Nível rotativo: princípio de operação, classificação de modelos e dicas para escolha

Contente
  1. Para que é necessário?
  2. Especificações técnicas
  3. Princípio de operação
  4. Revisão dos melhores modelos
  5. Como escolher?

Nenhum trabalho de construção ou reparo é executado sem as medidas necessárias. Para obter parâmetros precisos do terreno, muitos instrumentos de medição foram inventados, formando um grupo de instrumentos geodésicos. Um deles era o nível. Como seus outros "companheiros de loja", ele estava constantemente desenvolvendo e melhorando, surgindo variedades mais precisas. Isso inclui um nível rotativo, que torna as medições muito mais fáceis.

Neste artigo, iremos dizer-lhe em detalhes para que é utilizada esta ferramenta, quais as características técnicas que possui e com que princípio funciona, bem como como escolher o nível e a que fabricantes prestar atenção.

Para que é necessário?

O nível é um dispositivo altamente especializado e, ao contrário de alguns teodolitos, possui uma gama de aplicações não tão ampla. Sua principal tarefa é medir a altura de vários pontos na superfície. Assim, determina-se o grau de desnível do relevo. Esses dados são extremamente importantes na construção de edifícios. Além disso, com a ajuda de um nível, a qualidade da construção concluída ou dos trabalhos de reparo é avaliada.

Hoje, existem três tipos principais de níveis.

  • Ótico - o primeiro tipo de níveis, que se distingue pela sua simplicidade de design. Equipado com lentes para fazer medições. Você precisa aprender como usar esses dispositivos. Mas os modelos ópticos são os mais acessíveis.
  • Digital - um tipo de níveis mais moderno e fácil de usar. Distingue-se pela presença de elementos eletrônicos, como display e memória embutida, que permitem salvar os dados recebidos.
  • Laser - o tipo de níveis mais avançado até o momento. Possui um alto nível de precisão que não depende da habilidade do operador. É muito procurado entre os construtores profissionais.

Os níveis de laser, por sua vez, são divididos em mais três subtipos:

  • linear;
  • apontar;
  • rotativo.

    Vamos falar sobre o último tipo de aparelho. Funciona com o mesmo princípio do seu antecessor, mas está equipado com um motor elétrico. O motor permite que você mova o nível mais rápido e mais suavemente, porque "giratório" significa girar.

    Especificações técnicas

    O mais importante no nível são seis partes estruturais, que são necessários para uma medição competente e precisa de alturas.

    • Sistema óptico - um dos elementos mais importantes. As lentes permitem que você construa um feixe de uma certa espessura e o projete em longas distâncias.
    • Mecanismo regulador - necessário para definir o nível no solo. Modelos sofisticados e modernos são equipados com um sistema de detecção automática de ângulo de deflexão, o que simplifica ainda mais a operação do dispositivo.
    • Elementos de controle - estão disponíveis para todos os tipos de níveis de laser; no entanto, os dispositivos rotativos têm uma variedade de funções. Apesar disso, é bastante simples compreender a gestão - basta ler as instruções.
    • Emissor de luz - representado por um LED embutido que projeta um feixe em um plano. LEDs de alta potência são usados ​​para medições de longa distância. No entanto, eles consomem a carga de energia mais rapidamente e fazem com que a máquina aqueça. Um nível pode ter de um a três LEDs ao mesmo tempo.
    • Baterias - são necessários para a operação de longo prazo do nível, uma vez que os instrumentos rotativos são autônomos. Esta função é geralmente desempenhada por baterias tipo dedo ou baterias removíveis, cuja carga dura até 10 horas de operação contínua. Níveis poderosos requerem simultaneamente várias fontes de energia: separadamente para o motor elétrico e LEDs.
    • Controladores de rotação - permitem que você ajuste a velocidade de rotação da cabeça móvel para uma tarefa específica.

      Além disso, o nível de laser rotativo possui acessórios adicionais no kit, incluindo consoles, alvos e óculos, que facilitam a operação do dispositivo.

        Cada modelo do nível possui sua própria descrição técnica, que detalha suas características. Esses incluem:

        • precisão final;
        • a magnitude do erro;
        • distância máxima;
        • cor do feixe;
        • recursos e capacidades disponíveis.

        Agora que você tem uma ideia dos parâmetros de nível do laser e de seus elementos estruturais, podemos passar a descrever o funcionamento do dispositivo.

        Princípio de operação

        Como mencionamos acima, o princípio de operação do nível rotativo é semelhante ao da versão pontual. Mas ainda assim eles têm muitas diferenças, então não faz sentido compará-los. Instrumentos rotativos são usados ​​para medições externas. Spot são usados ​​para medições internas. Eles não são protegidos de poeira, sujeira e umidade, por causa do feixe fraco, é difícil identificar a projeção, e o alcance raramente ultrapassa os 20 metros.

        Vamos dar uma olhada nas vantagens de um nível rotativo em relação aos modelos analógicos:

        • a capacidade de medir 360 graus em torno do nível;
        • medição em 3 planos diferentes;
        • longo alcance de medição, que pode chegar a 1000 metros;
        • a capacidade de controlar o dispositivo usando o controle remoto;
        • peso comparativamente baixo, facilitando a operação.

          Ele também tem algumas desvantagens. No entanto, não há tantos deles, e eles não são tão significativos. Primeiro, quanto maior a distância de projeção, maior o erro. E em segundo lugar, o preço é bastante alto. Os lasers rotativos são considerados o tipo mais caro. Mas o custo é totalmente pago por muitos recursos úteis.

          O nível deve ser posicionado corretamente antes de fazer as medições. Pode ser montado em um tripé ou haste. O primeiro é usado na rua, o segundo - dentro de edifícios. A segunda etapa importante é o alinhamento. É produzido de acordo com o nível de água embutido. Modelos profissionais caros são equipados com uma função de nivelamento automático. Agora você pode ligar o nível.

          Se estiver OK, o LED vermelho ou verde acenderá. Se o instrumento for reposicionado, o procedimento de alinhamento deverá ser repetido.

          A medição é realizada pela interação do LED, lente e motor. Quando a eletricidade é aplicada, os fótons são gerados entre os semicondutores. Eles saem por um orifício especial na zona tampão, alinhando a viga. É necessária uma lente para focar esse feixe de modo que não seja espalhado à distância. O plano do laser é criado girando continuamente o LED em torno de seu eixo. Sua velocidade de rotação é de 600 rpm.

          O princípio de operação pode parecer assustador, mas a maioria dos processos é automática. O operador só precisa saber o básico para operar um nível rotativo.

          O dispositivo a laser permite que você execute os seguintes tipos de trabalho:

          • colocação de telhas;
          • instalação de drywall;
          • colar papel de parede;
          • obras de eletrificação;
          • fabricação de móveis.

            Em alguns casos, o nível pode substituir outros instrumentos de levantamento, como o teodolito. Ele pode ser usado para medir ângulos horizontais no solo. No entanto, os resultados obtidos não são tão precisos. Os construtores profissionais têm simultaneamente todos os instrumentos de medição necessários em seu arsenal.

            Revisão dos melhores modelos

            Por falar nos melhores fabricantes de níveis, a primeira coisa a mencionar é Empresa alemã Bosch, que é conhecida em todo o mundo pela produção de eletrodomésticos de alta qualidade e outros dispositivos eletrônicos. Na verdade, o escopo desta empresa é muito mais amplo: inclui também automotivo, industrial, tecnologia de construção, etc.

            A Bosch produz alguns dos melhores modelos de nível.

            Mas não se pode dizer que os alemães monopolizaram o mercado de instrumentos de medição. Alguns fabricantes não são muito inferiores a eles em termos de qualidade de seus equipamentos.

            Aqui estão os melhores modelos de níveis giratórios.

            • Conjunto Bosch GRL 300 HVG - o dispositivo mais popular em muitas áreas. Contém quase todas as funções disponíveis hoje. Muito preciso, a margem de erro é mínima. O comprimento de projeção do avião é de 150 metros. O comprimento de onda é de aproximadamente 530 milímetros. O custo começa em 90 mil rublos.
            • DeWalt DW 079 PKH - em termos de número de funções é inferior ao modelo anterior, mas supera em outros parâmetros. Por exemplo, o comprimento de onda é maior que 630 milímetros e o comprimento de projeção do avião é de 300 metros. Tal como o nível da Bosch, está equipado com uma função de nivelamento automático. O preço é quase o mesmo.
            • Bosch GRL 250 HV - um modelo mais barato e menos potente, mas não menos preciso. Funciona a uma distância de até 250 metros. O comprimento de onda é de 635 milímetros. O design inclui dois LEDs. O custo é ligeiramente superior a 50 mil rublos.
            • ADA Cude 360 - uma opção acessível com uma potência média por pouco dinheiro. O alcance de trabalho é de apenas 20 metros, o que é suficiente para uma construção em pequena escala. O erro é um pouco maior do que em modelos caros. Mas o preço médio é de apenas 10 mil rublos.
            • Sokkia LP415 - modelo com boa proteção da cabeça do laser. O intervalo de medição é 150 metros. Inclui um controle remoto, o que facilita muito a operação.
            • ADA Topliner 3x360 - pode construir aviões em todas as direções ao mesmo tempo. O erro é pequeno e o alcance operacional é de 20 metros. O preço é ligeiramente superior ao do modelo anterior deste fabricante - 30 mil rublos.

            Também recomendamos prestar atenção aos níveis dos fabricantes Hilti, Infiniter e Control. Eles têm um bom desempenho e um preço muito razoável.

            Como escolher?

            Claro, os fabricantes e marcas acima representam apenas uma pequena parte dos níveis disponíveis no mercado atual. Se você decidir encontrar o modelo que mais se adapta a você, confira nossas dicas. O custo para esses dispositivos começa em 9 mil rublos e pode chegar a 300 mil.

            É importante ter todos os recursos necessários, mas também não pagar a mais por recursos desnecessários.

            Ao escolher, considere os seguintes parâmetros:

            • erro - todos os modelos possuem, escolha aquele que for inferior;
            • comprimento de onda - determina a visibilidade do feixe em longas distâncias;
            • faixa de medição - para uso doméstico, uma grande faixa não é necessária, além disso, o custo do nível depende disso;
            • baterias - dispositivos com baterias recarregáveis ​​integradas mantêm a carga por mais tempo;
            • proteção - protege os principais elementos do pó e da umidade, modelos com baixo nível de proteção não podem ser utilizados ao ar livre;
            • limite de temperatura - determina em que temperatura do ar o nível pode ser usado ao ar livre.

              O conjunto completo de diferentes modelos também pode variar. Ferramentas adicionais incluem bolsas de armazenamento e transporte, controles remotos, receptores, carregadores de bateria e tripés. Em alguns casos, você terá que comprar tudo isso separadamente, mas os níveis mais caros costumam ter tudo no kit.

              É importante notar também que, de acordo com alguns compradores, os raios verdes são mais distinguíveis quando medidos do que os vermelhos.

              Se você decidir levar a sério as obras de construção, por exemplo, em seu site, um nível rotativo será de grande ajuda para você. Agora você já sabe o suficiente para escolher o dispositivo certo e colocá-lo em prática corretamente.

              O vídeo a seguir fornece uma visão geral do laser rotativo FIRECORE FRL 500HR (207A).

              sem comentários

              O comentário foi enviado com sucesso.

              Cozinha

              Quarto

              Mobiliário