Toldos de policarbonato para chalés de verão
Uma dacha é um lugar onde um morador da cidade vem para descansar e respirar ar puro. Depois de trabalhar no jardim, você nem sempre quer entrar em casa, mas seria ótimo sentar em algum lugar em um espaço aberto, mas seria ótimo sob a proteção do sol escaldante. Nesse caso, um dossel de policarbonato virá em seu socorro.
Vantagens e desvantagens
O policarbonato tem um exército de fãs e adversários. Isso ocorre porque, como qualquer outro material, tem vantagens e desvantagens de uso.
O policarbonato tem muitas vantagens significativas.
- O dossel de policarbonato é o mais fácil de instalar.
- Ele não tem medo de gotas de calor - frio, ele não se desvanece sob os raios do sol e não se curva sob a chuva e a neve. Ele mantém suas propriedades originais e aparência atraente por muito tempo.
- O policarbonato tem a propriedade de isolamento térmico, mas nem todos os tipos.
- Ele tem a capacidade de se curvar, portanto, um dossel feito desse material pode ter qualquer formato. Se você precisa de um barracão de formato incomum, então é o policarbonato que o ajudará na sua criação.
- Material retardador de chamas.
- Não há necessidade de tratamento adicional da superfície com compostos especiais contra o aparecimento de mofo e bolor.
- As estruturas de policarbonato são relativamente leves, especialmente folhas ocas, que são mais frequentemente usadas para criar toldos.
Também existem desvantagens.
- A utilização desse material só é possível para a construção de um galpão fixo. Cada desmontagem e nova coleta em um local diferente - corre o risco de danificar as placas, pois elas são bastante frágeis.
- Os tipos mais "populares" de policarbonato para a construção de galpões costumam ter um preço bastante alto. E se for planejada uma estrutura com uma grande área, por exemplo, para uma piscina ou para uma cozinha de verão, então o consumo de material será grande, assim como os custos de construção.
- Não é desejável construir uma cobertura de policarbonato onde está prevista a colocação de um braseiro ou tandoor, pois o material se expande muito sob a influência do calor. Para tais locais, é preferível escolher uma estrutura metálica (de tubos ou perfis), e fazer a cobertura de telhas, ardósia ou papelão ondulado. Além disso, é obrigatório fazer um escapamento de fumaça. Se não houver cano, existe um alto risco de envenenamento por monóxido de carbono ou produtos de combustão.
Variedades
O dossel pode ser adjacente a uma das paredes da casa ou a uma estrutura independente. Além disso, pode ser estacionário, ou seja, fixo em determinado local, e móvel - pode ser desmontado e remontado em outro local. Não estamos falando deste último em relação ao policarbonato, pois, devido à sua fragilidade, é inadequado para coleta e análise frequentes.
Se falamos das finalidades para as quais são criados os galpões, então eles podem ser divididos naqueles destinados à piscina, à churrasqueira, ao mirante ou simplesmente para equipar a área de lazer. Para gazebos, as formas curvas são usadas com mais frequência - uma tenda, uma cúpula, um semicírculo. Lâminas tortas de policarbonato espalham a luz do sol, tornando bom o descanso nessas estruturas no calor da tarde, no início da manhã e à noite.
Para criar uma cobertura de piscina, você precisará de uma estrutura deslizante (como uma estufa). Cobre completamente a piscina de ponta a ponta.
Para equipar um terraço, basta criar um dossel de parede com declive. É necessária uma ligeira inclinação para que a precipitação na forma de chuva e neve penetre no solo, e não se acumule no telhado, criando uma carga adicional sobre o mesmo.
Se você planeja colocar uma churrasqueira sob uma cobertura, o telhado deve ser feito em forma de arco. Esta configuração oferece boa proteção contra chuva e espaço suficiente para evitar fumaça e odores fortes de comida. O arco também é adequado para organizar uma cozinha de verão. O lavatório pode ser colocado num dos suportes ou, se o galpão ficar perto da casa, na parede.
As nuances de escolha
Para construir um dossel atraente, você precisa usar uma tela de policarbonato. É melhor comprar policarbonato celular, pois pesa pouco, é resistente ao fogo e bloqueia bem os raios ultravioleta.
Uma folha oca é preferível, uma vez que se dobra bem, tem a propriedade de reter o calor. As folhas monolíticas são mais duráveis, mas menos orçamentárias. Além disso, eles têm um isolamento térmico insuficiente. A cor do plástico também é importante. Colorido é mais bonito, mas transparente tem melhor largura de banda. No entanto, se um determinado esquema de cores for observado no design do site, você não deve violá-lo. O dossel da piscina infantil pode ser azul, amarelo ou verde. Em gazebos, é melhor manter um equilíbrio de policarbonato transparente e perfis de metal para criar uma iluminação moderadamente difusa, mas ao mesmo tempo não sombrear muito o local.
A espessura ideal da folha é de 6 a 8 mm.
Se for planejado o uso não apenas de placas de policarbonato na estrutura, mas também de perfil metálico, deve-se levar em consideração que quanto mais metal houver no projeto, menos luz o produto acabado transmitirá. É por isso é melhor limitar-se à moldura, deixando o máximo de espaço possível para as folhas transparentes que protegem da radiação ultravioleta, mas deixam passar o sol.
Se a forma do dossel é planejada para ser reta, sem dobras e elementos incomuns, então não é necessário o uso de metal, você pode substituí-lo por madeira perfilada ou colada de madeira.
Quanto mais pesada a estrutura, mais sólida deve ser sua base. Um arco ou uma cobertura para uma piscina requer não apenas um perfil de metal, mas um tubo em forma. Em alguns casos, podem ser necessárias tiras de aço.
Construção
Você pode solicitar a fabricação de um dossel de policarbonato em uma organização especializada ou pode fazer você mesmo. Tudo o que é necessário para isso é uma ferramenta especial e alguma experiência com o material. A fabricação da cobertura começa com o projeto, depois é liberado o local em que será montado e, em seguida, segue-se a instalação propriamente dita. Após a montagem do dossel, pode-se proceder à sua decoração externa e interna. Todos combinam com ela, guiados por seus próprios gostos.
Projetos
Se não tiver experiência na elaboração de projetos, você pode recorrer a profissionais para obter ajuda e construir um dossel por conta própria com base no projeto desenvolvido.
Os sistemas articulados são divididos em vários tipos (são bastante simples, portanto, com alguma prática, a própria pessoa pode fazê-los).
- Toldos retos de policarbonato. Esta é a estrutura mais simples - é fácil de projetar e fabricar. O ângulo entre os suportes e o telhado em tal dossel é de 90 graus.
- Estrutura articulada em frontão. Como o nome sugere, essa estrutura tem duas inclinações. Para fazer isso, vai demorar um pouco mais de tempo e esforço.
- Dossel semicircular (arqueado). Na maioria dos casos, trata-se de estruturas em grande escala - são projetadas para proteger a cozinha de verão, a área de churrasco e a piscina. No entanto, apesar do grande volume, é perfeitamente possível fazer você mesmo.
- Dossel ondulado ou abobadado. Na maioria das vezes, esses projetos são usados para equipar gazebos, eles parecem muito atraentes. No entanto, eles exigem um projeto cuidadosamente pensado com cálculos competentes. Nesse caso, você mesmo pode fazer.
- Estrutura articulada multinível. Pode ser aberto ou fechado. Essa estrutura pode combinar várias opções de cobertura. Apenas artesãos experientes que lidaram com tais estruturas articuladas podem fazer isso por conta própria.
Preparação
É mais conveniente montar o dossel em paredes e fundações acabadas. Então, nenhuma preparação especial é necessária. Se não houver fundação, construí-la será a parte mais demorada do trabalho.
O site deve ser pré-preparado, marcado. Primeiro, você precisa cavar buracos em número de acordo com o número de suportes. A profundidade de cada um é de 0,5 m. O tamanho é de cerca de 30x30 cm. Primeiro, uma almofada de pedra britada é derramada, em seguida, o suporte é instalado estritamente verticalmente e, em seguida, a fossa é preenchida com argamassa de cimento. Depois disso, você precisa esperar 14 dias até que a solução se solidifique completamente.
Instalação do quadro
Placas de policarbonato são montadas melhor em parafusos auto-roscantes com arruelas de borracha. A borracha evita rachaduras no material. A vantagem do policarbonato é que você pode fazer um dossel de qualquer tamanho. Mas a moldura deve ser forte e confiável: madeira ou metal são usados para sua fabricação.
As partes de madeira da copa devem ser tratadas com compostos especiais contra o apodrecimento e fungos, as partes metálicas - contra a corrosão. O quadro terá cinco postes de apoio, seu tamanho é 9x9 cm. Se você precisar de uma pequena inclinação do dossel, então deve haver uma diferença de altura entre os apoios dianteiro e traseiro - cerca de 40 cm.
A ligação dos montantes é feita por meio de cantos metálicos. Depois de instalar as vigas, você pode lidar com o revestimento do telhado. Placas de policarbonato autorroscante devem ser fixadas na caixa. Como será a decoração exterior e interior - cada um decide por si.
Cobertura
As folhas de policarbonato são colocadas com o lado que reflete a radiação ultravioleta. É fácil de encontrar - tem um adesivo de proteção rotulado nele. Cada extremidade da teia é fechada com uma fita especial e um perfil de extremidade. Se a estrutura não for autónoma, mas sim montada na parede, então do lado da parede da casa a ligação é feita com perfis especiais adjacentes.
As chapas compostas são fixadas à estrutura não apenas com parafusos de telhado, mas também com arruelas térmicas especiais. Eles protegem a estrutura de rachaduras e não são expostos a altas ou baixas temperaturas.
Como decidir a escolha do policarbonato, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.