Qual é o melhor policarbonato para um dossel?

Contente
  1. Visão geral da espécie
  2. Qual espessura é melhor tomar?
  3. Seleção de cor

Os plásticos transparentes e coloridos são amplamente utilizados para a instalação de envelopes de edifícios. Os fabricantes modernos oferecem dois tipos de placas - celulares e monolíticas. Eles são feitos da mesma matéria-prima, mas têm diferenças significativas. Falaremos sobre como escolher o material certo para um dossel em nossa análise.

Visão geral da espécie

Galpões e coberturas feitos de materiais poliméricos se espalharam por territórios vizinhos, lojas de varejo, estufas e estacionamentos. Eles se encaixam logicamente na solução arquitetônica do espaço e são capazes de enobrecer a aparência até mesmo da estrutura mais simples e comum. Na maioria das vezes, uma cobertura translúcida é instalada em casas particulares para proteger a varanda, churrasqueira, playground, piscina ou cozinha de verão. É montado em varandas, galerias e estufas.

Existem dois tipos de policarbonato - celulares (celulares) e também monolíticos. Eles diferem na estrutura da laje. Monolítico é uma massa fundida sólida e visualmente se assemelha ao vidro.

O design em favo de mel assume a presença de células ocas, que estão localizadas entre camadas separadas de plástico.

Monolítico

Esse tipo de policarbonato é chamado de vidro à prova de choque na vida cotidiana. O maior nível de transmissão de luz é combinado com excepcional força e resistência ao desgaste - de acordo com este critério, o polímero de policarbonato é 200 vezes superior ao vidro tradicional. O carbonato em folha é produzido com uma espessura de 1,5-15 mm. Existem painéis fundidos lisos, bem como painéis corrugados com nervuras de reforço.

A segunda opção é de qualidade superior - é mais forte do que o monolítico normal, dobra mais facilmente e pode suportar cargas elevadas. Se desejado, ele pode ser enrolado em um rolo, o que facilita muito o movimento e o transporte. Exteriormente, esse material se assemelha a uma folha profissional.

Vamos observar as principais vantagens do polímero monolítico.

  • Maior força. O material pode suportar cargas mecânicas significativas, bem como vento e neve. Esse dossel não será danificado por um galho de árvore caído e fortes nevascas. Um produto com corte de 12 mm pode até resistir a uma bala.
  • Resistente à maioria das soluções agressivas - óleos, gorduras, ácidos e soluções salinas.
  • O policarbonato moldado pode ser facilmente limpo com água e sabão comum.
  • O material é plástico, por isso é frequentemente usado para a construção de estruturas em arco.
  • O isolamento de ruído e calor é muito maior em comparação com o vidro comum. Um painel com espessura de 2 a 4 mm pode atenuar até 35 dB. Não é por acaso que muitas vezes é encontrado no envelope de edifícios em aeroportos.
  • O polímero monolítico é mais leve que o vidro.
  • O material pode suportar uma ampla faixa de temperatura de -50 a +130 graus Celsius.
  • Para garantir a proteção do policarbonato da radiação ultravioleta, estabilizadores são adicionados à massa de plástico ou um filme especial é aplicado.

As desvantagens incluem:

  • custo bastante alto;
  • baixa resistência a amônia, álcalis e compostos contendo metil;
  • após a exposição externa, lascas e arranhões podem permanecer na superfície de policarbonato.

Celular

A estrutura oca afeta as características físicas e de desempenho do material. Sua gravidade específica é muito menor e a resistência mecânica do produto diminui de acordo.

Os painéis celulares são de vários tipos.

  • Cinco camadas 5X - consistem em 5 camadas, possuem reforços retos ou inclinados. O tamanho do corte é de 25 mm.
  • 5 W de cinco camadas - também possuem 5 camadas, mas diferem de 5X na colocação horizontal dos reforçadores com a formação de favos retangulares. Espessura do produto 16-20 mm.
  • Três camadas 3X - lajes de 3 camadas. A fixação é realizada por meio de reforços retos e angulares. A espessura da folha é de 16 mm, o tamanho da seção transversal dos reforços depende das especificações de produção.
  • 3H de três camadas - diferem dos polímeros 3X em arranjo de favo de mel retangular. Os produtos acabados são apresentados em 3 soluções: 6, 8 e 10 mm de espessura.
  • Camada dupla 2H - inclua algumas folhas, tenha células quadradas, os reforçadores são retos. Espessura de 4 a 10 mm.

O plástico celular é muito mais barato e mais leve do que o moldado. Graças ao favo de mel oco cheio de ar, o polímero ganha força extra, mas permanece leve. Isso permite a fabricação de estruturas leves, ao mesmo tempo que reduz significativamente os custos. Os reforços aumentam o raio de curvatura máximo. O policarbonato celular com espessura de 6 a 10 mm pode suportar cargas impressionantes, mas, ao contrário dos revestimentos de vidro, não se quebra ou se desfaz em fragmentos pontiagudos. Além disso, nas lojas, o produto é apresentado nos mais diversos tons.

As desvantagens de um polímero celular são as mesmas de um painel monolítico, mas o preço é muito mais baixo. Todas as características de desempenho das chapas são conhecidas apenas pelos fabricantes.

Os usuários comuns são obrigados a tomar uma decisão sobre o uso deste ou daquele material, orientados pelas avaliações das pessoas que utilizaram esse material para a construção de viseiras na prática.

Em primeiro lugar, vários recursos são observados.

  • Em termos de condutividade térmica, o policarbonato monolítico não é muito diferente do policarbonato celular. Isso significa que o gelo e a neve não deixarão o dossel feito de polímero celular pior e nem melhor do que uma estrutura feita de plástico monolítico.
  • O raio de curvatura de um painel fundido é 10-15% maior do que o de uma folha alveolar. Conseqüentemente, pode ser utilizado para a construção de copas arqueadas. Ao mesmo tempo, o polímero multicamadas em favo de mel é mais adaptado para a produção de estruturas curvas.
  • A vida útil do plástico monolítico é 2,5 vezes maior do que a do plástico celular, que é de 50 e 20 anos, respectivamente. Se você tem capacidade financeira, é melhor pagar mais, mas compre uma capa que possa ser instalada - e esqueça por meio século.
  • O policarbonato fundido é capaz de transmitir 4-5% mais luz do que o policarbonato celular. Na prática, porém, essa distinção é quase imperceptível. Não vale a pena comprar um material fundido caro se for possível fornecer um alto nível de iluminação com um favo de mel mais barato.

Todos esses argumentos não significam de forma alguma que os modelos monolíticos sejam mais práticos do que os celulares. Em cada caso individual, a decisão final deve ser tomada com base nas características estruturais do velame e sua funcionalidade. Por exemplo, a massa de uma folha de policarbonato fundido é de aproximadamente 7 kg por quadrado, enquanto um metro quadrado de policarbonato celular pesa apenas 1,3 kg. Para a construção de um arco leve com parâmetros de 1,5x1,5 m, é muito mais prático construir uma cobertura de 3 kg do que instalar uma viseira de 16 kg.

Qual espessura é melhor tomar?

Ao calcular a espessura ideal do polímero para a instalação de uma cobertura, é necessário levar em consideração a finalidade da cobertura, bem como o volume de cargas que suportará durante a operação. Se considerarmos um polímero celular, você precisará seguir várias dicas de especialistas.

  • 4 mm - esses painéis são usados ​​para cercas de pequenas áreas com um alto raio de curvatura. Normalmente, essas folhas são compradas para copas e pequenas estufas.
  • 6 e 8 mm - são relevantes para abrigar estruturas sujeitas a ventos fortes e cargas de neve. Essas placas podem ser usadas para fazer carports e piscinas.
  • 10 mm - ideal para a construção de galpões sujeitos a intensos esforços naturais e mecânicos.

Os parâmetros de resistência do policarbonato são amplamente influenciados pelas características de design dos reforços internos. Conselho: é aconselhável calcular a carga de neve para a cerca levando em consideração os requisitos prescritos no SNiP 2.01.07-85 para cada região natural e climática do país. Quanto ao polímero fundido, esse material é muito mais resistente do que o celular. Portanto, produtos com espessura de 6 mm costumam ser suficientes para a construção de galpões e toldos.

Isso é suficiente para fornecer a resistência e durabilidade necessárias do abrigo em uma ampla variedade de condições climáticas.

Seleção de cor

Normalmente, as características arquitetônicas dos edifícios e o projeto das estruturas de cortina são percebidos pelas pessoas como um conjunto. É por isso ao escolher uma solução de tonalidade para um polímero para um telhado, é imperativo levar em consideração o esquema geral de cores dos edifícios vizinhos. Os mais comuns são polímeros de cores verdes, leite, e também de bronze - eles não distorcem as cores reais de objetos colocados sob o abrigo. Ao usar tons de amarelo, laranja, bem como vermelho, todos os objetos sob o visor irão adquirir um refluxo correspondente. Ao escolher uma tonalidade de policarbonato, é necessário levar em consideração a capacidade do material polimérico de transmitir luz. Por exemplo, cores escuras o espalham, ficará bastante escuro sob a cobertura. Além disso, esse policarbonato aquece rapidamente, o ar no gazebo fica quente e muito quente.

Para cobrir estufas e conservatórios, os painéis amarelos e marrons são ideais. No entanto, não são adequados para proteger a piscina e área de lazer, uma vez que não transmitem luz ultravioleta. Nesse caso, será melhor dar preferência às cores azul e turquesa - a água adquire uma vazante acentuada.

Mas os mesmos tons são indesejáveis ​​para o telhado de um pavilhão comercial. Os tons de azul distorcem a percepção das cores, fazendo com que frutas e vegetais pareçam não naturais, e isso pode assustar os compradores em potencial.

Para informações sobre qual policarbonato é melhor escolher para um dossel, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário