Tipos e variedades de capuchinha

Contente
  1. Características da capuchinha estrangeira
  2. Descrição da capuchinha grande e sua variedade
  3. Outras variedades populares

Vários tipos e variedades de capuchinha - uma bela flor que cresce bem em jardins e parques - são altamente decorativos, pelo que são valorizados no campo do design paisagístico. A planta é despretensiosa, mas termofílica, forma abundantemente botões, se propaga facilmente por sementes colhidas no final da brotação. Tendo estudado capuchinha crespa e grande, subdimensionada e turva, ampelosa e "beleza da donzela", bem como outros tipos e variedades de flores, poderá aprender mais sobre a variedade da sua paleta e outras características.

Características da capuchinha estrangeira

A liana-canária, ou capuchinha estrangeira (agrião-das-canárias), recebeu seu primeiro nome do local da descoberta. Mas o habitat natural dessa espécie acabou sendo muito mais amplo. Além das Ilhas Canárias, a capuchinha pode ser vista no oeste da América do Sul, Peru e Equador. Esta flor termofílica parece muito impressionante em um canteiro de flores e em um vaso de flores, mas não se espalhou na Rússia como uma cultura de jardim.

Variedade "Canário" é uma capuchinha perene, cultivada em um ciclo de um ano em zonas climáticas temperadas. A baixa robustez do inverno, apenas até -6 graus, torna impossível preservar as plantações ao ar livre. Ao mesmo tempo, a capuchinha estrangeira é cultivada com sucesso durante todo o ano em estufas, estufas.

"Canário" tem um sistema radicular bem desenvolvido e uma alta taxa de crescimento. Quando cultivado sem suporte, forma um tapete de cobertura contínua com um comprimento de caule de até 3,5 m. Na presença de uma treliça, envolve-o rapidamente com os seus rebentos. As plantas se distinguem por sua capacidade de floração contínua de longo prazo, de junho até a geada, mas às vezes as sementes não têm tempo de amadurecer no tempo que lhes é concedido.

O nome da variedade é totalmente justificado pelas suas cores vivas. Tons amarelos brilhantes, formato "desgrenhado" das pétalas - tudo isso faz com que a corola pareça um pássaro que voa facilmente. Uma mancha vermelha pode estar presente na base de cada uma das 5 pétalas. Esta variedade mais popular de liana-das-canárias é cultivada em treliças e como uma planta que tece em torno de gazebos.

A capuchinha estrangeira é uma planta exótica e delicada com hastes trepadeiras de até 2,5 m de comprimento. Na natureza, convive com outras plantas, utilizando-as como suporte natural. Os caules são altamente ramificados, glabros, cobertos por folhas verdes arredondadas em pecíolos de cor roxa.

Descrição da capuchinha grande e sua variedade

Conhecida botanicamente como Tropaeolum majus, a nasturtium large é uma videira herbácea anual com caules rastejantes e altamente ramificados. Sobre um suporte, a planta atinge 2,5 m de altura, sem ela ganha altura de 20-70 cm. Com umidade excessiva, a planta está sujeita ao intenso desenvolvimento de brotações em detrimento da floração. A gama de cores deste tipo de capuchinha é bastante variada.

As pétalas podem ser pintadas nas seguintes cores:

  • cor de rosa;
  • Vermelho;
  • Laranja;
  • amarelo.

As folhas da capuchinha são grandes, bastante grandes, até 80 mm de diâmetro, arredondadas e mais claras acima do que abaixo. Na superfície das placas, pode haver tonalidade dourada ou roxa, listras, manchas e manchas. Isso lhes confere um efeito decorativo especial. As flores também são bastante grandes, em média 50-70 mm de diâmetro, podem ser duplas e simples, presas a caules alongados.

Entre as variedades de plantas populares estão as capuchinhas com os nomes a seguir.

  • "Salmão". As pétalas da planta têm uma tonalidade laranja-rosa característica.
  • "Rei Teodoro"... Variedade luxuosa com flores vermelhas brilhantes. A cor é distribuída uniformemente. A variedade é bastante despretensiosa, é considerada uma das mais populares.
  • "Joaninha". A capuchinha de cor incomum é grande, com pétalas amarelas ou de damasco e manchas vermelhas na base.
  • Bebê Salmon. As pétalas das flores têm estrutura semi-dupla, coloridas no fundo em tom salmão com base amarela das pétalas.
  • Peach Melba. Flores refinadas e de cores vivas com pétalas de pêssego e creme cobertas por manchas vermelho-vinho.

A variedade de tons é exatamente o que os residentes de verão tanto amam para uma grande capuchinha. A planta é capaz de transformar um canteiro ou jardim de flores, conferindo-lhe efeito decorativo ao longo do dia.

Outras variedades populares

A capuchinha é bastante popular como cultura de horticultura, mas nem todas as 90 espécies são adequadas para o plantio em climas temperados. Eles são colocados em uma mistura ou separadamente, combinando harmoniosamente ampelous e arbustos, combinando botões amarelos, laranja, vermelhos em uma composição. Raros são maio em termos de floração, outros começam a florescer em junho.

A variedade varietal também impressiona. Entre as variedades ampelous e potted, atenção especial merece "Alasca", que é uma mistura de plantas de cores diferentes. Atrasado, incluindo "Rei Teodoro" e "Bela Donzela", são usados ​​para revitalizar canteiros e canteiros de flores. Terry incomum - "Cherry Rose", "Terry Tale" - são apreciados pelo seu efeito decorativo especial, são bons tanto em mixborders como em plantações individuais. Chagas encaracoladas ficam ótimas em treliças.

Cultural

A capuchinha anual é uma trepadeira herbácea, propensa a auto-semeadura abundante, bastante fácil de cultivar. É o que atrai a atenção dos veranistas por lá. A capuchinha cultural se distingue por sua diversidade varietal. As plantas podem ser:

  • anão, até 20 cm de altura;
  • rastejante, com brotos de até 40 cm de comprimento;
  • bucha compacta, até 0,5 m.

Esta espécie floresce em junho, mantém a capacidade de brotar até a geada. A cor das pétalas não é muito variada. Apresentado apenas em tons de amarelo e laranja. As folhas são incomuns, tireoidianas, de cor verde ou roxa.

A capuchinha cultivada é um híbrido de variedades grandes e da tireóide... As flores têm um aroma agradável. Todas as variedades de plantas são muito decorativas. Mas os seguintes são considerados os mais acessíveis e decorativos.

  • Luar... O nome desta variedade é traduzido como "luar". As plantas são bastante altas, até 4 m, pintadas de vermelho com listras longitudinais amarelas nas pétalas.
  • Globo de Ouro... Uma variedade popular de arbusto com formato esférico. Ela cresce até 25 cm, as pétalas das flores são uniformemente coloridas de amarelo-laranja.
  • Gleming Mahagani. Capuchinha com rebentos até 40 cm, flores de dupla estrutura, de cor vermelha.

Essas variedades ficam bem em um jardim de flores juntas ou em plantações separadas. As variedades trepadeiras podem ser colocadas em suportes ou cultivadas como espécies de cobertura do solo.

Pequena

Capuchinhas em miniatura com uma cor amarelo-limão de flores grandes e notáveis ​​manchas vermelhas na base podem se tornar uma verdadeira decoração de um canteiro de flores. Os caules da pequena variedade não ultrapassam os 35 cm de comprimento Os flagelos cobrem o solo com uma alcatifa contínua, as folhas são de tamanho médio, de formato arredondado da tiróide.

A planta é considerada a mais despretensiosa entre as capuchinhas. Requer um mínimo de atenção durante o processo de cultivo. As pequenas sementes de capuchinha têm tempo de amadurecer completamente durante o verão e o outono. As plantas são adequadas para cultivo em vasos e ao ar livre.

A diversidade varietal de pequenas capuchinhas não é muito grande. As opções de plantio mais populares são:

  • "Veludo preto" com pétalas marrons, quase pretas;
  • "Rosa cereja" com estrutura terry e aros cor de vinho;
  • mistura "Bela donzela" com corolas vermelhas, pêssego, amarelo e laranja também é muito procurado pelos jardineiros.

Protetor

Tradicional na América do Sul, muito difundido na natureza. Como perene, pode ser cultivada mesmo em climas continentais temperados. Os brotos encaracolados atingem 4 metros de altura, rapidamente entrelaçam-se nas paredes e em outros suportes verticais. Na Rússia, a capuchinha é cultivada anualmente, com plantio na primavera, já que os brotos carnudos das raízes não toleram as temperaturas do inverno.

Quando cultivada sem suportes, a planta é usada como cobertura. Suas folhas verde-escuras realçam com eficácia grandes flores amarelo-alaranjadas com flores de cerejeira carmim nas pétalas. O diâmetro da borda pode ser de até 60 mm.

A magnificência da capuchinha com escudo é impressionante. É ela quem tem a maior variedade de tonalidades. Variedades populares incluem:

  • "Lúcifer" laranja-vermelho com um núcleo amarelo;
  • "Azure" com pétalas de um azul claro;
  • "Beautiful" com uma forma incomum de uma borda fortemente dissecada;
  • "Multi-folhas" com guirlandas de flores douradas, fica bem no design ampeloso.

Mesmo essas variedades, consideradas as mais despretensiosas, têm melhor sabor nas regiões do sul da Rússia. Em climas temperados, têm de ser semeadas anualmente, uma vez que a exótica e delicada planta não se adapta às gélidas condições do inverno.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário