Por que meu telefone não consegue ver os fones de ouvido Bluetooth e o que devo fazer?
Os fones de ouvido sem fio tornam o uso do smartphone muito mais confortável. A conexão Bluetooth permite que você se afaste do telefone em até 10 metros. Ao falar ou ouvir música, suas mãos permanecem livres e os fios não atrapalham. Acontece que os fones de ouvido não podem ser conectados devido a várias falhas e mau funcionamento.
Razões possíveis
Os fones de ouvido sem fio permitem que você ouça música ou outros arquivos de áudio em seu telefone, mesmo que ele esteja longe do usuário. Se o acessório tiver um microfone, ele pode ser usado para fazer chamadas e controlar o assistente de voz. A conexão usa Bluetooth, uma tecnologia que muitos conhecem há muito tempo. As versões modernas distinguem-se pela segurança e qualidade na transmissão de dados.
Às vezes, o telefone não vê os fones de ouvido Bluetooth devido a uma falha no gadget e, às vezes, devido a uma falha no próprio acessório... Existem tantos motivos que apenas os comuns podem ser listados. Primeiro, vale a pena entender qual dispositivo é a origem do problema. Basta tentar conectar o acessório a outro gadget.
É importante notar que, na maioria dos casos, o motivo está justamente nos fones de ouvido.
Ao comprar um fone de ouvido, vale a pena verificar se ele se conecta a um modelo específico de smartphone. Acontece que o vendedor verifica de forma independente a operabilidade do acessório e os associa ao seu gadget. Mas, no futuro, os fones de ouvido não serão mais conectados ao telefone do novo proprietário. Vale a pena fazer uma verificação de integridade simples.
- Configure os fones de ouvido para outro gadget e verifique se a sincronização ocorre. Se a conexão for bem-sucedida, o problema deve ser procurado no smartphone.
- Conecte outro fone de ouvido ao telefone. Se o smartphone não encontrar ou não conectar os fones de ouvido, significa que ocorreu uma falha no sistema. Além disso, esse comportamento do gadget pode indicar um problema sério com o módulo Bluetooth integrado.
O desempenho dos fones de ouvido é devido à interação de muitas partes. Se possível, vale a pena determinar qual está fora de serviço. Além disso, o reparo ou a substituição completa são realizados. Se as competências não bastam, é melhor confiar este negócio a profissionais.
O telefone é um pouco mais fácil. Muitas vezes, o problema está em uma falha no sistema operacional. Às vezes, é impossível conectar fones de ouvido devido à falta de sincronização. Nesse caso, basta ativar a opção e tentar novamente. Além disso, é importante notar que não deve haver uma distância superior a 10 metros entre os dispositivos conectados.
Os fones de ouvido sem fio podem não se conectar se o smartphone estiver obstruído com RAM. Simplesmente não há espaço suficiente para realizar a operação. Nesse caso, é melhor redefinir as configurações do gadget para os valores de fábrica. Isso pode ser feito nas configurações, selecionando o item "Restaurar", e nele - "Redefinir para as configurações padrão." Deve-se observar que, neste caso, todos os dados armazenados na memória interna do gadget serão excluídos. É melhor salvar os dados e arquivos importantes em um local diferente com antecedência.
Se você não conseguir resolver o problema sozinho, entre em contato com a central de atendimento para obter ajuda. Os especialistas poderão verificar a funcionalidade dos módulos e o status dos contatos no telefone. O dispositivo será desconectado, desmontado e examinado.
Pode ser necessário o reparo ou a substituição completa da peça danificada.
É importante notar que até mesmo usuários experientes de dispositivos inteligentes cometem erros. O smartphone pode não ver os fones de ouvido sem fio por outros motivos.
- O fone de ouvido não está no modo de emparelhamento. Às vezes, os fones de ouvido possuem uma determinada tecla, após pressioná-la, eles podem ser detectados por um smartphone. Em outros casos, você precisa manter o botão liga / desliga pressionado por algum tempo. O estado ativo do Bluetooth é geralmente indicado por um indicador ou um bipe. Você deve ler mais sobre como conectar fones de ouvido específicos nas instruções para eles.
- O Bluetooth não está ativo em um dos dispositivos. Freqüentemente, os gadgets desligam automaticamente o canal de transmissão de dados sem fio quando estão ociosos. Vale a pena conferir se a opção está ativa tanto nos fones de ouvido quanto no smartphone.
- Os dois dispositivos são incompatíveis ou estão fora de sincronia. Normalmente, cada smartphone possui fones de ouvido sem fio que são ideais para um determinado dispositivo. Se o fabricante não fornecer dados sobre isso, você deve verificar a compatibilidade mesmo no momento da compra. Um dos motivos pelos quais os dispositivos podem não corresponder entre si é por causa das diferentes versões do Bluetooth.
- Bateria fraca. Isso é válido tanto para a bateria do smartphone quanto para o fone de ouvido. A comunicação pode ser simplesmente interrompida em um dos dispositivos. Carregue as baterias antes de emparelhar. Isso é especialmente verdadeiro para novos gadgets que são descarregados enquanto estão na loja.
- Os fones de ouvido costumavam ser sincronizados com outro dispositivo. Em tal situação, o smartphone vê o acessório, mas não se conecta a ele. Vale a pena redefinir as configurações dos próprios fones de ouvido. Esse problema é enfrentado por quem compra acessórios que já foram usados por outra pessoa.
- Mau funcionamento no hardware do smartphone ou fones de ouvido. O problema é resolvido exclusivamente no centro de serviço após o diagnóstico.
Além disso, é importante notar que pode ocorrer um problema de software. Geralmente está associado ao fato de um dos gadgets ter uma versão de firmware antiga. A atualização pode ser feita de forma independente ou com a ajuda de especialistas.
Esse problema é relevante independentemente do sistema operacional do dispositivo.
Como faço para resolver o problema?
As tentativas de conectar fones de ouvido Bluetooth a um smartphone também podem ser malsucedidas por outros motivos. Acontece que o usuário faz tudo de acordo com as instruções do fabricante e até tenta emparelhar várias vezes, mas não dá resultado. O motivo pode ser o histórico de conexão de diferentes dispositivos a um telefone celular. Todos os acessórios que foram sincronizados anteriormente são exibidos no histórico.
Nesse caso, faz sentido usar um gerenciador de conexões Bluetooth. Sua tarefa é amplificar o sinal do módulo embutido e acelerar a detecção do dispositivo que está o mais próximo possível do smartphone. No gerenciador, todos os dispositivos são organizados em ordem de separação do gadget. Isso simplifica muito a tarefa de sincronização.
Cada fabricante tenta estimular os compradores a usar smartphones e headsets de suas empresas. No entanto, nem todos os usuários fazem isso devido a vários fatores. Às vezes, o problema de conexão está no próprio smartphone, em suas especificidades. A solução de problemas geralmente é bastante fácil.
No iPhone
Os gadgets da Apple são equipados com um sistema operacional exclusivo que possui peculiaridades de funcionamento próprias. Claro, o iPhone é melhor emparelhado com fones de ouvido do mesmo fabricante, mas outros podem ser conectados também. O procedimento para conexão por meio de um canal Bluetooth tem uma certa aparência.
- Nas configurações do telefone, você deve encontrar a opção de emparelhamento, certifique-se de que está ativa. Se você não consegue ligá-lo, o gadget mostra uma engrenagem girando por um longo tempo, então você deve reiniciá-lo.
- Quando os fones de ouvido estiverem carregados e ligados, coloque-os perto do telefone. A distância máxima não deve exceder 15 metros.
Se isso ainda não ajudar a fazer a conexão, o motivo pode estar na incompatibilidade de hardware. Aconselhamento detalhado pode ser obtido exclusivamente no centro de serviço que atende clientes Apple. É possível que o smartphone ou os fones de ouvido apresentem algum tipo de avaria técnica.
Deve-se notar que a incompatibilidade do dispositivo é extremamente rara.
Na Xiaomi
Os smartphones deste fabricante requerem um pouco mais de atenção. Vale a pena ativar o Bluetooth e abrir a janela "Pesquisar dispositivos". Encontre os fones de ouvido de que você precisa na lista e selecione-os para conexão. Nada acontecerá automaticamente, esperar é inútil.
Acontece que os smartphones Xiaomi param de detectar o fone de ouvido após a instalação de uma nova versão de firmware. Neste caso, vale a pena voltar ao anterior, ou instalar o último novamente, como se "do zero".
Acontece que o smartphone não detecta o aparelho por um motivo muito banal - a entrada está muito empoeirada ou sujou-se com manchas. Em tal situação, você deve desligar o telefone e tentar limpar a entrada o mais cuidadosamente possível. É conveniente usar uma agulha fina. Para resolver o problema, você também pode entrar em contato com os especialistas. Essa abordagem evitará danos acidentais.
Recomendações
Os acessórios podem não ser detectados ou conectados ao seu telefone por vários motivos. A maioria deles é fácil de remover. No entanto, primeiro você precisa descobrir o algoritmo correto para conectar fones de ouvido sem fio a um smartphone usando a tecnologia Bluetooth.
- Ligue o fone de ouvido pressionando longamente o botão liga / desliga. A ativação do dispositivo é geralmente indicada por um indicador LED ou uma saudação de voz.
- Após ligar, mantenha a tecla pressionada por algum tempo. Isso colocará o fone de ouvido no modo de emparelhamento. A ativação bem-sucedida da opção também será indicada por uma indicação ou sinal sonoro. Deve-se observar que alguns modelos possuem um botão separado para iniciar o emparelhamento. Vale a pena ler primeiro as instruções do fabricante.
- É hora de ligar o Bluetooth em seu smartphone.
- O gadget levará apenas alguns segundos procurando fones de ouvido. Um nome adequado será exibido na lista de dispositivos disponíveis. Vale a pena clicar no item desejado da lista.
- Mais alguns segundos e os fones de ouvido serão conectados ao smartphone.
A conclusão do processo ficará clara pela alteração da indicação luminosa ou por um sinal sonoro.
Podem ocorrer algumas avarias no funcionamento do Bluetooth, que impedem o resultado positivo de todo o processo.
- Certifique-se de que a opção esteja ativa nos dispositivos, ambos têm bateria suficiente. Também vale a pena aproximar os gadgets uns dos outros. Em um smartphone, o Bluetooth pode ser bloqueado pela função de economia de energia. Deve ser desativado em tempo hábil. A propósito, por este motivo, os fones de ouvido já conectados podem desligar inesperadamente. Além disso, você deve desligar o canal de dados sem fio no telefone e nos fones de ouvido e ligá-lo novamente após 3-5 segundos. Vale a pena esperar um pouco mais e tentar emparelhar novamente.
- Reiniciar gadgets, por incrível que pareça, também pode ajudar. Ao desligar, todos os erros acumulados serão zerados, e um deles pode interferir na conexão. Este conselho é especialmente relevante se você tiver problemas para conectar fones de ouvido que já foram pareados.
- Se os dispositivos já estiverem conectados entre si, vale a pena remover o fone de ouvido da lista de pareados. Em seguida, o emparelhamento deve ser feito da mesma forma que na primeira vez. Recomenda-se seguir as instruções do fabricante.
- Acontece que você precisa inserir uma senha para o emparelhamento. Também pode ser encontrado nas instruções. O código de sincronização geralmente contém 4 dígitos idênticos.
Se você não conseguir conectar os fones de ouvido ao telefone, mesmo seguindo todas as dicas e recomendações, entre em contato com a loja. Talvez o próprio acessório esteja com defeito e seja mais conveniente substituí-lo. Além disso, você pode tentar conectar outros fones de ouvido ao smartphone. Assim, você pode identificar certos padrões.
Se na loja o consultor emparelhou o dispositivo com outro smartphone, então faz sentido redefinir as configurações. Alguns modelos de fones de ouvido simplesmente não se conectam a telefones que não sejam o sincronizado. Os fabricantes fazem isso por razões de segurança. E certifique-se de carregar a bateria do fone de ouvido antes de conectar pela primeira vez.
Para obter informações sobre por que o telefone não vê um fone de ouvido Bluetooth e como consertá-lo, consulte o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.