Centáurea comum e como cultivá-la

Contente
  1. descrição geral
  2. Tipos e variedades
  3. Aterrissagem
  4. Cuidado crescente
  5. Reprodução
  6. Aplicação em paisagismo

Muitas pessoas chamam essa flor de popovnik ou camomila do prado (existem certas diferenças da flor usual), mas é correto chamá-la de margarida. Muitas vezes pode ser encontrado em canteiros de flores e em composições criadas por paisagistas e em buquês. Levando-se em consideração a facilidade de cuidado, despretensão e estética da planta, questionamentos se tornaram relevantes sobre quais são as características da margarida comum e como cultivá-la corretamente.

descrição geral

Apesar da grande semelhança entre a margarida e a camomila, ainda são diferentes representantes da flora.

Aliás, o choupo é considerado uma erva daninha, pois pode se multiplicar rapidamente por semeadura própria, capturando territórios bastante extensos.

As principais características da planta:

  • rizomas curtos e espessos do tipo ascendente obliquamente ou horizontal;
  • botões adventícios estão presentes nas próprias raízes e no colo basal;
  • as folhas basais, que formam uma roseta basal, são ovóides e crescem até 15 cm;
  • as folhas do caule são ovais, sésseis, estreitando-se no pecíolo e podem ter copas afiadas ou rombas;
  • caules são retos e arredondados.

Uma atenção especial deve ser dada às flores. São solitários, heterogâmicos e localizados em pecíolos alongados. O diâmetro dos cestos das inflorescências é determinado pelas características varietais, bem como pelo local de crescimento, e varia na faixa de 5-10 cm. A fórmula das flores da margarida comum possui duas opções, a saber:

  • falso-lingual - ↑ H (3) T (0) P (2);
  • tubular - ↑ H (5) T (5) P (2).

Na natureza, o populista procura escolher prados, orlas de floresta, bem como pinheiros e bétulas. A geografia de distribuição desta planta é mais do que ampla.

Tipos e variedades

Tendo em conta as características da planta e a sua descrição botânica, podemos concluir sobre a variedade de variedades desta flor. As variedades Nivyanik diferem umas das outras na altura dos arbustos e às vezes no arranjo das folhas. Além disso, todos eles têm propriedades decorativas únicas.

Os mais populares são os seguintes.

  • Rainha Principal. A principal característica é a compactação do arbusto, cuja altura não ultrapassa 0,5 metros. Contra o fundo de folhas verdes escuras, cestos de flores naturais parecem muito expressivos e atraentes.
  • Maxima Kening. Trata-se de uma variedade relativamente alta, cujos rebentos podem atingir 1 metro de altura. Também se diferencia em inflorescências grandes, com diâmetro de 10-12 cm, neste caso as pétalas estão localizadas tanto em 1 quanto em 2 fileiras. Outra característica importante é que algumas flores têm um núcleo tubular amarelo brilhante.
  • San Souci. Esta variedade é caracterizada por alturas de rebentos que variam de 0,9 a 1 metro. Pétalas com cerca de 5 cm de comprimento ao redor do núcleo amarelo são dispostas em 6-7 fileiras. Em geral, o diâmetro das inflorescências chega a 12 cm.
  • "Colheres de prata". Esta variedade destaca-se no fundo de outros arbustos até 1,2 metros de altura, bem como na forma original das pétalas da flor. A principal característica destas últimas é que têm uma base tubular e não florescem completamente. Como resultado, esses elementos das inflorescências parecem pequenas colheres. As flores amarelas do meio com bordas esverdeadas são grandes o suficiente.

Todos esses tipos podem se tornar uma verdadeira decoração de qualquer site, mas ao mesmo tempo cada um deles tem características individuais e é bom à sua maneira. Esta variedade permite a cada jardineiro escolher a opção mais adequada, tendo em conta as preferências pessoais. Além dos já descritos, a lista de variedades populares inclui representantes despretensiosos de uma grande família de clérigos como Real Glory, Victorian Secret, bem como Alaska e Silver Princess.

Vale a pena prestar atenção aos novos tipos de margarida, que, no contexto da beleza das inflorescências, não são inferiores às suas parentes mais velhas. Essas variedades diferem da variedade comum no número de pétalas e na paleta de cores. Eles são categorizados como "ótimos" e "maiores".

Estamos falando das seguintes plantas com inflorescências duplas e semi-duplas.

  • Aglaya. Representante das variedades que pertencem à margarida maior. A principal diferença se resume às flores duplas, que são formadas por pétalas estreitas densamente localizadas ao redor de um pequeno núcleo amarelo. Esta variedade floresce ativamente ao longo do verão, e em condições favoráveis, até ao final de setembro.
  • Pintassilgo. Muitos jardineiros caracterizam esta variedade como a variedade mais decorativa. O tom amarelo da margarida terry pode mudar para creme à medida que as flores murcham. Outra característica importante é a compactação dos arbustos, que na grande maioria dos casos não ultrapassam 0,6-0,7 m. Também é importante notar que a camomila do pintassilgo, como é muitas vezes chamada erroneamente, floresce de junho a agosto. .
  • Coroa do Rei. Esta variedade produz flores duplas que nada têm a ver com as camomilas comuns, familiares à maioria das pessoas. As pétalas, cujo tamanho diminui à medida que se aproximam da borda da flor até o núcleo, são dispostas em várias fileiras.

A cor dessas pétalas também pode ser chamada de incomum, pois há uma transição suave de um tom amarelo claro no centro para branco nas bordas.

Aterrissagem

Tendo estudado cuidadosamente a descrição dos diferentes tipos de margarida e suas principais características, você pode entender que não será difícil cultivar tamanha beleza no local. Ao mesmo tempo, o método da muda a partir do material da semente é relevante para todas as variedades.

É importante prestar atenção adequada à escolha do último. Jardineiros experientes preferem sementes colhidas por conta própria ou produtos de fabricantes confiáveis.

A semeadura das mudas ocorre do final de fevereiro ao início de março. E o próprio processo inclui as seguintes ações:

  1. colocar uma camada de drenagem de cascalho ou tijolo quebrado no fundo do tanque;
  2. preenchimento de solo nutriente quase até as bordas do recipiente (uma distância de cerca de um dedo deve permanecer até a borda);
  3. regar o solo com água morna;
  4. distribuição da semente em toda a superfície da mistura de solo;
  5. cobrindo o plantio com terra (camada não superior a 1 cm).

Um dos pontos-chave do plantio de um canteiro de flores é escolher o lugar certo para as flores. Deve ser bem iluminado e bem protegido de rajadas de vento. Você também deve evitar locais próximos a lençóis freáticos e com provável acúmulo de grandes quantidades de água após o derretimento da neve. O solo deve ser nutritivo e pré-fertilizado com matéria orgânica. É importante tratar a preparação do solo com o máximo cuidado.

As plantas são plantadas em campo aberto no final de maio, atendendo às condições meteorológicas. É importante começar a endurecer as mudas cerca de um mês antes do plantio. Recipientes com crescimento jovem são retirados periodicamente para a rua, aumentando gradativamente a duração dessas "caminhadas". Na fase final, as mudas são colocadas nos orifícios preparados e, após o embebimento, são regadas abundantemente.

Jardineiros experientes aconselham cobrir as plantações imediatamente para evitar a evaporação da umidade inicialmente.

Cuidado crescente

A boa notícia para os jardineiros, especialmente para os iniciantes, é que o poper é uma planta exigente. Cuidar das flores se resume a uma rega adequada e à introdução oportuna dos curativos necessários. Além disso, uma centáurea comum precisará realizar medidas agrotécnicas tradicionais para o gênero e família.

A umidade constante e a falta de luz solar serão extremamente negativas na imunidade da planta. Na maioria das vezes, eles se tornam a causa de doenças perigosas, e estamos falando aqui de infecções fúngicas. Em tais situações, como regra, a melhor solução é desenterrar e destruir os indivíduos afetados e, às vezes, seus vizinhos.

Tal abordagem, dada a adoção oportuna de medidas, pode prevenir eficazmente a propagação de doenças. Delenki de outros arbustos são plantados nos locais desocupados.

Não se esqueça de que capinar e desbastar deve ser um dos componentes dos cuidados com uma centáurea. Remover as plantações que estão engrossando ajuda as que sobraram a crescer e se desenvolver mais ativamente. Ao mesmo tempo, as propriedades decorativas das plantas são significativamente melhoradas. A remoção de ervas daninhas para fins preventivos é realizada em intervalos de 4-5 anos.

Além de tudo o que foi dito acima, é importante lembrar que todas as variedades de centáurea são ativamente propagadas por auto-semeadura. Isso pode levar a um rápido espessamento da planta. Um meio eficaz de prevenir tais consequências negativas será a remoção oportuna das flores murchas. O principal é fazer isso antes que as sementes amadureçam.

Condições

Solos ligeiramente ácidos e neutros são ideais para a margarida. Mas, ao mesmo tempo, o mais comum e despretensioso neste contexto. Por outro lado, você deve levar em consideração as recomendações gerais para todo o tipo. O pântano terá um efeito extremamente negativo na planta. Deve-se ter em mente que a flor é o mais sensível possível à estagnação da umidade, bem como à falta de iluminação.

As condições ideais para uma flor serão pelo menos 6 horas de exposição à luz solar direta. Por isso, vale a pena, na escolha de um futuro habitat, dar preferência a áreas abertas. Um ponto igualmente importante será uma alimentação competente e oportuna.

Rega

Como já foi observado, a margarida não tolera o alagamento. Mas, ao mesmo tempo, é importante lembrar as regras para regar a safra. A irrigação da flor deve ser regular, mas moderada. Aqui, o fator chave serão as condições meteorológicas em um determinado período. Em outras palavras, é necessário focar na precipitação e na temperatura ambiente. No verão, no calor, a hidratação é necessária todas as manhãs e noites. Se estamos falando de uma estação fria com precipitação, então o número de irrigações é reduzido a indicadores mínimos.

Top curativo

A aplicação oportuna dos fertilizantes necessários é a chave para o pleno desenvolvimento da casa da fazenda. Neste caso, a alimentação deve ser alternada, levando em consideração o período de crescimento da flor:

  1. no início da primavera, na fase de vegetação ativa, são utilizados fertilizantes com maior concentração de nitrogênio;
  2. verbasco e outra matéria orgânica são introduzidos após a primeira década de maio;
  3. após duas semanas, você precisará adicionar nitrofosfato pelo método foliar;
  4. na véspera da floração, será necessário adicionar cinzas ou farinha de ossos;
  5. quando a planta murchar, repita os primeiros dois pontos.

Wintering

Preparar a planta descrita para o período de inverno não exigirá muito esforço e tempo. Todas as medidas agrotécnicas necessárias se reduzirão à poda dos caules, deixando rosetas perirradiculares e polvilhando com folhas (pode-se usar qualquer material para abrigo).

No ambiente natural, a parte aérea das plantas morre sozinha, e o sistema radicular e as sementes são preservados. Deve-se notar que as folhas basais dos primeiros anos permanecem durante o inverno. Também deve ser destacado que a margarida apresenta boa resistência a geadas prolongadas e severas.

Na presença de uma quantidade suficiente de neve, é capaz de suportar uma diminuição do termômetro para -34 graus.

Reprodução

Na natureza, a planta descrita reproduz-se por semeadura própria, bem como vegetativamente. A segunda opção permite um crescimento abundante. Uma das principais características da margarida é sua boa fertilidade, que por si só determina as nuances de sua reprodução nas parcelas.

Se desejar, em uma temporada, você pode coletar até 5000 sementes de cada arbusto para mudas ou plantio direto no solo. Com isso em mente, cultivar uma casa de sementes a partir de sementes é considerado a opção mais óbvia e eficaz. Como regra, na primavera o material é semeado diretamente em terreno aberto. Uma alternativa pode ser semear uma centáurea em condições de estufa.

É importante lembrar que a planta florescerá pela primeira vez um ano após o plantio.

Jardineiros experientes preferem e recomendam fortemente o cultivo das flores descritas em dois anos. Ao dividir o arbusto, eles se propagam na primavera. O algoritmo de ações é o seguinte:

  1. desenterre cuidadosamente o arbusto;
  2. divida-o cuidadosamente em partes de modo que de 1 a 4 botões frescos sejam formados em cada fragmento;
  3. fazer furos de 0,2 m de profundidade com intervalo de 0,35 m (é necessário levar em consideração o tamanho e a forma de vida dos futuros arbustos);
  4. delenki são plantados.

Outro método eficaz e comprovado é a propagação de choupo por estacas. Nesse caso, são utilizados pequenos alvéolos com parte do sistema radicular presente, os quais são colocados em solo solto previamente preparado.

O período ideal para tal transplante é considerado 2 e 3 meses de verão.

Aplicação em paisagismo

Hoje em dia, o projeto original de chalés de verão e lotes residenciais é muito popular. Alguns dos seus proprietários recorrem aos serviços de especialistas na área do design adequado, enquanto outros preferem fazer tudo sozinhos. Mas em qualquer caso, uma planta como um popovnik permitirá decorar o território com custos mínimos.

Nivyany em parcelas de jardim fica especialmente bem em grupos, em mixborders e, é claro, em canteiros de flores. Outra boa solução seria plantá-los em conjunto com margaridas. Além disso, o bairro com delfínios, centáureas, sinos e papoulas será harmonioso.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário