Qual é a distância focal de uma lente e como determiná-la?

Contente
  1. O que é isso?
  2. O que isso afeta?
  3. Classificação
  4. Como determinar?
  5. Como mudar?

Um recém-chegado ao mundo da fotografia provavelmente já sabe que os profissionais usam várias lentes diferentes para fotografar objetos diferentes, mas nem sempre entendem como se diferenciam e por que proporcionam um efeito diferente. Enquanto isso, sem o uso de vários acessórios, você não pode se tornar um fotógrafo profissional - as fotos serão monótonas demais e, muitas vezes, simplesmente estúpidas. Vamos levantar o véu do mistério - vamos dar uma olhada no que é a distância focal (a principal diferença entre as lentes) e como ela afeta a fotografia.

O que é isso?

Em primeiro lugar, você deve entender que qualquer lente normal não é uma lente, mas várias lentes ao mesmo tempo. Por estarem localizadas a uma certa distância umas das outras, as lentes permitem que você veja bem os objetos em um determinado ponto de distância. É a distância entre as lentes que determina qual plano será melhor visualizado - frontal ou traseiro. Você vê um efeito semelhante quando segura uma lente de aumento nas mãos: é uma lente, enquanto a segunda é a lente do olho.

Ao mover a lupa em relação ao jornal, você vê as letras maiores e mais nítidas ou até embaçadas.

O mesmo acontece com a ótica da câmera - as lentes objetivas devem "capturar" a imagem para que o objeto de que você precisa fique claramente no filme em câmeras antigas e na matriz - em novos modelos digitais... Nas entranhas da lente, há um ponto de deslocamento, dependendo da distância entre as lentes, no qual a imagem é comprimida para um tamanho extremamente pequeno e invertida - é chamado de foco. O foco nunca está diretamente na matriz ou no filme - ele está localizado a uma certa distância, medida em milímetros e chamada de focal.

Do foco à matriz ou filme, a imagem aos poucos começa a aumentar novamente em todas as direções, pois quanto maior a distância focal, maior veremos o que é mostrado na foto. Isso significa que não há "melhor" distância focal - apenas lentes diferentes são projetadas para necessidades diferentes. Uma distância focal curta é ótima para capturar um panorama em grande escala, os maiores, respectivamente, atuam como uma lupa e são capazes de fotografar um objeto pequeno grande, mesmo de uma longa distância.

Lentes modernas de câmeras fotográficas e de vídeo deixam aos seus proprietários a possibilidade do zoom óptico - aquele que "amplia" a escala de uma fotografia sem reduzir sua qualidade.

Você provavelmente já viu como o fotógrafo, antes de tirar uma foto, torce e vira a lente - com esse movimento ele aproxima ou afasta as lentes, mudando a distância focal... Por este motivo, a distância focal das lentes é indicada não como um número específico, mas como um certo intervalo entre dois valores extremos. No entanto, também existem "fixes" - lentes com uma distância focal fixa, que disparam mais claramente do que os zooms correspondentemente ajustados, e são mais baratas, mas ao mesmo tempo não deixam espaço para manobra.

O que isso afeta?

O jogo de distância focal habilidoso é uma habilidade essencial para qualquer fotógrafo profissional. Em que A lente para cada foto (ou a distância focal definida nela) deve ser escolhida com sabedoria, entendendo como o quadro final ficará devido à sua escolha.

Para o futuro

Em termos globais, quanto menor a distância focal da óptica, mais ela pode capturar no quadro. Conseqüentemente, pelo contrário, quanto mais alto for este indicador, menor será a área de perspectiva que aparece na fotografia. O último, neste caso, não é de todo uma desvantagem, porque os dispositivos com uma longa distância focal transferem pequenos objetos para uma imagem em tamanho real sem perda de qualidade.

Assim, para fotografar objetos grandes em distâncias curtas, equipamentos com distâncias focais curtas serão mais práticos. A fotografia de close-up, especialmente de grandes distâncias, será muito mais produtiva com uma distância focal considerável. Deve-se lembrar que uma distância focal muito pequena inevitavelmente causará distorções bem visíveis nas bordas do quadro.

