Tesouras de metal: características, variedades e dicas para escolher
O corte de chapas não é uma tarefa fácil. No entanto, se você tiver as ferramentas certas, todo o processo é seguro e preciso.
Descrição
Para selecionar tesouras para metal, você precisa conhecer algumas de suas características e características técnicas.
- As tesouras manuais para corte de metal são utilizadas principalmente para o processamento de chapas de aço (até 1 mm de espessura) e alumínio (até 2,5 mm).
- As partes cortantes das facas são afiadas em um ângulo de 60-75 °.
- Para facilitar o corte de chapas, deve-se ter em mente que é preferível escolher um produto com lâmina dura. Atualmente, o material mais resistente para a produção de tesouras é o aço HSS. Os modelos equipados com uma lâmina tão forte são relativamente caros. Portanto, muitas pessoas tendem a comprar tesouras de lâmina de aço de liga. Embora não haja diferença visual entre esses tipos de aço, o HSS é o mais forte e durável.
- Cada lâmina da tesoura é adicionalmente revestida com uma substância especial - geralmente nitreto de titânio. É melhor escolher esses modelos. Isso confere ao elemento de corte uma dureza excepcional, o que torna possível cortar até folhas muito espessas.
- A borda da lâmina da tesoura pode ser lisa ou serrilhada. No primeiro caso, a linha de corte é reta, mas a própria folha muitas vezes pode escorregar. Os dentes das lâminas evitam que caia, mas a linha de corte nem sempre é lisa. Aqui a escolha depende da sua preferência.
- As mandíbulas de tesoura geralmente são perfiladas de duas maneiras. Se a peça de metal cortada for dobrada e não interferir mais no corte, então este é um tipo de perfil. Mas há modelos em que, ao cortar, o pedaço de metal cortado fica bloqueado em uma das mandíbulas.
- Tesouras elétricas são usadas para cortar chapas de metal corrugado e outros tipos complexos. Isso é feito principalmente para facilitar trabalhos de construção complexos.
Eles não são adequados para o corte normal.
Visualizações
Todas as tesouras de metal são divididas em dois grandes grupos, e em cada um deles, variedades mais altamente especializadas podem ser distinguidas.
- Universal. Usado para realizar qualquer tarefa, mas com precisão limitada. Eles funcionam melhor ao cortar chapas de metal em linha reta. As tesouras de modelagem são projetadas para cortar formas mais complexas. Por exemplo, para arredondar as arestas de elementos de corte com uma precisão suficientemente alta. A desvantagem desses modelos pode ser a dificuldade de fazer cortes longos. No entanto, eles são suficientes para o trabalho básico de chapa metálica.
- Alavanca única e alavanca dupla... O desenho do primeiro tipo é simples, porque se assemelha ao desenho de uma tesoura de escritório, embora, é claro, tudo seja mais forte e confiável aqui. Nos modelos com dois braços, ambas as peças são montadas em uma dobradiça especial, o que aumenta a pressão exercida pelas lâminas sobre a peça. Esses modelos são usados para cortar chapas rígidas. No entanto, eles são freqüentemente usados para trabalhar com materiais macios.
Jacaré
Eles são assim chamados por causa da mandíbula articulada usada para cortar metal. Essas tesouras são acionadas por um cilindro hidráulico. Eles são usados principalmente para cortar peças de metal longas, como vigas, cantoneiras, tubos ou vergalhões.
As principais vantagens das tesouras de jacaré são relação custo-eficácia, resistência e durabilidade. Desvantagens - imprecisão de corte e acabamento áspero.
Tabletop
O mecanismo sofisticado torna a tesoura de mesa ideal para cortar formas ásperas de folhas de metal de tamanho médio. Eles podem ser usados para diversos fins. Por exemplo, eles podem ser cortes em ângulo de 90 graus e formas em T, e também podem ser usados para cortar barras redondas e quadradas. As principais vantagens deste tipo de mecanismo são seus eficiência e capacidade de produzir um corte limpo e sem rebarbas.
Guilhotina
A ferramenta pode ser mecânica, hidráulica ou de pé. Funciona da seguinte forma: o metal é preso com um êmbolo e, em seguida, uma das lâminas é movida para baixo na lâmina estacionária, fazendo um corte. A lâmina móvel pode ser reta ou em ângulo para reduzir a força necessária para cortar um pedaço maior de metal.
As principais vantagens da guilhotina são velocidade de trabalho e eficiência econômica. Esta ferramenta é ideal para a produção de grandes lotes.
No entanto, a maior desvantagem desse tipo de tesoura é a criação de arestas.
Essas ferramentas são ideais para peças tecnológicas onde a estética não é importante ou onde o metal será processado por soldagem.
Poder
Ideal para tesouras sem fio manuais e elétricas ou pneumáticas. A lâmina superior desta máquina se move para a lâmina fixa inferior e faz um corte no material que está sendo processado.
Essas tesouras são comumente usadas para cortar linhas retas ou curvas de raio grande. As principais vantagens das tesouras de poder são seus eficiência, precisão, durabilidade e acabamento de qualidade.
Recortes
Tesouras manuais usadas para cortar chapas de metal vêm em dois tipos diferentes: para metal e compósito.
Os modelos de lata têm cabos longos e lâminas curtas e são normalmente usados para cortar estanho com baixo teor de carbono ou aço carbono.
As ferramentas de estanho de padrão reto são ideais para cortar curvas retas ou suaves. Tesouras de estanho em forma de ornitorrinco são adequadas para cortar material em um ângulo mais agudo. Existem também tesouras de lata para fazer padrões circulares.
Uma faca sofisticada é usada para cortar alumínio, aço macio ou inoxidável. Possui alavancas que aumentam as forças mecânicas. As tesouras realizam diferentes tarefas: cortes retos, cortes com a mão esquerda (que corta reto e curvado para a esquerda) e cortes com a mão direita (cortes retos e curvos para a direita).
As tesouras de puncionar ou chanfrar fazem cortes retos e curvos em chapas e metal corrugado.
As vantagens desse tipo são confiabilidade e durabilidade, bem como a capacidade de fazer cortes sem distorção em uma velocidade bastante alta.
Universal
Este é o tipo de tesoura de metal mais simples e conveniente. Eles cabem em uma pequena bolsa de ferramentas ou bolso de colete. Com a ajuda deles, você pode fazer o corte e a conformação contínuos de chapas grandes e pequenas. É possível processar os cantos e o centro da folha. Eles também são usados para cortar pequenos cabos.
Com mecanismo de levantamento
Se você precisar cortar um material mais espesso, deve procurar uma tesoura serrilhada. Ambas as facas são montadas em um tripé especial. Durante a operação, a junta atua como uma alavanca, tornando o trabalho muito mais fácil, mantendo a precisão e eficiência de corte.
As tesouras para aço HSS são utilizadas por profissionais que trabalham com materiais extremamente duros.
Esta ferramenta foi projetada para usinagem de alto desempenho de metais teimosos.
Para fitas de metal
Esse tipo de ferramenta encontra seu lugar nos canteiros de obras. O design especial da tesoura permite que você trabalhe com uma só mão.
Especializado
Existem tesouras com lâminas curvas especiais. Eles são convenientes para cortar a borda de uma folha de metal. Este grupo de ferramentas também inclui ferramentas especializadas para cortar fio.
Ferramentas com fenda cortam placas de perfis e outros produtos de até 4 mm de espessura. Eles são altamente precisos e duráveis.
As tesouras de rolos são dois rolos superduros que atuam como facas. A distância entre eles é menor que a espessura da folha cortada, então esta é comprimida e separada. Esta ferramenta geralmente é feita por você mesmo.
Diferença entre esquerda e direita
Todas as tesouras de metal, sejam tradicionais, de alavanca ou universais, têm execução à direita ou à esquerda.
Na verdade, as tesouras para canhotos não são feitas para canhotos, e as tesouras para destros não são para destros. A principal diferença é que os da esquerda são projetados para corte curvo da direita para a esquerda, enquanto o modelo da direita pode ser usado para cortar uma costura curva da esquerda para a direita. Obviamente, as linhas retas também podem ser cortadas com os dois tipos.
A escolha do pulso que funcionará durante o corte também é importante. Em muitos casos, uma solução mais ergonômica e conveniente será escolher a tesoura esquerda, pois o pulso ficará do lado de dentro. Isso pode ajudar a evitar a fadiga rápida das mãos e aumentar o conforto durante o trabalho.
Modelos populares
Hitachi CN16SA
Tesouras elétricas para o corte de chapas onduladas, que podem ser úteis em trabalhos profissionais de construção. O dispositivo tem uma potência de 400W e a espessura máxima de corte do aço carbono é de 1,6mm. Significa que o dispositivo pode lidar com material bastante espesso, o que expande a gama de suas capacidades.
Esta ferramenta permite cortar em três direções. Distingue-se pelo formato ergonômico do corpo, graças ao qual a tesoura pode ser operada com apenas uma mão. Nesse caso a linha de corte é perfeitamente visívelporque as limalhas de chapa são jogadas no chão. Isso também elimina o risco de contato com os olhos.
O motor do dispositivo é adaptado para cargas pesadas, portanto não há necessidade de se preocupar com sua quebra.
Makita JN1601
Makita JN1601 é a ferramenta ideal para o corte de chapas de metal regulares e onduladas. Com esta ferramenta Você pode verificar rapidamente a espessura do material graças às ranhuras de medição.
O modelo tem uma potência de 550 W e um tamanho compacto. O formato ergonômico do aparelho foi possibilitado pelo uso de um motor moderno, o que afeta a eficiência do aparelho. Durante o trabalho, as mãos não se cansam muito rapidamente, o que o torna confortável de usar.
Stanley 2-14- 563
Um modelo simples feito de aço cromo-molibdênio. Este material é extremamente forte e durável, o que pode afetar positivamente a vida útil das tesouras apresentadas. Para maior conforto, a mola foi reforçada e os suportes cromados foram adicionados. O cabo do produto é ergonômico, portanto a mão que o segura não fica muito cansada.
As tesouras são equipadas com uma lâmina serrilhada endurecida. Isso evita que escorreguem do metal, de modo que a folha pode ser cortada com muito mais rapidez e facilidade. O produto também é ideal para cortar plástico, alumínio, cobre e outros materiais. Além disso, o produto parece muito agradável esteticamente.
Irwin 10504313N
As tesouras Irwin 10504313N são usadas para cortar chapas de metal com espessura máxima de 1,52 mm. Com a ajuda deles, você também pode cortar com sucesso aço inoxidável com uma espessura máxima de 1,19 mm. O produto possui lâmina inferior serrilhada que permite um corte suave e preciso.
O modelo possui alças macias perfiladas. O fabricante também se preocupou em aumentar o comprimento de corte, o que se traduz em uma melhor distribuição da potência utilizada.
A vantagem é que este equipamento só pode ser operado com uma mão. E isso aumenta o nível de segurança (não há risco de ferimentos acidentais na outra mão).
Bosch GSC 75-16 0601500500
O modelo elétrico de 750 W é equipado com um motor muito eficiente.O dispositivo permite que você alcance a velocidade máxima com pouco esforço.
O modelo pesa apenas 1,8 kg, por isso não é tão difícil segurá-lo na mão. Durante o trabalho, a linha de corte fica bem visível, o que garante alta precisão de trabalho. A lâmina quadrilateral desta ferramenta é fácil de substituir, o que mantém o equipamento produtivo por muito tempo.
Uma das principais vantagens dessas tesouras é a facilidade de uso.
O corte de chapas é rápido e fácil, tornando o trabalho muito mais agradável.
Irwin 10504311
Tesoura para cortar metal (250 mm, reta). Feito de material de qualidade. As lâminas serrilhadas proporcionam cortes precisos e uniformes. O aperto de duas peças com formato anatômico evita que a mão escorregue. Isso reduz a carga durante a operação de longo prazo.
Como escolher?
Precisão, eficiência, segurança e facilidade de uso são as qualidades mais importantes na escolha de ferramentas para o corte de chapas.
Trabalhadores profissionais às vezes usam tesouras movidas a bateria. No entanto, o preço desses modelos é bastante alto. Além disso, se o volume de trabalho não for muito grande, não faz sentido usar este tipo de tesoura.
Na hora de escolher, eles são mais frequentemente guiados pelos parâmetros dos materiais a serem processados e, com base nisso, fazem uma escolha entre tesouras de alavanca simples ou dupla.
- Alavanca única as tesouras são mais difíceis de usar e requerem mais experiência. Mas aumentam as sensações táteis ao trabalhar com o material, portanto, com bastante experiência, permitem fazer um corte mais preciso.
- Tesoura com duas alavancas corte o material mais fácil. No entanto, é recomendado usá-los principalmente onde a precisão não é importante. Paradoxalmente, as pessoas que têm muito material de metal sólido para cortar à mão têm maior probabilidade de escolher as ferramentas mais difíceis de manusear. Mas, ao mesmo tempo, eles são melhores no processamento de metal com uma tesoura de uma única alavanca.
Ao procurar uma tesoura manual, preste atenção ao cabo, que fornecerá uma pegada segura e confortável na ferramenta.
Se você precisa de uma tesoura com maior resistência e durabilidade, também deve prestar muita atenção às lâminas.
A vida útil extremamente longa é garantida por lâminas endurecidas que cortam até mesmo sucata.
É necessário verificar os parâmetros técnicos de modelos específicos, bem como as características do material processado.
- Dureza da lâmina... As lâminas de carboneto HSS têm uma dureza de 65 HRC. Atualmente é o material mais duro utilizado na produção de tesouras de aço. Ao mesmo tempo, a maior parte dos produtos é feita com lâminas mais macias de aço especial (61 HRC), liga (59 HRC) ou aço ferramenta (56 HRC). À primeira vista, as diferenças entre eles são imperceptíveis, mas após cerca de uma dúzia de cortes você pode senti-los claramente (mesmo que todas as ferramentas sejam feitas de acordo com GOST).
- Aumentando a dureza do revestimento. Além do processo de endurecimento por indução, a dureza das lâminas é afetada pelo seu revestimento com várias substâncias. Hoje, as tesouras profissionais de aço revestidas com nitreto de titânio (TiN) são muito populares. Eles cortam folhas de metal fortes e duras e são usados onde as soluções padrão não são aplicáveis.
- Borda. Existem duas opções para escolher nesta questão, a borda é lisa ou recortada. No primeiro caso, a linha de corte é reta, mas a operação em si é bastante complicada e demorada. No segundo caso, as placas cortadas não vão atrapalhar o andamento da obra, mas a borda ficará irregular.
- Lábios de tesoura. Eles podem ser perfilados de forma que a peça cortada dobre e não interfira com o processo posterior, ou de forma que a parte separada fique bloqueada em uma das mandíbulas (em tesouras cegas). Em teoria, a primeira opção é mais conveniente, mas às vezes dobrar danifica a peça, por isso é indesejável.
- Marca. Embora as tesouras Stanley ou Makita sejam escolhidas com mais frequência do que outras, elas não diferem em qualidade da maioria dos outros produtos.
Portanto, antes de mais nada, é aconselhável prestar atenção aos parâmetros de desempenho da ferramenta, e só depois à marca.
Reparar
Com o tempo, as tesouras se deterioram e o principal problema passa a ser o seu embotamento.
Afiação em uma pedra de amolar.
- Se você quiser afiar sua tesoura, é melhor desmontá-la e usar os dois lados como "facas" separadas. Assim, será muito mais fácil afiar toda a borda. Além disso, você se certificará de não se cortar com outra lâmina ao afiar.
- O rebolo correto deve ser selecionado. Se você só precisa afiar um pouco a ferramenta, pode usar uma pedra fina (grão 1000 ou melhor). Se a tesoura estiver cega o suficiente, você deve primeiro reparar a borda com uma pedra de amolar mais grossa. Pense em tamanhos de grão de 100 a 400. Considerando que quase todas as tesouras são feitas de aço inoxidável, você pode usar qualquer tipo de abrasivo.
- Para um resultado rápido, você pode escolher uma pedra de diamante. Sua vantagem é que vai durar muito tempo. No entanto, se você quiser resultados mais precisos, pode usar cerâmica ou óxido de alumínio.
- Em seguida, você precisa afiar o interior da primeira lâmina. O uso frequente de tesouras, durante as quais as duas lâminas se movem uma contra a outra, pode levar ao desgaste. Isso é o que precisa ser restaurado primeiro. Além disso, dessa forma você também remove qualquer potencial ferrugem.
- Depois de adicionar água à pedra de amolar, coloque a lâmina da tesoura em sua superfície. A lâmina é movida do local onde ela cruza o cabo até a ponta. Use todo o comprimento da pedra e não aplique muita pressão. Repita até que toda a ferrugem tenha sido removida. Você também pode usar um marcador para marcar toda a lâmina. E depois de remover todas as marcas, a lâmina está completamente pronta.
- Em seguida - as bordas. A vantagem de afiar uma tesoura em vez de uma faca é que a lâmina é relativamente larga e altamente visível. Como resultado, o ângulo de nitidez correto já foi selecionado. Você coloca a lâmina na pedra de amolar em um ângulo para garantir que toda a borda da lâmina esteja em contato com a pedra. Agora você precisa fazer o mesmo movimento do centro para a ponta, usando toda a superfície de afiação.
- Repita o processo com a outra metade da tesoura. Dobre as duas peças e faça alguns golpes de corte.
Você pode afiar uma tesoura simples com suas próprias mãos. Mas é melhor confiar o reparo de modelos mais complexos aos mestres.
Para economizar dinheiro, os profissionais às vezes fazem suas próprias tesouras. O principal é que eles são feitos de liga ultra-forte e de acordo com os desenhos correspondentes. Por exemplo, rolamentos são usados para produzir tesouras de rolos.
Para mais informações sobre tesouras de metal, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.