Recursos e melhores modelos de lentes telefoto
Uma lente telefoto é um tipo de lente telefoto que aproxima objetos distantes mais próximos do que o normal. Para multiplicar a qualidade da visão do olho humano, eles usam mais lentes, o que afeta o comprimento da ótica.
Peculiaridades
Muitas pessoas ainda confundem lentes telefoto com zoom, mas na verdade são coisas diferentes, porque uma lente telefoto não é necessariamente uma lente zoom. Todos eles, independentemente do tipo, são divididos:
- em lentes com foco fixo ou fixo (por exemplo, Canon EF 135 mm f / 2L USM e Nikon 135 mm f / 2D AF DC-Nikkor);
- mais multifuncional com foco variável (zoom).
Para comparação, em lentes de retrato, a distância focal (comprimento do sistema óptico em mm) é aproximadamente igual à diagonal do quadro e tem uma média de 35-70 mm, enquanto em lentes de foco longo, ao contrário, é muito maior (100-2000 mm ) Conseqüentemente, quanto maior for essa característica, menos ela se ajustará ao enquadramento e, portanto, maior será a ampliação máxima da imagem.
As lentes telescópicas mais comuns têm uma distância focal de 70 a 300 mm.
mas as teleobjetivas não devem ser confundidas com as teleobjetivas, pois são muito mais maciças. Tudo acima de 300 se refere a um foco superlongo, mas em casos muito raros, a ampliação máxima excede 1 metro de comprimento.
As lentes telefoto tornaram-se incrivelmente populares entre fotógrafos amadores e profissionais. Eles são úteis em uma variedade de situações e podem ajudar a levar sua fotografia para o próximo nível.
Seu principal efeito é que, como um telescópio, eles permitem capturar claramente objetos que são difíceis de se aproximar fisicamente: animais e às vezes insetos, atletas na arena, paisagens.
Vantagens e desvantagens
A desvantagem das lentes telefoto é que elas são tiradas com um ângulo de visão muito estreito, de 30 a 40 graus. Por exemplo, uma pessoa tem um campo de visão de ambos os olhos (começando apenas com indicadores acromáticos ou em preto e branco) 180 graus. Para usar lentes telefoto com eficácia, você precisa ficar longe do assunto. Com uma lente telefoto de 150 mm, você tem que ficar a mais de 50 metros de uma pessoa para colocá-la no quadro. E quanto mais longo for, menor será o campo de visão.
As lentes telefoto compactam a imagem inteira. Objetos distantes na vida real serão exibidos mais próximos uns dos outros na imagem. Esta não é uma qualidade positiva nem negativa - apenas um efeito a ter em conta.
As vantagens incluem as seguintes características.
- Lentes telefoto são ótimas para chegar perto de um pequeno ponto sem a necessidade de estar fisicamente perto. É muito conveniente para reportagens de esportes ou caça de fotos, onde você não pode se aproximar ou precisa se manter a uma distância segura. Eles são usados com grande sucesso em macrofotografia para obter close-ups de insetos ou pequenos animais, enquanto o fotógrafo fica à margem.
- Com boa iluminação, você terá ampla profundidade de campo nas aberturas mais baixas. Você também pode escolher grandes aberturas e velocidades do obturador mais rápidas para macro fotografia.
- Enfatiza o assunto contra um fundo artisticamente desfocado (bokeh). Este efeito é obtido ao fotografar com uma lente longa e a maior abertura disponível. Por exemplo, uma foto tirada com uma teleobjetiva de 200 mm em f / 2.8 isola o assunto de um fundo borrado de um sonho.A qualidade bokeh será mais forte em comparação com a grande angular, mesmo ao fotografar com uma lente grande angular em sua abertura mais ampla.
- As lentes mais longas permitem que você fotografe de mais longe para que o primeiro plano seja comprimido perceptivamente enquanto o fundo permanece inalterado. Eles ajudam a melhorar a relação visual entre um objeto e seus arredores, criando um efeito de compressão semelhante a como nosso cérebro o vê. Cumes localizados quase acima da paisagem urbana ficam melhores com uma lente telefoto do que com grandes ângulos. Esse efeito também pode tornar as características faciais mais proporcionais. Os fotógrafos de retratos costumam ter comprimentos preferenciais para diferentes tipos de rosto. Adicione um belo bokeh a isso e você terá uma ótima ferramenta de fotografia de retrato.
- Ideal para viagens porque as lentes telefoto profissionais são muito mais volumosas, tornando-as muito difíceis de manusear.
Minuses.
- Sensores de telefoto de tamanho normal tendem a criar arquivos muito grandes e pesados, o que resultará em um enchimento extremamente rápido de dispositivos de armazenamento externos.
- O tamanho limitado da sala atrapalha, portanto, em espaços apertados, você não conseguirá obter distância suficiente para colocar tudo o que precisa na moldura.
- Seu dispositivo requer um aumento da velocidade do obturador para obter nitidez suficiente. Isso significa que eles precisam de muito mais luz para obter boas fotos, portanto, usar lentes super longas à noite é quase impossível. Além disso, mesmo ao usar um tripé e uma alça de suporte (para a posição reclinada), há um alto risco de imagens borradas se a velocidade do obturador for inferior a 1/200 de segundo.
Modelos populares
A maioria dos modelos disponíveis são lentes variáveis ou zoom, embora algumas opções simples de foco fixo possam ser selecionadas se uma lente de retrato for o que você deseja. Por exemplo, distância focal (FR) 85 mm ótima para retratos... As lentes teleobjetivas versáteis são populares entre todos os fotógrafos, desde fotógrafos de casamentos e retratos a fotógrafos de esportes e vida selvagem.
Canon e Nikon são algumas das lentes de nível profissional mais populares na faixa de zoom, e há todas as razões para isso. Eles focam rapidamente e criam imagens bonitas, nítidas e coloridas com fundos artisticamente desfocados.
Uso padrão de distâncias focais:
- 85mm - Retratos (Sigma 85 f / 1.4 Art para Canon, Nikon e Sony E Mount);
- 70-200 mm - Retratos, casamentos, esportes, vida selvagem (Canon 70-200 f / 2.8L IS II; Canon EF-S 55-250 mm f / 4-5.6 IS STM; Canon EF 70-200 mm f / 4, 0L USM; Nikon 70-200 mm f / 4.0G ED VR AF-S);
- 200-500 mm - esportes, casamentos, vida selvagem (Nikon 200-500 mm f / 5,6 ED VR; Nikon AF-S DX NIKKOR 55-300 mm f / 4,5-5,6 G VR).
70 mm é útil para que você possa fotografar não muito longe, enquanto 200 mm é suficiente para assuntos de longa distância.
Deve ser entendido que o FR é influenciado não apenas pelo comprimento da lente, mas também pelo tipo de matriz.
Existem câmeras com FF full-size (Full frame) e cropped, ou seja, crop (crop). Por exemplo, a popular matriz APS-C tem 1,5 vezes menos diagonal do que a de tela inteira. Ao mesmo tempo, as dimensões destes últimos são muito maiores do que as dos mais simples. A presença do fator de corte divide o ângulo do campo da imagem, usando apenas a parte central da imagem ao fotografar. Isso não será adequado para quem precisa de uma grande angular, pois as lentes grande angular para macrofotografia tornam-se normais quando o quadro é cortado. No entanto, para lentes telefoto, o fator de corte tem certas vantagens. Por exemplo, o FR de uma lente de 105 mm com fator de corte de 1,6 será de 170 mm.
Como atirar?
A fotografia de paisagem é o escopo de uma lente grande angular, seu campo de visão de mais de 90 graus é ótimo para a fotografia de paisagem. Mas esta não é a única ferramenta.A ampla gama é mais adequada para pequenos elementos do céu estrelado ou primeiro plano com uma composição de paisagem clássica.
Tal como acontece com as paisagens de grande angular, existem muitas camadas de imagem diferentes a considerar ao fotografar com uma lente telefoto. (primeiro plano e meio-termo, plano de fundo, assunto, etc.). No entanto, ao contrário de fotos amplas, a profundidade de campo (DOF) é mais rasa, então use uma grande abertura (f / 11 ou f / 16) sempre que possível. As aberturas amplas são úteis por vários motivos.
Com pouca luz, especialmente se você estiver fotografando um objeto em movimento ou não estiver usando nenhuma estabilização, fotografar com uma abertura maior permitirá que você tire uma foto mais rápido. Além disso, ajudará a criar imagens com pouca profundidade de campo e terá um desempenho muito melhor em ambientes escuros.
Paisagens
Muitos zooms comumente usados, como os populares 24-70 mm e 24-105 mm, retêm uma profundidade de campo significativa, mesmo em aberturas bastante amplas (diagonal de abertura)e o ângulo de visão é amplo o suficiente para incluir grandes características da paisagem, como longas cadeias de montanhas ou curvas de rios. Mesmo um lugar chato pode se destacar, não importa com qual câmera você está filmando. A vista deslumbrante de um pôr do sol ou nascer do sol caindo nos picos das montanhas será impressionante, mesmo ao fotografar com seu smartphone. Mas nem um único tiro funcionará com pouca luz.
Um tripé é uma das partes mais importantes para a fotografia de paisagem.... Até mesmo pressionar o botão produz uma certa vibração que pode desfocar o quadro, portanto, o ideal é usar um disparador remoto do obturador. Com uma lente de 300 mm, o primeiro plano pode se tornar algo completamente abstrato, e o objeto destacado à distância, em vez de um pedaço informe de imagem cinza, torna-se claro e brilhante. Em circunstâncias favoráveis, um FR longo será uma ferramenta de resgate para um pintor de paisagens quando um grande ângulo não fornecer a definição necessária.
As lentes telefoto permitem que você brinque com os padrões e pequenos detalhes de elementos de paisagens distantes que são lindamente mostrados no contexto. As imagens capturadas nesta faixa focal raramente têm uma profundidade de campo alta. É pequeno na maioria das aberturas e pode ser difícil ou impossível manter o foco em todas as camadas de uma imagem. Portanto, escolha seu foco com cuidado e, em seguida, componha sua composição de acordo com a história que deseja contar.
O phased array pode reduzir a paisagem, mas em alguns casos a lente telefoto é útil para criar algumas imagens de paisagens atípicas.
Retratos
Se você tem uma câmera full frame e não tem uma lente close-up, você não pode errar com Phased array 85mm - um dos melhores para retratos... Esses modelos são versáteis e relativamente baratos. Você pode se aproximar do modelo e preencher o quadro com seu rosto, ou se afastar e agarrar todo o corpo. Mesmo à distância necessária para fazer isso, você ainda está perto o suficiente para se comunicar e guiá-la. Tente fazer isso com uma lente de 200mm à distância, é muito mais difícil.
RF médio ajuda a criar uma sensação de intimidade em retratos, que é mais difícil de conseguir com distâncias focais mais longas.
Você pode experimentar uma técnica popular para retratos. Descubra onde você pode fotografar o modelo, como grama, flores ou folhas de árvore, usando uma grande abertura para tirá-lo de foco. Lentes telefoto são úteis não apenas para isolar parte da paisagem e criar composições de paisagem mais planas e minimalistas, mas também para fotografia de rua e viagens. Eles permitem que você mantenha uma curta distância do assunto, adicionando mais fundo. Se quiser capturar alguém na rua, você pode fazer isso sem se aproximar muito do espaço pessoal da pessoa.
Macrofotografia
Todas as melhores fotos macro são cuidadosamente compostas para que todos os elementos no quadro sejam esteticamente agradáveis. Portanto, a etapa número um seria simplificar o máximo possível. Comece escolhendo um tema para destacar algo. Depois de encontrar o assunto, remova todas as pequenas coisas que o distraem. Se houver algo extra no fundo, aumente o desfoque do fundo ou mude o ângulo de visão. Com uma abertura muito ampla, o bokeh é incrivelmente bonito.
O objetivo é isolar o objeto de todas as maneiras possíveis. O visualizador deve saber exatamente o que olhar.
O fundo deve ser simples e uniforme para complementar o assunto e ajudá-lo a se destacar. Mas, além de remover todos os objetos que distraem, você também precisa remover todas as cores que distraem. Seu excesso no macro cria o caos, então não pode haver mais do que três deles, em casos extremos - quatro.
Não existe uma lente perfeita. Este artigo fornece orientação sobre como escolher o modelo certo para suas necessidades, com foco em três considerações principais: comprimento focal, qualidade de imagem e preço. A vantagem de uma distância de trabalho mais longa é a capacidade de usar técnicas criativas de filmagem. No entanto, essas lentes são bastante pesadas, tornando difícil segurar suas mãos por longos períodos de tempo. Embora a maioria das lentes de uso geral produza imagens de alta qualidade, algumas atendem a certos requisitos melhor do que outras.
Se você está procurando uma câmera mais séria e prefere a fotografia com as mãos com mais flexibilidade, use uma das lentes de médio alcance.
O vídeo a seguir fornece uma visão geral da lente telefoto para a Canon EF 75-300 mm f / 4-5.6 III DSLR.
O comentário foi enviado com sucesso.