Fazendo plantadores para um trator com suas próprias mãos
Plantar batatas sempre foi considerado um trabalho difícil e trabalhoso. Mas agora, devido ao progresso da tecnologia, o trabalho agrícola foi significativamente facilitado. Hoje, com os motoblocos, minitratores e equipamentos adicionais a eles, tornou-se possível melhorar o cultivo da terra, obter uma melhor colheita e reduzir o custo de produção.
Entre os agricultores e proprietários de pequenos terrenos, os motoblocos são muito procurados, podendo ser equipados com alfaias agrícolas montadas, incluindo plantador de batata.
Tipos de plantadores de batata
Existem várias variedades de plantadores de batata no mercado, diferindo em configuração, dimensões e funcionalidade. O custo de tais dispositivos também é diferente.
Você pode comprar modificações universais caras e mecanismos de orçamento acessíveis.
Compactar
Os pequenos plantadores são usados para o plantio de batata-semente em um terreno ou em uma horta no interior. A estrutura do dispositivo inclui um regulador da profundidade de plantio das sementes e um regulador da altura do favo do solo, que se forma com o levantamento do solo. Os plantadores de batata compactos podem ser usados com veículos motorizados de fabricantes russos e estrangeiros.
A massa de tais dispositivos é aproximadamente igual a 20-25 quilogramas. A capacidade da tremonha é de até 34 litros. Com um plantador de batata, você pode cultivar fileiras de 60 a 75 centímetros de largura e plantar de 5 a 6 tubérculos por metro. A taxa de plantio é de 0,2 hectares / hora.
Média
Esses plantadores de batata têm um tanque amplo com um volume de 44 litros. São plantadores bastante volumosos e difíceis, seu peso é de 41 kg e sua produtividade é de 0,2-0,25 ha / h. Esses dispositivos são agregados a veículos motorizados de pequeno e médio porte.
Grande
Praticado para cultivar áreas de terra significativas. Eles têm um funil de grande porte, no qual as batatas são carregadas por meio de um caminhão basculante. Junta-se ao trator. Estas são estruturas poderosas e caras usadas em fazendas privadas e grandes empresas agrícolas. Essas ferramentas podem ser agregadas, ao invés, com equipamentos médios e pesados, mas não com tratores manuais. E você pode praticar como uma unidade autônoma.
Projeto de plantador de batata
Devido à sua versatilidade, os dispositivos para o plantio de batatas são adequados para vários tipos de tratores manuais e incluem os seguintes elementos.
- Capacidade ou funil para alimentação de batata-semente. O dispositivo é montado em uma estrutura soldada a partir de um canto ou tubo moldado.
- Base em ferro (chassis). Rodas com banda de rodagem alta fixadas ao chassi. Ele resiste ao escorregamento e evita o superaquecimento dos veículos motorizados. No eixo da roda existe uma roda dentada para o diferencial de corrente.
- Talha. Com a sua ajuda, um afluxo de tubérculos do bunker é produzido para o movimento subsequente dos tubérculos em um tubo vertical, de onde eles caem no sulco formado.
- Arado. É usado para cortar sulcos no solo.
- Ferramenta para amontoar. Com a sua ajuda, os tubérculos de batata plantados no solo são cobertos com terra.
Este é um mínimo obrigatório de componentes para fazer um dispositivo de plantação de batata caseiro. Os artesãos estão tentando melhorar este acessório adicionando um reservatório de fertilizante ou tentando aumentar a produtividade, eles montam 2 módulos de plantio.
Como resultado, tudo isso leva a um aumento da massa da unidade, bem como, é claro, a um aumento da carga do trator de passeio e à diminuição de sua eficiência. Como resultado, é razoável selecionar o design e os materiais em estrita conformidade com o poder da tecnologia.
Ferramentas e materiais
Para fazer um plantador de batata com suas próprias mãos, você precisará de um conjunto considerável de ferramentas e peças. Vamos considerar essa integridade.
- Eixos, uma corrente de uma bicicleta (ou uma corrente de um motor de carro), rolamentos para rodas e criando uma talha de corrente.
- Chapa de ferro para a construção do tanque de carregamento.
- Perfil de ferro de secção redonda ou quadrada - para a montagem da moldura do suporte e outros fins.
- Equipamento de soldagem para a conexão confiável dos componentes da plantadeira de batata entre si.
- Eletrodos de várias capacidades para soldagem.
- Rebarbadora e discos para cortar chapas de ferro em peças adequadas.
- Furadeira elétrica e brocas para perfuração.
- Peças de montagem para a confiabilidade do dispositivo.
- Porcas e parafusos para montagem da estrutura.
- Vários metros de fio para fixação de peças individuais do dispositivo.
- Lixa ou lixa para lixar e limpar elementos.
Em primeiro lugar, é necessário fazer todos os desenhos (podem ser encontrados em literatura especializada ou na Internet), estudá-los cuidadosamente, refletir sobre as dimensões do futuro dispositivo e sua aparência, o método de fixação em veículos automotores. As dimensões da plantadeira de batata não devem ser muito grandes para que o dispositivo fique de acordo com o motor disponível.
A capacidade do recipiente para enchimento dos tubérculos é definida com base no cálculo do comprimento do leito duplo. O volume da caçamba deve ser suficiente para que o trator de passeio passe por dois sulcos com um recipiente cheio e retorne ao posto de carregamento secundário.
Processo de fabricação de plantadeira
Um plantador caseiro, em geral, é um carrinho sobre rodas conectado a veículos motorizados. É apenas à primeira vista que o design da unidade de plantio de batata parece descomplicado, mas há certas nuances nele. A plantadeira para motoblocos é instalada em uma estrutura composta por seções de canal de 8 mm com duas longarinas localizadas enfilade, acopladas a três travessas. Na zona frontal do chassis encontra-se um arco com uma forquilha para fixação ao elo central. Nas bordas da moldura, existem suportes de discos de cobertura e suportes de placas para o alimentador de sementes.
A distância entre eixos inclui 2 rodas lug. Entre as rodas existe um disco de madeira de 60 milímetros de espessura com 4 passagens semicirculares colocadas proporcionalmente, cujas dimensões devem permitir a captura mesmo de tubérculos grandes. Além disso, em vez de rodas com ranhuras, uma estrutura de engrenagens, uma corrente e tubérculos colocados nela podem ser usados para o plantio de batata.
Há outro componente significativo do projeto - esta é a tremonha, que está localizada acima das rodas. Você precisará de uma folha de ferro de 3 mm para criar o funil. O gargalo estreito e o fundo do recipiente devem ser cobertos com borracha para evitar danos às raízes.
A roda ranhurada deve ser coberta com um escudo especializado, o que evitará que as batatas caiam sozinhas até o momento necessário em que atinjam o solo.
A roda ranhurada deve ser coberta com um escudo especializado, o que evitará que as batatas caiam sozinhas até o momento necessário em que atinjam o solo.
A estrutura de uma plantadeira artesanal de batata deve ser fixada com tiras de ferro, que devem ser posicionadas da barra transversal central ao arco. Além disso, é necessário soldar cantos auxiliares e almofadas de metal, cuja espessura deve ser de aproximadamente 4 milímetros.
Sede e eixo da semeadora
Fixamos nas longarinas um apoio para os pés em chapa de ferro de 5 mm. A altura do estribo deve ser projetada de acordo com a altura da plantadeira e de forma que a plantadeira de batata seja fácil de usar.
O assento é feito de canto de ferro 45x45x4 mm. As pranchas são fixadas na estrutura, as quais são revestidas com espuma de borracha e revestidas com um substituto de couro ou tecido durável. Para obter o máximo de conforto, você pode usar uma cadeira de carro velha comprada em um carro em desmontagem. Deve-se notar, é claro, que a maior parte dos plantadores de batata é feita sem assento. Mas tudo depende da área de plantio, da qualidade do solo e da velocidade da unidade. Correr em solo molhado ou solto atrás de uma plantadeira de movimento rápido não depende de todos os atletas.
Um eixo de roda e um suporte para fixação dos ríperes são fixados sob o chassi. Para o eixo, é utilizado um tubo de aço de parede espessa, em ambas as extremidades do qual existem pontas. Eles são ligados ao torneamento e fixados por meio de pinos de aço.
Rodas
As rodas da plantadora artesanal devem ser equipadas com alças especializadas. Recomenda-se tirar quaisquer rodas de máquinas agrícolas. Se ao menos eles se ajustassem ao tamanho.
Nos cubos que seguram as rodas, deve haver 2 rolamentos cada, protegidos de sujeira e poeira pelo enchimento de uma esteira de feltro. O eixo é montado no chassi usando duas placas de aço e quatro parafusos ou ângulos soldados.
Rippers
Para o suporte dos escarificadores, é utilizada uma barra de ferro, em cujas extremidades são montados grampos que seguram as pernas das patas. A barra é feita de um canto de ferro com um tamanho de 50x50x5 milímetros, mas é aconselhável usar um tubo de perfil com seção quadrada para maior confiabilidade. Os clipes são feitos de placas de ferro de 5 mm.
Semeador
Para fazer uma semeadora, você precisa de um tubo de metal ou ferro fundido com 10 cm de diâmetro e uma espessura de parede de pelo menos 3 mm. Do fundo ao tubo, é cozido um sulcador, que é feito de uma folha de ferro de 6 mm. Para ajustar a profundidade de entrada no solo do sulcador, basta soltar as escadas e ajustar sua posição por meio de deslocamentos verticais do tubo de sementes ao longo do comprimento dos suportes da moldura. Depois de ajustar a profundidade dos sulcadores, os fixadores das escadas devem ser seguramente apertados com segurança, caso contrário o tubo de sementes, devido às grandes cargas de solo nos sulcadores, terá todas as chances de girar durante o processo de trabalho.
Na função de discos de vedação, pode-se utilizar discos de uma semeadora modelo SO-4,2 com instalação de dois rolamentos em vez de um. Para fazer isso, em cada disco, é necessário perfurar o cubo em um tamanho específico. Os rolamentos devem ser instalados com o lado fechado para fora para evitar a entrada de poeira e sujeira.
O plantador está pronto.
Fazendo um plantador de alho
Para criar uma semeadora de alho para um trator autônomo, você precisará de:
- pranchas de madeira (ferro - excesso de peso da unidade, o que é indesejável);
- escova de roda (funciona por meio de uma transmissão de corrente);
- um eixo com uma corrente acoplada às rodas dianteiras do trator de passeio;
- placas metálicas;
- desenho do produto.
A partir das pranchas, é necessário arranjar uma caixa de acordo com os desenhos, que mais tarde se tornará um bunker. Uma roda com sementes é colocada atrás da caixa. Pode ser ajustado ao diâmetro do bulbo. Uma placa de ferro é fixada na parte inferior da estrutura da plantadeira, que ara o solo sob as cristas. O prato abre os sulcos para o plantio do alho. Esse tipo de plantadeira pode ser considerado polivalente. O plantador de alho caseiro para veículos motorizados é rápido e fácil de montar.
Como fazer um plantador de batata faça você mesmo para um trator de passeio, você aprenderá no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.