Quem inventou os primeiros fones de ouvido?
Quase todo usuário de smartphone tem fones de ouvido na caixa hoje. Eles deixaram de ser um atributo de gravação de som, DJing, jogos e outras áreas onde você não pode viver sem este dispositivo. Mas o enorme caminho que os fones de ouvido percorreram de dispositivos distantes do conforto para gadgets sem fio em miniatura não é menos interessante do que a nova tecnologia.
Em que ano eles apareceram?
A história da criação de fones de ouvido remonta ao século XIX. Talvez a humanidade deva o aparecimento deste dispositivo ao Eletrofone.... Seus especialistas criaram uma tecnologia que permitiu aos clientes da empresa ouvir obras musicais, inclusive peças de ópera, sem estar no teatro. Os clientes receberam uma estrutura enorme que precisava ser usada na cabeça. O som foi para os alto-falantes localizados na frente das orelhas.
É definitivamente impossível chamar os primeiros fones de ouvido do mundo de confortáveis, mas era exatamente assim que eles eram. Claro, esta invenção também teve predecessores. Por exemplo, os operadores de rádio tinham algo semelhante. Mas havia apenas um fone de ouvido, e a própria qualidade de sua conexão deixava muito a desejar. E aqui você definitivamente deve contar sobre o assistente de Bella, Ezra Gilliland. Em 1881, uma mulher sugeriu fixar as peças do telefone em uma barra de metal. E a grande estrutura de três quilos foi movida para a cabeça. A decisão pode parecer estranha e desnecessariamente complicada, mas pode ser considerada o primeiro fone de ouvido do telefone.
Por volta dos mesmos anos Ernest Mercadier, designer francês, aperfeiçoou os receptores de telefone e criou repetidores de som compactos... Eles cabiam nas orelhas e pesavam 134 onças. Bem, o mais famoso e mais próximo da compreensão moderna da invenção dos fones de ouvido foi o desenvolvimento de Nathaniel Baldwin. Um americano de Utah inventou um protótipo de fone de ouvido de telefone e enviou seus próprios projetos para o exército estadual. A invenção de Baldwin não foi imediatamente apreciada pelos militares. Os fundos que poderiam ir para a criação de modelos de trabalho não foram alocados a ele. E no início, um inventor empreendedor começou a fazer isso com seu próprio dinheiro.
Logo, a marinha chamou a atenção para o que Baldwin havia criado, várias alterações foram feitas em seus desenhos e a versão atualizada tornou-se a base para a encomenda de fones de ouvido. O engenheiro foi convidado para um laboratório militar. Mas, por certos motivos (Baldwin era mórmon), ele não pôde se mudar do estado e uma grande empresa teve que construir uma fábrica em Utah. Assim, os fones de ouvido passaram a ser produzidos não apenas para fins militares, mas também para uso civil.
Evolução
Na década de 30 do século passado, os fones de ouvido já eram amplamente utilizados para comunicação, apareciam aparelhos nas residências dos moradores das grandes cidades. E cada vez mais o ouvinte decide receber programas no rádio com fones de ouvido. É claro que o design em si e o perfil tecnológico ainda estavam longe de ser um uso confortável. Além disso, ouvir música neles era outro desafio, mas o início revolucionário era sentido, e as pessoas queriam ser testemunhas e consumidoras disso.
O pedido foi sentido por Eugen Bayer, um sueco de 18 anos, na época o "Elon Musk" do equipamento de áudio. Em 1926 fundou a empresa Elektotechnische Fabrik Eugen Beyer, inicialmente especializada na produção de microfones, mas em 1937 iniciou-se a produção de fones de ouvido. Ainda é impossível dizer que se tratava de fones de ouvido para o grande consumidor.O mundo da tecnologia nesse sentido foi estimulado por outra empresa somente depois de algumas décadas.
Mas a próxima rodada de evolução dos fones de ouvido teve que esperar muito tempo, apenas em 1957 a Koss Corporation conseguiu criar um fone de ouvido estéreo. DJaune Koss, o fundador da empresa, percebeu que a invenção precisava ser enfatizada e conseguiu direcionar seus esforços para a criação de um sistema de escuta musical privado. Era um fonógrafo, um alto-falante e um fone de ouvido.
Mas esse sistema ainda não era diretamente fones de ouvido, então Koss instruiu engenheiros de áudio para melhorar o design. E juntos inventores talentosos criaram um design de dois copos de plástico, dentro dos quais há alto-falantes de 3 polegadas. Este projeto ficou conhecido como Koss SP-3, e o “gadget” foi muito apreciado pelos amantes da música.
As etapas importantes na evolução dos fones de ouvido são as seguintes.
- 1964 ano. Nesse momento, apareceu um conector de áudio de 3,5 mm. A Sony lançou um rádio portátil, não havia nada de especial na entrega de som, mas o mini-jack foi um passo tecnológico revolucionário.
- Ano de 1979. É verdade que o lançamento da produção em massa com este conector aconteceu apenas 15 anos depois - a Sony lançou o player estéreo Walkman TPS-L2.
E mais adiante na história do desenvolvimento de fones de ouvido, houve muitos ramos e o aparecimento de dispositivos, que, no entanto, eram baseados em princípios antigos. Mas se a função de cancelamento de ruído, que foi lançada no design para aviação, surgiu em 1986, ela não apareceu no mercado para o consumidor de massa até 2000.
A propósito, os primeiros fones de ouvido sem fio surgiram no início dos anos 90 do século passado. A mesma empresa Koss desenvolveu um modelo que permitia a conexão de um feixe infravermelho a uma fonte de som ou amplificador por meio de um set-top box (que acompanha o kit). E em 1998, Recoton viu uma nova oportunidade no desenvolvimento da tecnologia sem fio - Bluetooth. Em 2004, um sistema baseado nesta tecnologia foi lançado pela primeira vez.
E em 2005, fones de ouvido apareceram no mercado que usavam os recursos da rede sem fio wi-fi.
Fones de ouvido no mundo moderno
Hoje, dizem os especialistas, há um boom no segmento de tecnologia, como fones de ouvido. Então, em 2018, o mercado desse eletroeletrônico (ou seja, o que o consumidor já comprou) era estimado em mais de US $ 10 bilhões. E a previsão de que esses valores vão aumentar já foi feita - em 7 anos eles vão dobrar. A Apple é considerada o carro-chefe dessa indústria. Eles abandonaram a saída de áudio padrão de 3,5 mm. E essa decisão obrigou os concorrentes a seguir o mesmo caminho. E então os famosos AirPods foram lançados - um dispositivo inovador em seu segmento, o que hoje é corretamente chamado de tecnologia "inteligente".
Os fones de ouvido são cobrados em diferentes segmentos hoje. Dispositivos de fitness e sistemas de jogos são produzidos separadamente. Música, entretenimento, realidade virtual também provocam o lançamento de fones de ouvido de acordo com suas necessidades. Aqui estão as principais tendências no mercado de fones de ouvido modernos.
- Nem todos os novos produtos da Apple são 100% bem-sucedidos, mas é esta empresa que impulsiona o mercado hoje - são eles que introduziram "orelhas" totalmente sem fio, e são os representantes dessa empresa que fazem novos dispositivos para uso real, e não para um design atualizado ou pequenas melhorias.
- A ênfase está nos fones de ouvido com cancelamento de ruído. Eles conseguem capturar os sons do ambiente, criar uma cópia espelhada deles e enviá-los para o analisador auditivo. Quando duas ondas se sobrepõem, há uma sensação de silêncio. As tecnologias de cancelamento de ruído ativo estão evoluindo, e elas vêm, inclusive, nos fones de ouvido compactos intra-auriculares que estão especialmente em demanda atualmente.
- O fabricante confia na qualidade do som. Isso significa que a corrida por nenhum fio ainda pode se tornar secundária. O crescimento da qualidade da música tocada é a principal referência no mercado.
E ainda mais importante hoje é a velocidade de acesso aos assistentes de voz, a vida útil máxima da bateria ativa, bem como o atraso mínimo de áudio da fonte sonora até o dispositivo recebido. Eu gostaria de acreditar que as evoluções mais interessantes dos fones de ouvido ocorrerão nos próximos anos.
Para a história da origem dos fones de ouvido, veja o vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.