Fones de ouvido de condução óssea: características e melhores modelos

Contente
  1. O que é isso?
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Visualizações
  4. Top models
  5. Como escolher?
  6. Como usar?

Nesta revisão, falaremos sobre fones de ouvido por via óssea, apresentaremos as características dessa tecnologia, as opções de uso, bem como as vantagens e desvantagens. Também daremos recomendações sobre como escolher o melhor gadget e analisaremos os modelos mais populares.

O que é isso?

O princípio de operação dos fones de ouvido ósseo é que o som é transmitido por vibração através do osso temporal diretamente para o ouvido interno. Assim, o canal auditivo permanece completamente aberto e o fluxo de áudio do mundo externo não para, mesmo depois que a melodia é ligada.

Para entender o princípio e o mecanismo de operação de tais dispositivos, apresentaremos um pouco de teoria. Sabe-se que uma pessoa pode perceber o som de duas maneiras principais: há condução aérea e condução óssea. Uma pessoa saudável usa os dois ao mesmo tempo, mas em alguns casos, um deles pode ser a única maneira de ouvir. Inicialmente, tais dispositivos foram criados para pessoas com patologias auditivas, eles se tornaram indispensáveis ​​para pacientes que sofrem de perda auditiva condutiva, em que a estrutura do ouvido externo e médio é afetada. Além disso, a tecnologia é relevante para pessoas com microtia, nas quais a aurícula está ausente.

Ressalta-se que durante muito tempo esse tipo de condução foi percebido pelos usuários estritamente como uma necessidade médica urgente. Esta tecnologia formou a base para a criação de aparelhos auditivos de alta qualidade, a diferença dos fones de ouvido modernos é que eles foram implantados.

Esta tecnologia não apareceu imediatamente no segmento de alto-falantes. Por várias décadas, percorreu um longo caminho em uma ampla variedade de nichos. Depois da medicina, a condução óssea "migrou" para as Forças Armadas, de onde passou para as atividades de segurança - seu uso era especialmente importante nos casos em que era necessário controlar o que acontecia ao redor, mantendo a capacidade de receber ordens simultaneamente.

Logo os atletas se interessaram por tecnologia, a condução óssea foi especialmente difundida entre nadadores, bem como mergulhadores. Isso não é surpreendente: quando um atleta mergulha na coluna d'água com mergulho autônomo, é imperativo manter uma conexão confiável com o ambiente externo, pelo menos por razões de segurança.

Hoje em dia os fones de ouvido bone são usados ​​ativamente não apenas por nadadores, mas também por ciclistas e atletas. Além disso, o uso de tal fone de ouvido é justificado durante a condução - graças a isso, você pode se comunicar com segurança em um telefone celular e ao mesmo tempo monitorar de perto o que está acontecendo na pista.

Vantagens e desvantagens

O desempenho do som em aparelhos de condução óssea é diferente do que estamos acostumados. A principal diferença é que as frequências mais baixas são mais sentidas do que ouvidas. A base desse projeto é um dispositivo piezodinâmico que transforma o som em vibrações acústicas. Eles transmitem graves na forma de vibração no modo de volume alto, e uma pessoa pode sentir o som com seu corpo. Esta tecnologia é especialmente atraente para os amantes da música que não gostam de graves potentes. Ao mesmo tempo, os produtos de alta qualidade não apresentam gagueira, chiado, distorção de som e abandono.Na verdade, é a mesma melodia, mas em vez de graves profundos, a vibração funciona.

Outra vantagem indiscutível da tecnologia é que ouvir gravações de áudio em aparelhos com condução óssea é muito mais confortável para os órgãos auditivos, já que os ossos do crânio são muito mais resistentes que o tímpano. Claro, acredita-se que a vibração prejudica o cérebro... Faça uma pequena experiência: cubra os ouvidos com as mãos e diga algumas palavras. Você certamente vai se ouvir. O fato é que uma pessoa pode perceber o som de sua própria voz por essa mesma condução óssea.

Aliás, é exatamente isso que explica o fato de na gravação ele ser ouvido de forma bem diferente.

Em uma série de análises, os usuários reclamam que em uma sala fechada, onde não há sons estranhos, outros podem ouvir uma melodia que é ouvida pelos alto-falantes de fones de ouvido de osso. Sim, existe esse problema. mas os fabricantes hoje estão tentando minimizá-lo, e não faz muito tempo surgiram à venda aparelhos que, funcionando em um volume médio, são praticamente inaudíveis para os outros.

Visualizações

Com fio

Os fones de ouvido com fio têm um custo bastante orçamentário, uma vez que não possuem um módulo Bluetooth - o que os torna mais acessíveis para a grande maioria dos usuários. mas o princípio de transmissão de sinais sonoros permanece inalterado - é direcionado através do osso temporal para a parte interna do ouvido. Para isso, conta com bateria própria, além de amplificador. A conexão a um player ou smartphone é realizada por meio de uma interface mini-jack de 3,5 mm.

Sem fio

Um fone de ouvido sem fio geralmente tem um corpo em miniatura e pode ser conectado a um laptop, tablet ou telefone celular por meio de um módulo Bluetooth. Nesse caso, o emissor de sinal pode estar localizado em casa ou no habitáculo de um carro em um raio de até 10 m. Esse modelo é conveniente de usar, uma vez que a liberdade de movimento de uma pessoa não é limitada por fios e ela pode girar a cabeça para controlar a situação ao seu redor.

Além disso, esse dispositivo é ideal para atletas que treinam com outras pessoas e motoristas.

Top models

Aftershokz foi e continua a ser o líder absoluto neste mercado. Preparamos para você uma visão geral dos modelos mais populares, que diferem em seus parâmetros técnicos e custos.

Aftershokz Sportz Titanium

Esta é a versão mais antiga e ao mesmo tempo a mais orçamentária. É um fone de ouvido com fio sem microfone embutido. A faixa de cabeça é feita de titânio, os alto-falantes são um pouco mais simples aqui do que em produtos mais modernos, então o ouvinte mais exigente pode sentir que o baixo soa um pouco diferente.

Tais dispositivos são ótimos para uso em escritório, bem como para jogos de computador, embora neste caso seja melhor preferir as versões com microfone, pois custam um pouco mais.

Aftershokz Bluez 2S

Um dos modelos de maior sucesso, que durante algum tempo foi até oferecido nos pontos de venda oficiais da Apple. Aqui, o fone de ouvido sem fio é representado por uma faixa de plástico. O produto tem um design bastante nobre e lacônico, à venda os fones de ouvido são apresentados em várias cores.

Podemos afirmar com segurança que foi com este modelo que a empresa iniciou uma nova era, visto que aqui foram utilizadas pela primeira vez tais tecnologias, que foram capazes de proporcionar um bom isolamento da reprodução sonora e um aumento da qualidade da reprodução do sinal.

Depois de Shokz Sportz Titanium

Modelo bastante compacto com dois emissores redondos e um arco fino. A vantagem indiscutível é o peso mínimo, que se tornou possível devido à retirada do amplificador junto com a bateria em uma unidade separada para a conexão com fio. Tal Os fones de ouvido costumam ser comprados pelos pais para ouvir um arquivo de áudio enquanto caminham com os filhos, mas ao mesmo tempo para manter tudo o que acontece ao seu redor sob controle.

O gadget se encaixa perfeitamente na sua cabeça, permite ajustar o volume do cabo e pode ser carregado a partir de qualquer USB. O período de trabalho autônomo pressupõe até 10-12 horas de operação intensiva.

Dentre as deficiências, podemos notar a ausência de microfone, portanto, caso seja necessário atender uma chamada, é necessário retirar o telefone e trazê-lo até o aparelho de fala para poder utilizar o transmissor de fala embutido.

Rombica Fit X - 01

Um dos modelos wireless mais baratos. Um único botão de controle do produto fica aqui colocado no arco occipital, é lá que você pode ligar o gadget e ajustar seu som de forma a não deslocar a localização da almofada auricular. Há uma faixa elástica sob a orelha, que fornece a circunferência máxima e o modo dos emissores.

O modelo oferece Bluetooth de alta velocidade, devido ao qual a sincronização entre o smartphone e o fone de ouvido é sempre alta.

O parâmetro de impedância é de 8 ohms, o que permite a reprodução de arquivos de áudio até mesmo no tocador de MP3 mais fraco. O gadget se conecta ao smartphone automaticamente na inicialização, o usuário não precisa pesquisar e aprovar o emparelhamento. Suporta conexão com PCs e laptops. Há uma indicação nos fones de ouvido que avisa sobre mudanças no funcionamento ou bateria descarregada.

Esses modelos são frequentemente usados ​​por pessoas com deficiência auditiva.

Entre as desvantagens, nota-se o aumento da sensibilidade, a pressão dos emissores é de 82 dB. Em combinação com a versão aberta das almofadas de ouvido, isso resulta em um vazamento de som bastante impressionante. A frequência aqui começa em 100 Hz, então os amantes de graves profundos provavelmente não ficarão satisfeitos em ouvir suas músicas favoritas. Além disso, este dispositivo requer pelo menos cinco horas para carregar.

Aftershokz Trekz Titanium

Um dos melhores modelos, em cuja criação a empresa levou em consideração todas as avaliações dos usuários. Aqui: reprodução de som aprimorada, o microfone foi aprimorado, todos os parâmetros básicos de isolamento de som foram quase recompilados. O design da fita para a cabeça foi desenvolvido de uma forma diferente: neste modelo não só é super resistente, mas também flexível, se desejar, pode até ser amarrada com um nó.

O corpo é denso, resistente a suor, respingos, água e poeira, o que torna o modelo especialmente popular entre os atletas. Outra vantagem do equipamento é a autonomia da bateria de 6–7 horas em condições de uso intensivo.

Os auscultadores são controlados de forma simples directamente a partir da caixa, para o máximo conforto, o botão funcional é apresentado no altifalante, ao premi-lo, pode parar e iniciar a gravação a qualquer momento, bem como atender uma chamada.

Como escolher?

Há uma série de fatores a serem considerados ao escolher um fone de ouvido com osso.

  • Tipo de conexão. Pode ser com fio ou Bluetooth. Sem dúvida, a segunda opção é mais conveniente. É especialmente preferido para amantes de música ativos que combinam ouvir música com esportes / dirigir / assistir crianças ou outras atividades. No entanto, seu custo é muito mais alto.
  • Resistente à água e poeira. Idealmente, os fones de ouvido devem ser certificados a partir de IP55, neste caso eles não serão afetados por poeira, suor e gotas de líquido.
  • O período de trabalho autônomo. Para operação na cidade, de 5 a 6 horas de operação com uma única carga é o bastante. Mas se você está planejando fazer uma caminhada ou uma longa viagem, deve pensar em comprar aparelhos que funcionem 12 ou mais horas sem recarga adicional.
  • Dimensões. Claro, esses fones de ouvido são inicialmente leves, mas, mesmo assim, para os amantes de dispositivos muito compactos e praticamente sem peso, a indústria oferece modelos que pesam de 35 a 36 gramas.
  • Características adicionais. Se desejar, você pode adquirir opções que permitem conectar o segundo, neste caso a autonomia do seu trabalho aumenta para 20 horas.

Como usar?

Os dispositivos de condução óssea têm um design fechado. A sua fixação na cabeça determina literalmente a configuração da faixa para a cabeça.

A sincronização dos fones de ouvido com um smartphone pode ser realizada via cabo ou Bluetooth, todos os botões necessários, bem como conectores e um botão de volume estão localizados no case.

O uso de tais gadgets se justifica:

  • quando você trabalha em um escritório e em plantão costuma falar no Skype, no entanto, você precisa sempre ouvir o que seus funcionários estão falando;
  • se você assistir seus filmes e programas de TV favoritos antes de ir para a cama e uma criança pequena estiver dormindo em outro quarto;
  • se estiver em serviço, você passa muito tempo ao volante de um carro, mas é de fundamental importância que você atenda as ligações em tempo hábil;
  • se você simplesmente não gosta de andar pelas ruas sem sua música preferida, mas se preocupa com a sua própria segurança;
  • quando você passa muito tempo ouvindo músicas ou audiolivros, mas não quer prejudicar sua audição.

Veja o vídeo a seguir para saber como os fones de ouvido de condução óssea soam.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário