Tudo sobre níveis ópticos
O nível ótico (ótico-mecânico) (nível) é um dispositivo praticado em obras geodésicas e de construção, que permite detectar a diferença de altura entre pontos de um plano. Em outras palavras, este dispositivo permite medir o desnível do plano que você deseja e, se necessário, nivelá-lo.
Dispositivo e características
A estrutura da massa avassaladora dos níveis ótico-mecânicos é semelhante e difere principalmente pela presença ou ausência de um anel metálico plano rotativo (dial), o que torna possível reconhecer ângulos em uma superfície horizontal com uma precisão de 50% e características no design de alguns componentes. Vamos analisar a estrutura e como funciona a camada óptica comum.
O elemento básico do dispositivo é um tubo óptico (telescópio) com sistema de lentes, capaz de mostrar objetos de observação em uma visão ampliada com uma ampliação de 20 vezes ou mais. O tubo é fixado em um leito giratório especializado projetado para o seguinte:
- fixação em um tripé (tripé);
- colocar o eixo óptico do dispositivo na posição exatamente horizontal, para isso a cama é equipada com 3 "pernas" ajustáveis verticalmente e um ou 2 (em amostras sem ajuste automático) níveis de bolha;
- orientação horizontal precisa, que é feita por volantes emparelhados ou individuais.
Conforme mencionado acima, para algumas modificações, a cama possui um círculo especial (anel de metal plano) com divisões em graus (mostrador, escala), o que permite medir ou criar uma projeção de ângulos espaciais sobre uma superfície horizontal (ângulos horizontais) . No lado direito do tubo há um volante usado para ajustar a clareza da imagem.
O ajuste da visão do usuário é feito girando o anel de ajuste na ocular. Se você olhar pela ocular do telescópio do aparelho, verá que, além de ampliar o objeto observado, o aparelho aplica uma escala de linhas finas (retículo ou retículo) à sua imagem. Ele cria um padrão cruciforme de linhas horizontais e perpendiculares.
Equipamentos e equipamentos auxiliares
Além do dispositivo em si, para as medições precisamos do tripé acima, bem como de uma haste graduada especializada para as medições (haste de medição). As divisões são faixas de 10 mm de largura alternadas em vermelho e preto. Os números no trilho estão localizados com uma diferença entre 2 valores adjacentes de 10 centímetros, e o valor da marca zero ao final do trilho em decímetros, ao mesmo tempo os números são mostrados em 2 dígitos. Então, 50 centímetros é marcado como 05, o número 09 significa 90 centímetros, o número 12 é 120 centímetros e assim por diante.
Para maior conforto, as marcas de 5 centímetros de cada decímetro também são conectadas por uma faixa perpendicular, de forma que absolutamente todo o trilho é marcado com símbolos na forma da letra "E", retos e espelhados. Modificações antigas de níveis transferem uma imagem invertida, e um trilho especial é necessário para eles, onde os números são invertidos. O dispositivo vem acompanhado de um passaporte técnico, que certamente indica o ano, mês, a data de sua última verificação, calibração.
Os dispositivos são verificados a cada 3 anos, em oficinas especiais, sobre as quais é feita outra marcação na ficha técnica. Junto com a folha de dados, o dispositivo vem com uma chave de manutenção e um pano para limpar a ótica e uma caixa de proteção. As amostras equipadas com um mostrador são fornecidas com um prumo para instalação exatamente no ponto necessário.
Especificações
Para os níveis óptico-mecânicos, foi criado o GOST 10528-90, que contém informações sobre os dispositivos, principais características e tipos, especificações técnicas e métodos de verificação. De acordo com GOST, qualquer nível óptico-mecânico pertence a uma das classes apropriadas.
- Alta precisão. A raiz do erro quadrático médio do valor ajustado por 1 quilômetro de viagem não é superior a 0,5 milímetro.
- Preciso. O desvio não é superior a 3 milímetros.
- Técnico. O desvio não é superior a 10 milímetros.
Material de fabricação
Os tripés para instrumentos são feitos, via de regra, de alumínio, já que esse metal tem uma massa pequena, mas ao mesmo tempo tem uma grande resistência. Essas características afetam positivamente o conforto de transporte do equipamento. Além do mais, o material para os tripés é madeira, porém o preço é mais alto, porém a estabilidade é mais confiável... Os pequenos minitripés são feitos principalmente de fibra de vidro. Os próprios dispositivos devem ser de alta resistência. A este respeito, para a produção de amostras de alta qualidade do caso, principalmente de metal ou plástico especializado é usado. Os detalhes de configuração, por exemplo, os parafusos podem ser feitos de plástico ou metal.
Dimensões e peso
Levando em consideração o tipo de dispositivo, bem como o material de que é feito, o peso aproximado pode ser de 0,4 a 2 quilos. As amostras óptico-mecânicas pesam aproximadamente 1,2 - 1,7 kg. Ao usar um equipamento auxiliar, por exemplo, um tripé, o peso aumenta para 5 kg ou mais. Dimensões aproximadas dos níveis óptico-mecânicos:
- comprimento: de 120 a 200 milímetros;
- largura: de 110 a 140 milímetros;
- altura: de 120 a 220 milímetros.
Princípio da Operação
O principal princípio usado no projeto de todos os tipos de dispositivos é a transmissão de um feixe horizontal à distância necessária para seu uso real. Este princípio é utilizado através da implementação da correlação de condições geométricas e um conjunto de meios técnicos para a transmissão de informações na forma de um sinal óptico na estrutura de nível.
Vantagens e desvantagens
Se compararmos o dispositivo ótico-mecânico com outros dispositivos semelhantes de diferentes tipos, então ele tem um número bastante grande de qualidades positivas. O mais importante deles é uma relação qualidade-preço aceitável. O dispositivo tem um preço relativamente baixo, porém é caracterizado pela boa precisão. Uma vantagem adicional é a presença de um compensador (não para todos os dispositivos), que monitora constantemente o eixo óptico na posição horizontal.
O tubo óptico auxilia no correto direcionamento do objeto da filmagem. O nível do líquido permite manter a orientação do dispositivo sob controle durante as medições, o que permite determinar a exatidão das medições no local. A principal vantagem do dispositivo é a capacidade de usá-lo a distâncias bastante grandes. A precisão não se deteriora com o aumento da distância de medição.
As desvantagens do dispositivo podem ser atribuídas ao seu funcionamento na presença de 2 pessoas. Somente sob tais condições é possível encontrar os dados corretos. Além disso, as desvantagens incluem uma verificação estável do dispositivo ótico-mecânico, ou melhor, sua posição de trabalho. Este dispositivo precisa de monitoramento constante por meio de um nível. Outra pequena desvantagem do dispositivo é seu alinhamento manual.
Avaliação das melhores modelos
Segundo especialistas, o melhor nível ótico-mecânico é o BOSCH GOL 26D, que se destaca pela alta qualidade de acabamento e excelente ótica alemã. Fornece imagens de alta qualidade e alta precisão de medição. Além disso, essas amostras foram incluídas na classificação.
- IPZ N-05 - um modelo de precisão, que é usado no curso de levantamentos e testes geodésicos, se requisitos maiores forem impostos ao resultado.
- CONDTROL 24X - um dispositivo popular para medições precisas e rápidas. Praticado durante as atividades de construção e reforma. Equipado com zoom 24x, o que permite trabalhar em grandes áreas. Ao mesmo tempo, o dispositivo garante dados extremamente corretos - um desvio não superior a 2 milímetros por 1 quilômetro da elevação média.
- GEOBOX N7-26 - uma excelente solução para operação em áreas abertas. Destaca-se por sua alta resistência a solicitações mecânicas, umidade e poeira. Oferece uma imagem nítida, possui um sistema ótico eficiente.
- Instrumentos ADA Ruber-X32 - um bom dispositivo óptico com uma caixa emborrachada para uso em uma ampla variedade de condições climáticas. Equipado com fios reforçados para reduzir os danos causados por quedas. O pacote inclui um parafuso de cobertura especializado para prender a junta de expansão durante o transporte. Garante uma mira precisa e um visor de pré-visão integrado.
Como escolher?
O principal passo na compra de um nível ótico-mecânico deve ser o estudo do mercado de construção e dispositivos geodésicos que atendam às características e condições de trabalho exigidas. O seguinte descreve os principais aspectos da escolha do dispositivo certo na extensa lista de sortimento disponível.
- Freqüentemente, o primeiro aspecto da escolha não é a funcionalidade do dispositivo, mas seu preço. Concentrando-se nas modificações mais econômicas, o consumidor corre o risco de adquirir um dispositivo de baixa qualidade com o menor conjunto de opções e precisão de medição não confiável. A relação ideal de preço e qualidade na maioria dos casos é aceitável.
- Configuração de nível e necessidade da presença de compensador no mesmo. O compensador é um prisma ou espelho suspenso no sistema óptico para manter a linha horizontal da linha do cabelo quando o dispositivo é inclinado dentro da faixa especificada. O amortecedor amortece a oscilação acidental ou iniciada externamente do compensador. Ao comprar um dispositivo com compensador, não são tanto as peculiaridades de sua estrutura, entre as quais existem soluções técnicas realmente originais, que a qualidade de sua implementação pelo fabricante não é de pouca importância.
- A qualidade das peças e mão de obra. Uma característica do dispositivo ótico-mecânico é que não há nada especialmente a quebrar em sua estrutura. Um defeito de fabricação, se houver, será detectado durante as primeiras medições e o dispositivo será substituído. Empresas renomadas garantem a excelente qualidade de seus próprios produtos, expressando isso no preço do produto. Ao comprar no revendedor, é necessário verificar a suavidade do ajuste dos parafusos-guia e obter imediatamente o suporte de um especialista altamente qualificado.
- Precisão, multiplicidade e outros parâmetros técnicos dependem novamente do tipo de trabalho futuro. Os níveis ópticos e mecânicos com um compensador integrado e um sistema de amortecimento de vibração magnética são considerados mais precisos.
- Ao comprar um dispositivo, é necessário saber se existe um certificado de verificação (quando, na verdade, é necessário), pois às vezes o preço da operação de verificação está incluso no preço final do dispositivo, tornando-o mais caro adequadamente.
- Ao comprar um dispositivo de uma das marcas populares, será útil descobrir a localização da organização mais próxima que fornece serviços de suporte e manutenção.
- A disponibilidade de documentos técnicos legíveis e detalhados sobre as configurações e não causa problemas no uso do dispositivo.
Como usar?
O trabalho é realizado por 2 pessoas: uma - especificamente com o dispositivo, posicionando, apontando para o objeto - uma régua, lendo e inserindo valores, e a outra com uma régua métrica, arrastando e posicionando de acordo com as instruções da primeira, observando sua perpendicularidade. O primeiro passo é encontrar um local para instalar o dispositivo. O local mais adequado é no centro da área a ser medida. Um tripé é colocado na área selecionada. Para obter uma posição horizontal nivelada, afrouxe as braçadeiras das pernas do tripé, monte a cabeça do tripé na altura necessária e aperte os parafusos.
O nível é colocado e fixado com um parafuso de fixação em um tripé. Girando os parafusos de levantamento do dispositivo, usando o nível, você precisa alcançar o posicionamento horizontal do nível. Agora você precisa se concentrar no objeto. Para isso, o telescópio deve estar apontado para a mira, girando o volante para tornar a imagem o mais nítida possível, a nitidez do retículo é ajustada com o anel de ajuste na ocular.
Quando for necessário medir a distância de um ponto a outro, ou para retirar os eixos da estrutura, então a centralização é realizada. Para fazer isso, o dispositivo é colocado sobre a ponta e um fio de prumo é enganchado no parafuso de montagem. O dispositivo é movido ao longo da cabeça do tripé, enquanto o fio de prumo deve estar localizado acima do ponto, então o nível é fixo.
Depois de instalar e configurar o dispositivo, você pode começar a explorar. A haste é colocada no ponto inicial, as leituras são feitas ao longo da rosca central da malha do telescópio. As leituras são registradas no livro de campo. Em seguida, a equipe se move para o ponto medido, o processo de leitura das leituras e registro da contagem é repetido. A diferença entre as leituras dos pontos iniciais e medidos será o excesso.
Para obter informações sobre como usar o nível óptico corretamente, consulte o vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.