Sobre desfoque e profundidade de campo

Os dois estão interligados e DOF (que significa Profundidade de Nitidez) é um termo que todo profissional deve entender. Você provavelmente notou mais de uma vez que em uma foto profissional, o assunto central da imagem se destaca com maior nitidez, enquanto o fundo é deliberadamente desfocado para não se desviar da contemplação do objeto principal. Isso não é coincidência - isso é o resultado de um erro de cálculo competente.

Um erro nos cálculos levará ao fato de que o quadro cairá na categoria de amador, e mesmo o próprio assunto não será exibido com nitidez.

Na verdade, não apenas o comprimento focal afeta a profundidade de campo e o desfoque, mas quanto maior o último, menor a profundidade de campo - desde que todos os outros parâmetros sejam os mesmos. A grosso modo, óptica com uma distância focal curta com aproximadamente a mesma clareza irá filmar tanto uma pessoa quanto um ponto de referência atrás dela.

Uma lente típica com desempenho médio dará uma imagem característica - você pode ver bem uma pessoa, e atrás dela tudo está em uma névoa. Equipamentos com uma distância focal longa são especialmente difíceis de focar, porque desfocam até mesmo o que está localizado imediatamente atrás do objeto sendo fotografado - esse efeito que você viu em transmissões sobre animais selvagens, quando o operador aponta a câmera para um animal descansando em um grande distância dele.

Ângulo de visão

Uma vez que uma distância focal curta permite capturar um panorama mais amplo e significativamente mais objetos, é lógico supor que ela forneça um ângulo de visão mais amplo em largura e altura. Deve-se notar que ainda será difícil superar a visão humana, porque a distância focal de uma pessoa é de aproximadamente 22,3 mm de largura da visão. No entanto, existem equipamentos com indicadores ainda mais baixos, mas isso vai distorcer um pouco a imagem, dobrando inadequadamente as linhas, especialmente nas laterais.

Respectivamente, uma longa distância focal fornece um pequeno ângulo de visão. Ele é projetado especificamente para fotografar pequenos objetos o mais próximo possível. Um exemplo simples é uma fotografia em tamanho cheio do rosto de uma pessoa. Pela mesma lógica, qualquer objeto relativamente pequeno filmado de longa distância pode ser citado como exemplo: a mesma pessoa em pleno crescimento, se ocupar todo o quadro, mas foi filmado de várias dezenas de metros, também representou apenas uma pequena parte de todo o panorama.

Na escala da imagem

A diferença na distância focal é visível se a foto final for do mesmo tamanho - na verdade, será assim se você fotografar com uma câmera e alterar a distância focal substituindo a lente. Em uma foto tirada com uma distância focal mínima, caberá todo o panorama - tudo ou quase tudo o que você vê à sua frente. Conseqüentemente, o quadro conterá muitos detalhes diferentes, mas cada um deles na fotografia terá relativamente pouco espaço, dificilmente será possível examiná-lo nos mínimos detalhes.

Uma distância focal longa não permitirá que você avalie a imagem inteira como um todo, mas o que você vê pode ser visto com a menor nuance.

Se a distância focal for realmente ótima, você nem precisa se aproximar do objeto para vê-lo como se estivesse bem na sua frente. Nesse sentido, grandes distâncias focais agem como lupas.

Classificação

Cada modelo de lente tem suas próprias distâncias focais mínima e máxima, mas ainda são geralmente divididas em várias classes grandes, que geralmente descrevem a área de uso potencial mais provável. Vamos considerar essa classificação.

  • Lentes ultra grande angulares apresentam uma pequena distância focal de não mais do que 21 mm. Este é um equipamento para fotografar paisagens e arquitetura - qualquer coisa incrível caberá no quadro, mesmo se você estiver muito perto dele. É muito provável que seja uma distorção conhecida como olho de peixe: as linhas verticais nas laterais serão deformadas, expandindo em direção ao centro na altura.
  • Lentes grande angulares tem uma distância ligeiramente maior - 21-35 mm. Este equipamento também serve para fotos de paisagens, mas as distorções não são tão marcantes, e você terá que se afastar de objetos muito grandes. Esse equipamento é típico para fotógrafos de paisagens.
  • As lentes de retratos falam por si - são mais adequados para fotografar pessoas e outros objetos semelhantes. Sua distância focal está na faixa de 35-70 mm.
  • Equipamento de foco longo focaliza a 70-135 mm do filme ou sensor, é fácil de reconhecer pela lente visivelmente alongada. Também é muito usado para retratos, mas em close-ups para que você possa admirar cada sarda. Esta lente também é adequada para fotografar naturezas mortas e outros pequenos objetos que precisam ser capturados com excelente qualidade.
  • Lentes telefoto têm a maior distância focal - 135 mm e mais, às vezes muito mais. Com esse dispositivo, o fotógrafo pode tirar uma grande foto da expressão do rosto de um jogador de futebol em campo, mesmo que ele próprio esteja sentado bem longe no pódio. Além disso, os animais selvagens são fotografados com esse equipamento, que não tolera uma violação excessivamente óbvia de seu espaço pessoal.

Como determinar?

Não é difícil, à primeira vista, descobrir qual é a distância do foco ao sensor ou filme para uma lente em particular. O fato é que os próprios fabricantes indicam isso na caixa, e às vezes diretamente na lente, para tornar mais fácil para o fotógrafo lidar com sua técnica... As lentes removíveis também podem ser distinguidas aproximadamente pelo seu tamanho - é claro que uma lente telefoto com sua distância focal de 13,5 cm terá um corpo muito mais alongado do que um retrato ou grande angular.

No entanto, deve ser mencionado separadamente que as características de algumas câmeras baratas com lentes fixas geralmente apresentam distâncias focais fantásticas, por exemplo, 7 a 28 mm.

Ao fotografar, você notará imediatamente que isso, é claro, não é totalmente verdade - mais precisamente, do ponto de vista físico, este indicador é, mas há um obstáculo: a matriz do dispositivo é visivelmente menor do que um quadro padrão de filme de 35 mm. Por causa disso, com um tamanho de matriz minúsculo, apenas uma pequena parte da perspectiva cai sobre ela de qualquer maneira, então a distância focal "objetiva" acabará sendo várias vezes maior.

Você pode descobrir a distância focal exata apenas se souber quantas vezes a matriz é menor do que um quadro de filme de 35 mm. A fórmula é multiplicar a distância focal física pelo fator de corte da matriz - isto é, quantas vezes a matriz é menor do que a completa. Câmeras de filme e câmeras digitais com um sensor de tamanho de filme são chamadas de tamanho normal, e as técnicas em que o sensor é cortado são chamadas de "cortadas".

Como resultado, a estranha "caixa de sabão" super grande angular com uma distância focal de 7-28 mm provavelmente será uma câmera de usuário comum, apenas "cortada". Modelos baratos com lentes fixas são "cortados" em 99,9% dos casos e com um grande fator de corte - dentro de 3-4. Como resultado, 50 mm e até 100 mm da distância focal "real" estarão disponíveis para sua unidade, embora fisicamente a distância do foco ao sensor seja realmente não mais do que 3 cm.

Vale lembrar que, recentemente, para as câmeras cortadas, foram produzidas lentes cortadas removíveis, que são mais práticas neste caso. Isso complica um pouco a tarefa de encontrar o equipamento ideal, mas permite que você escolha a ótica especificamente para sua câmera.

Como mudar?

Se a sua câmera não implica a presença de uma lente removível, mas está equipada com um zoom óptico (a lente é capaz de "se mover para fora"), então você altera a distância focal desta forma. O problema é resolvido por botões especiais - "aumentar o zoom" ("aumentar o zoom") e "reduzir" a imagem. Conseqüentemente, uma foto em close foi tirada com uma distância focal longa, uma foto de paisagem - com uma pequena.

O zoom óptico permite que você não perca a qualidade da imagem e não reduza a expansão da foto, não importa o quanto você amplie antes de tirar uma foto. Se sua lente não sabe "sair" (como nos smartphones), então o zoom é digital - tentando ampliar, a técnica simplesmente mostra um fragmento de sua revisão com mais detalhes, mas ao mesmo tempo você perde tanto em qualidade quanto em expansão.

Isso não altera o comprimento focal.

Se a lente da unidade é removível, mas ao mesmo tempo é "fixa" com uma distância focal claramente definida, então esta só pode ser alterada substituindo a ótica. Esta não é a pior opção, visto que as correções fornecem excelente qualidade de imagem e são relativamente baratas. Quanto aos "zooms" (lentes com várias distâncias focais), basta girá-los no sentido horário ou anti-horário, enquanto avalia a imagem no display.

Para saber qual é a distância focal da lente, veja abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário