Fones de ouvido abertos: características, diferenças e dicas para escolher
Nas lojas modernas de equipamentos eletrônicos domésticos, é possível encontrar uma grande variedade de fones de ouvido, que, independentemente de sua classificação de acordo com outros critérios, são fechados ou abertos. Em nosso artigo, vamos esclarecer a diferença entre esses modelos, bem como dizer qual tipo de fone de ouvido é considerado o melhor e por quê. Além disso, depois de ler este artigo, você saberá por quais critérios escolher cópias com e sem fio do tipo aberto.
O que é isso?
A abertura se refere ao design dos fones de ouvido, ou melhor, à estrutura da tigela - a parte atrás do alto-falante. Se você tiver um dispositivo fechado à sua frente, sua parede posterior é vedada e isola completamente o ouvido da penetração de sons externos. Além do mais, O design fechado evita que a música que você está ouvindo ou qualquer outra vibração sonora se espalhe para o ambiente externo.
Para fones de ouvido do tipo aberto, o oposto é verdadeiro: seu lado externo da tigela tem orifícios, a área total dos quais é comparável à área dos alto-falantes, e pode até excedê-la. Externamente, isso se expressa na presença de uma malha na parte de trás das xícaras, através da qual você pode ver facilmente os elementos internos de seu design. Ou seja, toda a música que toca em seus ouvidos passa livremente pela superfície perfurada dos fones de ouvido e se torna "propriedade" de terceiros.
Ao que parece, o que há de bom nisso. Mas nem tudo é tão simples.
Qual é a diferença?
O fato é que fones de ouvido fechados têm uma pequena base estéreo, que, ao ouvir música, priva você de profundidade e amplitude de percepção... Apesar de os desenvolvedores de modelos modernos de tais dispositivos de áudio recorrerem a vários truques para expandir a base do estéreo e aumentar a profundidade do palco, em geral, o tipo de fone de ouvido fechado é mais adequado para fãs de gêneros musicais como rock e metal, onde o baixo é mais perceptível.
Música clássica, exigindo mais “leveza”, onde cada instrumento vive em um espaço estritamente alocado, para sua escuta pressupõe a presença de dispositivos abertos. A diferença entre eles e seus primos fechados é precisamente que os fones de ouvido abertos criam um palco sonoro transparente que permite distinguir até os sons mais distantes.
Graças à excelente base estéreo, você obtém o som natural e surround de sua música favorita.
Como saber qual tipo de fone de ouvido é o melhor? Para responder a essa pergunta, você precisa determinar os requisitos para este fone de ouvido. Os fones de ouvido abertos não podem ser usados no transporte, no escritório e, em geral, onde os sons que vêm deles podem perturbar as pessoas ao seu redor. Além disso, ruídos externos que saem dos orifícios das xícaras vão atrapalhar na hora de curtir sua música preferida, por isso é melhor ter os acessórios cobertos ao sair de casa.
Como um meio-termo, um tipo de fone de ouvido semifechado ou, de maneira equivalente, semiaberto é possível. Esta versão intermediária foi projetada levando em consideração as melhores propriedades de ambos os dispositivos, embora se pareça mais com dispositivos abertos. Em sua parede posterior existem fendas pelas quais o ar flui do ambiente externo, para que você possa, por um lado, concentrar-se no que ressoa em seus ouvidos e, por outro, não perder de vista tudo o que acontece lá fora. ...
Este tipo de fone de ouvido é conveniente, por exemplo, na rua, onde existe uma grande probabilidade de ser atropelado por um carro ou em outra situação indesejável, especialmente se o isolamento acústico ideal de fones de ouvido fechados o isolam completamente de todos os sons externos.
Fones de ouvido abertos são usados por fãs de jogos de computador, pois com a ajuda deles, o efeito de presença, tão querido por alguns, é alcançado.
Mas em estúdios de gravação, a preferência é definitivamente dada a dispositivos fechados, porque ao gravar vocais ou instrumentos, é necessário que nenhum som estranho seja captado pelo microfone.
Modelos populares
Os fones de ouvido abertos são apresentados em modelos de design completamente diferentes. Podem ser dispositivos suspensos de tamanho normal, fones de ouvido elegantes e tampões de ouvido com e sem fio.
A principal condição é que, ao ouvir música, haja uma troca de som entre o emissor do fone de ouvido, os ouvidos e o ambiente externo.
Fones de ouvido
Vamos começar com o tipo mais simples de dispositivo aberto - fones de ouvido. Eles são completamente desprovidos do sistema de cancelamento de ruído ativo, para que o usuário possa desfrutar do som natural.
Apple AirPods
Este é o fone de ouvido sem fio mais famoso e confiável da famosa marca, que se distingue por sua grande leveza e controle de toque. Equipado com dois microfones.
Panasonic RP-HV094
Uma opção econômica para som de alta qualidade. O modelo se distingue por sua confiabilidade e durabilidade, bem como por um som bastante alto. Das desvantagens - baixo insuficientemente saturado, falta de um microfone.
Os modelos intra-auriculares são mais adequados para reproduzir frequências altas e médias.
Sony MDR-EX450
Um fone de ouvido com fio com som de alta qualidade graças à sua caixa de alumínio livre de vibrações. Das vantagens - um design elegante, quatro pares de almofadas de ouvido, um cabo ajustável. A desvantagem é a falta de microfone.
EP-630 criativo
Excelente qualidade de som, opção de orçamento. Das desvantagens - controle apenas com a ajuda do telefone.
A sobrecarga
Sony MDR-ZX660AP
O som é de alta qualidade, a construção não é muito confortável, pois a faixa de cabeça tende a comprimir levemente a cabeça. O corpo é feito de plástico, a tiara é de tecido.
Koss Porta Pro Casual
Modelo de fone de ouvido dobrável com ajuste ajustável. Ótimo baixo.
Tamanho real
Shure SRH1440
Dispositivos de estúdio de última geração com ótimos sons agudos e potentes.
Audio-Technica ATH-AD500X
Modelo de fone de ouvido para jogos e estúdio. No entanto, devido à falta de isolamento acústico, é recomendado para uso doméstico. Produza um som nítido de alta qualidade.
Como escolher?
Assim, para escolher os fones de ouvido certos, você deve primeiro decidir sobre o tipo de isolamento acústico. Se você pretende curtir o som da música no palco ou jogar jogos de computador ativamente, os dispositivos abertos são sua opção.
Os amantes do som de baixo estilo rock devem escolher um tipo fechado de dispositivo de áudio, o mesmo conselho se aplica aos profissionais. Além disso, para ouvir música no transporte público a caminho do trabalho, em viagem ou no escritório, recomenda-se a utilização de aparelhos com absorção ativa de ruídos, portanto os aparelhos fechados são mais adequados para esse fim.
Para poder ouvir um som surround de boa qualidade, mas ao mesmo tempo não ser demasiado abstracto da realidade, continuando a comunicar com os amigos e a monitorizar a situação à sua volta, é preferível optar por modelos semi-abertos.
Não se esqueça que o som de alta qualidade, ergonomia e confiabilidade do dispositivo são garantidos apenas por produtos de alta tecnologia. Portanto, só podemos falar sobre a excelente qualidade dos fones de ouvido do orçamento com um pouco de extensão.
Para saber como escolher os fones de ouvido de qualidade certa, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.