados "Fitoverm", inseticidas "Aktara", "Horta Saudável" e outros.

Ao tratar os arbustos de doenças e pragas de maneira correta e em tempo hábil, você pode preservar sua saúde, aparência atraente e frutificação ativa.

Coleta e armazenamento

Você pode usar folhas e bagas de espinheiro. As folhas são arrancadas em maio, quando contêm as substâncias mais úteis, e os frutos devem ser colhidos em setembro-outubro, quando apresentam coloração amarelo-alaranjada e consistência elástica. A colheita só é possível em tempo de seca, é importante separar os frutos e folhas, retirando tudo que está ruim e estragado.

As frutas podem ser secas e armazenadas em local seco. Você pode cozinhá-lo como geléia, fazer uma compota com eles ou moê-lo com açúcar. As frutas frescas são armazenadas em barris de madeira, as frutas congeladas devem ser colocadas em um saco. Frutas frescas podem ser armazenadas em local seco e escuro por 3 dias, congeladas - seis meses.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário