Tesouras elétricas para metal: características, tipos e dicas

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Variedades

Todo artesão pode dizer com segurança que cortar uma folha de metal com tesouras mecânicas é uma tarefa muito difícil, durante a qual o operador pode se ferir. Esse processamento exige muito tempo e esforço, especialmente se você precisar cortar uma superfície ondulada. E se o produto estiver localizado em um local de difícil acesso, é quase impossível processá-lo com uma tesoura manual.

Tesouras de metal elétricas são apresentadas no mercado especialmente para solucionar este problema. Este artigo falará sobre suas características, tipos, vantagens e desvantagens.

Peculiaridades

Externamente, este dispositivo tem muitas semelhanças com uma pequena esmerilhadeira. Os modelos das "mini" linhas são um dispositivo compacto com corpo estreito e cabo ergonômico. Os modelos profissionais estão equipados com um suporte giratório externo e são muito mais difíceis de segurar com uma mão. A caixa é feita de plástico resistente a impactos.

Das características do instrumento, as posições podem ser distinguidas, o que será discutido a seguir.

  • Se compararmos tesouras mecânicas e elétricas, estas últimas não requerem nenhum esforço do operador - a ferramenta realiza o corte em modo automático. Graças a isso, a velocidade de trabalho e a produtividade aumentam várias vezes.
  • Tesouras elétricas para metal são projetadas para cortar produtos bastante grossos (até 0,5 cm). O dispositivo é capaz de processar metais não ferrosos, polímeros, materiais multicomponentes de alta resistência, com os quais um dispositivo mecânico simplesmente não consegue lidar.
  • Esse dispositivo é capaz de cortar não apenas superfícies de metal lisas e onduladas, mas também materiais de telhados e telhas de metal.
  • Graças ao design ergonômico da ferramenta elétrica, o operador pode executar não apenas um corte reto, mas também um corte padrão.
  • No produto são instaladas fresas afiadas que, aliadas ao movimento de alta velocidade, permitem realizar um corte uniforme do metal sem a formação de rebarbas.
  • Durante o trabalho, a superfície a ser tratada não é danificada ou distorcida.

O uso da ferramenta é totalmente seguro. Devido às características de design, o dispositivo não requer contato direto com o instrumento, portanto, não há praticamente risco de ferimentos.

Variedades

As tesouras de metal elétricas são divididas em três grupos: folha, ranhurada e entalhada. Cada representante é diferente em estrutura, propósito e princípio de trabalho. A seguir serão discutidas em detalhes as características, vantagens e desvantagens de cada tipo de tesoura.

Frondoso

Pelas características estruturais e pelo princípio de funcionamento, este tipo de tesoura pertence aos utensílios domésticos. A parte de corte estacionária é montada em um elemento de suporte em forma de U rígido. A parte cortante móvel está em um plano vertical e funciona por meio de movimentos translacionais.

Se você precisar ajustar a folga entre as facas estáticas e móveis, pode reinstalar a plataforma de suporte, ajustando a folga e ajustando-a a materiais de diferentes espessuras e resistências.

Critérios positivos.

  • É um dispositivo de alto desempenho que possui uma alta velocidade de operação. Na maioria dos casos, é usado para desmontar estruturas metálicas.
  • A ferramenta permite não apenas fazer um corte reto e uniforme, mas também morder fios de alta resistência com facilidade.
  • Durante a operação, uma quantidade mínima de resíduos permanece. Quando comparadas às tesouras mecânicas, as opções de chapas elétricas quase não formam cavacos.
  • O dispositivo pode processar camadas de metal de até 0,4-0,5 cm de espessura.
  • Durabilidade. Um elemento de corte pode ser usado por muito tempo. Tem formato quadrado e é dotado de incisivos nas bordas. Se um deles ficar sem brilho, o operador pode simplesmente virá-lo, retornando o dispositivo à condição de funcionamento.

Como qualquer técnica, este dispositivo tem lados negativos:

  • o processo de corte de metal com tesoura de folha só pode ser iniciado a partir do gume da lâmina;
  • esses dispositivos permitem fazer um corte curvilíneo, mas essa manobrabilidade não será suficiente para as atividades profissionais;
  • as tesouras têm um design de tamanho grande.

Com fenda

Este tipo de acessório também é equipado com duas facas. A faca estática tem o formato de uma ferradura e é fixada na parte superior do dispositivo. A parte de corte inferior processa a superfície com um movimento alternativo. Fornecido pelo fabricante função de controle da distância entre facas, graças ao qual o dispositivo pode ser adaptado a peças de trabalho de várias espessuras.

Durante a operação, observa-se a formação de finos cavacos de metal. Bons fabricantes dão grande ênfase à ergonomia, portanto, em modelos de alta qualidade, os chips saem pela lateral, sem bloquear a visão e não deixando arranhões na folha.

Se você sentir desconforto durante o trabalho, pode cortá-lo com um alicate.

Os aspectos positivos do dispositivo são descritos a seguir.

  • A ferramenta permite iniciar o corte a partir de qualquer parte da chapa metálica. Isso é especialmente útil se você precisar abrir orifícios nele. Tesouras não vão fazer isso aqui.
  • A unidade irá lidar com o corte mesmo de uma peça deformada sem problemas.
  • Durante o trabalho, o corte é preciso e a folha não dobra.
  • Esta é uma ferramenta bastante precisa que permite cortar diretamente ao longo da linha, sem se desviar dela.
  • As tesouras para ranhuras estão equipadas com um nariz estreito, graças ao qual o operador pode trabalhar confortavelmente mesmo nos locais de acesso mais difícil.

Já os pontos negativos são apresentados a seguir.

  1. Modelos com fenda não podem se orgulhar de alta potência. Este dispositivo foi projetado para chapas de metal de até 2 mm de espessura.
  2. A ferramenta possui um grande raio de giro.
  3. O elemento de corte inferior esmerilha rapidamente

Corte

As tesouras de puncionamento (perfuradas) elétricas são feitas na forma de uma prensa, que, se desejado, pode ser movida em diferentes direções sobre toda a superfície de uma folha de metal. A configuração da unidade praticamente não difere do resto das tesouras elétricas. A matriz e o punção atuam como elementos de corte.

Elementos de puncionamento redondos são projetados para cortar peças finas de até 3 mm de espessura, enquanto os quadrados são projetados para chapas de serviço pesado. O fabricante oferece a capacidade de girar a matriz e puncionar 360 graus, para que o operador possa facilmente fazer um corte padronizado.

Se você precisar cortar material em um local de difícil acesso, você pode instalar a matriz com um intervalo angular de 90 graus.

Os aspectos positivos podem ser descritos em várias posições.

  • O dispositivo tem o menor raio de giro de todos os seus concorrentes.
  • Este é um dispositivo multifuncional. Existe a possibilidade de uma troca rápida de cortadores.
  • Se você fizer um furo no ladrilho de metal, poderá iniciar o corte de qualquer parte da folha.
  • Tesouras elétricas são altamente produtivas e podem lidar com o metal mais resistente.

Dentre as desvantagens, destacam-se os critérios descritos a seguir.

  • Os cavacos são gerados durante o processo de corte.É muito raso e pode causar desconforto, enchendo a roupa e o calçado do trabalhador.
  • Fazer um corte padronizado não é difícil, mas fazer um corte perfeitamente reto é muito mais difícil.

Abaixo você pode se familiarizar com o excelente representante da tesoura elétrica para metal Sturm ES 9065.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário