Descrição e tipos de carports
Os proprietários de casas de campo ou chalés de verão têm que pensar onde colocar o carro. A presença de uma garagem resolveria o problema, mas construir uma estrutura de capital é longa, cara e difícil. Além disso, se refere a bens imóveis, o que significa que é necessária uma licença para construção, e depois um passaporte técnico e registro cadastral. Para um dossel de qualquer complexidade, você não precisa fazer nada do acima, porque uma construção fácil não tem fundação e paredes principais, mas o dono do terreno tem a oportunidade de dominar a construção por conta própria.
Peculiaridades
Pensando em um local protegido para um carro, os proprietários de áreas suburbanas optam entre construir uma garagem e um galpão. Em alguns casos, uma garagem é necessária como um acréscimo a uma garagem existente, por exemplo, para um segundo carro comprado. Vamos ver quais são as vantagens e desvantagens de edifícios leves. As vantagens incluem os seguintes pontos:
- o dossel do carro é capaz de proteger do sol, chuva, granizo;
- nenhuma permissão especial é necessária para sua construção;
- a construção sem fundação e paredes principais custará várias vezes mais barata e será beneficiada na velocidade de construção;
- a maior parte do trabalho de construção pode ser feito de forma independente, o que também ajudará a economizar dinheiro;
- durante a operação da capota, o acesso rápido ao carro é conveniente;
- um belo prédio de pátio pode se tornar uma parte eficaz do projeto paisagístico.
Infelizmente, uma estrutura aberta também tem desvantagens:
- da chuva e do sol, assim como do roubo, é mais seguro esconder o carro na garagem;
- o dossel não protegerá de forma alguma da geada;
- você pode fazer um conserto completo do seu carro apenas em uma garagem com fosso, uma viseira nas "pernas" não pode fornecer essa oportunidade.
Para a construção de um dossel, escolhe-se um local junto ao portão. O local é asfaltado, concretado ou ladrilhado. O estacionamento de caminhões é coberto com concreto armado até a saída. Os pilares podem ser de madeira, concreto, tijolo, pedra, metal em uma conexão aparafusada.
Se a componente estética do dossel e a sua integração na paisagem envolvente são importantes, é necessário traçar um diagrama de parcela, calcular as dimensões de um edifício harmonioso.
Os materiais e o estilo da construção podem corresponder à aparência da casa principal e de outros objetos do jardim.
Variedades
As variedades existentes de carports abertas permitem ao proprietário do local revisar muitas opções e escolher um objeto adequado para seu território. Todas as copas podem ser divididas de acordo com a localização, estrutura do telhado e sua mobilidade.
Por colocação
No terreno do pátio, um estacionamento é desenhado de diferentes formas, tudo depende do espaço livre e do projeto da casa. Se a edificação ainda não foi construída, pode-se aproveitar os projetos modernos desenvolvidos, onde a cobertura é construída junto com a casa, sob o mesmo teto ou em um conjunto de coberturas multicamadas que formam um telhado comum. Oferecemos vários exemplos de tais estruturas:
- projeto de edificação térrea com estacionamento sob cobertura comum;
- belo exterior de uma casa de dois andares com uma garagem.
Os seguintes tipos de colocação incluem dosséis adjacentes ao edifício, mas não sob o mesmo telhado e não relacionados a um único projeto. Essas viseiras são fixadas a uma casa já terminada. São mais econômicos, para sua construção será necessário instalar pilares apenas de um lado e, do outro, a parede de sustentação do edifício assume a função de suporte.
- Telhas de asfalto foram usadas como cobertura na estrutura de madeira adjacente.
- A cobertura, fixada entre o edifício e a cerca de tijolos, é protegida por paredes sólidas em ambos os lados. O policarbonato foi usado para a construção da terceira parede e cobertura.
- Um dossel independente de madeira inclinado que suporta uma fileira de suportes poderosos.
- Estacionamento compacto e separado para dois carros.
- A estrutura é composta por tubos perfilados e policarbonato celular.
- O dossel cobre todo o quintal. Através de um portão ou um postigo, o proprietário cai imediatamente sob a proteção do telhado.
Durante a construção dos galpões, são levadas em consideração a localização dos próprios carros (em fila, um após o outro), bem como a sua quantidade.
No pátio de uma casa particular, se houver um grande território, vários carros podem ser acomodados ao mesmo tempo sob o mesmo teto. Para construir uma cobertura para 3 carros, uma estrutura de metal reforçada e um material de cobertura leve devem ser usados. Sugerimos que você se familiarize com exemplos de colocação de um número diferente de carros sob as viseiras:
- galpão pré-fabricado para três carros de 5x8 m;
- design alongado para dois carros com dimensões de 4x8,4 m;
- moldura de madeira espaçosa para dois carros;
- galpão de parede para um carro com tampa de policarbonato.
Pela construção do telhado
De acordo com as características de projeto da cobertura, as copas são divididas em inclinação simples, dupla inclinação, quadril, arqueada (esférica) e complexa.
- Cabana. Um telhado plano horizontal com ou sem inclinação é chamado de telhado inclinado. A inclinação ajuda a precipitação a deixar o telhado rapidamente. Freqüentemente, esse tipo de toldo é preso às paredes dos edifícios. Para a construção de uma estrutura autônoma, um par de suportes é elevado 40-50 cm acima do segundo par para obter a inclinação desejada.
- Gable. A estrutura consiste em dois planos retangulares conectados no topo e divergindo para baixo nas colunas de suporte. Uma boa inclinação dos dois lados do telhado ajuda a evitar o acúmulo de precipitação.
- Quadril. O telhado de quatro águas do dossel contém dois lados triangulares e dois trapezoidais. Este tipo de telhado está sujeito a cálculos de carga mais precisos, mas melhor que os outros modelos desempenha funções de proteção do vento e permite diversificar a aparência do estacionamento.
- Arqueado. O telhado é curvo em um belo semicírculo. O design ergonômico protege a máquina contra precipitação inclinada. O aspecto estético dos toldos permite a sua utilização em espaços com paisagismo.
- Difícil. A configuração de superfícies de telhado complexas também é pensada pelo paisagista. Essa cobertura deve ser uma decoração do local e estar em harmonia com o resto das construções na área local.
Por mobilidade
Caixas dobráveis móveis são necessárias em vários casos:
- se não houver espaço suficiente na trama pessoal;
- se houver necessidade de retirar o dossel dobrável no final do verão;
- para operar o modelo durante a viagem.
Construtores, designers e apenas artesãos domésticos criaram uma grande variedade de produtos pré-fabricados.
Alguns parecem mais eficazes, outros são mais fáceis de entender. Sugerimos que você se familiarize com exemplos de tais estruturas:
- o modelo elegante dobra-se até uma base mínima usando o painel de controle;
- um princípio de dobramento semelhante (matryoshka) e um dossel de tecido, mas, neste caso, as ações são realizadas manualmente;
- o quadro de dobragem rápida está equipado com uma capa de tecido;
- estruturas dobráveis portáteis que não ocupam muito espaço;
- a capota móvel pode ser carregada com você para qualquer lugar, quando montada pode ser colocada no porta-malas de um carro;
- para os amantes de viagens, foi inventada uma tenda de dossel, equipada na parte superior do porta-malas do carro;
- versão extravagante de verão de uma viseira dobrável.
Materiais (editar)
Na confecção de um dossel, via de regra, a moldura e cobertura do telhado são feitas de materiais diferentes, portanto, iremos considerá-los separadamente. Primeiro, vamos descobrir que tipo de suporte são e de onde são erguidas as armações das viseiras.
Tijolo, pedra ou concreto
Destes tipos de materiais, obtêm-se estruturas estacionárias, resistentes e duráveis. Mas se as estacas de metal precisam apenas ser instaladas, então, para tijolos e pedras, você precisará de um cálculo cuidadoso da carga e da quantidade de material de construção necessário. Pilares de concreto precisam de acabamento adicional. Tijolo e pedra permanecem inalterados, eles parecem bonitos e têm status, mas de vez em quando requerem alguns cuidados.
Metal
Os suportes de metal são instalados após a fundação ser derramada, marcações são feitas e os orifícios são perfurados com uma broca. Em seguida, os pilares são montados, concretados com concreto e transferidos para a estrutura do pórtico. Para criar uma estrutura, geralmente são usados tubos perfilados, que são conectados uns aos outros por soldagem. O metal dos suportes e da moldura deve ser revestido com compostos anticorrosivos.
Madeira
Para quem tem experiência em marcenaria e carpintaria, não será difícil montar uma moldura de madeira. De materiais e ferramentas, você precisará de barras e todos os tipos de hardware para conectá-los. A madeira é tratada com antifúngicos. A preparação do material pode demorar uma semana, mas o processo de montagem em si ocorre durante o dia. Prédios de madeira parecem orgânicos em áreas suburbanas. Em termos de resistência, eles são inferiores aos produtos de metal e pedra. Em climas secos e quentes, os pilares podem rachar com o passar dos anos. Mas isso não impede que os amantes de belos materiais naturais escolham um dossel de madeira.
Qualquer material de cobertura pode ser usado para o plano da viseira. O dossel ficará especialmente harmonioso na área local se sua superfície coincidir com a cobertura do telhado do edifício principal.
Embora essa técnica não seja necessária, você pode olhar para materiais translúcidos que, simultaneamente, deixam entrar um pouco da luz e criam uma sombra.
Copo
Uma cobertura de vidro instalada em um torneamento não protege do sol, mas também evita que a chuva entre no carro. Esse material para a viseira raramente é usado, é necessário em certas condições:
- se a cobertura estiver encostada na parede de um prédio com janelas, o revestimento transparente não impedirá a entrada de luz do dia nas salas;
- para manter o estilo geral do projeto paisagístico;
- para criar um design moderno original.
Policarbonato
Este polímero é um dos materiais mais populares para a criação de toldos. Pode substituir o vidro, não inferior a ele em muitas propriedades, e às vezes até superando-o. Em termos de resistência, o policarbonato é 100 vezes mais forte que o vidro e 10 vezes mais forte que o acrílico. Ele pode suportar temperaturas de -45 a + 125 graus. Tipos monolíticos e de favo de mel desse polímero são usados para cobrir o telhado.
Externamente, o policarbonato monolítico se parece com o vidro, mas é duas vezes mais leve. O material transmite até 90% da luz. As opções de cores de várias camadas diferem em propriedades adicionais: uma é mais transparente, a outra é mais durável e assim por diante. Um produto monolítico de duas camadas que não transmite luz ultravioleta tem uma demanda especial.
O policarbonato celular (estruturado) consiste em várias pontes conectadas entre si, colocadas na borda. Devido às características de design, as folhas parecem cheias de ar, o que permite que sejam flexíveis e à prova de choque. Este tipo de polímero é 6 vezes mais leve do que o vidro, é duas vezes melhor para bloquear o som e é capaz de transmitir luz em até 85%.
Papelão ondulado
Ao escolher um papelão ondulado, eles levam em consideração não apenas sua espessura e resistência, mas também seu aspecto estético, forma de onda, idealidade da borda. Material muito grosso aumentará a carga nos suportes, o que significa que você terá que comprar suportes mais poderosos e caros. A espessura ideal do telhado para o dossel deve ser de 5 mm.
É necessária uma entrega cuidadosa do material; durante o transporte sem sucesso, pode dobrar e deformar.
Cobreiro
Para cobrir a copa, pode-se escolher ladrilhos cerâmicos macios (betuminosos) ou ladrilhos metálicos. Cada material possui características próprias.
- Ceramic. É feito de argila, portanto tem um grande peso (40-70 kg por m²). Os suportes para a capota precisam de reforço, mas a cobertura vai durar até 150 anos. Este é um material ecológico à prova de fogo, não tem medo do gelo, não desbota ao sol. As desvantagens incluem a complexidade da instalação, alto peso e alto custo.
- Telhas de metal. É feito de chapa de aço, tem um peso baixo - 4-5 kg por m². m, portanto, é mais adequado para a criação de toldos. É fácil de instalar, não queima, resiste a geadas severas e pertence ao orçamento de materiais. Dentre as deficiências, pode-se citar: esquenta com o sol, faz barulho na chuva, acumula carga elétrica, precisa de para-raios.
- Betuminoso. Refere-se a um telhado macio. É produzido com base em betume, fibra de vidro e pó de pedra. As telhas são feitas de pequenos pedaços que sempre podem ser substituídos se deteriorarem com o tempo. É a compactação dos elementos que permite ultrapassar o telhado de qualquer complexidade, até mesmo a cúpula. As telhas betuminosas pesam pouco, não deixam passar água, são fáceis de instalar, não criam ruído de chuva e granizo. O custo deste material é superior ao das telhas metálicas, mas inferior ao dos produtos cerâmicos. O custo da cobertura torna-se mais caro com as placas de compensado, que devem ser colocadas sob telhas macias.
Dimensões (editar)
Os parâmetros mínimos da garagem são determinados pelas dimensões do próprio carro, 1-1,5 m de espaço livre em todos os lados são adicionados a eles. Com este tamanho, chuvas oblíquas podem atingir o carro. Quanto maior a cobertura, mais fácil é estacionar. Não se deve esquecer as portas abertas do carro e a possibilidade de pouso, o que é difícil de fazer em condições muito apertadas. A altura ideal de construção é de 2,5 m.
Para um grande edifício projetado para vários carros, a altura da copa aumenta na proporção de sua massa.
Onde colocar?
Para aqueles que decidem construir uma cobertura em seu local, uma série de questões surgem: a que distância ela pode ser construída do portão e da cerca? É possível instalar acima de uma tubulação de gás? À custa do gasoduto, o problema está a ser resolvido com os especialistas do serviço local de gás. Para calcular e instalar corretamente um dossel no solo, você precisa de um desenho de plotagem. Ao escolher um local, você deve levar em consideração a abordagem ideal para o estacionamento, não deve bloquear a zona de pedestres ativa. Se há muito pouco espaço no local, os proprietários recorrem a todo o tipo de truques: dão a partida no carro por baixo da varanda, arrumam estacionamentos subterrâneos ou de dois pisos. Sugerimos que você se familiarize com exemplos em que os proprietários de automóveis constroem seus galpões:
- um terraço espaçoso no nível do segundo andar torna-se um bom abrigo para um carro;
- os carros podem ser integrados ao prédio, ficar sob a varanda ou sob a sala;
- o carro fica sob o patrocínio da própria casa, se você alocar um lugar para ele contra a parede e estender o telhado inclinado do prédio até o tamanho necessário;
- e você pode estender a saliência da cobertura acima da porta da frente para que ela possa cobrir o carro do proprietário;
- conectando mecanismos de elevação à caixa, você pode economizar espaço e construir um estacionamento subterrâneo, que se torna uma cobertura somente quando elevado;
- Você também pode organizar um estacionamento para dois carros usando um estacionamento de dois andares com um mecanismo de elevação.
Como fazer isso sozinho?
Você pode fazer um dossel de policarbonato sozinho. Nós vamos te dizer como fazer isso.
Quadro
Depois de traçar um diagrama e preparar o terreno, eles fazem uma marcação para os suportes. Faça furos com uma profundidade de 50-70 cm. Os suportes de metal expostos são verificados com um nível. As depressões são cobertas com brita, concretada. Após a secagem do concreto, a parte superior dos suportes é amarrada com vigas de ferro e as travessas são soldadas a elas. Nesta etapa da obra é realizada a instalação do dreno.
Cobertura
O policarbonato é cortado de acordo com o esquema do projeto, as folhas são dispostas na moldura com o filme da fábrica do lado de fora e interligadas com perfis especiais.
Para proteger as células de policarbonato abertas, elas são escondidas sob a fita final e, em seguida, a película protetora é removida do teto.
Exemplos prontos
A maioria dos proprietários de casas particulares equipam suas carports com ideias incríveis. Oferecemos uma seleção de belos estacionamentos:
- havia um lugar para um carro sob o telhado complexo da casa;
- belo estacionamento lacônico moderno para 2 carros;
- ideia do dossel do telhado verde;
- a viseira é feita no mesmo desenho da casa principal;
- bela copa de madeira - decoração de paisagismo.
Os toldos bem desenhados são espetaculares e práticos, sob eles você não pode apenas esconder o carro, mas também relaxar ao ar livre na sombra.
Veja abaixo para mais detalhes.
O comentário foi enviado com sucesso.