Tudo sobre carports de policarbonato
Nem todo entusiasta de automóveis tem a oportunidade de construir sua própria garagem para um carro. Um dossel de policarbonato é uma substituição prática. Este projeto protegerá o equipamento dos efeitos negativos dos fenômenos atmosféricos: chuva, neve, granizo e luz solar.
Peculiaridades
Para construir um dossel no campo, não é necessário obter licenças especiais - basta escolher um local adequado, onde a estrutura não projete sombra sobre a área circunvizinha ou sombreie fortemente a sua própria.
Para instalar um dossel, basta alocar de 3 a 4 metros de território. Pode ser de qualquer formato, adjacente ou independente.
Uma garagem feita de policarbonato tem qualidades positivas como:
- facilidade;
- força;
- elasticidade;
- resistência aos fenômenos atmosféricos (chuva, neve, raios solares);
- resistência ao desgaste;
- o material é translúcido (alto nível de iluminação), não queima, fácil de limpar.
Não há efeito estufa sob uma cobertura de policarbonato, pois o ar não aquece. Durante o dia, a iluminação também não é necessária - devido à transparência do material, ela transmite bem a luz.
Além das vantagens, policarbonato também tem desvantagens, a primeira é a instalação. Durante a fixação, você precisa olhar para trás do filme que cobre o material. Não pode ser danificado, pois serve como proteção contra fatores externos.
O que eles são?
Como afirmado acima, uma garagem é uma opção alternativa de garagem. Pode ser instalado sozinho no quintal da casa ou no campo, a copa não ocupa muito espaço e não requer grandes investimentos.
O policarbonato é um polímero termoplástico moderno que não possui análogos. É um material confiável, resistente à combustão, não tem medo de impactos e não ocorre corrosão na superfície.
Há também um tipo relativamente novo no mercado russo - policarbonato monolítico perfilado ou onda. A área de aplicação mais popular é a construção de toldos ou coberturas.
No total, são vários os tipos de copa: abobadada ou semicircular, com telheiro recto ou empena, unida ou autónoma. A copa autônoma tem 4 apoios, a anexa tem 2. Há também um novo desenho especial - copa cantilever. Essas estruturas têm apenas dois suportes de um lado. Sua principal comodidade é que o carro pode ser estacionado em três lados. Na maioria das vezes, os dosséis cantilever são vendidos prontos, mas você também pode construí-los.
Para quem não deseja converter a copa na categoria de imóvel, existem estruturas desmontáveis. Normalmente, esta opção consiste em uma estrutura pré-fabricada, e um tecido especial tratado com agentes repelentes de água atua como um telhado. O policarbonato nesta forma móvel é usado devido à sua leveza, flexibilidade e portabilidade.
A construção de uma garagem para um carro não causa problemas - basta alocar uma área de 3x4 metros. Para economizar materiais, é melhor fazer uma vaga de estacionamento perto da parede da casa. Essa estrutura será fechada de um lado da chuva, vento e neve.
Uma garagem para dois carros deve atender aos seguintes parâmetros:
- uma área de 5x6 metros é suficiente para dois carros pequenos;
- para SUVs - 6x6 metros;
- se for um galpão de hóspedes, então 7x11 metros.
Importante! Ao montar a cobertura perto da parede, você precisa observar o ângulo de inclinação do telhado - 12-14 graus.No inverno, quando a neve cai do telhado do prédio para o dossel, essa inclinação impede que ela se arrebente.
Por localização
Por localização, o dossel pode ser autônomo ou anexado. Para uma estrutura estacionária, mais espaço será necessário. Um velame autônomo deve ter no mínimo quatro apoios, eles são instalados a uma distância de até um metro.
O anexo ocupará um mínimo de área. A estrutura assemelha-se a uma extensão de uma casa ou garagem privada, o resto está ligado a dois ou mais apoios.
Para tornar o suporte mais estável, ele é vazado com concreto ou uma plataforma especial de concreto é preparada.
Para cálculos precisos, é necessário levar em consideração as dimensões do carro: comprimento, largura e altura. O telhado do galpão não deve ser muito alto, caso contrário, a estrutura da garagem não pode resistir a fortes rajadas de vento e a precipitação cairá para dentro.
Pelo formato do telhado
A parte inferior dos galpões praticamente não difere em design - são pilares cavados ou embutidos no concreto. A principal diferença é o telhado. Possui três tipos principais.
- A inclinação única é a opção mais fácil. Um telhado inclinado é uma folha de policarbonato colocada sobre suportes de diferentes tamanhos. A inclinação natural evita o acúmulo de água e neve. Também é necessário construir calhas perto da copa. O tipo de teto inclinado é adequado para uma pequena vaga de estacionamento e é projetado de acordo com o tamanho do veículo. A cobertura anexada também pode ter esse tipo de telhado.
A proteção da máquina será melhor e os custos do material serão menores. A construção não requer habilidades e treinamento especiais.
- Frontão - a cobertura é composta por dois componentes, ligados por uma cumeeira. Um telhado de duas águas é mais adequado para grandes áreas. A estrutura da capota permite que você coloque um grande carro sob ela. Ao contrário do tipo anterior, a estrutura costuma ser localizada separadamente.
Um telhado de duas águas é mais confiável e resistente ao vento, mas é mais difícil e caro de instalá-lo - mais material é necessário.
- Arqueado - esse tipo de telhado tem uma estrutura especial de tipo redondo e é coberto com material de cima. Em edifícios comuns, esse telhado não é feito; na maioria das vezes, é usado para galpões. As vantagens deste projeto são a integridade e a quase total ausência de resíduos de construção (o policarbonato é colocado em uma folha inteira). Como o material para instalação não é cortado, uma carga adicional é criada devido à dobra - o policarbonato pode estourar.
A estrutura de um telhado arqueado é criada de acordo com cálculos preliminares. Normalmente, esse telhado atua como um elemento de design.
Por material de rack
Para a construção de um dossel, você pode usar quase todos os materiais de construção: tijolo, madeira, perfis de metal e muito mais. Na maioria das vezes, o rack é construído de madeira ou de um tubo de perfil de metal. Eles se tornaram populares devido à sua disponibilidade, baixo custo e facilidade de uso.
Quer o rack seja construído em madeira ou metal, ambos os materiais requerem cuidado e manutenção. Como o dossel está localizado ao ar livre, ele está exposto ao estresse atmosférico.
Para evitar o desgaste rápido do material, o metal é pintado e a madeira tratada com anti-sépticos especiais.
Qual policarbonato escolher?
O policarbonato é um material de construção altamente durável. Na aparência, pode parecer frágil e leve, mas simplesmente tem indicadores de resistência exclusivos: é 7 vezes mais forte do que o plástico comum e o vidro - 200 vezes.
À primeira vista, o policarbonato parece o mesmo. Há um grande número de marcas que diferem em espessura e finalidade. As características do material dependem do polímero incluído na composição.
O policarbonato tem muitas vantagens:
- Proteção UV;
- longa vida útil;
- é fácil de montar e processar o material, não leva muito tempo;
- graças à flexibilidade do telhado, você pode dar qualquer forma desejada;
- à prova de fogo - o policarbonato não queima;
- capaz de suportar cargas aumentadas;
- grande seleção de tons;
- capacidade de transmitir luz.
Ao escolher um material de cobertura, você precisa levar em consideração a espessura, qualidade, cor e capacidade de transmitir luz. Você também precisa se lembrar da carga da neve e do vento.
Para um dossel, você precisa usar policarbonato de pelo menos 4 milímetros - é melhor se a espessura for de 8 a 10 milímetros. E as cores mais escuras oferecem melhor proteção contra o sol.
Espessura e densidade do policarbonato
A espessura das folhas são as seguintes:
- 4 milímetros - usado para estufas e stands de publicidade;
- 6-8 milímetros - esta espessura é adequada para coberturas simples e instalação de divisórias;
- 10 milímetros - adequado para instalações verticais.
- 16 milímetros - é melhor cobrir telhados com uma área muito grande com policarbonato desta espessura.
O uso de uma espessura muito grande para o telhado da copa é antieconômico. E devido à pequena espessura, a folha pode dobrar.
Quanto maior a densidade do policarbonato, mais pesadas serão as folhas. Um telhado monolítico vai custar mais caro: pelas suas características, tem uma densidade maior do que um favo de mel, dobra-se pior - portanto, o preço é mais alto. A densidade do policarbonato celular deve ser superior a 0,72 g / m3. Um material com índice mais baixo pode nem mesmo resistir ao granizo.
Cor de policarbonato
Somente fabricantes confiáveis podem garantir que o policarbonato não transmitirá os raios ultravioleta. Este material é produzido levando em consideração todos os requisitos e padrões de qualidade, e a superfície é protegida por um filme especial de polímero. O policarbonato assim produzido tem uma longa vida útil, não perde a cor, não emite substâncias nocivas e a estrutura não se deteriora com o tempo.
A tonalidade do policarbonato é selecionada levando em consideração suas próprias preferências. Só há um conselho que pode ser dado aqui - as cores devem ser combinadas com o resto da arquitetura do site.
É melhor montar uma garagem de um material com acabamento fosco para que o sol não aqueça o carro.
Como fazer isso sozinho?
Os parâmetros aproximados para uma garagem devem ser os seguintes: largura por 1–2 metros e comprimento por 1 metro a mais do que o próprio carro. Se for necessária cobertura para dois carros, então é necessário adicionar 80 centímetros à largura entre os veículos e mais 1 metro das laterais. A altura da estrutura de policarbonato é de até 2,5 metros.
Se o telhado do prédio for mais alto do que esse nível, o carro não estará protegido contra intempéries.
Que materiais serão necessários?
Estrutura de suporte ou arco. Se houver tal ferramenta “em estoque” - um dobrador de tubos, você mesmo pode construí-lo. Caso contrário, todas as peças necessárias podem ser encomendadas de uma empresa de construção:
- perfil metálico 20x40 mm - para torneamento;
- perfil de metal 60x40 ou 60x60 milímetros - para terças;
- perfil metálico 80x80, 60x60 e 100x100 milímetros - para pilares de apoio;
- pedra triturada, cascalho ou uma mistura de cimento e areia;
- arruelas de pressão;
- parafusos auto-roscantes;
- se a cobertura for instalada em uma plataforma sólida, serão necessários parafusos de ancoragem;
- policarbonato com 10 milímetros de espessura.
Mesmo sem experiência e habilidades especiais, é realista construir uma garagem de policarbonato com as próprias mãos. Para isso, você precisa seguir os conselhos e instruções dos profissionais, então a estrutura cumprirá plenamente suas funções e servirá por muito tempo.
Por onde começar?
A construção de um dossel, como qualquer outro objeto, deve ser realizada de acordo com um plano especial. Mesmo para uma pequena viseira de policarbonato, é preciso planejar com antecedência a sequência de ações. Isso o ajudará a não cometer erros, a não pular nenhuma etapa e também não terá que perder tempo analisando a estrutura e os fundos para comprar materiais danificados.
Importante! É necessário levar em consideração e lembrar todas as nuances: o tamanho estimado, a forma do edifício, a espessura e tipo de material, a tonalidade desejada, a transmitância de luz do policarbonato, o clima que prevalece em uma determinada região, a direção e força do vento.
Em primeiro lugar, todas as suas ideias e planos precisam ser retratados na imagem, ou seja, fazer um desenho esquemático de uma garagem. Claro, vai acabar sendo aproximado, mas já ficará claro o que você quer e se há uma oportunidade real de dar vida ao projeto.
Como fazer um desenho?
O trabalho principal de construção de uma garagem começa com um projeto. As demais ações e o resultado final, bem como a confiabilidade e segurança da estrutura, dependerão da precisão dos cálculos.
O policarbonato é um material de construção bastante popular e sua fama desempenhou um grande papel. Existem muitas fotografias e desenhos de dosséis de automóveis na web. Não há necessidade de adquirir conhecimentos técnicos e de engenharia especiais - basta escolher a opção que atende à solicitação.
Também não custa prestar atenção às condições climáticas de uma determinada região e ao esquema escolhido (para que clima o dossel foi pretendido).
Como escolher os tamanhos?
O esquema encontrado também pode conter cálculos prontos para os materiais. Em outro caso, terá que ser corrigido por conta própria, aqui vale considerar que a copa não tem paredes, o que significa que a cobertura deve ser "com margem":
- para uma estrutura fixa, a cobertura deve projetar-se 30 centímetros além do suporte;
- para um velame estacionário, uma margem de 30-40 centímetros também é necessária;
- a altura ideal é de 2,2 metros, mas não mais do que 2,5, e o ponto mais baixo da estrutura não é menos do que 1,8 metros.
Como montar uma estrutura de canopy e torneamento?
Primeiro você precisa fazer uma marcação onde os suportes verticais ficarão. Por exemplo, se houver uma cerca próxima, que passará a ser um lado da cobertura, e os postes da cerca estiverem localizados a uma distância de dois metros, então, no lado oposto, os suportes estarão localizados à mesma distância.
Nas marcações extremas, você precisa cravar pequenos pinos de madeira e puxar um fio ou corda entre eles.
Em seguida, você precisa fazer furos para os suportes. Existe uma ferramenta especial para isso - uma furadeira a motor. Com ele, o trabalho ficará mais fácil e rápido, mas por ter um preço alto, não dá para comprar equipamentos para vários poços. A furadeira pode ser alugada ou emprestada de amigos. A profundidade da cava para o suporte deve ser de aproximadamente 1,2 metros e a largura de 10 centímetros. O orifício deve estar em uma posição estritamente vertical. Para facilitar o processo de "perfuração", os especialistas recomendam remover a ferramenta várias vezes para removê-la do solo.
Nos poços acabados são instalados postes de metal, é preferível verificar a instalação por nível ou prumo, depois são despejados com concreto e mantidos por cerca de 10 dias até que a massa fique mais forte e endureça.
Adendo! Você pode alinhar os postes com uma corda. A marcação é aplicada aos suportes extremos e uma corda é puxada ao longo dele, em seguida, todos os outros suportes são cortados ao longo dele.
Após o endurecimento do concreto, a instalação da moldura pode ser iniciada. O perfil de metal para a cinta superior é soldado primeiro.
Depois que a estrutura é montada, os arcos são instalados sob o telhado. Você mesmo pode dobrar o perfil de metal ou entrar em contato com um profissional. As empresas especializadas em tais serviços possuem máquinas especiais, para que a produção ocorra com rapidez e precisão, obedecendo a todos os parâmetros especificados. Esses arcos podem ser soldados imediatamente, sem instalação preliminar.
A próxima etapa é criar o torneamento. O mais ótimo é a localização dos arcos na mesma distância um do outro, o trabalho fica mais fácil, já que os jumpers são cortados de acordo com o mesmo padrão.
Como consertar o policarbonato?
Depois que todos os tubos de metal são soldados, eles são tratados com uma solução que evita a corrosão, imprimados e pintados.Depois que todas as camadas estiverem secas, você pode começar a instalar o policarbonato.
Importante! Se a escolha recaiu sobre o policarbonato celular, o material deve ser colocado de forma que não entre água. A não observação deste conselho levará à formação de bolhas dentro da folha. Do lado estético, parecerá pouco atraente. Como resultado, a limpeza exigirá muito tempo e esforço.
Existem vários métodos de fixação de policarbonato, o primeiro é com parafusos. Depois que as marcações necessárias são aplicadas à folha, ela é cortada. Isso é feito sem remover a película protetora e a folha é colocada na estrutura de metal com o lado protegido para cima. Ao erguer um telhado arqueado, o policarbonato é dobrado apenas ao longo dos canais. O telhado é preso à estrutura por meio de parafusos auto-roscantes. Para não danificar o material, é necessário preparar os furos com antecedência, seu tamanho deve ser maior que o diâmetro dos fixadores. Se você não seguir esta regra, em função da diferença de temperatura, o policarbonato irá expandir ou contrair, e aparecerão rachaduras na superfície. O passo entre os parafusos deve ser entre 35 e 45 centímetros. Arruelas revestidas de silicone com um diâmetro de 30 milímetros podem ser usadas para fortalecer e vedar a conexão.
Além disso, para a instalação de policarbonato em diferentes materiais (madeira, plástico, metal), um adesivo especial é usado. A cola epóxi é usada para conectar o perfil de metal. Se a estrutura for afetada por mudanças repentinas de temperatura, a cola de silicone servirá. Sua faixa de temperatura é de –45 a +125 graus.
Os fabricantes produzem muitas marcas de cola, mas para o policarbonato é melhor usar formulações sem solventes, pois danificam a superfície do material.
Aqui estão algumas dicas para trabalhar com policarbonato.
- Se a espessura da chapa não ultrapassar 8 milímetros, recomenda-se o uso de faca de construção para o corte, para um valor maior deste parâmetro - uma serra circular com dentes pequenos.
- Para que a neve desça do dossel, as lâminas são montadas ao longo da encosta e, para uma estrutura em arco, são dobradas na direção das nervuras de policarbonato.
- Para que após o corte não haja recortes e as bordas sejam uniformes, é necessário cortar a folha sobre uma superfície dura.
- Para criar um furo para os parafusos, é melhor pegar uma broca com uma broca de metal. Eles precisam ser colocados apenas entre as costelas que enrijecem o policarbonato. Isso permitirá que a condensação drene melhor da folha.
- O policarbonato celular deve ser posicionado de forma que seu favo de mel fique na vertical. Isso é feito para que a água não se acumule dentro do material e, posteriormente, ele não "floresça". A fita resistente ao calor não é adequada para este caso: a umidade ainda se acumulará no interior.
- Para policarbonato de 10 mm, os fixadores não devem ter mais de 50 centímetros de espaçamento. Para materiais mais espessos, a distância aumenta para 85 centímetros.
- O torneamento do telhado sobre o qual o policarbonato será aplicado deve atender a várias condições. Quanto mais plano for o telhado, menor será a distância entre os lintéis. Isso deve ser feito para evitar empurrar o policarbonato, porque não só a água após a chuva, mas também a neve pode se acumular na superfície. A inclinação ideal é de 50 graus.
Se possível, é preferível dar preferência a uma estrutura em arco: tem capacidade para suportar cargas pesadas. Se o policarbonato de 16 milímetros de espessura for usado para o dossel arqueado, você pode dispensar o torneamento. Mas os pilares de suporte não devem estar localizados a mais de 2,3 metros um do outro.
O policarbonato pode substituir muitos materiais, é durável, protege dos raios ultravioleta, é plástico e pode ser usado para proteção térmica. Tendo previsto e calculado todas as nuances, pode evitar custos elevados e criar um design único.
Ao construir uma garagem para um carro, três regras principais devem ser observadas: precisão dos cálculos, aceitabilidade dos materiais e imaginação.
Para informações sobre como fazer um dossel de policarbonato, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.