Tudo sobre toldos de policarbonato
Hoje, o policarbonato é o material mais popular para toldos. Sua transmissão de luz, leveza e resistência são mais adequadas para a instalação e operação do telhado sobre qualquer edifício de verão nos territórios vizinhos.
Recursos, prós e contras
O policarbonato é um material versátil para dosséis. Está a ser erguida sobre um parque de estacionamento, um parque infantil, uma área de lazer, coberturas de grande escala estão instaladas em todo o pátio, desde o portão até ao alpendre da casa. Pátios sob dossel de policarbonato permanecem sempre claros e limpos, pois o material é capaz de transmitir luz e proteger das intempéries. Estudando as características desse polímero, você encontra cada vez mais vantagens nele.
- A capacidade de transmissão dos raios solares é de 75-95%. Ao mesmo tempo, o policarbonato espalha a luz de maneira uniforme e captura a radiação ultravioleta perigosa.
- O material é 100 vezes mais resistente do que o vidro e 10 vezes mais resistente do que o acrílico.
- Ele pode suportar uma temperatura de - 45 a + 120 graus.
- O polímero é inofensivo para a saúde e resistente ao fogo.
- Tem uma longa vida útil, é resistente à abrasão e danos mecânicos.
- O baixo peso das telhas não cria grandes cargas nos suportes e permite a automontagem.
- O dossel é fácil de manter.
- O policarbonato está disponível em uma ampla gama de cores e tipos.
- É flexível, você pode criar telhados com belas linhas curvas a partir dele.
- A leveza e leveza do material permitem que os toldos sejam integrados em qualquer projeto paisagístico.
- Além das vantagens expressas, você pode adicionar o custo leal do policarbonato, que também o torna popular.
Existem muito poucas desvantagens no material, mas também estão disponíveis.
- Você deve comprar um produto com uma camada protetora, caso contrário, ele pode ser riscado.
- Os reagentes químicos deixam manchas na superfície, mas, pelo que entendemos, não precisamos lidar com elas com frequência.
- O material possui uma grande dilatação térmica, portanto para a instalação é necessário utilizar fixadores especiais e deixar espaços entre as folhas.
A indústria produz vários tipos desse material de cobertura - monolítico, perfilado, favo de mel.
Monolítico
O mais durável e transparente tipo de policarbonato, parece vidro, mas com o dobro da luz, transmite até 95% dos raios solares. Os materiais coloridos e incolores têm vários graus de transparência. À venda pode encontrar chapas com uma espessura de 1 a 20 mm. Os parâmetros afetam o raio de curvatura do material; quanto mais fino, mais dúctil.
Perfilado
Pelas suas características, trata-se do mesmo aspecto monolítico, mas não se parece com uma folha plana, mas apresenta uma superfície quebrada com linhas nítidas ou apresenta-se em forma de onda.
Celular
Também é denominado estruturado ou celular pelo aspecto das paredes laterais da folha. Este tipo de policarbonato é obtido pela adição de duas superfícies, entre as quais se instala uma fileira uniforme de pontes, fazendo com que, no corte, o produto tenha orifícios (células) uniformes. O plástico multicamada é formado pela dobragem de 2 a 7 folhas com jumpers. É esse material final que lembra vagamente células em favo de mel de abelhas.
A forma estruturada permite que o produto se encha de ar e se torne leve (6 vezes mais leve que o vidro), arejado e o mais forte possível. Possui o dobro do desempenho de isolamento acústico do vidro, 80% de transmissão de luz e boa retenção de calor. A plasticidade do polímero em favo de mel possibilita a confecção de velames em forma de arcos, ondas, cúpulas. O grau de flexibilidade e peso do material depende do número de camadas.
Tipos de estruturas
As propriedades flexíveis do policarbonato permitem uma grande variedade de toldos. Estruturalmente, eles diferem uns dos outros na forma e no tipo de suportes. Dependendo da escolha do projeto, você pode criar edifícios de diferentes tipos, desde as mais simples dosséis de um único passo até os complexos telhados de várias camadas ou em cúpula.
Por tipo de suporte
Os suportes são feitos de metal, vigas de madeira. Tipos de toldos caros e espetaculares são feitos na forma de estruturas forjadas ou com a participação de pilares de madeira entalhada. Na criação de treliças, um tubo de perfil e perfis de metal mais finos são usados.
Metal
O metal é usado para criar suportes, estrutura e treliças. Após a concretagem das estacas metálicas, passam para a confecção de treliças, nas quais futuramente serão instaladas chapas de policarbonato. Separadamente, com auxílio de solda, as vigas são montadas, a seguir são montadas em suportes, formando uma moldura sob a cobertura. Um perfil de aço com proteção anticorrosiva é escolhido como o material.
Às vezes, o forjamento com aberturas espetaculares é usado para criar uma moldura. É especialmente apropriado se o local já tiver produtos forjados, por exemplo, uma varanda, um mirante, um balanço. Para forjamento a quente, são usados alumínio, aço, titânio e todos os tipos de ligas dúcteis. Para executar o forjamento a frio, você precisa de uma base de folha.
Os elementos dos galpões mais caros são cobertos com uma fina camada de cobre, prata e até ouro.
Betão, tijolo, pedra
Os suportes do telhado de policarbonato são freqüentemente construídos com materiais como concreto, pedra e tijolo. Eles são fortes e duráveis, mas ao contrário das estacas de ferro, os suportes de tijolo e pedra precisarão calcular a quantidade de material necessária, bem como a carga a suportar. Suportes de concreto requerem acabamento frontal adicional, e tijolos e pedras parecem caros e apresentáveis.
Madeira
Não é difícil instalar uma estrutura de madeira pré-fabricada, basta ter conhecimentos básicos de carpintaria. Para racks e cintas, você precisará de vigas e, para fixações, várias ferragens. Os detalhes da moldura são preparados com antecedência, processados com antifúngicos, esse processo pode levar uma semana, mas a montagem em si é feita em um dia.
A madeira é inferior em resistência ao metal e à pedra, ela incha com as chuvas, com o calor que se rompe, mas a beleza e a energia natural de tais galpões tornam-se argumentos de peso a seu favor. Além disso, eles se encaixam organicamente no maciço verde do jardim.
Pela forma e número de arraias
A partir de folhas de policarbonato, você pode fazer um dossel redondo, arqueado, semi-arqueado, tipo cantilever, bem como um dossel reto com uma empena ou telhado fechado de duas águas.
Declive simples
O velame possui um único plano reto direcionado para baixo. O ângulo de inclinação depende da metragem da superfície, é calculado de forma que a neve e outros tipos de precipitação não permaneçam no telhado. Os galpões geralmente são montados nas paredes dos edifícios, e o segundo lado inferior é instalado em suportes. Um tipo semelhante de dossel pode ser construído separadamente, para isso, as estacas em ambos os lados são feitas de comprimentos diferentes.
Frontão
O dossel de dupla inclinação é clássico. É escolhido se pretende duplicar a forma da cobertura de um edifício residencial, caso em que os suportes são construídos com o material do edifício principal. A inclinação de ambos os aviões é de aproximadamente 40 graus, o que é suficiente para que a neve saia do teto sob seu próprio peso.
Os telhados de duas águas são usados para coberturas independentes ou localizadas na entrada da casa.
Arqueado
O policarbonato de qualquer tipo se curva bem e não é difícil dar-lhe uma forma semicircular. A neve adere menos à superfície arqueada e quase não cria pressão. Este tipo de telhado protege melhor do que os outros do vento e da chuva inclinada, redirecionando-os para longe do dossel.
Cônico
O dossel é feito em forma de cone, mas as formas de cúpula mais volumosas são freqüentemente referidas a esses tipos. Essas estruturas têm a aparência mais atraente, elas são construídas para implementar certas soluções de design que compõem a estilização geral da paisagem. É muito difícil construir um dossel, você precisa calcular corretamente a espessura do material, a força de carga, a direção das células, o raio da linha curva da cúpula.
Complicado
Cobertura esteticamente muito bonita, composta por superfícies de vários níveis. Se for adjacente a uma casa, o telhado do edifício é incluído no conjunto arquitetônico geral do telhado.
Seleção de cor
As primeiras folhas de policarbonato eram transparentes. Hoje a indústria produz esse produto em uma grande variedade de cores. A transmitância da luz é influenciada não apenas pela espessura do polímero, mas também pela cor específica do material.
- Transparente. Tem a maior transmitância de radiação solar, até 95%. Não espalha a luz nem cria sombras, útil como proteção contra a precipitação. É melhor escolhê-lo para aqueles lugares onde a luz natural é importante. É bom para eles cobrirem as estufas para não atrapalhar o processo de fotossíntese. Outros tipos de policarbonato são classificados como materiais translúcidos, com vários graus de transmitância de luz.
- Opala. Esta cor pode ser considerada 50-75% transparente.
- Vermelho, amarelo, verde, azul, cinza, laranja, marrom. Os polímeros das sombras listadas espalham a luz e são dotados de transparência de 45-55%. Sob tal teto não é escuro nem quente, portanto, os materiais dessas cores são usados para criar toldos.
- O índice de transmissão de luz das cores bronze é 25-40%, eles também são adequados para viseiras.
- O material prateado e branco neve tem 25% de transmissão de luz e cria uma boa sombra, uma qualidade inestimável para as regiões do sul do país.
- Largura de banda muito baixa em ouro e policarbonato vermelho.
Onde colocar?
Os galpões são utilizados para finalidades diversas, portanto sua finalidade está diretamente relacionada ao local.
- O estacionamento coberto para um carro geralmente pode ser visto ao lado da garagem ou do bloco de serviços. A estrutura está localizada a uma curta distância do portão com uma entrada livre que não se cruza com a zona ativa do pátio.
- Grandes toldos (desde o próprio portão até a porta da frente da casa) cobrem todo o pátio, juntamente com um banco, um alpendre, permitindo que seja limpo mesmo em aguaceiros fortes.
- Você pode fazer e instalar uma viseira de proteção na área de secagem, então não tem medo de perder a chuva e não tirar coisas da corda a tempo.
- Um dispositivo de cobertura sobre o playground protege as crianças do superaquecimento.
- Lindos telhados translúcidos são erguidos sobre um banco, gazebo, varanda, terraço.
- Na área de lazer acima do braseiro ou churrasqueira, toldos de proteção também são apropriados.
Nesses locais, outras 1-2 paredes são construídas, levando em consideração a direção dos ventos, a fim de proteger o fogo vivo da extinção.
Como fazer isso sozinho?
Um dossel simples de policarbonato não é difícil de fazer sozinho. É um material leve e fácil de instalar, não se desfaz ou racha durante o corte. Contaremos com mais detalhes como construir uma cobertura em arco com suas próprias mãos.
Desenhos e dimensões
Antes de iniciar a construção, você deve decidir que tipo de cobertura precisa - carro, sobre o mirante, quintal, churrasqueira. Vale a pena encontrar um local para a próxima construção, cujo tamanho dependerá diretamente da possibilidade do território. Em seguida, faça um diagrama da futura estrutura, calcule a carga da cobertura sobre os apoios (tendo em conta a neve). Também é necessário selecionar o material para a copa e calcular sua quantidade.
O material de construção é comprado com uma pequena margem para que seja possível cobrir erros aleatórios.
Fabricação de quadros
As obras da estrutura começam com a construção dos apoios. Para isso, é necessário limpar e nivelar a área destinada ao dossel. Então, de acordo com o desenho, usando uma corda e uma estaca, faça marcações para os suportes. As depressões (50-80 cm) devem ser perfuradas ou escavadas com uma pá, e areia e brita devem ser despejadas no fundo. Quando os poços estão prontos, é necessário instalar suportes nos mesmos, nivelá-los com um nível e preenchê-los com cimento. Se a copa for grande, além das colunas de canto, as colunas intermediárias são montadas em incrementos de 1,5 ou 2 m.
Quando o concreto seca, uma cinta é feita ao longo da borda superior dos suportes usando um tubo perfilado. Em seguida, eles passam para a fabricação de fazendas, são coletados separadamente. Primeiro, é feito um gabarito de uma corrida, pequenas peças de metal são fixadas nele por soldagem. As demais corridas são feitas seguindo o exemplo da primeira. As estruturas acabadas são levantadas e soldadas aos tubos perfilados da cinta superior.
Deve-se levar em conta o peso da estrutura, cada treliça vai puxar 20 kg, deverá ser instalada por duas ou três pessoas. Nesta fase, você já pode consertar o ralo.
Folha de montagem
O corte e o assentamento das placas de policarbonato são realizados de acordo com o desenho. Para isso, são feitas marcações no material com caneta hidrográfica, com o auxílio de uma serra circular, o plástico é recortado e as pontas são liberadas dos cavacos aderentes. Ao cortar, deve-se levar em consideração a direção das células do policarbonato celular. As telhas devem ser colocadas de modo que a condensação não se acumule nelas, mas tenha a capacidade de drenar sob a inclinação do telhado.
As folhas são montadas usando arruelas de compensação de temperatura. É necessário encaixar as costuras para que coincidam com o perfil metálico. São deixados vãos de até 3 mm entre as folhas, para a expansão do material quando aquecido ao sol. A fixação à borda ocorre a não menos que 4-5 cm, as juntas são cobertas por fitas de perfil com um selo, combinando com a cor do policarbonato. As extremidades superiores estão escondidas sob uma fita de alumínio. As juntas inferiores são ocultadas por proteção perfurada, o que permite que o condensado não permaneça nas células do material.
O que pode substituir o policarbonato?
O deck pode ser uma boa alternativa. Possui uma série de vantagens que permitem fazer uma escolha a seu favor.
- Durabilidade. As folhas perfiladas são feitas de aço e revestidas com polímero ou zinco. São resistentes a solicitações mecânicas, não têm medo de cargas, não enferrujam e podem servir de velame por até 50 anos.
- Seleção de cores. A indústria produz materiais com uma grande variedade de cores, podendo ser selecionados para todos os gostos e para qualquer design.
- Força. A base de metal das folhas perfiladas é superior em resistência a qualquer outro tipo de material de cobertura - madeira, policarbonato, vidro, telhas.
Antes de decidir usar uma folha perfilada em vez de um polímero, você também deve se familiarizar com as deficiências desse material.
- Para evitar a corrosão, é necessário visualizar o dossel e retocar as áreas com revestimento protetor danificado.
- Este material é capaz de fazer barulho, sob tal teto você não adormece durante chuva, granizo ou vento forte.
Além do papelão ondulado, os toldos são revestidos com telhas betuminosas, tábuas, feltro para telhados.
Dicas de cuidados e reparos
As placas de policarbonato danificadas durante a operação devem ser desmontadas e substituídas. Se a cobertura começar a vazar, você deve verificar a firmeza das juntas. Não é difícil restaurar a integridade do revestimento. No inverno, você precisa se certificar de que a neve não se acumule no telhado. Também é necessário remover folhagens e galhos secos. Você deve lavar a estrutura periodicamente sob a pressão da água de uma mangueira.
Se você tiver acesso à superfície do dossel, por exemplo, do telhado de um prédio adjacente ou de uma escada, você pode fazer uma limpeza mais completa com um esfregão longo com acessórios e um detergente à base de álcool. Isso dará ao telhado um brilho renovado.Ao limpar, não use produtos abrasivos, pois podem riscar o plástico.
Belos exemplos
Os toldos de policarbonato são variados, claros e arejados. Projetos elegantes e espetaculares podem se tornar o orgulho de qualquer área suburbana. Para isso, deve escolher um edifício que vá ao encontro do estilo de paisagismo e do gosto do proprietário. Sugerimos que você se familiarize com exemplos de belos toldos de polímero.
- Estrutura deslizante acima da piscina.
- Cobertura acima do terraço em policarbonato monolítico colorido.
- Design moderno de toldo iluminado.
- Um telhado em forma de onda parece esteticamente atraente.
- A proteção original sobre a área de lazer é um polímero monolítico sobre uma moldura de madeira.
- Um dossel de ar transparente com um contorno curvo.
Galpões em áreas suburbanas não são inúteis. Sob eles você pode esconder o carro ou se esconder da chuva e do sol. Se você tentar, essas estruturas podem se tornar uma verdadeira decoração de um jardim ou área local.
Para informações sobre como fazer um dossel de policarbonato com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.