Fronhas: tipos e opções de decoração

Fronhas: tipos e opções de decoração
  1. O que é e quais são eles?
  2. Do que eles são feitos?
  3. Métodos de registro
  4. Dicas de uso
  5. Belos exemplos

As almofadas no interior desempenham um papel muito importante - na composição da roupa de cama proporcionam um sono profundo e saudável e, na forma de decorações de sofás, conferem ao design interior um toque especial e definem toques de estilo. Para que a almofada funcione o maior tempo possível, é necessária uma capa que desempenhe simultaneamente uma função protectora e seja responsável pela decoração.

O que é e quais são eles?

Existem muitos tipos de fronhas - podem ser feitas em diferentes tamanhos e em diferentes materiais, são cama e decoração, descartáveis, ortopédicas, fofas, patchwork, à prova de umidade e impermeáveis. As fronhas vêm com botões e com uma válvula - há muitas opções e a escolha depende do que você precisa para este produto.

Por forma e design

Desde o tempo das nossas mães e avós, grandes almofadas de plumas com dimensões de 70x70 cm permaneceram em muitas casas.Na era da União Soviética, um conjunto de tais acessórios de dormir estava, talvez, em todas as casas. Todos os tamanhos de cama típicos para aquele período foram guiados precisamente pelos parâmetros do travesseiro. No entanto, o progresso não para e com o desenvolvimento das relações de mercado, surgiram muitos novos modelos, que se diferenciam nas mais variadas formas e tamanhos. Hoje em dia, os travesseiros equiláteros estão gradualmente desaparecendo no fundo e produtos retangulares podem ser cada vez mais encontrados nas lojas.

Muitos travesseiros fora do padrão são produzidos - trata-se principalmente de produtos ortopédicos projetados para repetir formas anatômicas e ter um efeito de memória. Além disso, almofadas decorativas, por exemplo, almofadas de carta, conquistaram uma grande fatia do mercado - cada uma delas é costurada sob encomenda e tem sua própria forma e tamanho altamente individuais. Mas ainda assim, na maioria dos casos, as almofadas são feitas nos tamanhos 60x40 (esta é uma opção para crianças) e 70x50 cm - segundo os padrões europeus, a diferença dos lados da almofada deve ser de 20 cm. Almofadas quadradas também são costuradas, mas em Volumes menores, hoje com mais frequência que outros, podem ser encontrados produtos com dimensões de 60x60, 50x50 e 40x40 cm. Essas almofadas costumam desempenhar funções decorativas e não são utilizadas para dormir.

As fronhas também são costuradas de acordo com o tamanho das almofadas. Ao mesmo tempo, o princípio da costura no caso dos modelos quadrados e retangulares é o mesmo, a diferença está apenas no consumo do material e na construção do padrão. Mas a configuração da fronha pode variar significativamente. Para poder colocá-lo e retirá-lo o mais rápida e facilmente possível, as seguintes características de design são fornecidas nas fronhas:

  • válvula envolvente - este detalhe aparentemente simples permite-lhe manter a forma exigida da fronha e mudar as tampas com a frequência necessária;
  • o fecho de botão é um elemento funcional que pode ser facilmente transformado em um detalhe estiloso da decoração do produto;
  • o zíper oculto é uma opção bastante comum que mantém a fronha na almofada no formato desejado de forma confiável, mas ao mesmo tempo é quase invisível, por isso não distrai as famílias e seus convidados da percepção da textura e da impressão na fronha;
  • cordas - este elemento é mais frequentemente usado para almofadas decorativas.

Por nomeação

Dependendo da carga funcional, as almofadas podem ser de dois tipos.

  • Dormindo fazem parte dos conjuntos de cama e são projetados para organizar uma cama confortável. Eles cobrem os travesseiros, evitando que o enchimento (penugem, plumas ou enchimento sintético) caia e evitam que o suor e os ácaros se acumulem dentro do travesseiro. Estas almofadas são feitas de materiais de algodão ecológicos, seu estilo é consistente com o design geral do conjunto de cama. Não utiliza elementos decorativos convexos - botões, flores estampadas e bordados.
  • Decorativo as fronhas são usadas para decorar as almofadas do sofá. Eles podem ser feitos de materiais densos - tapeçaria, veludo cotelê e até peles. O objetivo principal é enfatizar o estilo da sala, adicionar toques elegantes e atrair a atenção. Almofadas como essas podem ter formas irregulares, e as fronhas costumam ser decoradas com decorações volumosas.

Do que eles são feitos?

As capas de almofada são feitas de uma grande variedade de materiais naturais, sintéticos ou mistos. Mais frequentemente do que outros, vários materiais são usados.

  • Linho - esta é uma tela natural densa, que se distingue por um brilho fosco e uma suavidade excepcional. Esses produtos são resistentes ao desgaste, por isso podem servir por muitos anos e resistir a um grande número de lavagens.
  • Cetim É um tecido 100% algodão feito de fibras longas em cetim ou ponto de cetim. Essa forma de vestir confere ao tecido uma maciez especial e brilho sedoso. O cetim geralmente é impresso usando impressão direta para produzir imagens brilhantes e nítidas.
  • Esteira - este é outro tecido ecológico natural, que é feito com rara tecelagem de fibras emparelhadas. Visualmente, o material parece áspero, por isso é mais usado para cobrir almofadas decorativas.
  • Brocado - este é um material verdadeiramente luxuoso com uma base de seda, sobre a qual os padrões ornamentados são formados com a ajuda de um fio metálico. As fronhas de brocado também são utilizadas na decoração de interiores, conferindo ao ambiente um aspecto mais solene, majestoso e respeitável.
  • Seda - Este é um tecido durável com um brilho caro pronunciado, muitas vezes decorado com bordados. Para conjuntos de dormir, apenas a seda natural é usada; para costurar fronhas decorativas, é permitido adicionar fibras sintéticas.
  • Veludo e veludo - São materiais densos usados ​​para decorar as fronhas dos sofás. São 100% poliéster e apresentam uma pelagem especial que lhes confere elegância e dignidade incríveis. Essas almofadas costumam ser decoradas com bordados, inserções de pele e rendas.

Nos dias da URSS, as fronhas de tapeçaria eram muito populares, agora a moda para elas está voltando novamente. Além disso, hoje em dia, essa tela é usada para decorar interiores clássicos e ricos. Almofadas de tapeçaria podem literalmente transformar até mesmo a sala de aparência mais comum, irreconhecível. O tecido distingue-se por uma textura bastante densa, devido à qual o material é resistente ao desgaste, resiste a um grande número de lavagens e secagens ao ar livre sem comprometer o seu aspecto. Vale ressaltar que a tapeçaria é um material versátil, pois pode ser utilizada para decorar uma sala, quarto ou área infantil.

Métodos de registro

As fronhas de dormir geralmente têm cores moderadas, mas o design das almofadas decorativas se distingue por uma grande seleção e variedade de temas. Podem ser ornamentos florais, naturezas mortas, reproduções de pinturas famosas, composições geométricas e todos os tipos de padrões étnicos. Os designers aconselham, ao escolher uma almofada, ter em consideração a finalidade da divisão., por exemplo, paisagens, imagens de cidades, maravilhas do mundo e atrações são adequadas para a sala de estar e quartos. Padrões geométricos ou abstratos ficam bem em quartos modernos.Para a cozinha e sala de jantar, é melhor dar preferência a naturezas mortas com frutas, frutas, bagas e flores, mas os animais engraçados e os heróis de seus desenhos animados favoritos são adequados para o quarto das crianças. Para almofadas de carro, você pode comprar fronhas decoradas com imagens de carros retrô.

É um grande equívoco que as almofadas só possam ser utilizadas em casa, pelo contrário, são muito convenientes para colocá-las no exterior. Por exemplo, almofadas decorativas são frequentemente utilizadas em uma área de lazer em uma área local, uma varanda aberta ou um terraço, cujo estilo depende do projeto paisagístico e dos motivos principais para decorar a área adjacente à casa. Com a ajuda de almofadas claras, pode mudar o estilo da divisão de forma muito rápida e fácil. Se você fez uma reforma, não é necessário comprar novas almofadas, basta trocar as fronhas das decorações do sofá, elas se tornarão imediatamente um toque de estilo no interior.

Dicas de uso

Na grande maioria dos casos, as fronhas desempenham uma importante função de proteção, protegendo os enchimentos sintéticos ou naturais de rasgos, suor, poeira e outros tipos de contaminação. Mas o travesseiro também protege a pessoa adormecida de ácaros, alérgenos e muitos outros irritantes perigosos. Além disso, a fronha deve proporcionar a possibilidade de uma troca de ar efetiva - somente neste caso o material servirá por muito tempo, e o enchimento do travesseiro não ficará exposto à umidade, que, em combinação com o suor humano, forma um ambiente favorável à reprodução de fungos e outros microrganismos patogênicos. Por isso é importante escolher a fronha certa - só neste caso o seu uso será funcional.

A primeira coisa a focar é o material. Para têxteis-lar, deve-se dar preferência a materiais ecológicos. As marcas mais conhecidas utilizam para costurar tecidos de algodão com tratamento antialérgico Actigard, pelo qual se exclui qualquer possibilidade de aparecimento de fungos e patógenos. Essa proteção mantém suas propriedades antimicrobianas por 100 ciclos de lavagem.

Mesmo na hora de comprar deve-se atentar para a qualidade das costuras, para isso basta pegar o travesseiro e puxá-lo em diferentes direções na junção das peças do material. Se o produto for de alta qualidade, ele não aparecerá nas áreas de costura. É importante que os pontos sejam uniformes e iguais em comprimento - somente neste caso, o uso do travesseiro não envolverá o risco do conteúdo interno do travesseiro rastejar para fora.

O tamanho também é importante. Deve corresponder totalmente ao comprimento e largura da almofada. Se a tampa for muito grande, a poeira começará a se acumular nos vazios. Se o modelo escolhido for muito pequeno, para encaixar um travesseiro nessa fronha, você terá que dar-lhe uma densidade um pouco maior, o que está longe de ser o melhor refletido na qualidade e no conforto do sono.

Belos exemplos

As almofadas são um elemento de decoração elegante que não só decora o quarto, mas também realça o seu estilo.

Se a sala for decorada em estilo náutico, então você pode enfatizar o tema com uma fronha decorada em azul com uma faixa branca, ou um produto com a imagem de navios, vida marinha ou conchas.

Para interiores modernos, capas impermeáveis ​​com padrões abstratos e geométricos serão mais adequadas.

O estilo moderno, provençal ou country costuma usar ornamentos florais turcos.

É difícil imaginar quartos em estilos orientais sem uma abundância de travesseiros com fronhas de seda.

E os clássicos exigem travesseiros de linho ou tapeçaria.

E, claro, os heróis de seus filmes favoritos podem transformar qualquer cama de bebê.

Almofadas DIY parecem muito elegantes. As fronhas de malha de lã ficam bem, assim como as de malha decoradas com lantejoulas e botões.Patchwork e dakimakura tornaram-se tendências da moda nos últimos anos.

Para informações sobre como lavar as fronhas, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário