Como fazer um dossel?
Nos últimos anos, a fabricação de galpões para diversas necessidades em chalés de verão tornou-se uma ocupação bastante popular. Eles são criados não apenas como decoração para o quintal, mas também como proteção contra intempéries. O desenho das copas tem muitas variações e pode diferir no formato do telhado e na localização. Dentre essa variedade, vale a pena dar atenção às copas cantilever, cujo desenho apresenta algumas características. Eles podem ser adquiridos prontos ou construídos de forma independente, o que não exige muito tempo e esforço, pois todos os materiais, inclusive os desenhos, estão disponíveis em qualquer lugar.
Recursos, prós e contras
Uma característica distintiva das copas cantilever é a presença de apoios apenas em um lado. Este projeto é bastante prático: não é volumoso, ocupa uma pequena área no local, ao mesmo tempo que dá conta de suas tarefas.
Esses toldos têm uma série de vantagens sobre outros tipos, mas também não são privados de desvantagens.
Vantagens:
- compacidade;
- a capacidade de suportar cargas pesadas (até 200-250 kg por 1 m2);
- capacidade, que é determinada pelo tamanho do telhado;
- a possibilidade de chegada de qualquer um dos três lados;
- economia de materiais / tempo durante a construção;
- a capacidade de desmontar a qualquer momento.
Lados fracos:
- falta de proteção lateral contra vento / precipitação;
- falta de proteção contra geadas no inverno;
- perigo de colapso da estrutura.
A cobertura em balanço pode ser utilizada tanto para colocação de carros 24 horas por dia, como exclusivamente para o período diurno, se houver garagem perto da casa.
Resumindo, essa é uma ótima maneira de resolver problemas com a colocação de veículos no local.
Do que isso é feito?
A estrutura de qualquer garagem consiste em uma moldura e uma cobertura. A moldura é feita de madeira ou metal e inclui escoras (vigas de suporte), elementos de reforço (vigas transversais), treliças e caibros. Todos os elementos podem ser adquiridos prontos ou feitos por você.
Ao escolher os materiais, você deve ser guiado por algumas regras. A moldura da estrutura acabada deve ser forte e durável, e o revestimento, por sua vez, leve, a fim de evitar o aumento de tensões nos elementos de suporte. Isso garantirá um design robusto para sua máquina.
As vigas de madeira são suscetíveis à degradação, são caracterizadas pela baixa resistência e resistência ao desgaste. Portanto, é recomendado o uso de suportes metálicos.
Eles devem ser tratados a tempo com agentes especiais para prevenir a corrosão.
O policarbonato é usado como revestimento, menos frequentemente em papelão ondulado. Esta escolha deve-se às características de qualidade dos materiais. O policarbonato tem uma série de vantagens sobre o papelão ondulado:
- translucidez - transmite luz parcialmente, exceto para radiação ultravioleta;
- resistência ao fogo - derrete, mas não queima;
- isolamento acústico insignificante;
- facilidade de limpeza - a sujeira é facilmente lavada com água;
- uma grande seleção de cores.
Processo de construção
Projetar um dossel é talvez uma das tarefas mais desafiadoras. Esta questão deve ser levada a sério para que a futura estrutura possa suportar cargas pesadas. Caso contrário, no inverno, ele desabará junto com a neve do carro.
Você deve começar com um desenho. Isso facilitará o trabalho futuro de encontrar materiais e construir um dossel com suas próprias mãos. Você mesmo pode fazer um desenho ou usar outros já prontos, se não estiver pronto para fazer cálculos ou se tiver medo de que o projeto se torne insustentável. As dimensões dos elementos são variáveis, devem ser calculadas levando em consideração o espaço livre no local, a quantidade de carros, bem como o custo dos materiais.
Em uma nota! A cobertura é instalada no local onde o lado longitudinal aberto será protegido de rajadas de vento por uma cerca, outras construções ou arbustos altos.
O processo de construção consiste nas seguintes etapas.
- Faça furos para racks de até 1,5 m de profundidade e até 30 cm de diâmetro.
- Instale vigas de suporte neles e preencha os orifícios com concreto. Normalmente, 3-4 vigas instaladas a uma distância de 1 m umas das outras são suficientes para um carro. Também é possível usar duas vigas paralelas mantidas juntas com almas transversais em vez de uma.
- Espere até que o concreto endureça completamente.
- Solde a viga mestra no topo dos postes.
- Monte as treliças e coloque-as no topo da estrutura.
- Reforce a estrutura de cima com vigas paralelas em incrementos de 1 m.
- Fixe a tampa de policarbonato. As vigas e o policarbonato devem necessariamente se projetar além da estrutura na mesma distância (~ 10-20 cm).
Belos exemplos
Dentre as opções possíveis de cantiléveres, a mais confiável é a combinação de uma estrutura metálica com um revestimento de policarbonato. Este projeto garante a durabilidade da estrutura.
Como você pode ver, as vigas de suporte estão localizadas a uma distância de pelo menos 1 metro uma da outra, no valor de 3-4 para um carro. As treliças são montadas em racks ao longo das bordas das folhas de policarbonato.
Observação! Não é recomendado instalar treliças adicionais no meio das telhas. A resistência de toda a estrutura não aumentará com isso, e a probabilidade de danos ao policarbonato nesses locais por granizo forte aumentará visivelmente.
As vigas, em conjunto com a cobertura, estendem-se de 10 a 20 cm para além da estrutura de suporte, o que garante uma distribuição mais uniforme da pressão na cobertura da estrutura.
Uma cobertura é instalada no pátio ao lado do portão ou em frente à garagem, o que elimina a necessidade de o proprietário deixar o carro ali todas as vezes. O projeto terá ainda mais sucesso se a borda livre for parcialmente coberta por uma cerca, árvores, arbustos ou até mesmo a parede de uma casa ou outros edifícios.
Experimente as opções de garagem para seu carro e lembre-se: se esses pontos importantes forem observados, seu "abrigo temporário" durará muitos anos e se tornará um local permanente para o carro.
O que é um dossel, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.