Redutor do trator de passeio "Neva MB-2": diagrama e dispositivo, finalidade e regras de funcionamento

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Composição
  3. Nuances de aplicação
  4. Possíveis avarias

A caixa de velocidades é um componente indispensável de qualquer técnica em que se utilize um motor, pois sem ela a transmissão do movimento rotativo é impossível. Estruturalmente, esse elemento nos tratores walk-behind Neva-MB-2 é semelhante às peças utilizadas em outros equipamentos, mas para aprender mais sobre ele é necessário estudar o assunto com mais detalhes.

Peculiaridades

Uma unidade de corrente de engrenagem é instalada no projeto do trator de passeio, cuja principal tarefa é a transmissão do movimento rotacional e, portanto, a alteração da velocidade de rotação das fresas. É graças à caixa de câmbio da polia acionada que a ação mecânica é transmitida às rodas do equipamento, por meio da qual a velocidade e o sentido mudam.

Dentro da carcaça existe óleo, necessário para garantir o funcionamento do redutor. O elemento está contido em um invólucro robusto e selado. Seu diagrama cinemático consiste em uma cadeia e duas estrelas localizadas em direções opostas. O inferior é denominado acionado, pois fica no eixo e aciona todo o sistema do trator de passeio.

Composição

A caixa de velocidades do trator de passeio inclui as seguintes peças importantes:

  • parafusos;
  • rolamentos;
  • eixos;
  • asteriscos;
  • quadro;
  • buchas;
  • alavancas de mudança;
  • rodas de engrenagem;
  • eixo;
  • embreagem;
  • semi-eixos;
  • pagar;
  • Primavera.

Esses não são todos os elementos que estão envolvidos no projeto da caixa de câmbio, mas são os principais. A falha de um deles leva à perda de desempenho e reparos subsequentes.

Em comparação com uma engrenagem helicoidal, a corrente de engrenagem é mais confiável. É conveniente e fácil de operar e pode suportar a função reversa. Via de regra, trata-se de um projeto desmontável, onde todos os elementos são conectados uns aos outros por parafusos, graças aos quais é possível inspecionar o estado das correntes e engrenagens, se necessário. Essas caixas de engrenagens são instaladas em grandes tratores de passeio, que precisam de uma unidade forte e confiável para transmitir força às rodas e aos cortadores.

A causa mais simples e comum de quebra é a quebra ou alongamento da corrente, mas qualquer usuário pode consertar o problema sem entrar em contato com um centro de serviço.

Nuances de aplicação

Para que o usuário tenha que lidar com uma avaria do trator de passeio o mais raramente possível, é necessário monitorar o funcionamento não apenas do motor, mas também da caixa de câmbio. Os especialistas aconselham sobre os requisitos básicos que devem ser observados durante a operação.

  • É importante usar apenas óleo de alta qualidade e, ao mesmo tempo, verificar regularmente a sua presença no interior do elemento. Segundo a GOST, o TAD-17I ou um análogo, que também pode ser facilmente encontrado nas lojas - o TAP-15V, é ideal para esta caixa de câmbio.
  • A troca completa do óleo deve ser realizada após o relógio da motocicleta acertado pelo fabricante. As instruções para os usuários indicam que a troca deve ser feita 30 horas após a primeira partida do trator walk-behind e, posteriormente, após 150 horas.
  • Se o trator portátil for armazenado, todos os fluidos de trabalho serão removidos e os elementos móveis necessários serão lubrificados.
  • Periodicamente, o usuário deve verificar o grau de tensão da corrente da engrenagem. Se ceder, é substituído por um novo, uma vez que este elemento não pode ser reparado.
  • A substituição da caixa de vedação pode ser feita de forma independente, graças ao design totalmente dobrável da unidade descrita.

Possíveis avarias

    Vale a pena dizer que a caixa de câmbio do trator Neva-MB-2 é reparada de forma rápida e fácil. Isso é possível devido ao fato de que você sempre pode encontrar peças de reposição para ele no mercado. Essa necessidade surge quando os seguintes sintomas aparecem:

    • óleo começa a aparecer no eixo de saída;
    • a corrente está presa;
    • nenhuma conexão cinemática;
    • nenhuma mudança de marcha.

    Em todos esses casos, é necessário desmontar e inspecionar a caixa de engrenagens. Se houver vazamento de óleo, o problema pode ser eliminado simplesmente substituindo o manguito, que pode perder suas qualidades originais com o tempo. O travamento está sempre associado a uma corrente quebrada, portanto, esse problema só pode ser eliminado por uma substituição completa. Se este elemento estiver intacto, mas não houver conexão cinemática, você deve prestar atenção às engrenagens presentes no projeto. Um deles pode quebrar.

    Na ausência de uma mudança de marcha, um cracker é inspecionado, que pode ser destruído. Às vezes, a parte rosqueada da alça é cortada. Se o usuário começar a notar que foi observado vazamento de óleo no eixo de mudança, isso nem sempre é um indicador de avaria. Às vezes, o nível de óleo permitido na caixa de engrenagens é simplesmente excedido. O excesso só precisa ser drenado.

    Vale lembrar que a inicialização e ajuste incorretos também podem levar a mau funcionamento durante o funcionamento da caixa de engrenagens, portanto o fabricante aconselha o estudo cuidadoso das instruções antes de utilizar o equipamento.

    Quebras mais complexas devem ser eliminadas apenas por especialistas, uma vez que a desmontagem inadequada da unidade por um usuário inexperiente muitas vezes leva a um problema ainda maior e à necessidade de reparos caros.

    O próximo vídeo é sobre a desmontagem e conserto da caixa de câmbio.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário