Tudo sobre níveis
Um dos princípios básicos da construção é que a base da estrutura, seja uma fundação ou um piso, deve ser horizontalmente plana. Se você não seguir essa regra, não há como instalar o mesmo móvel, e toda a estrutura pode desabar se, nos cálculos, os projetistas partiram de uma superfície plana que não existe. Para evitar erros na fase de projeto e imaginar corretamente o terreno, um dispositivo geodésico especial é usado - um nível.
Dispositivo
Na verdade, um nível moderno não é um dispositivo, mas um grupo deles, em que cada mecanismo permite atingir o objetivo definidomas o faz de maneiras diferentes. Consequentemente, a estrutura interna da unidade também é significativamente diferente.
O nível mais simples, que pode ser considerado um clássico, é uma combinação de várias das ferramentas de construção mais simples. É baseado em um nível de bolha comum, um tubo de aumento ("telescópio") e um eixo de mira. Com este design, a precisão da visão do operador certamente desempenha um papel importante, pois o próprio dispositivo não mede nada, apenas permite “medir por nível” as características da paisagem ou estrutura.
Os modelos modernos de níveis têm funções adicionais, mas a versão ótica não as possui, por isso é frequentemente usado em combinação com outras ferramentas de construção - uma haste de centímetro e um telêmetro de rosca.
As tecnologias digitais foram inventadas a fim de eliminar o erro humano, e níveis digitais, portanto, fazem quase tudo por seu operador - tudo o que resta é apontar a ferramenta para as superfícies a serem medidas... Nesse caso, o dispositivo do dispositivo é aproximadamente igual ao de seu "colega" óptico, apenas todas as informações são coletadas pelo próprio dispositivo e exibidas na tela.
Hoje o mais popular é o terceiro tipo de níveis - laser... A unidade tem uma mira colimadora - quase a mesma das armas modernas. O nivelamento é feito com base nos desvios observados na direção da viga, o que geralmente é feito para aplicações internas. vermelho, e para pesquisas de rua - verde.
Qualquer nível está instalado em tripé, o que permite alcançar uma certa estabilidade do dispositivo mesmo em condições ausência completa de superfícies estritamente horizontais. Na maioria dos casos, os tripés são feitos de alumínioque é leve e muito durável ao mesmo tempo. Alternativamente, pode ser usado Madeira, que é mais caro e quase sempre mais pesado, mas não dobra e garante a máxima estabilidade.
Tripés compactos para uso doméstico podem ser feitos de fibra de vidro, enquanto o papel da escolha do material para o corpo da própria unidade não é mais tão fundamental - normalmente você precisa de uma substância forte e confiável, que acaba sendo um plástico ou metal especial. O mesmo vale para os fechos.
O nível em si não pode ser chamado de muito pesado - dependendo do modelo e dos materiais usados para a fabricação, seu peso pode oscilar de 400 gramas a 2 quilogramas. Para um dispositivo óptico, um peso de cerca de 1,2-1,7 kg pode ser considerado a norma, mas é importante não esquecer que o mecanismo é praticamente inútil sem o tripé incluído, o que significa que o peso total da estrutura pode facilmente chegar a cinco ou mais quilogramas.
Já que estamos falando da massa do dispositivo, vamos citar as dimensões aproximadas dos produtos ópticos: 12-20 cm de comprimento, 11-14 cm de largura e 12-22 cm de altura. Quanto aos dispositivos digitais, seus tamanhos também dependem da diagonal da tela, que em algumas amostras compete adequadamente com a diagonal dos smartphones da moda.
Princípio da Operação
Os níveis ópticos, também chamados de óptico-mecânicos, ainda são encontrados hoje em alguns locais, mas estão sendo gradualmente eliminados por dois motivos: em primeiro lugar, eles não protegem contra possíveis erros do operador e, em segundo lugar, exigem duas pessoas para fazer o serviço em uma vez. O operador pode rastrear a diferença de níveis por meio do telescópio - um feixe de luz passa por ele, enquanto o próprio tubo gira em um plano horizontal. A segunda pessoa é necessária para segurar a régua de medição enquanto a primeira faz as leituras.
Os próprios trabalhadores têm que ajustar o nível óptico e este é outro risco para a precisão do resultado.
É muito mais fácil trabalhar com um nível de laser, até porque ele deixa um raio colorido visível ao olho humano, que substitui uma linha imaginária em uma unidade óptica. Graças a este princípio de organização do trabalho, qualquer desvio do feixe de uma linha reta, se acontecer repentinamente devido à refletividade da superfície, será notável.
A maioria dos níveis de laser modernos pode fazer ainda mais - se necessário, eles projetam linhas verticais e horizontais na superfície, constroem cantos e assim por diante. Alguns modelos também permitem o controle remoto - tal unidade pode ser reparada por uma pessoa no local, desde que trabalhe com um parceiro.
Um nível digital também é ótico-mecânico ou laser, mas o trabalho com ele é significativamente computadorizado. O design pressupõe a presença de seu próprio processador e memória, neste caso o próprio dispositivo atua como um parceiro de seu operador - uma segunda pessoa não é necessária para utilizá-lo. O computador de bordo da unidade permite avaliar com mais precisão as diferenças e avaliar de forma mais correta a imagem geodésica, além disso, submete de forma clara todas as informações coletadas (e já calculadas) para uma tela especial.
Entre outras coisas, o dispositivo também pode lembrar os dados que gravou, o que é muito conveniente para modelagem e design. Todo o princípio de operação de tal nível é construído em tecnologias modernas: até mesmo as divisões no trilho são aplicadas na forma de um código de barras para que o computador possa lê-las automaticamente.
Para que é necessário?
A principal tarefa do processo de nivelamento é comparar as superfícies visíveis do futuro canteiro de obras para determinar a presença de declives ou outras irregularidades. O dispositivo mede a diferença de nível entre duas superfícies e permite que você tenha uma ideia adequada de como é o relevo - portanto, os dados obtidos podem ser utilizados tanto para o perfeito alinhamento do local, quanto para o aproveitamento dessas mesmas irregularidades.
Os níveis são usados nos seguintes casos:
- para a correta elaboração de projetos de qualquer natureza, mapas geodésicos detalhados e planos de alta precisão;
- para a instalação de quaisquer estruturas técnicas, quer sejam suportes de rede ou rede de esgotos, que sejam substituídas durante a renovação de um apartamento;
- para fins decorativos ou para qualquer outra finalidade de nivelamento de grandes áreas, por exemplo, para a construção de parques infantis ou recintos desportivos;
- prever a provável subsidência de uma estrutura, bem como avaliar adequadamente a escala do que está acontecendo e tomar medidas para evitar o colapso;
- para instalação no processo de construção ou reparo de uma casa de estruturas, que tradicionalmente requerem um horizonte plano - incluem pisos, tetos e algumas outras superfícies.
A maioria dos modelos complexos de níveis são equipamentos raros e muito caros, confiados apenas a especialistas do mais alto nível, mas modelos mais simples usados para reparos domésticos de instalações podem ser encontrados em qualquer homem com as mãos. Essas unidades são mais frequentemente chamadas de níveis de laser e seu uso na vida cotidiana é muito amplo. - sem eles, é extremamente difícil marcar corretamente os cantos ou assentar ladrilhos e outros materiais de acabamento semelhantes de maneira uniforme.
Se você trata a tarefa com a maior responsabilidade, então, mesmo para colar papel de parede, tal dispositivo é necessário - variedades grossas de telas são coladas apenas de ponta a ponta e, portanto, precisam de uma vertical ideal das juntas.
Um nível com compensador também é útil para o eletricista que, no processo de instalação de elementos de uma rede elétrica (interruptores, tomadas, fusíveis), deseja manter um único nível para todos eles.
Visualizações
Acima, já percorremos superficialmente os principais tipos de tais equipamentos, mas tal classificação seria muito superficial - devido às inúmeras tarefas que estão sendo resolvidas e à variedade de formas de resolvê-las, tais unidades são divididas em um número muito maior de tipos. Vale a pena prestar pelo menos um pouco de atenção a cada tipo individual, começando pela classe principal a que pertence.
Eletrônico (digital)
Os modelos modernos, como mencionado acima, são separados em uma classe separada, em vez de recursos adicionais na forma de capacidade de exibir e analisar as informações recebidas. Em que nível digital ainda se refere a ótico-mecânico ou laser e é muito fácil distingui-los - o laser terá um feixe visível, enquanto a unidade óptica realizará seus cálculos sem quaisquer contornos visíveis nas paredes.
Quase sempre, tal ferramenta de construção deve ser considerada profissional e até industrial - é um dispositivo muito caro que um amador simplesmente não pode pagar.
Não há uma classificação particularmente detalhada dos níveis digitais ainda. pelas razões de que, em primeiro lugar, ainda são representados por um pequeno número de modelos e, em segundo lugar, podem diferir numa massa de características. Da classificação de acordo com as próprias habilidades, vale mencionar apenas o critério de precisão. Mas, na maioria dos casos, equipamentos caros demonstram a capacidade de nivelar superfícies com muita precisão.
Caso contrário, as diferenças referem-se principalmente à comparação de computadores de bordo: em particular, o potência do processador, a capacidade do software de realizar vários cálculos, a quantidade de memória para armazenar as informações coletadas e os resultados dos cálculos.
Laser
Este tipo de instrumentos geodésicos em termos de classificação já é muito mais diverso, as diferenças podem até residir num aspecto fundamental - o princípio de funcionamento. Nos modelos posicionais, o feixe de laser emitido pelo dispositivo em sua base passa por um prisma especial, enquanto no modelo rotativo é usada uma lente especial em vez de um prisma.
É a versão rotativa considerada muito mais adequada para realizar tarefas mais complexas. - pelo menos permite medições circulares de 360 graus, o que não pode ser feito com uma unidade de posicionamento, e também fornece um maior alcance de radiação do feixe visível e tem funções úteis adicionais.
Também existe uma divisão um tanto convencional em níveis de laser doméstico e profissional., que não tem limites claros - a diferença está no número das mesmas funções adicionais e qualidade de construção, e ambas as comparações são, naturalmente, a favor de modelos profissionais.Em primeiro lugar, um nível adequado deve ser protegido da penetração de umidade e poeira na caixa, e se para um modelo doméstico esta característica é simplesmente desejável e indica uma atitude responsável do fabricante para com seu trabalho, então para níveis profissionais isso é obrigatório recurso, sem o qual essa categoria simplesmente não é alcançada.
A unidade profissional não só fornece resultados mais precisos, mas também ajuda seu operador no processo de configuração - uma função especial de autonivelamento da ferramenta garante que pelo menos a própria ferramenta seja instalada uniformemente, o que significa que o risco de erro ou irresponsabilidade do operador é minimizado. Além do mais, os modelos profissionais geralmente são equipados com um receptor de feixe - com essa unidade adicional, tanto a faixa de medição quanto sua precisão aumentam significativamente.
Quanto às variedades mais funcionais de níveis de laser profissionais, também implicam projeção da malha em qualquer superfície, possibilidade de construção visual de cantos e até função de controle remoto, para que não haja necessidade do segundo trabalhador ir ao local.
Os níveis do laser também diferem na cor do feixe emitido, mas isso não é um capricho de um designer. É geralmente aceito que os modelos com feixe verde são projetados especificamente para trabalho em espaço aberto, uma vez que as ondas verdes são muito estáveis e podem viajar mais de um quilômetro sem distorção, garantindo alta precisão de medição. Verde a cor é bem fixada pelo olho humano, mas pode se perder na grama, especialmente sob a luz solar intensa.
Níveis com vermelho O feixe é usado com muito mais frequência em condições internas, o alcance efetivo nunca excede 500 metros, mas este ponto precisa ser esclarecido para cada modelo individual - unidades simples podem funcionar apenas 10 metros.
A unidade de laser, como a digital, requer uma fonte de energia - embora esse dispositivo não saiba fazer cálculos independentes, ele fornece a visualização do feixe. Uma solução típica para um nível é uma bateria que precisa ser recarregada periodicamente. A bateria em si pode ser removível e não removível - a primeira opção é boa porque teoricamente pode ser substituída em caso de quebra, enquanto a segunda deve ser inicialmente mais confiável e durável, embora você não deva confiar muito em isto. Se estamos falando de um nível pequeno e simples que cabe no bolso, não se surpreenda se funcionar com baterias comuns.
Ocasionalmente, também existem níveis de rede, mas por razões óbvias eles não são muito procurados e, em princípio, só podem ser usados em condições internas.
Ótico
O nível ótico-mecânico é um design tão simples que é simplesmente impossível classificá-lo em grande escala - geralmente não há diferenças radicais entre os modelos. A única coisa, o que você deve prestar atenção é o grau de precisão, que é indicado por termos especiais.
Por exemplo, quando vir um dispositivo ótico com um grau de precisão técnica, não se precipite em se encantar - a técnica aqui não é sutil, com esse nome os criadores disfarçaram um mecanismo adequado para resolver apenas os problemas mais simples. Quanto às unidades verdadeiramente úteis, tudo fica claro com sua qualidade imediatamente - elas são chamadas preciso e de alta precisãoe, no segundo caso, não se trata apenas de uma bela redação, mas de uma diferença muito real de precisão.
Fabricantes e visão geral do modelo
Como acontece com muitos outros dispositivos, muitas vezes é mais fácil para um consumidor inexperiente escolher uma compra potencial de acordo com o critério de uma marca conhecida e exigida, em vez de se aprofundar nas características técnicas da maneira mais detalhada e procurar numerosos comentários. Se você deseja adquirir o nível ótico mais simples, é improvável que precise dele - eles diferem um do outro apenas em algumas coisas.
No caso da compra de tecnologia digital cara, você não deve confiar em apenas uma marca, mesmo porque o dispositivo é adquirido para um trabalho contínuo complexo e deve ser selecionado por um profissional... É outra questão se você pegar um nível de laser de nível médio, que não será usado para realizar cálculos extremamente complexos, mas ainda deve ser de alta qualidade e bom - neste caso, o critério do fabricante e o modelo específico podem funcionar .
Vamos considerar alguns dos modelos mais populares.
- KaiTian 5 linhas 6 pontos é considerado um dos melhores níveis de 360 graus. A unidade funciona por até 10 horas com bateria e pode ser conectada à rede. Por girar livremente em todas as direções, não precisa ser reorganizado durante a operação, o dispositivo é usado ativamente até mesmo por profissionais.
Apesar de alguns inconvenientes, este é o modelo mais funcional.
- «Ermak 659-023»A produção nacional pode ser considerada líder em condições externas. Com um feixe de 25 metros, esse dispositivo é convenientemente compacto e capaz de funcionar em qualquer condição climática, além disso, a origem doméstica do mecanismo teve um efeito positivo sobre o seu custo. Das desvantagens, vale destacar a curta duração da bateria (não mais de 3 horas) e relevância apenas para pequenos projetos.
- Conjunto Bosch PLL 360 - um representante de uma das marcas mais famosas de equipamentos versáteis (incluindo construção), um dos melhores níveis lineares. O nome da empresa, neste caso, não é uma frase vazia, porque a precisão das medições, em média, é visivelmente maior do que qualquer outra unidade semelhante. Entre as vantagens, vale destacar também a possibilidade de girar 360 graus. Infelizmente, existem algumas limitações: em primeiro lugar, este é um dispositivo especialmente para salas pequenas, porque o alcance do feixe aqui é de apenas 20 metros, e em segundo lugar, se você precisar substituir a bateria, você precisa de uma peça do mesmo fabricante - análogos do mesmo tamanho não funcionarão.
- Conjunto de combinação Condtrol xliner É considerado um nível de ponta para os profissionais, pois ao mesmo tempo também desempenha as funções de prumo e construtor de eixos. Depoimentos indicam que esta é uma máquina universal para medições de qualquer tipo. O fabricante garantiu que o consumidor não precisasse de nada - o equipamento aqui também é do mais alto nível. Além disso, a unidade está adaptada para trabalhar em condições extremas - mesmo os invernos rigorosos da Rússia não tem medo disso.
Não haveria absolutamente nada a criticar neste modelo se a mais alta qualidade não custasse tanto, embora tal despesa, é claro, pague nas mãos de um especialista.
- Kapro 895 todas as linhas considerado um dos melhores níveis de laser entre os modelos que também são equipados com fio de prumo. Esta é uma ótima ferramenta para a futura reforma de um apartamento - ela oferece muitos verticais, para que o acabamento e a instalação das tomadas fiquem perfeitos. A presença de um fio de prumo e a capacidade de girar 360 graus permitem que você marque rapidamente toda a sala sem reorganizar a estrutura. Este último é muito importante, porque a unidade é grande e pesada. A propósito, vai custar um belo centavo para o futuro proprietário.
Como escolher?
O nível é uma ferramenta extremamente importante, a capacidade de um edifício (ou mesmo de seus reparos) resistir o máximo possível depende de suas leituras, e mesmo medições incorretas podem até levar ao desastre.
Portanto, o nível deve ser escolhido com sabedoria - a fim de investir no orçamento, atingir a qualidade normal e ao mesmo tempo não pagar a mais por coisas desnecessárias.
Um dos erros mais importantes da maioria dos consumidores inexperientes é o desejo de adquirir o dispositivo da mais alta qualidade e mais potente. Em um ambiente doméstico, a unidade geralmente é necessária apenas para reparos internos, o que significa que você não precisa mais se concentrar no comprimento do feixe longo e até mesmo um modelo barato serve. Além disso, em cômodos que não são muito grandes nas condições de um apartamento doméstico comum, os erros angulares geralmente não saem da escala, então não há necessidade de perseguir uma precisão excepcional - deixe os construtores de objetos de grande escala fazerem isso.
Na verdade, ao escolher um nível óptico para um nível doméstico, você apenas tem que inspecionar para ver se há danos ao gabinete, bem como verificar a exatidão do nível embutido em qualquer outro nível - essa é a escolha completa.
É outra questão se você está ativamente envolvido na construção, inclusive em áreas abertas, e entende que é necessário comprar pelo menos um dispositivo semiprofissional. Aqui o aumento de qualidade e características já é muito mais sério, por isso é importante adquirir um bom nível que não o decepcione e que tenha todas as funcionalidades necessárias.
Preste atenção aos seguintes critérios ao escolher equipamentos caros.
- A presença de raios adicionais. O dispositivo mais simples oferece apenas dois deles - um para vertical e horizontal. Raios adicionais emanam de fontes nas laterais do corpo principal, graças a eles, você pode construir uma malha simples que irá compor um conceito de topografia de superfície de forma rápida e eficiente.
- Alcance de brilho. Consumidores inexperientes podem ter ouvido que o feixe de laser realmente atinge um pouco mais longe do que está escrito nas especificações de cada modelo específico. Isso é verdade, mas a radiação de luz tem a propriedade de se expandir gradualmente para os lados, portanto, mesmo um ponto de laser estreito a uma grande distância começa a se espalhar.
Tendo ultrapassado a distância indicada nas instruções, poderá ver a malha de que necessita, mas o fabricante já não se responsabiliza pelo seu correto desenho.
- Sistema autonivelante. Medições precisas só são possíveis se o nível estiver perfeitamente nivelado. Isso pode ser feito manualmente, mas é a manipulação das configurações preliminares que torna o trabalho do operador difícil, trabalhoso e lento.
Ter o implemento com autonivelamento economizará tempo e complicações e aumentará a precisão do nivelamento.
- Ângulo de varredura do feixe. De acordo com a maioria dos profissionais, 110-130 graus é o ideal.
- Fonte de energia. A prática mostra que para a fonte de alimentação do nível, não é tanto a capacidade de trabalhar por muito tempo que é importante, mas a extrema simplicidade, que permite substituir essa peça a qualquer momento - esse recurso torna o dispositivo quase eterno. Enquanto para a maioria das outras ferramentas, as baterias não são muito desejáveis como fonte principal de energia, para um nível que consome pouca energia, elas são adequadas - desde que pertençam a um padrão universalmente disponível.
- Acessórios necessários. O nível em si é inútil - pelo menos também precisa de um tripé, assim como alguns outros dispositivos. Seria bom se o fabricante se encarregasse de montar um conjunto completo para você - dessa forma, você economizará dinheiro na compra no atacado e terá cem por cento de confiança na compatibilidade total de todos os elementos. Além de um tripé, óculos de proteção a laser podem ser uma adição útil ao conjunto - eles protegem seus olhos e permitem que você veja o feixe melhor em más condições climáticas. Você também não pode prescindir de vários clipes em forma de prendedores de roupa ou fechos magnéticos.
Não é necessário escolher a unidade com o conjunto mais generoso - talvez você nunca precise de alguns componentes em sua vida, mas comprar o mesmo conjunto separadamente custará mais caro.
- Características do caso. Se você está adotando uma técnica cara e muito delicada, é importante escolher um modelo o mais protegido possível de quaisquer problemas.A marcação IP54 é considerada a melhor de seu tipo - o nível dessa classe não tem medo de poeira ou umidade, ela pode funcionar em um canteiro de obras empoeirado, mesmo na chuva. Fabricantes atenciosos executam modelos caros em uma caixa à prova de choque, e até mesmo com almofadas de amortecimento - no caso de uma unidade cair, essas características aumentam muito a chance de sobrevivência do dispositivo. O ideal seria uma performance com amortecedores internos - com eles valiosos eletrônicos definitivamente permanecerão em ordem.
Regras operacionais
Um nível é essencial para o nivelamento adequado do local, mas não terá utilidade se não for usado corretamente. Um dos pré-requisitos que devem ser cumpridos é a chamada condição geométrica principal do nível. Ele pode ser descrito em algumas teses simples.
- Posição horizontal deve ser estritamente ajustado ao nível de bolha. Instalado o dispositivo sobre um tripé, ele é direcionado em uma direção e com o auxílio de parafusos é alinhado de forma que a bolha de ar fique exatamente no ponto zero. Depois disso, o telescópio, junto com o nível, é girado 180 graus, e a bolha deve permanecer onde estava - se estiver, o primeiro ponto está completo. Caso contrário, o operador, usando parafusos e outros fixadores de ajuste, deve garantir que a bolha esteja no local especificado e não se mova.
- Posição vertical é necessário verificar o fio de prumo. Para a pureza do experimento, aquele é suspenso em local seguro e protegido de correntes de ar e vento, enquanto o instrumento deve ser pesado para ser minimamente suscetível a quaisquer fatores externos. O nível é instalado a uma distância de 20-25 metros do fio de prumo suspenso e sua posição é verificada contra a linha vertical da grade. Se houver um desvio de pelo menos 0,5 mm, a unidade requer mais ajustes.
Além disso, você deve seguir algumas outras regras ao trabalhar com a ferramenta. Existem duas táticas principais para trabalhar com a unidade - os chamados métodos "avançados" e "do meio". No primeiro caso, o nível é instalado em um determinado ponto de partida, sua altura acima do nível do solo é medida e já com base nesses indicadores são tiradas conclusões sobre a diferença de altura dentro do local. O segundo método é um pouco mais comum, sua essência é colocar o dispositivo no meio entre dois pontos, cada um dos quais deve ser avaliado.
Configurando o tripé
Na maioria dos casos, você deve usar o método de medição “do meio”, porque o tripé é colocado aproximadamente à mesma distância dos pontos extremos da linha. Os parafusos nas pernas podem ser estendidos em qualquer largura, podendo o operador escolher a altura do aparelho - este momento é importante para a comodidade da equipe e, portanto, afeta a qualidade das medições.
Tendo encontrado uma altura conveniente, os parafusos são apertados, fixando o tripé na posição selecionada, e só depois o próprio nível é fixado na cabeça do tripé. A posição das pernas do tripé depende das características do relevo, mas a cabeça deve ficar na horizontal - para isso pode ser ajustada com parafusos, verificando o nível do dispositivo.
Instalação e calibração do nível
O processo de instalação é geralmente intuitivo - há um parafuso de fixação especial na base nivelante, com o qual a unidade é fixada com segurança no suporte. Depois disso o operador deve mais uma vez certificar-se de que o próprio nível está em uma posição estritamente horizontal em todos os planos, tendo alcançado o cumprimento da condição geométrica principal... Antes de iniciar o trabalho, é necessário verificar novamente o funcionamento correto de todas as ópticas e verificar novamente se a posição do instrumento está perfeitamente ajustada. É estritamente proibido começar a nivelar sem esta precaução.
Focalizando a unidade ótico-mecânica
Focar corretamente é metade da batalha nessas dimensões. Primeiro você precisa se certificar de que a unidade está na posição horizontal: guiando os parafusos de levantamento, o operador deve encontrar uma tal posição do nível embutido, em que a bolha de nível estaria exatamente no meio, e fixar esta posição.
Em seguida você precisa foco óptico, qualquer superfície vertical nas proximidades é adequada para este propósito. O telescópio é direcionado para ele e o anel da ocular é girado até que uma visibilidade clara do retículo seja alcançada. Em seguida, o nível é transferido para o trilho e, com a ajuda de um parafuso focalizador especial, a visibilidade da escala também é ajustada.
Outra tarefa importante é centralizar o nível. Para isso, é instalado no ponto de partida da linha, como seria com o método de trabalho "forward". Os parafusos de fixação são afrouxados até que o operador procure a posição do instrumento em que será ajustado exatamente ao prumo suspenso vertical. Depois disso, é necessário apertar os parafusos com cuidado, verificando constantemente se a posição da ferramenta não se perde devido à atividade do operador.
Medição e captura de dados
Definir o nível de trabalho "do meio" geralmente mostra resultados mais precisos, portanto, se possível, esse método deve ser preferido. Tendo encontrado o ponto médio entre os dois extremos e tendo preparado o instrumento de acordo com as instruções acima, uma haste de medição é instalada no ponto, que deve coincidir com a vertical do retículo.
O nível é instalado sequencialmente em ambos os lados da vareta de medição instalada, as leituras são feitas em ambas as direções - isso permite que você minimize a probabilidade de erro. Os resultados da medição devem ser registrados imediatamente após a sua realização; na medição bilateral acima descrita, a média aritmética é considerada o resultado final.
Para obter informações sobre como usar o nível corretamente, consulte o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.