Segurança ao trabalhar com tesouras
Os cuidados de segurança ao trabalhar com ferramentas como tesouras são muito importantes, pois estão entre os objetos perfurocortantes, o que significa que se forem mal manuseados ou mal manuseados, podem ser bastante perigosos. Por esse motivo, é muito importante entender quais regras de segurança devem ser seguidas ao usar esses itens na vida cotidiana.
as regras
A segurança ao trabalhar com uma tesoura é explicada no jardim de infância, quando as crianças pegam esta ferramenta pela primeira vez. Mais tarde, porém, poucas pessoas se lembram deles, e a própria percepção de que a tesoura pode ser perigosa desaparece. Um adulto os trata casualmente, acreditando que apenas crianças pequenas podem se machucar por eles. Mas isso está longe de ser o caso.
Adultos são mais propensos a sofrer acidentes domésticos ou relacionados ao trabalho, e a razão reside justamente no desprezo por objetos e ações simples, à primeira vista. Mas são esses objetos familiares que costumam causar problemas. Esses itens incluem tesouras.
Na verdade, as regras para trabalhar com segurança com esta ferramenta são bastante simples e fáceis de seguir. Abaixo estão todos os casos possíveis em que o manuseio de tesouras se torna bastante perigoso.
- Não deixe as tesouras com as lâminas abertas, caso contrário, existe o risco de as atingir acidentalmente e de se ferir.
- Você não pode cortar em movimento, no processo de movimento. Parece assustador cortar um pedaço de papel, pano ou qualquer coisa enquanto caminha? Uma etapa leva menos de um segundo, o que pode acontecer durante esse tempo? Porém, existe a possibilidade de tropeçar, tropeçar, e isso já cria uma situação traumática.
- Não segure a tesoura com as lâminas para cima. A razão está no mesmo aspecto do caso anterior. Ninguém está imune a acidentes, e lâminas afiadas e pontas de tesouras direcionadas para os olhos e outras partes vulneráveis do corpo podem causar ferimentos graves.
- Ao trabalhar com uma tesoura, você precisa observar onde estão os dedos da sua mão esquerda. Ao mesmo tempo, é importante escolher o comprimento certo da ferramenta - uma opção muito longa expõe constantemente uma pessoa ao perigo.
- Você não pode correr com uma tesoura. As crianças, por exemplo, são mais disciplinadas nesse aspecto, porque confiam nas palavras dos pais ou responsáveis e as seguem. Os adultos são muito menos confiáveis a esse respeito. Por exemplo, o telefone tocou, que está em algum lugar de uma bolsa do outro lado da sala. A pessoa acelera em direção ao telefone e sofre uma lesão evitável. Isso é perigoso não só para a pessoa em cujas mãos a ferramenta está, mas também para aqueles ao seu redor, porque uma tesoura presa em uma parte do corpo provavelmente não agradará ninguém.
- A tesoura deve ser passada apenas fechada, os anéis para a frente.
- Não deixe ferramentas na borda da mesa para que qualquer ponta delas fique em "vôo livre".
- Você precisa cortar na direção para cima, para longe de você.
- Se a tesoura ficar cega de repente, a dobradiça enfraqueceu - é melhor não trabalhar com ela.
Essas regras se aplicam especialmente àqueles que trabalham com instrumentos especialmente afiados - cabeleireiros, cirurgiões, alfaiates. Esses especialistas costumam ter itens realmente perigosos em seu arsenal, e as tesouras são um deles.
Claro, é difícil imaginar um cirurgião balançando uma tesoura durante uma operação ou correndo em algum lugar com ela. Mas com cabeleireiros, alfaiates, tudo pode acontecer.Muitas mulheres vão ao salão com seus filhos, que, enquanto a mãe arruma os cabelos, correm pela sala em um esforço para se divertir e de alguma forma passar o tempo.
Se você não os acalmar, tudo pode acabar mal. Afinal, uma criança pode empurrar acidentalmente um mestre que tem uma tesoura afiada nas mãos.
Todas as situações que podem ocorrer neste momento estão descritas nas precauções de segurança. Pontas apontando para cima - risco de lesões oculares. O corte em movimento pode prejudicar o cliente. Transferência incorreta da tesoura - risco de ferimentos ou ferimentos para o destinatário da ferramenta.
Não há necessidade de se expor ao perigo e negligenciar as precauções de segurança, não importa o objeto aparentemente inofensivo que toque. Esta é uma questão de segurança não apenas para o pessoal, mas também para aqueles que estão ao seu redor.
Tesouras e crianças
Qualquer objeto nas mãos de crianças pode ser perigoso, em primeiro lugar, para a própria criança. Por esta razão, antes de dar a tesoura, é preciso explicar ao bebê como se comportar ao usá-la.
Ele deve se lembrar com firmeza das regras de segurança e sempre segui-las. Apesar de as tesouras infantis não serem tão perigosas quanto os adultos, você pode se machucar com elas. Muitas vezes, as crianças gostam de brincar com todos os materiais disponíveis e a tesoura não é um objeto que possa ser usado para esse fim. Existem também alguns requisitos para adultos que ensinam crianças a usar um novo instrumento.
No início, as crianças não devem ser deixadas sozinhas ao trabalhar com uma tesoura. Deixados sozinhos, os caras podem esquecer todas as regras e se machucar: se você não se cortar, belisca a pele, o que também é muito desagradável. E essa não é a pior parte.
Qualquer brincadeira com objetos afiados, cortantes ou perfurantes é potencialmente perigosa e deve-se tomar cuidado para garantir que as crianças usem a tesoura apenas para os fins a que se destinam.
Além de dominar as regras de segurança, você também precisa ensinar seu filho a segurar o instrumento corretamente. O primeiro passo para isso serão exercícios especiais que ajudarão a desenvolver a coordenação olho-mão necessária para o uso seguro e correto deste instrumento.
Existem vários desses exercícios, e todos eles são eficazes à sua maneira. Para desenvolver força nas mãos das crianças, você pode usar o seguinte método: encha um brinquedo simples de borracha com água e peça à criança que o esprema. A criança certamente vai gostar desse exercício, que permite espirrar água impunemente.
Outra opção é convidar seu filho a fazer furos no papel usando um furador. Você pode usar um furador ondulado que faça flores, corações ou qualquer outra coisa. Isso vai interessar mais à criança. Este exercício também contribui para o desenvolvimento da força necessária.
Não se esqueça dos jogos de dedos para o desenvolvimento das habilidades motoras e da coordenação.
Como ensinar crianças?
É igualmente importante ensinar seu filho a segurar a tesoura corretamente. Isso também o manterá protegido contra ferimentos e danos acidentais. Os exercícios de desenvolvimento irão preparar as mãos da criança para trabalhar com esta ferramenta, após os quais você poderá iniciar os exercícios práticos.
Se a criança pegou a tesoura na mão, o polegar deve estar apontando para cima. Um dos anéis é colocado no dedo. O dedo médio é enfiado no outro anel, o dedo indicador é colocado sobre o anel. Os dedos mínimos e sem nome devem ser dobrados.
O uso correto da ferramenta e a observância das medidas de segurança tornam o uso da tesoura menos perigoso. Isso se aplica igualmente a adultos e crianças. Afinal, se crianças usam tesouras especiais que não diferem em nitidez, embora sejam criadas levando em consideração o fato de que serão usadas por crianças, então para adultos a ferramenta pode ser o mais perigosa possível.
Lâminas afiadas, bordas afiadas e práticas de segurança descuidadas combinam-se para colocar as pessoas em risco de ferimentos.Para evitar isso, basta seguir regras simples e não se esquecer que, apesar de sua rotina e familiaridade, a tesoura é um item potencialmente perigoso que deve ser manuseado com muito cuidado.
Para aprender a ensinar uma criança a usar uma tesoura corretamente, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.