Tudo sobre lentes olho de peixe

Contente
  1. O que é e para que serve?
  2. Variedades
  3. Dicas de Seleção
  4. Instruções de uso

O equipamento fotográfico é oferecido em diferentes modificações, e a disponibilidade de uma lente de alta qualidade afeta diretamente o resultado da fotografia. Graças à ótica, você pode obter uma imagem clara e brilhante. As lentes olho de peixe são frequentemente usadas por fotógrafos profissionais e podem tirar fotos exclusivas. Existem várias variedades dessas ópticas, cujas características técnicas são ligeiramente diferentes. Para escolher a lente certa como essa, você precisa se familiarizar com seus recursos com antecedência.

O que é e para que serve?

A lente olho de peixe é uma lente de curto alcance com distorção natural... Na fotografia, as linhas retas estão altamente distorcidas, o que é o principal diferencial desse elemento. Para aumentar o ângulo de visão, os fabricantes podem instalar três meniscos negativos. Este esquema é usado em câmeras de diferentes fabricantes: nacionais e estrangeiras.

Mais informações podem ser colocadas em formatos ultra-grande-angulares, o que não é realista no caso da óptica padrão. Também Fisheye é adequado para fotografar em um espaço pequeno para criar uma foto ampla. Isso permite que você ultrapasse os limites do fotógrafo e obtenha fotos panorâmicas impressionantes, mesmo de perto.

Este equipamento é muito utilizado em fotografia aplicada, permitindo ao fotógrafo mostrar uma ideia criativa.

Com o efeito olho de peixe, você pode fazer uma imagem original se configurar o equipamento corretamente. No entanto, devido ao uso de tais óticas, a perspectiva é muito distorcida. Vinhetas podem aparecer em algumas imagens, a iluminação pode mudar. Isso geralmente ocorre por motivos técnicos, mas fotógrafos profissionais podem usar essa técnica para efeitos artísticos. A desvantagem é o grande diâmetro da ótica, o que causa alguns transtornos.

Profundidade de campo da fisheye grande, para que todos os objetos da foto estejam em foco, o que significa que você pode criar uma foto com uma cena interessante. Isso deve ser levado em consideração se os objetos em primeiro plano precisarem ser selecionados e o fundo ficar desfocado.

Variedades

Existem dois tipos de ótica: diagonal e circular.

Circular a óptica tem um campo de visão de 180 graus em qualquer direção. O quadro não será totalmente preenchido com a imagem, um quadro preto se formará nas laterais. Essas lentes raramente são usadas, a menos que o fotógrafo tenha uma ideia especial para fazer vinhetas.

Relativo diagonal lente, cobre o mesmo ângulo de visão, mas apenas diagonalmente. O vertical e o horizontal têm menos de 180 graus. O quadro é renderizado como um retângulo sem bordas pretas. Essas lentes são consideradas mais práticas e os fotógrafos as utilizam para fotografar a natureza, interiores e arquitetura.

Olho de peixe circular montagens em câmeras de filme e digitais com sensor de 35mm. As verdadeiras lentes que fazem isso são lentes que capturam 180 graus em seus locais mais amplos. Alguns fabricantes possuem modelos óticos com cobertura de até 220 graus.

No entanto, deve-se notar que tais lentes são pesadas e grandes, portanto, são usadas em raras ocasiões e apenas por fotógrafos profissionais.

Se falamos de modelos de óticas semelhantes, podemos mencionar Canon EF-S. Possui um estabilizador embutido e o foco é automático e não faz ruído. A nitidez da lente é excelente, mesmo ao fotografar assuntos em movimento ou em condições onde não há luz suficiente.

Comprimento focal de 16 mm oferecido no modelo Zenit Zenitar C com ajuste manual. Samyang 14mm - esta é uma lente manual. A lente convexa é protegida de danos mecânicos e brilho. O revestimento UMC especial suprime o reflexo fantasma. A nitidez é ajustada manualmente, pois não há automação neste modelo.

Dicas de Seleção

Ao escolher uma lente para sua câmera, há uma série de fatores a serem considerados.

Você deve prestar atenção imediatamente à compatibilidade da lente com o tamanho do sensor da câmera. Em dispositivos de quadro inteiro, você não pode usar a lente sem cortar a imagem.

Tipo de ótica desempenha um papel importante, portanto, primeiro você precisa decidir que efeito deseja obter ao fotografar.

Ângulo de visão é a principal característica. Quanto mais largo for, menos tempo e menos quadros serão necessários para criar uma foto panorâmica. É recomendável que você leia as instruções da lente para ver se ela é adequada para a câmera que você está usando.

Instruções de uso

Para fotos originais de objetos celestes você pode construir uma composiçãocolocando o horizonte no centro. O uso de uma linha implícita será relevante ao fotografar paisagens. Se o horizonte não estiver claramente visível em uma foto de paisagem, não se preocupe, pois a curva ficará escondida por colinas ou montanhas.

Você nem sempre tem que começar do horizonte.... A câmera também pode ser apontada para baixo, focalizando um belo canto da natureza. A liberdade completa de criatividade se manifesta em um clima nebuloso, quando planos distantes não são visíveis. Nesses casos, você não precisa se preocupar com a linha curva ao atirar em qualquer direção. Ao fotografar troncos de árvores curvos, você não precisa tentar endireitá-los; eles podem ser usados ​​para enquadrar a paisagem.

Um aplicativo fisheye win-win seria proximidade de um belo primeiro plano. Uma pequena distância mínima, que está presente com essa ótica, permite tirar macrofotografia. É conveniente fotografar panoramas esféricos com um amplo ângulo de visão. Isso é adequado para fotografia de natureza e arquitetura. Relativo retratos, eles sairão um tanto cômicos, mas você pode experimentar.

    Os profissionais consideram a lente olho de peixe a melhor lente subaquática. É nessas condições que a distorção se torna menos perceptível, já que o processo se dá na coluna d'água, onde não há linha reta e horizonte.

    Você não deve atirar em uma longa distância, pois isso tornará o quadro inexpressivo. É melhor chegar perto do objeto para que a imagem seja formada como nossos olhos a vêem.

    Agora vamos dar uma olhada na técnica correta de mira.

    1. O primeiro passo é pressionar o visor para ver o quadro completo.
    2. Certifique-se de que o objeto esteja próximo e de que não seja necessário afastar a câmera do rosto para ver a foto desejada.
    3. É importante visualizar o quadro inteiro na diagonal para que seja totalmente preenchido. Um erro comum que os fotógrafos cometem é não prestar atenção à periferia da imagem. Portanto, é extremamente importante inspecionar tudo para que não haja nada estranho no quadro.

    Abaixo está uma análise de vídeo da lente Zenitar 3.5 / 8mm com uma distância focal fixa do tipo fisheye circular.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário