Visão geral dos tipos de fone de ouvido
É difícil imaginar nosso mundo sem fones de ouvido. Andando pelas ruas, você pode encontrar muitas pessoas com diferentes formatos e tamanhos de dispositivos em seus ouvidos. Os fones de ouvido permitem que você ouça letras e música sem perturbar os outros. Os modelos portáteis tornam possível não se separar de suas músicas favoritas fora de casa, tirando-as de pequenos aparelhos e telefones.
Peculiaridades
Tudo começou no final do século 19, quando aqueles que não conseguiam entrar no teatro se ofereceram para escutar a apresentação por meio de estruturas volumosas e inconvenientes da empresa Electrophone, que se tornou o protótipo de todos os fones de ouvido.
Os aparelhos modernos surpreendem com uma variedade: eles se dividem de acordo com seu caráter construtivo, propriedades técnicas. Eles podem ser classificados por finalidade: doméstico, profissional, externo, doméstico e streaming. Depois dos smartphones e pulseiras de fitness, é hora de fones de ouvido inteligentes que são controlados por toque e voz. São fones de ouvido de vibração (com condução óssea), eles foram criados para ajudar pessoas com audição reduzida, respondendo às vibrações. Se você adicionar um microfone aos seus fones de ouvido, eles serão chamados de "fones de ouvido".
Algumas profissões usam um único fone de ouvido denominado “monitor”.
Com o desenvolvimento da eletrônica, especialmente da eletrônica portátil, a importância dos fones de ouvido está crescendo continuamente. Dispositivos especialmente adaptados para a tecnologia mais recente são produzidos. Portanto, ao escolher fones de ouvido, não se deve confiar apenas nas características de design, mas também levar em consideração o dispositivo com o qual eles devem funcionar. A propósito, os fabricantes conseguiram fazer um fone de ouvido totalmente independente com processador embutido e cartão de memória.
No artigo, vamos considerar a classificação dos dispositivos de acordo com vários critérios:
- tipo de construção;
- dinâmica;
- dados acústicos;
- transmissão de som.
Existem outras características técnicas que não coincidem em modelos diferentes.
Quais são os tipos de construção?
Em primeiro lugar, prestamos atenção à aparência e às características de design, e depois nos aprofundamos nas propriedades técnicas do dispositivo. Vamos dar uma olhada em quais tipos de fones de ouvido podem ser encontrados no mercado de eletrônicos moderno.
Plugar
Os gadgets plug-in pertencem ao tipo mais simples e compacto de dispositivos portáteis, também são chamados de inserts, buttons, shells ou droplets. Fones de ouvido em miniatura geralmente vêm com produtos eletrônicos de consumo, mas podem ser adquiridos separadamente. Os produtos para uso são inseridos no ouvido externo, mas não no canal auditivo, daí o nome "inserção".
A necessidade de usar fones de ouvido surgiu no final dos anos 90 e no início dos anos 2000, quando as comunicações móveis começaram a se espalhar em massa. Existem certas dificuldades associadas ao uso de fones de ouvido na rua. Havia uma necessidade urgente de produtos portáteis, o que foi realizado para nós pela Etymotoc Research.
Os primeiros modelos pareciam barris e ainda estavam longe de ser um bom som, mas apesar das falhas de design, eles rapidamente se tornaram parte integrante dos telefones celulares para muitos usuários. Com o passar dos anos, os designers ainda conseguiram dar aos produtos uma forma que levasse em consideração as características anatômicas do ouvido humano. Mas também hoje nem todos conseguem encontrar a opção ideal, por isso a busca por designers nessa direção ainda continua.
Como os fones de ouvido estão entre os dispositivos mais simples, eles têm suas desvantagens. Os modelos têm dados acústicos pobres, absorvem mal o ruído externo. Isso atrapalha em ouvir música no metrô ou na rua, você tem que ligar o som bem alto, o que acaba levando a uma diminuição da audição do usuário.
Mas, ao mesmo tempo, o baixo isolamento acústico permite que você ouça o sinal do carro e não sofra um acidente.
Também existem reclamações sobre o acessório, pois para alguns usuários, os fones de ouvido simplesmente caem da orelha. Existem várias recomendações para resolver esta situação: escolha o tamanho correto, vire os fones de ouvido com o fio para cima, coloque o fio atrás da orelha, ao redor do pescoço, sob os cabelos compridos, quem estiver com ele. Um clipe especial segura o cabo. Recomenda-se prestar atenção às almofadas de ouvido adequadas. Das vantagens das estruturas plug-in, destacam-se sua compactação e custo orçamentário.
Separadamente, gostaria de registrar esse tipo de produto como gotículas. Eles podem ser considerados uma forma de transição de modelos de plug-in para visualizações no canal. "Pílulas" são inferiores em popularidade aos "plugues", mas suas subespécies ("gotas") da Apple se tornaram uma continuação digna da classe de fones de ouvido, que agora é coisa do passado.
Se os dispositivos intra-auriculares atingirem um ajuste confortável na orelha devido às almofadas auriculares, as “gotas” serão perfeitamente instaladas na cavidade auditiva devido ao seu formato de lágrima aerodinâmico.
No ouvido
Este é o tipo mais popular de fone de ouvido portátil. Ao contrário das versões plug-in, eles não são simplesmente instalados na cavidade do ouvido, mas direcionam o som diretamente para o canal auditivo. Com o auxílio de protetores auriculares, o aparelho se encaixa perfeitamente na orelha, criando um efeito de vácuo e não permitindo que o barulho da rua interfira na audição de músicas e textos. Portanto, tais designs são popularmente chamados de "plugues", "tubos de vácuo", "tampões de ouvido".
A ausência de ruído externo nos fones de ouvido é um ponto positivo e um ponto negativo ao mesmo tempo. A vantagem está em ouvir melodias à vontade, "sem mistura" de sons estranhos. Mas, nas condições da rua, há uma desvantagem nas propriedades de isolamento - ao isolar o mundo externo, você pode não perceber o perigo, especialmente nas estradas.
Além disso, nem todas as pessoas reagem da mesma forma à sensação de vácuo nos ouvidos - para alguns, causa desconforto. Os especialistas aconselham que se espere um pouco até que a pressão na cavidade auditiva se iguale, mas, infelizmente, esse conselho não ajuda a todos.Ao comprar fones de ouvido intra-auriculares, preste atenção aos protetores auriculares, eles são feitos de materiais diferentes e cada usuário tem uma sensação diferente de conforto. A maioria das pessoas prefere pontas de silicone, elas podem seguir o formato da orelha, não escorregar, segurar bem e criar uma vedação de alta qualidade. Os produtos de PVC também se encaixam bem, mas muitos não gostam de sua rigidez. Quem quer economizar opta por modelos de esponja. O material é barato, mas se comporta com dignidade, pega bem nos fones de ouvido e no ouvido.
Os gadgets não caem mesmo durante a execução.
Os mais exclusivos são os dispositivos personalizados, quando os protetores auriculares são feitos sob encomenda (a partir de um molde da orelha do proprietário). Eles se encaixam perfeitamente na orelha, mas só podem se encaixar em seu dono. O custo dessas sobreposições é alto, muitas vezes “compete” com o preço dos próprios fones de ouvido.
As almofadas auriculares desgastam-se periodicamente e devem ser substituídas. Se isso não for feito, o aperto será quebrado, sons da rua serão ouvidos simultaneamente com a melodia do gadget.
Na hora de escolher deve-se levar em consideração o tamanho do modelo, para cada orelha é diferente. O produto é selecionado por teste. Quando o tamanho ideal for determinado, deve-se lembrar que as informações serão úteis durante a próxima troca de almofadas ou na compra dos seguintes dispositivos.
A sobrecarga
Externamente, esses dispositivos fazem jus ao seu nome, eles têm sobreposições supra-aurais (traduzidas como "sobre a orelha"), que são sobrepostas nas orelhas, mas não as cobrem completamente. Esta opção oferece um som mais realista do que produtos intra-auriculares ou intra-auriculares.
Como as conchas do alto-falante são colocadas na superfície da orelha em vez de inseridas na orelha, um driver mais potente e um volume mais alto são necessários para um som melhor. O tamanho dos alto-falantes já é grande o suficiente para criar som surround e boa expressão de graves, o que não é o caso de dispositivos portáteis.
Ao escolher fones de ouvido, você precisa encontrar um meio-termo entre um ajuste perfeito nas orelhas e uma pressão desnecessária na cabeça. Mesmo marcas eminentes nem sempre conseguem encontrar um "meio-termo", por isso é melhor experimentar um produto antes de comprar.
As almofadas auriculares para dispositivos intra-auriculares e intra-auriculares são completamente diferentes umas das outras, mas têm objetivos comuns: atuam como uma vedação entre o fone de ouvido e a orelha, proporcionando isolamento acústico. Os fones de ouvido mais apertados permitem que os alto-falantes tenham um desempenho mais eficiente, suprimindo o ruído externo. As almofadas auriculares em espuma de poliuretano macia comprovaram-se muito bem, têm um efeito de memória e repetem a forma da orelha.
Os modelos deste tipo têm montagens diferentes. Na maioria das vezes, eles se parecem com arcos cobrindo a cabeça, ou "zaushin". Interessantes são as opções de dobradura em miniatura que são convenientes para usar em casa e em viagens, uma vez que não ocupam muito espaço. Estojos ou capas estão incluídos com os fones de ouvido compactos.
Esses dispositivos são adquiridos por pessoas que precisam de um produto portátil com som melhor do que fones de ouvido.
Tamanho real
O maior tipo de fone de ouvido, tem bom som, é destinado para uso em ambientes domésticos e de escritório. Se os acessórios dos modelos na orelha são pressionados contra as orelhas, os produtos em tamanho real podem ser considerados os mais confortáveis, uma vez que não pressionam a orelha, mas cobrem a cabeça com almofadas auriculares macias. Os aparelhos possuem alto-falantes grandes, o que tem um efeito positivo na qualidade do som. Ao contrário dos fones de ouvido, suas frequências baixas são mais profundas e ricas. As vantagens incluem excelente isolamento de ruído, que permite que você se concentre na sua melodia favorita e ao mesmo tempo não interfira com o ambiente doméstico.
Monitor
Podem ser chamados de full size, mas se distinguem por um design mais volumoso, melhores características técnicas e pertencem a equipamentos profissionais. Suas taças fixam firmemente as aurículas e, muitas vezes, junto com um grande arco, são cobertas por um único forro de poliuretano maciço. Os fones de ouvido reproduzem sons de alta fidelidade, balanceados em frequências.
Tipos de projeto de emissor
O emissor é necessário para converter as vibrações elétricas da frequência do som em acústicas. Para esses fins, os fones de ouvido podem conter um dos quatro tipos de alto-falantes. Mas você não encontrará uma grande variedade à venda e os compradores não se concentram em tal assunto. Na maioria das vezes, existem alto-falantes comuns - dinâmicos.
Dinâmico
A unidade de acionamento é uma caixa fechada com uma membrana. Um ímã e uma bobina com um fio são conectados ao dispositivo. A corrente elétrica cria um campo direcionado à membrana. Ele é ativado e emite sons. Existem também modelos de fone de ouvido com dois drivers. As visualizações dinâmicas têm uma ampla gama de sons, mas não são de qualidade particularmente alta. A popularidade é impulsionada pelo custo do orçamento.
Âncora equilibrada
Eles são popularmente chamados de barras de reforço, uma vez que o nome está em consonância com a palavra inglesa armature ("âncora"). O alto-falante está equipado com uma armadura de liga ferromagnética. Os fones de ouvido pertencem a modelos intra-auriculares e custam muito caro. São miniaturas, pois possuem um alcance sonoro pequeno, os baixos sofrem principalmente, mas são dotados de excelente reprodução detalhada.
Populares são os modelos híbridos que combinam propriedades dinâmicas e de reforço, com bom som de graves e médios.
Mas esses fones de ouvido já são maiores.
Eletrostática
Os produtos Hi-End pertencem à classe elite. É quase impossível encontrá-los nas lojas de eletrônicos, são muito caros. O dispositivo possui uma membrana sem peso localizada entre os dois eletrodos, o que permite que você se livre de toda distorção do som. O dispositivo é instalado apenas em fones de ouvido de tamanho normal. Uma docking station separada é necessária para conectar o dispositivo.
Planar
Os alto-falantes também são chamados de planar-magnéticos, magnetoplanares. Eles são equipados com uma membrana com trilhos de metal que conduzem uma corrente elétrica que, por sua vez, faz vibrar uma grade de ímãs em barra. O dispositivo se distingue pelo alto nível de detalhes de som e é encontrado apenas em modelos de tamanho real.
Variedades de design acústico
Essa característica é importante tanto para o usuário quanto para as pessoas ao seu redor, pois depende se vão ouvir música nos fones de ouvido. O design acústico pode ser aberto ou fechado, vamos abordá-los com mais detalhes.
Tipo fechado
O corpo do produto não possui treliça perfurada com aberturas para o exterior. Se você adicionar a isso o ajuste confortável das almofadas de ouvido, o som do dispositivo de transmissão será direcionado ao ouvido do usuário e não interferirá nos outros. Usando fones de ouvido, você pode se concentrar em textos musicais ou de fala sem se distrair com ruídos externos. Mas esses dispositivos também têm pontos negativos:
- timbre claro e som alto causam fadiga auditiva;
- o uso prolongado de fones de ouvido enquanto ouve música alta pode resultar em dores de cabeça e irritabilidade;
- As almofadas auriculares fechadas e bem ajustadas privam o couro cabeludo da circulação normal de ar e causam desconforto.
Tipo aberto
Fones de ouvido desse tipo são mais seguros. Os orifícios da rede liberam os sons do emissor para o ambiente externo e, na direção oposta, deixam passar o ruído ambiente. Parece que essa troca de som reduz a qualidade do som, mas acontece o contrário.
Os fones de ouvido abertos não têm almofada de ar que distorce as vibrações e o som atinge o ouvinte mais limpo.
Métodos de transmissão de sinal
Existem duas maneiras de se conectar a uma fonte de sinal: por fio e por ar. Vamos examinar mais de perto as duas opções.
Com fio
Qualquer fone de ouvido pode ser conectado, o sinal vai para eles através do fio. O produto não requer recarga, basta conectar o dispositivo ao conector. Ao escolher um modelo, você deve prestar atenção ao próprio fio: muito fino pode rasgar, longo pode se confundir e curto não dá liberdade de movimento. O usuário terá que escolher qual prefere. Para alguns modelos, o fio pode conter um microfone, controle de volume, botão de chamada.
Sem fio
A forma como as informações são transmitidas pelo ar pode ser diferente:
- infravermelho (IR);
- ondas de rádio;
- Bluetooth;
- Wi-fi.
Os dois primeiros métodos estão gradualmente se tornando uma coisa do passado, a terceira opção é de longe a mais comum e a quarta está ativamente ganhando popularidade. Este último tem um grande raio de ação e pode receber sons informativos diretamente da rede. Dispositivos sem fio funcionam com bateria. Existem também modelos híbridos com um cabo destacável.
Outros tipos
Existem outras possibilidades técnicas de fones de ouvido modernos, com base nas quais eles também são classificados.
Pelo número de canais
Pelo número de canais, os dispositivos são divididos da seguinte forma:
- monofônico - o sinal para os emissores de som nos fones de ouvido passa por um canal, da mesma forma que é transmitido para o ambiente externo;
- estereofônico - cada emissor de som tem seu próprio canal separado, esta é a versão mais comum;
- multicanal - têm um princípio de transmissão equilibrado, pelo menos dois emissores de som são conectados a cada ouvido, cada um deles é dotado de seu próprio canal.
Por opção de montagem
Existem algumas variações de fixadores, os designers e designers tiveram sucesso neste assunto. Produzem versões em plástico, metal e até madeira. Os fones de ouvido podem ser encontrados nos seguintes tipos:
- com tiara - quando as xícaras são conectadas por um laço no topo da cabeça;
- occipital - o arco dos fones de ouvido passa ao longo da parte de trás da cabeça, caso em que a carga nas orelhas é mais perceptível do que na versão com a faixa de cabeça;
- nas orelhas - ganchos de orelha, prendedores de roupa ou clipes ajudam a fixar os produtos na orelha;
- sem fechos - esses modelos incluem fones de ouvido plug-in, intra-auricular e de indução oculta (invisível) que os alunos usam durante os exames;
- fita para o pescoço - formato muito conveniente, fones de ouvido sem fio.
A moldura desce até o pescoço e pode ser equipada com uma bateria.
Por método de conexão por cabo
Pelo método de conexão do cabo, os dispositivos são divididos em unilateral e duplo (dupla face):
- unilateral - o fio encaixa apenas em uma tigela, depois com o auxílio de uma torneira conectora vai para outra, o fio de transição pode ser escondido no arco do produto;
- bilateral - cada fone de ouvido tem sua própria conexão de cabo.
Por resistência
Fones de ouvido portáteis e auriculares têm diferentes níveis de impedância:
- baixa impedância - têm resistências de até 100 ohms, fones de ouvido portáteis usam ainda menos - de 8 a 50 ohms, pois a alta impedância não permite que forneçam volume de som suficiente;
- alta resistencia - com impedância superior a 100 ohms, usado para modelos grandes com suporte para um amplificador de potência separado.
Encontrar os fones de ouvido perfeitos para todas as ocasiões é impossível. Modelos que são diferentes em propósito, forma e som requerem a mesma abordagem ambígua. Para a casa, é melhor comprar produtos de tamanho normal, é mais conveniente usar "tomadas" no metrô. Não se esqueça do estilo de roupa. Fones de ouvido para negócios, esportes e casuais parecem diferentes. Não importa o quanto queiramos economizar, não é nada fácil sobreviver com um modelo hoje.
Para obter informações sobre como escolher os fones de ouvido de qualidade certa, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.