Como afiar tesouras em casa?
As tesouras são parte integrante da vida de todas as pessoas. A tesoura é sempre necessária: corta tecido, papel, papelão e muitos outros objetos. É muito difícil imaginar sua vida sem esse acessório, mas, como qualquer dispositivo de corte, a tesoura pode ficar cega.
Peculiaridades
Não é segredo que todas as pequenas ferramentas usadas para cortar precisam ser afiadas de vez em quando. Além das facas de cozinha, as tesouras estão entre as ferramentas de corte domésticas mais comumente usadas. A afiação "faça você mesmo" é recomendada exclusivamente para ferramentas domésticas que precisam de processamento devido ao uso frequente.
Quanto às tesouras para manicure, desbaste, ferramentas de costureira, recomenda-se o uso de um mestre profissional com o equipamento adequado para processar suas lâminas. Os especialistas usam acessórios elétricos especiais com acessórios substituíveis para tipos específicos de ferramentas de corte. Claro, você terá que pagar pelos serviços de um especialista, mas se estamos falando de ferramentas profissionais caras, é melhor confiar em um profissional.
Se a tesoura for usada na vida cotidiana, métodos mais simples, freqüentemente usados por muitos proprietários, servirão.
As tesouras são usadas por muitos profissionais: jardineiros, alfaiates, manicures, cabeleireiros, cozinheiras e assim por diante. Existem até ferramentas semelhantes para cortar chapas e telhas de metal. A principal característica de qualquer acessório são duas lâminas. O corte é feito com as duas lâminas, por isso os métodos de afiação não são iguais aos usados para uma única lâmina.
Os caminhos
Todos os tipos de tesouras são afiados de diferentes formas, dependendo do âmbito da sua aplicação e do desenho das lâminas, utilizando dispositivos especializados ou manualmente. Cada método tem suas próprias características, por exemplo, ao usar material abrasivo grosso, uma marca áspera permanece no metal das lâminas da tesoura, o que torna o corte ainda melhor.
As metades da tesoura devem necessariamente aderir uma à outra de forma que não haja praticamente nenhuma folga, caso contrário, o corte será irregular e incorreto. Se houver folga nas lâminas, é necessário aproximá-las com cautela e, se a meia tesoura estiver solta, nenhum esforço é necessário ao apertar. Na ausência de equipamento especial, use os meios disponíveis (com uma barra comum, uma lima, até mesmo agulhas de costura e papel alumínio são usados).
Arquivo e torno
Se o uso de um torno e uma lima estiver disponível para afiar as tesouras que são usadas para cortar chapas de metal, então, a seguinte sequência de ações deve ser seguida:
- a ferramenta é desmontada em suas partes componentes;
- metade da ferramenta é fixada em um torno de forma que o lado do qual o trabalho é planejado fique por cima;
- o curso de trabalho do arquivo deve ser lento e exclusivamente "longe de você";
- para afiar a segunda metade da tesoura, as etapas são repetidas.
Máquina
Usando uma máquina de afiar elétrica, você pode afiar qualquer lâmina com um erro mínimo. Sequência aproximada de ações:
- a guia está ajustada no ângulo necessário;
- o círculo gira na direção da borda da tesoura;
- a prática mostra que não é necessário carregar o gume da lâmina sobre ele mais de três vezes para que fique suficientemente afiado;
- como uma melhoria do círculo, pode-se adquirir ou instalar de forma independente um dispositivo que fixa a tesoura para que a afiação ocorra de acordo com um determinado ângulo de afiação, o que aumentará a produtividade;
- este método de afiação não requer revestimento adicional das lâminas.
No caso de se formarem pequenos defeitos transversais da lâmina, recomenda-se não corrigi-los - eles só ajudarão no corte.
Mó
As pedras de afiar têm dois lados - um grosso e o outro de granulação fina. Como regra, comece a afiar do lado áspero.
Ao trabalhar com pedras de amolar, a seguinte sequência de operações é usada:
- é necessário molhar a superfície do rebolo;
- A afiação da ferramenta (curso de trabalho) no lado de granulação grossa da mó deve ser realizada exclusivamente por movimentos "em sua direção", partindo da ponta da tesoura até o anel, sempre com o mesmo ângulo em que as lâminas de as tesouras foram afiadas durante sua fabricação;
- todos os movimentos "em direção a si mesmo" são realizados com a aplicação de força, e com movimentos reversos, não deve haver pressão;
- em seguida, a nitidez é repetida da mesma maneira, usando o lado reverso de granulação fina da pedra;
- Finalmente, pode ser útil usar uma lixa fina para remover pequenas rebarbas.
Lixa
Se você tiver um pequeno pedaço de lixa, basta dobrá-lo em várias camadas, com o lado friccionado para cima. Nessas condições, você precisará cortar a lixa aproximadamente doze tiras. Após o corte do papel, as migalhas de lixa restantes podem ser removidas com uma toalha úmida.
Agulha
Outra forma peculiar de afiar é a ponta da tesoura com uma agulha. Aqui está a sequência de ações ao usar um apontador bastante incomum:
- a agulha deve ser dura, a tesoura não deve mordê-la (para isso, as lâminas são abertas, a agulha é colocada o mais próximo possível da conexão das metades da tesoura, e eles tentam cortá-la);
- uma agulha forte não será capaz de morder e, ao ser pressionada, ela se move da dobradiça para a ponta afiada da tesoura;
- para tesouras afiadas de fábrica, a repetição repetida de tais ações dará uma boa nitidez das lâminas.
Um método adicional para afiar tesouras em casa é cortar folhas de alumínio. Para fazer isso, o papel alumínio é dobrado e cortado em pequenos pedaços. Para isso, também pode ser usada lixa de grão fino. O "método da garrafa" também pode ser chamado de relativamente incomum. Provavelmente existe uma garrafa de vidro em casa que você pode tentar cortar a garganta com uma tesoura. Isso também dará às lâminas uma ponta afiada.
Já as ferramentas prontas para afiar podem ser adquiridas em redes de varejo, embora, via de regra, sejam destinadas a um tipo específico de tesoura - não são universais, ao contrário das tesouras pequenas.
Em que ângulo fazer a nitidez?
Não é nenhum segredo que diferentes tesouras são usadas para diferentes propósitos. Por exemplo, para cortar rapidamente materiais finos (papel, tecido), suas lâminas são afiadas em um ângulo de até 60 graus e, no caso de corte de um material duro, aumentam em 10-15 graus.
Existe uma regra aqui: mudar o ângulo de fábrica em que a tesoura foi afiada é fortemente desencorajado - o instrumento pode estar irreparavelmente danificado;
Recomendações gerais
Para afiar tesouras ou outras ferramentas de corte de alta qualidade, é altamente recomendável remover a camada superior do material até que uma borda de corte afiada seja formada.
Para métodos de afiação caseiros, vários exemplos podem ser citados.
- Quando as tesouras se tornam desconfortáveis de usar e começam a cortar materiais de forma insuficiente, é recomendável primeiro considerar a dobradiça. Ambas as partes da tesoura devem ter sempre uma conexão apertada e boa, e afrouxar a fixação provavelmente terá um impacto negativo no funcionamento correto da ferramenta. A montagem é rebitada ou aparafusada.Você sempre pode apertar a montagem com uma chave de fenda. No caso de rebitagem, você terá que aplicar a compressão do rebite.
- Depois que o acessório é preso, as lâminas são verificadas para garantir que não estejam cortadas. Ao trabalhar com camadas finas de materiais, os serrilhados farão com que as lâminas fiquem presas, o que tornará o corte irregular;
- A segunda causa comum de um corte irregular é o acúmulo de material estranho nas superfícies da lâmina. Recomenda-se limpá-los com solventes à base de álcool antes de começar a afiar.
- Se essas ações preparatórias não restauraram o funcionamento da tesoura, você terá que começar a afiar.
Afiar tesouras de desbaste não é para um artesão doméstico, afiá-las é uma das operações mais difíceis. O fato é que eles têm lâminas diferentes - retas e serrilhadas, além disso, seus dentes têm uma forma bastante complexa. Nesse caso, é recomendável entrar em contato com um especialista que trabalhe em equipamentos de alta qualidade com orientação a laser.
As tesouras de manicure também têm a desagradável propriedade de perder sua nitidez, mas para afiá-las, você deve usar ferramentas de afiar revestidas de diamante. Nesse caso, é aconselhável entrar em contato com um especialista, pois será necessário monitorar cuidadosamente a preservação do ângulo em que as lâminas da tesoura foram afiadas originalmente. Aqui está uma descrição aproximada do processo:
- tesoura bem aberta;
- instale (fixe na braçadeira) a lâmina processada em uma superfície estável;
- afiar as arestas de corte - a partir do final da lâmina, sem alterar a direção de afiação;
- para polir as lâminas, use uma pedra de amolar de grão fino - eles "passam" a superfície repetidamente.
Se a sua tesoura de unhas tiver pontas arredondadas, é improvável que a sua nitidez dê o resultado desejado. Para tais acessórios de manicure ou ferramentas especiais de desbaste, são necessários os serviços de um especialista e uma máquina, equipado com um dispositivo a laser para ajustar os ângulos de nitidez.
Papelaria, jardinagem e algumas ferramentas de serralheiro às vezes não são usadas há anos, não são usadas por um período muito longo, o que não se pode dizer dos acessórios de manicure de nenhuma mulher - trabalham todos os dias. Existem várias dicas para estender sua vida.
- Algumas fontes aconselham a desinfecção freqüente do utensílio de manicure fervendo-o em água pura. Esta não é uma boa recomendação. A razão é que a tesoura enferruja rapidamente. Hoje, não há problemas em visitar qualquer farmácia que ofereça uma ampla seleção de preparações anti-sépticas baratas que ajudarão a desinfetar as lâminas sem quaisquer temperaturas extremas.
- Recomenda-se lubrificar todas as juntas com óleo ou outros lubrificantes pelo menos a cada seis meses. Isso não é difícil de fazer, você só precisa aplicar uma pequena quantidade de um lubrificante (por exemplo, azeitona, rícino, óleo vegetal) na área da dobradiça e trabalhar ativamente com uma tesoura - isso ajudará o óleo a penetrar na área de fricção do As metades da ferramenta. Como resultado, uma possível corrosão será evitada.
- Algumas tesouras não são projetadas para desmontagem, portanto as metades não devem ser separadas, mesmo para lubrificação. Nem todos eles podem ser conectados por conta própria após a desmontagem.
- As tesouras são utilizadas de acordo com a sua finalidade: com tesouras de cabeleireiro, corta-se o cabelo, as cutículas são cortadas com uma tesoura de manicura, os ramos das árvores são aparados com uma tesoura de jardim e as plantas são aparadas. Se você usar uma ferramenta especializada que não seja para o propósito pretendido, muito provavelmente suas lâminas ficarão cegas rapidamente.
- Toda a espessura da lâmina não é esmerilhada, é necessário manter um ângulo especial, que é fornecido para facilitar o corte. Ao costurar a teia inteira, a tesoura simplesmente não consegue cortar o material.
- Além disso, a tesoura não cortará se o ângulo de costura incorreto for selecionado.
- A nitidez deve sempre ser precedida por uma verificação de borda. Rebarbas ou cortes são a causa do desempenho insatisfatório.
- Limpar a superfície da lâmina também é uma parte importante da preparação para afiar. Por exemplo, pedaços de fita adesiva (fita), que muitas vezes precisam ser cortados, aderem às lâminas, obscurecendo as superfícies de corte. A fita pode ser facilmente removida com álcool ou solvente, o que ajudará a restaurar a capacidade de corte da tesoura.
Via de regra, uma ferramenta para corte de metal é feita com materiais de alta resistência e grau de dureza, por este motivo, os ângulos de afiação das lâminas da tesoura devem ser bastante elevados: 75 graus ou mais. Essa ferramenta deve ser processada da mesma forma que qualquer outra unidade de corte. Para este propósito, tanto uma agulha quanto uma lixa de grão fino são adequadas.
Assim, a lâmina fica afiada em pouco tempo, mas você não deve esperar que isso dure muito.
A qualidade de afiação pode ser alcançada usando mídia abrasiva dura (por exemplo, uma lima que tem um grau de dureza mais alto em comparação com o metal da tesoura).
Neste caso, a ferramenta deve ser desmontada, uma das metades fixada em um torno de forma a afiar a ferramenta, que fica na posição "ponta de si mesma". Como já mencionado, o traçado de trabalho é feito com uma lima, sem pressa, na direção "longe de você"... A tesoura é afiada até que a lâmina fique perfeitamente plana. Consequentemente, todas as mesmas operações são realizadas para a outra metade da tesoura.
Terminada a afiação, recomenda-se tratar ambas as metades da ferramenta com um composto anticorrosivo, que permite aumentar o tempo de operação da ferramenta sem recorrer a novas afiações. Após o processamento, as metades da tesoura são recolocadas uma na outra e estão prontas para uso.
Para obter informações sobre como afiar uma tesoura, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.