Como consertar fones de ouvido sem um ferro de solda?

Contente
  1. Mau funcionamento comum
  2. Processo de reparo
  3. Recomendações

Quase todos os proprietários de fones de ouvido, mais cedo ou mais tarde, se deparam com o fato de o aparelho parar de funcionar por operação inadequada ou situações de força maior. Felizmente, na maioria dos casos, é perfeitamente possível consertar um acessório sozinho, mesmo sem um ferro de solda.

Mau funcionamento comum

Para determinar o método de reparo dos fones de ouvido, você precisa entender a causa da quebra e se ela está no próprio acessório. Para fazer isso, você pode conectar os fones de ouvido a outra tomada funcional ou conectar outros fones de ouvido à tomada existente. Se, depois de verificar, descobrir que o problema ainda está no próprio gadget, você deve avaliá-lo para ver se há avarias comuns.

Os fones de ouvido podem não funcionar devido a um cabo quebrado. Esse mau funcionamento é determinado pelo "comportamento" do som: se, ao dobrar e endurecer o fio, a música desaparece, então ela aparece, então o problema está no cabo.

Pode acontecer que os fones de ouvido não estejam funcionando devido a um plugue quebrado. Novamente, neste caso, o som aparece e desaparece durante a pressão ou torção da parte no conector. Existe a possibilidade de ruptura do fio, tanto entre o plugue e os alto-falantes, quanto no cabeçote do próprio plugue.

Um problema com os fones de ouvido pode ser um mau funcionamento dos alto-falantes e do controle de volume, deformação ou ruptura da membrana. Também é possível que algo supérfluo simplesmente tenha entrado no dispositivo ou as peças estejam estragadas devido à idade. Se apenas um ouvido não estiver funcionando nos fones de ouvido, pode ser devido a uma forte sujeira.

Processo de reparo

Para consertar fones de ouvido que estão com o fio quebrado, sem o ferro de solda em casa, pode-se usar o cabo AUX, que é vendido em todos os lugares e é muito barato. Além disso, para reparos sem solda, você precisará de uma faca de papel, fita adesiva e um isqueiro.

O primeiro passo é cortar o cabo AUX a uma distância de 5 a 7 centímetros do conector ou ainda mais longe. Na próxima etapa, você precisará cortar a trança com uma faca.

Não pressione a lâmina com força, pois a trança se abrirá por si mesma dobrando-a.

Girando o fio, os cortes devem ser feitos até a passagem do círculo, após o que a trança é retirada. É muito importante não danificar a fiação durante o processo. Nesta fase, você precisa descalçar cerca de 2 centímetros de fios. Geralmente são envernizados e a próxima coisa a fazer é limpá-los com uma faca bem afiada ou um isqueiro.

No segundo caso, é preciso agir com muito cuidado. A ponta do fio é levada ao fogo do isqueiro por apenas uma fração de segundo, o que permite que ele se acenda e acenda ligeiramente. Depois de esperar um centímetro e meio para queimar, o fogo precisará ser apagado com os dedos. Os depósitos de carbono da superfície são facilmente limpos com a unha.

Como regra, o fio do fone de ouvido se rompe muito próximo ao conector, portanto, apenas 2 a 5 centímetros próximos a ele são jogados fora. Aliás, a própria peça pode ser enviada imediatamente para a lata de lixo. Além disso, o isolamento é removido da fiação restante, da mesma forma que no cabo AUX. Finalmente, os fios dos dois cabos devem ser conectados por simples aparafusamento. Para garantir o máximo contato, os fios usados ​​são desenrolados, sobrepostos um sobre o outro e torcidos com força.

Cada torção precisará ser isolada com fita larga, torcendo em 3-5 camadas. Em vez de velcro, um termotubo com um diâmetro de cerca de 1-2 milímetros também é adequado. Eles são colocados nas torções resultantes e, em seguida, aquecidos por algum tipo de aquecedor, por exemplo, um secador de cabelo comum.

Outro tubo de calor é adequado para proteger a junta.

Freqüentemente, para consertar os fones de ouvido do telefone, você precisa trocar o plugue. Neste caso, primeiro você terá que adquirir um novo conector, absolutamente idêntico ao antigo. Usando uma tesoura comum ou pinças, o plugue antigo é cortado e um recuo de 3 milímetros deve ser mantido. Em seguida, você precisa substituir a peça da mesma forma que o fio. Isso significa que os fios do novo plugue e dos fones de ouvido antigos são primeiro expostos e, em seguida, são descascados e torcidos juntos. O trabalho é concluído com a utilização de um termotubo.

Outra opção é procurar uma alternativa ao ferro de solda usual, já que soldar os fones de ouvido ainda é a solução mais confiável e duradoura. Por exemplo, pode ser cola condutora ou pasta de solda especial. Na presença de resina e solda de estanho, você pode aquecer um fio de cobre ou um prego com um isqueiro e depois soldar os fios. Além disso, com um isqueiro e fio de cobre, você deve tentar fazer um ferro de solda a gás.

No entanto, nesses casos, você ainda deve ter certas habilidades e seguir as precauções de segurança.

A soldagem de folha é uma opção interessante. Este método é mais adequado para conectar dois fios. O primeiro passo, claro, é remover a camada isolante a uma distância de cerca de 3 centímetros. A folha é cortada em tiras, cuja largura coincide com as dimensões da lacuna exposta. Além disso, todas as fitas são enroladas em pequenas ranhuras, nas quais as extremidades torcidas dos contatos são colocadas uma a uma. Na próxima etapa, as ranhuras são preenchidas uniformemente com uma mistura de breu e solda retificada, de modo que todo o comprimento da junta seja coberto.

Em seguida, a folha é enrolada firmemente em torno dos fios de modo que nenhuma lacuna seja formada e aquece até a temperatura na qual a solda derrete. A soldagem em si é realizada quando a folha é removida e os fios são presos com um alicate. O excesso de solda é removido com lixa.

Recomendações

Para determinar a localização exata da ruptura do fio, faz sentido usar um multímetro, principalmente se já estiver na fazenda. No entanto, também não custará muito. Antes de usar o dispositivo, você deve prepará-lo: mude para um modo que permite verificar a condutividade elétrica, ou seu equivalente. DEm seguida, a ponta de prova preta se conecta ao conector rotulado como COM e a sonda vermelha se conecta ao conector rotulado MA. Depois de concluída a preparação, você pode prosseguir para a verificação direta.

Pequenos cortes são criados próximo ao plugue e próximo ao próprio fone de ouvido, expondo os fios, que também devem ser isolados com cuidado, sem danos. As pontas de prova são conectadas a fios desencapados, após o que será necessário ouvir o multímetro. A presença de som indica que está tudo em ordem com o fio e que o problema está no plugue ou no alto-falante.

Caso não haja som, verificando todo o fio, é possível encontrar o local exato da quebra.

Como consertar fones de ouvido sem ferro de solda, veja o vídeo.

1 comentário
O convidado 19.07.2020 22:09
0

Obrigado!

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário