Tudo sobre fones de ouvido sem fio
Ao mesmo tempo, a música só podia ser ao vivo, e era possível ouvi-la apenas por ocasião de algum feriado. Porém, o progresso não parou, aos poucos a humanidade foi ouvir suas faixas favoritas a qualquer hora e em qualquer lugar - hoje já existem todas as condições para isso. Outra coisa é que cada pessoa tem suas próprias preferências musicais, e você não pode ligar sua playlist no volume máximo no transporte público ou apenas no meio da rua, pelo menos por motivos de educação.
Para resolver esse problema, existem dispositivos como os fones de ouvido há mais de cem anos. Os fones de ouvido sem fio são o próximo passo na evolução da tecnologia, permitindo-nos ouvir música com ainda mais conforto. Neste artigo, vamos cobrir tudo sobre fones de ouvido sem fio.
Características e propósito
Por muitas décadas, os fones de ouvido foram cabeados e conectados ao equipamento de reprodução real por meio de um cabo. Nem sempre era conveniente - o ouvinte estava limitado pelo comprimento do cabo e não conseguia se afastar do gravador. Mesmo que o acessório estivesse conectado a um dispositivo portátil, como um player ou smartphone, o cabo sempre poderia se prender a alguma coisa, estava regularmente rasgado ou desgastado. A solução para o problema chegou aos engenheiros com o desenvolvimento de tecnologias móveis - se o cabo cria transtorno, é preciso se livrar dele.
Os fones de ouvido sem fio são chamados assim precisamente porque não têm nenhuma conexão com fio à fonte do sinal reproduzido - a comunicação é realizada "pelo ar".
Por razões óbvias, tal dispositivo não precisa apenas de um receptor, mas também de sua própria bateria. Muitos modelos também possuem controles em seu próprio corpo. A forma e o tamanho desses fones de ouvido podem variar significativamente.
Os fabricantes de equipamentos modernos estão cada vez mais se recusando a incorporar "minijacks" em aparelhos sob fones de ouvido comuns, mas, em vez disso, equipam seus produtos com nós para comunicação sem fio. Graças a isso, um dispositivo desse tipo pode ser usado para a mais ampla gama de tarefas possível - ouvir música, transmissões de rádio e podcasts, transmitir o som de transmissões de TV ou vídeo para fones de ouvido e comunicar-se com eles pelo telefone. Em suma, hoje em dia, os fones de ouvido sem fio já podem substituir qualquer outro dispositivo para reprodução de som.
O que eles são?
É bastante razoável considerar os fones de ouvido sem fio como uma classe separada de tecnologia, mas há tantos tipos deles que os representantes individuais do segmento podem não ser semelhantes entre si na aparência ou no conjunto de funções disponíveis. Vamos tentar passar rapidamente pelas variedades principais, mas nem mesmo pretendemos mencionar todas as opções - são muitas. Em primeiro lugar, quase todos os dispositivos modernos são exatamente fones de ouvido estéreo, nos quais cada alto-falante reproduz um canal de som separado. Isso é lógico - uma vez que ainda existem dois alto-falantes, por que não usar a tecnologia estéreo. Teoricamente, existem modelos sem suporte para áudio de dois canais, mas esses são talvez os modelos chineses mais baratos.
O segundo ponto é a forma e o tamanho do dispositivo. São tantas opções que você nem consegue se lembrar de tudo - desde os menores fones de ouvido em um ímã, que medem cerca de 2 por 1 mm e se escondem diretamente no canal auditivo, até os plugues (o mesmo princípio, mas um pouco maiores, visíveis do lado de fora) e fones de ouvido ("Pílulas" na orelha),para uma pequena sobrecarga ou tamanho real, como um piloto. Todos os fones de ouvido são relativamente compactos, mas ao mesmo tempo os mesmos de tamanho normal são muitas vezes maiores do que um player ou smartphone, e também é bom se eles forem dobráveis para ocupar menos espaço. A forma depende do tipo - os overheads são mais bem vistos de lado, que geralmente são redondos, mas também podem ser quadrados. Fones de ouvido portáteis de tamanho pequeno geralmente são completamente independentes um do outro, enquanto os fones de ouvido geralmente são conectados por um arco que os prende na cabeça do usuário.
Um dispositivo sem fio é necessário para se comunicar sem cabos, mas existem vários padrões que podem ser usados para colocar isso em prática. Hoje, os mais populares são os modelos com um transmissor baseado em Bluetooth - isso é razoável, uma vez que a peça em si ocupa muito pouco espaço, está inevitavelmente presente em todos os telefones modernos e outros equipamentos e, o mais importante - dá um sinal estável e confiável . As opções alternativas para transmissão de sinal são ondas de rádio e radiação infravermelha, mas são menos estáveis e requerem uma base - uma unidade externa especialque se conecta ao dispositivo de transmissão de áudio. Esta opção também é bastante aplicável, mas apenas em casa - com uma TV, um centro de música, um console de jogos.
A maioria dos fones de ouvido sem fio atuais, pelo menos na orelha e de tamanho normal, não são completamente desprovidos de conectividade de cabo. Isso é conveniente se a bateria do dispositivo estiver descarregada - você ainda poderá ouvir música se o próprio player estiver funcionando. Para alguns modelos, esta é uma chance adicional de se conectar ao equipamento com o qual a conexão sem fio é impossível. Por exemplo, por meio de um adaptador, você pode conectar a uma entrada óptica em um equipamento de TV. Ao mesmo tempo, a maioria dos fones de ouvido ainda está conectada através do bom e velho "mini-jack", mas também existem alternativas digitais, por exemplo, o recentemente popularizado USB Type-C. O mesmo cabo também pode ser usado para conectar ao bloco do carregador, o que é conveniente: um conector - duas funções.
Muitos "ouvidos" agora são produzidos com a lógica de que por que se preocupar em se conectar a alguma coisa, se você mesmo pode ser um aparelho reprodutor. Modelos grandes suspensos podem facilmente montar um slot de cartão de memória e uma pequena antena de rádio. Graças a isso, fones de ouvido com unidade flash podem ser usados de forma totalmente independente de quaisquer outros aparelhos.
A presença ou ausência de um microfone indica a finalidade para a qual uma determinada instância foi criada. Dispositivos para trabalhar com um telefone sem microfone são simplesmente impraticáveis - é inconveniente atender uma chamada. Alguns modelos não são apenas equipados com microfone, mas também são capazes de perceber os comandos de voz do proprietário. Soluções sem microfone são muito raras hoje e são classificadas como baratas. O controle de funções é mais frequentemente realizado por meio de botões no corpo do dispositivo, e os modelos menores, que simplesmente não têm espaço suficiente, são aprimorados para controle de voz.
Entre as "orelhas" superiores também são sensíveis ao toque - não têm botões no sentido usual, mas há um painel especial que responde a toques e gestos.
Especificações
Todos os fones de ouvido sem fio são dispostos aproximadamente da mesma maneira - o receptor recebe um tipo de sinal processado com som em formato estéreo, cada um dos canais sendo reproduzido separadamente pelos fragmentos direito e esquerdo. A bateria é responsável pelo fornecimento de energia, que pode ser dividida entre as xícaras ou escondida em uma delas, transferindo energia para a outra através do arco.
Ao escolher um modelo específico, o consumidor deve estar atento às seguintes características:
- alcance de frequência - uma pessoa ouve sons de cerca de 20 a 20 mil Hertz, quanto mais amplos os indicadores do equipamento adquirido, maior o aproveitamento das faixas musicais;
- volume máximo de saída - medido em decibéis, mas na verdade depende da qualidade da gravação e do design do produto; quanto mais alto o indicador, mais satisfeito ficará o amante de discotecas barulhentas;
- qualidade de som - um conceito bastante subjetivo que não tem unidades de medida e depende fortemente da percepção pessoal e da direção específica da música que você ouve;
- vida da bateria - medido em horas, mostra por quanto tempo os fones de ouvido podem ser usados na forma de wireless, após o qual eles terão que ser carregados ou conectados ao dispositivo de reprodução por meio de um cabo.
Vantagens e desvantagens
Determinando as vantagens e desvantagens dos fones de ouvido sem fio, deve-se entender que eles são diferentes para as várias classes dessa tecnologia, dependendo do canal pelo qual o som é transmitido. Paradoxalmente, a tecnologia mais "estúpida" acaba sendo o Bluetooth - aquela que é usada mais amplamente. Pelo menos, a qualidade de som mais baixa é observada aqui, especialmente se pelo menos uma parte do pacote (os próprios "ouvidos", um smartphone, um programa de player) for antiga - então é apenas um pesadelo em comparação com um cabo conexão. Recentemente, a qualidade praticamente não foi reduzida, e a limitação de 3 Mbit / s já é um som completamente normal, mas você precisa entender que se um dos nós acima ficar para trás, todo o sistema ficará para trás. Às vezes, fones de ouvido "barulhentos" simplesmente não querem ser assim com um telefone específico, e é isso.
Fones de ouvido alimentados por ondas de rádio fornecem excelentes distâncias de transmissão de sinal de até 150 metros, mas eles devem ser especialmente ajustados para a onda desejada e, teoricamente, qualquer um pode entrar, criando interferência. Uma grande vantagem também é a duração do seu trabalho autônomo - de 10 horas a um dia, mas a unidade é ligada à base e, o mais importante, você não vai usá-la muito na cidade. Fones de ouvido baseados em um transmissor infravermelho são considerados os mais sensíveis em termos de qualidade do som transmitido - onde a taxa de transmissão é tal que nenhum arquivo de áudio é compactado.
Parece que este é o sonho de qualquer amante da música, mas aqui também existe um problema: o alcance máximo de transmissão do som é de apenas 12 metros, mas apenas na condição de não existirem obstáculos entre a base e o receptor do sinal.
Cores
Se as "orelhas" de pequenos formatos não são tão marcantes, então as de overhead e de tamanho normal simplesmente têm que ser bonitas, já que se trata de um acessório grande e claramente visível mesmo a uma distância considerável. A maioria dos consumidores não quer se preocupar com a escolha de um acessório que combine com a roupa, então compra algo universal. - geralmente branco, preto ou cinza, pois esses tons são adequados para qualquer estilo e esquema de cores.
Os fabricantes, percebendo que é para tais aparelhos que haverá demanda máxima, também produzem principalmente esses fones de ouvido. Mas para os amadores também são feitos modelos coloridos, e em quaisquer variações. Na maioria das vezes, os compradores se interessam por tons calmos, como o verde, o azul claro e o azul, mas também há demanda por cores ainda mais chamativas, como o roxo, o laranja ou o amarelo.
Avaliação dos melhores
Os fones de ouvido sem fio estão em alta demanda. Todo consumidor deseja, previsivelmente, o melhor gadget para si mesmo. No entanto, não é possível fazer algum topo geral objetivo. Isso é compreensível, porque Existem muitas variedades, e cada amante da música tem suas próprias necessidades, e as empresas estão constantemente lançando novos itens. É por isso que compilamos nossa própria revisão, sem atribuição de vagas e sem fingir ser objetivos.
Despesas
O barato sempre continua em demanda. Muitos consumidores concordam em perder um pouco em qualidade, apenas para economizar dinheiro. Escolhendo os modelos certos, fomos guiados não pela aparência dos fones de ouvido, mas pela qualidade real, razão pela qual os modelos dados, no entendimento de alguém, podem não corresponder à descrição dos econômicos.
- CGPods 5 É um exemplo incrível para esta categoria. O produto custa a partir de 5 mil rublos, mas ao mesmo tempo usa o padrão Bluetooth 5.0, e o cara da campanha promocional é o próprio Luis Suarez, dando a entender que se trata de uma excelente solução para o esporte. Aqui você tem som de alta qualidade, cancelamento de ruído, proteção contra umidade e até mesmo recarga em uma caixa - o tempo de operação é de até 17 horas.
- A alternativa é Xiaomi AirDots. Fones de ouvido intra-auriculares de alta qualidade são ainda mais baratos que o concorrente, mas eles têm uma função NFC incrível (para "ouvidos") para pagamento sem contato remoto, que permite que você não use uma pulseira "inteligente" e pague mesmo com a bateria do telefone se esgota.
Caro
Economizar em si mesmo claramente não é a melhor solução, especialmente quando se trata de gastar tempo com seus arquivos de áudio favoritos. Se então, Não me importo com nenhum dinheiro para que a qualidade do som seja igual a de um receptor infravermelho, a distância seja igual a de um fone de ouvido de rádio e você possa se conectar a qualquer coisa, como no caso do Bluetooth.
- Master e Dynamic MW60 - são caras "orelhas" dobráveis que custam impressionantes 45 mil rublos, mas também emitem um som bombástico. O fabricante, neste caso, decidiu não se limitar à faixa média de audição humana, mas saiu visivelmente dela, fazendo de 5 a 25 mil Hertz.
E esta unidade também funciona 16 horas sem carregar.
- Beats Solo 3 - mais uma "orelha" em tamanho natural que qualquer um dos competidores colocará no lugar com sua autonomia - chega a 40 horas. Ao mesmo tempo, o fabricante equipou o gadget com um indicador de carga para ver o que aconteceu com a bateria. O preço do prazer é de 20 mil rublos.
- Samsung Gear IconX - estes são "plugues" incluídos em nossa classificação devido ao preço de 18 mil rublos. O aparelho se destaca por sua engenhosidade - possui rastreador de fitness, assistente de voz e player próprio, além de funções liga e desliga automáticas quando inserido nos ouvidos - em uma palavra, 5 em 1 real, além de MP3.
Universal
Às vezes, os fones de ouvido são necessários literalmente para tudo - para ouvir música confortavelmente e atender uma chamada telefônica. Essa técnica também é necessária e também é produzida com desempenho de alta qualidade.
- Harman / Kardon Soho - esta é a criação de uma marca que é bastante famosa no mundo do equipamento musical, enquanto tal fone de ouvido é barato - apenas 6-7 mil rublos. Você pode se apaixonar pelo design à primeira vista, graças ao elegante design quadrado das xícaras. O painel de controle de toque certamente agradará a todos os amantes das inovações tecnológicas.
- Marshall Major III Bluetooth - a criação de um fabricante de amplificador de guitarra com o qual você ouvirá perfeitamente bateria e baixo. É incrível, mas custa um centavo - 4-5 mil rublos, e você pode ouvir sem recorrer a uma tomada por 30 horas. Curiosamente, a lista de reprodução é controlada por um joystick.
Critérios de escolha
Como já entendemos, os fones de ouvido modernos são diversos, ainda não é tão fácil escolhê-los. Primeiro, você precisa entender claramente por que o gadget está sendo comprado. Fones de ouvido infravermelho praticamente não são usados hoje, então a escolha permanece entre aqueles que transmitem um sinal em frequências de rádio e Bluetooth. É razoável deixar a versão do rádio para a casa, onde superará com sucesso quaisquer obstáculos na forma de paredes, e para os deficientes auditivos é geralmente um must-have. Já na conexão via Bluetooth, essa opção é mais versátil - é adequada para a rua, e para tablet no metrô, e para treinamento.
Eles são compatíveis com a maioria dos dispositivos e, se não forem, você pode comprar uma estação especial e conectá-la ao conector de áudio. Para os audiófilos, é importante escolher a versão mais recente do Bluetooth - 5.0 já existente. Se as "orelhas" são as mais novas, e o smartphone foi projetado para a tecnologia antiga, esteja preparado para a qualidade do próprio smartphone. O novo protocolo tem outra vantagem - consome menos energia, então o equipamento trabalha mais com uma única carga.
Importante! Se houver uma oportunidade de comprar um gadget com uma conexão com fio, não ignore essa chance.Em uma viagem, muitas vezes acontece que a bateria do fone de ouvido está descarregada e, portanto, você não será privado de música enquanto o telefone estiver ligado.
Neste artigo, já mencionamos que os fones de ouvido sem fio vêm em diferentes formas e tamanhos, mas globalmente existem duas classes deles - interno e externo. Os primeiros são inseridos diretamente no ouvido - eles são bons para sua incrível compactação, mas geralmente não produzem um som de alta qualidade e são descarregados muito mais rápido. Eles estão sempre separados, então um fone de ouvido pode ser perdido a qualquer momento, mas esta é uma solução conveniente para dois. As "orelhas" externas não estão apenas emparelhadas - elas são conectadas por um arco, então é simplesmente impossível separá-las ou ouvir juntas. Mas eles funcionam por mais tempo e produzem um som melhor, e também são adequados para dormir, isolando efetivamente ruídos estranhos.
Ao comprar, certifique-se de perguntar quanto a unidade pode suportar sem carga adicional, caso contrário, pode ser que os novos fones de ouvido não sejam tão "sem fio". O microfone certamente será útil. Se você deseja se comunicar por meio de um gadget. Desfrute de música sem ruídos estranhos - para isso, escolha o vácuo interno ou o overhead completo. Recentemente, a função de cancelamento de ruído ativo também teve sucesso, que, por meio de um microfone, capta o ruído ao seu redor e o suprime tecnologicamente, mas tal dispositivo custará mais caro e se assentará mais rápido.
Faixa de frequência que permite ouvir absolutamente tudo - de 20 a 20 mil Hertz, vale a pena reduzir este campo apenas insignificantemente, enquanto a perda de 2 mil "no topo" (até 18 mil) é normal, e o "fundo" é inaceitável - as perdas podem ser contadas apenas em dezenas de Hertz. É melhor escolher o volume no nível de 95 dB. Mas se você não gosta de música muito alta, este nível também não será útil para você.
A resistência também é importante - geralmente indicadores de 16-32 Ohm são considerados a norma, mas para uso puramente doméstico, indicadores mais altos não interferem.
Como colocar corretamente?
Dada a variedade de fones de ouvido disponíveis, não deve ser surpresa que todos sejam usados de maneira diferente. Ao mesmo tempo, uma colocação inadequada pode danificar o dispositivo ou prejudicar a sua saúde, por isso vamos considerar como isso é feito corretamente, pelo menos em termos gerais. No caso de fones de ouvido internos, é importante não exagerar empurrando-os ainda mais contra o ouvido. A tecnologia de isolamento acústico a vácuo realmente requer um plugue apertado, e é por isso que o gadget é chamado de "plugues", mas se você pressionar demais, corre o risco de danificar sua orelha. Com os modelos menores sem fio, você também deve ter cuidado, pois se for profundamente penetrado, será difícil removê-los.
Para fones de ouvido externos, outra regra é importante. - primeiro fixe-as com um grampo ou aba na orelha, pescoço ou cabeça, só então procure uma posição confortável das xícaras.
Com os modelos de tamanho normal, você precisa ter um cuidado especial - se você fizer tudo de acordo com as instruções e, ao mesmo tempo, puxar os alto-falantes para os lados, a moldura não se dobrará excessivamente e não se quebrará.
No próximo vídeo, você encontrará os 15 melhores fones de ouvido sem fio de US $ 15 a US $ 200.
O comentário foi enviado com sucesso.