As nuances do crescimento da capuchinha em campo aberto

Contente
  1. Seleção de variedade
  2. Como cultivar mudas?
  3. Desembarque em local permanente
  4. Recursos de cuidados
  5. Doenças e pragas

A capuchinha, apesar da sua origem exótica, enraíza-se perfeitamente e dá-se bem em jardins domésticos. Durante o período de floração, esta planta graciosa é capaz de transformar até mesmo os cantos menos atraentes do jardim, decorando-os com seus muitos sinos de fogo laranja e amarelo-vermelho. O artigo discutirá o que considerar ao cultivar capuchinha em campo aberto, como cultivar mudas de flores a partir de sementes.

Seleção de variedade

Ao planejar o cultivo de capuchinha em campo aberto, você deve inicialmente adotar uma abordagem responsável para a seleção de uma (s) variedade (s) adequada (s). É importante levar em consideração não apenas suas preferências e desejos para a futura planta (por exemplo, a cor e o tamanho das flores), mas também nuances como:

  • características do local onde a cultura será plantada no futuro;

  • altura da planta, densidade e ramificação de sua parte aérea;

  • características de cuidado.

Com base em um critério como a altura da planta na idade adulta, toda a variedade de capuchinhas varietais pode ser dividida em 3 categorias principais:

  • subdimensionado (anão);

  • tamanho médio;

  • de folhas compridas.

Chagas de baixo crescimento geralmente não excedem 20-25 centímetros de altura. Eles são freqüentemente usados ​​ao organizar pequenos canteiros de flores e mini canteiros de flores.

Eles são ótimos para enquadrar caminhos e zonear um site. Além disso, criam raízes bem e florescem em casa - em vasos de varanda e vasos de flores.

Globo de Ouro - uma das variedades anãs mais famosas. A altura de uma planta adulta geralmente não excede 25-27 centímetros. Além disso, o diâmetro da bucha pode chegar a 35-40 centímetros. As folhas são verdes claras, mate, as flores são viçosas, grandes (até 6 centímetros de diâmetro), amarelo dourado.

"Lúcifer" - uma variedade de capuchinha de baixo crescimento, formando arbustos organizados de até 25 centímetros de altura. As folhas são de cor esmeralda profunda, arredondadas. As flores são simples, grandes, de cor laranja brilhante com veios vermelhos.

"Joaninha" - uma variedade muito interessante, freqüentemente usada para decorar bordas e rabatok. Ele também é usado na jardinagem de contêineres. Forma arbustos compactos de até 25 centímetros de altura. Floração abundante ao longo da temporada. As flores são de cor damasco pálido com pequenas manchas marrom-avermelhadas nas pétalas.

As capuchinhas de tamanho médio são frequentemente utilizadas no desenho do primeiro plano de canteiros de flores, no arranjo de canteiros e canteiros de flores. A altura das plantas maduras neste grupo geralmente varia entre 30-50 centímetros.

Sheri Rose - uma variedade muito eficaz de capuchinha, que costuma ser chamada de formas anãs. As plantas geralmente atingem uma altura de 30-40 centímetros. As folhas são redondas, verde-acinzentadas, opacas. As flores são viçosas, duplamente vermelhas.

Vesúvio - uma variedade muito popular que proporciona uma auto-semeadura abundante. A planta geralmente atinge uma altura de 30-40 centímetros. Os caules são semi-rastejantes, finos, fortes, direcionados para cima. As folhas são grandes, arredondadas, de um verde pálido. As flores são simples ou semi-duplas, de cor rosa coral. É permitida a presença de pinceladas laranja ou roxas nas pétalas.

Variedades de capuchinhas de folhas longas, cujos caules atingem um comprimento de 120-300 centímetros ou mais, são geralmente usadas por jardineiros na jardinagem vertical.

Eles são cultivados próximos a suportes - treliças, pérgulas.Gazebos e cercas entrelaçadas com longos e graciosos chicotes de capuchinhas florescendo parecem muito impressionantes.

"May Terry" É uma variedade de capuchinhas de trança longa muito atraente, quente e amante da luz. O comprimento dos cílios graciosos pode chegar a 3 metros ou mais. A planta destaca-se pela floração abundante e longa, que se inicia em junho e termina com o início das geadas. A cor das flores é amarelo dourado ("Terry Yellow") ou rosa salmão ("Terry Salmon"), dependendo das características varietais da planta.

"Elfo de damasco" - capuchinha híbrida, cujo comprimento dos cílios pode chegar a 150 centímetros ou mais. É usado não apenas como cultura diversificada, mas também como cobertura do solo. Os caules são ramificados, finos, rastejantes. As folhas são verdes claras com veios acinzentados. As flores são grandes, duplas, até 6 centímetros de diâmetro, de uma rica cor rosa-damasco.

"Yeti" - uma variedade de capuchinha com floração abundante e flores incomuns. O comprimento dos caules finos e rastejantes pode chegar a 2 metros ou mais. A floração começa no início do verão e continua até a chegada da geada. As flores são grandes (até 5-7 centímetros de diâmetro), simples ou semi-duplas, da cor original caramelo-creme.

Deve-se notar que existem cerca de 90 espécies de plantas no gênero de capuchinha. Muitos deles foram usados ​​por criadores para obter variedades únicas com uma grande variedade de características.

Várias fontes afirmam que o número aproximado de variedades modernas de chagas é de mais de 100 nomes.

Como cultivar mudas?

Ao cultivar flores através de mudas com posterior plantio em um terreno pessoal, os jardineiros conseguem obter uma floração mais precoce. Semear em recipientes é permitido já no meio da primavera.

Preparação

Nesta etapa, deve-se avaliar a qualidade do material de plantio, preparar o solo e os recipientes para a semeadura. É importante considerar que as capuchinhas são extremamente dolorosas para transplantar, portanto, é melhor semear em potes de turfa ou copos descartáveis, de onde as plantas jovens podem ser removidas com o mínimo de danos.

Na fase preparatória, as sementes são examinadas, espécimes pequenos e danificados são rejeitados. Sementes com indícios de patologias, por exemplo, vestígios de podridão ou mofo, não são permitidas para o plantio. O material de plantio selecionado para a semeadura é embebido por 10-15 minutos em uma solução rosa claro de permanganato de potássio e, em seguida, lavado com água corrente. Além disso, alguns produtores embebem as sementes em suco de babosa, um bioestimulante natural que ativa o surgimento de mudas e destrói bactérias e fungos.

Os recipientes de plantio são preenchidos com uma mistura nutritiva e solta de solo, consistindo de areia, grama (ou solo de jardim) e turfa, coletados em partes iguais. Na ausência de componentes para preparar a mistura do solo, você pode usar o solo comum recomendado para o cultivo de mudas de flores.

Semeadura

Nesta fase, os recipientes são enchidos com a mistura de solo, após o que é feita uma depressão na superfície - um buraco com cerca de 1,5-2 centímetros de profundidade. Coloque 1 semente em cada buraco, polvilhe com terra. Semear sementes mais profundas do que 2 centímetros não é recomendado, pois isso complicará muito a germinação.

Após a semeadura, a superfície da terra no recipiente é ligeiramente compactada e abundantemente umedecida com água de um borrifador. Além disso, os recipientes com sementes são apertados com filme plástico ou colocados em grandes sacos plásticos. Também é permitido simplesmente cobrir os recipientes com grãos com vidro comum. Isso é feito para criar um microclima de "estufa" ideal, necessário para a germinação das sementes.

Se a semeadura foi realizada corretamente e foi usado material de plantio de alta qualidade, os primeiros brotos de capuchinha germinaram por volta da terceira semana.Em média, o tempo de germinação das sementes varia entre 14-20 dias.

Cuidado

Após o surgimento das mudas, a cobertura de filme (ou vidro) é retirada dos recipientes de plantio. Os próprios recipientes são colocados no peitoril da janela, proporcionando aos brotos uma iluminação abundante, mas suave e difusa. É importante observar que os brotos jovens da capuchinha precisam de um longo dia de luz, com duração de pelo menos 15 horas. Considerando que este requisito é praticamente inviável na primavera, os floricultores experientes recomendam que todos os iniciantes iluminem adicionalmente as plantas jovens com um fitolampo.

A rega dos brotos de capuchinha é realizada à medida que a superfície do solo seca em um vaso. Para irrigação, use apenas água morna e decantada em temperatura ambiente. A frequência de rega deve ser moderada - cerca de uma vez a cada 2-3 dias. É altamente desencorajado permitir a secagem ou encharcamento do solo nos recipientes de plantio.

Desembarque em local permanente

O plantio de mudas de capuchinha em um local permanente deve ser feito após o desaparecimento da ameaça de geadas pós-primavera. Normalmente, este período ocorre no final de maio - início de junho. O plantio é realizado em canteiros ou canteiros previamente preparados, colocando plantas de variedades de longo prazo em covas de plantio a uma distância de 45-50 centímetros entre si (o esquema de plantio de variedades de baixo e médio porte é 30x30 e 40x40 cm, respectivamente).

As plantas jovens devem ser plantadas com muito cuidado, tentando não danificar o torrão de terra nas raízes. Após o plantio, a capuchinha é regada com água decantada e fornece-lhes um abrigo temporário do sol e das ondas de frio noturnas.

As plantações florescem com bom cuidado após 3-4 semanas.

Na primavera, você pode semear a capuchinha no local, ignorando o método de mudas. Para isso, na segunda quinzena de maio, as sementes são semeadas em um canteiro solto e fertilizado, previamente embebido em água por um dia. A semeadura é realizada em buracos localizados a uma distância de 30-35 centímetros um do outro. Até três sementes são semeadas em cada poço. Ao final da semeadura, o canteiro é coberto com tecido agrotécnico, que reterá o calor na superfície da terra, sem interferir na penetração da umidade.

Os primeiros rebentos, neste caso, também aparecem por volta do início da terceira semana após a semeadura. A capuchinha, plantada dessa forma, floresce por volta do final de julho - início de agosto.

Recursos de cuidados

Após o surgimento das mudas, o abrigo é removido (ou deixado se as condições climáticas forem instáveis). Aproximadamente 2 semanas após a emergência, os rebentos jovens são alimentados com um fertilizante complexo (Fertika Lux, Agricola). Curativos orgânicos feitos em casa também são adequados - infusão de ervas ("fertilizante verde"), infusão diluída de verbasco ou fezes de pássaros.

A rega é realizada conforme a necessidade - em um verão seco, o plantio é recomendado para regar um pouco todos os dias ou em dias alternados. Em clima estável, sem o sol escaldante e calor sufocante, é aconselhável regar as plantas uma vez a cada 2-3 dias. Além disso, não deixe as plantas com flores sob a luz direta do sol por longos períodos - isso pode levar ao desbotamento e murchamento das flores. Em climas quentes e ensolarados, é aconselhável que as plantas preparem abrigos de sombra temporários.

Durante o período de floração, as capuchinhas precisam de suplementos de fósforo e potássio. Nessa fase, procuram não usar fertilizantes à base de nitrogênio que estimulem o desenvolvimento ativo da massa verde. Flores murchas são colhidas assim que aparecem, a menos que o jardineiro tenha o objetivo de obter sementes delas.

A remoção oportuna de botões mortos ajudará a formar novos botões que suportam a floração contínua.

Doenças e pragas

A chagas raramente é vítima de pragas e patógenos de várias doenças.Porém, com cuidados inadequados, sua imunidade pode diminuir, o que faz com que a planta perca sua resistência a insetos agressivos, bactérias patogênicas, fungos e vírus.

Os pulgões são uma das pragas mais comuns das plantações de flores, vegetais e hortícolas, infectando frequentemente as capuchinhas. É um pequeno inseto (de cor esverdeada, acinzentada ou amarelada), cujas colônias geralmente estão localizadas no lado sombreado das folhas. Para a luta use inseticidas - "Fitoverm", "Aktara". Bons resultados são obtidos pulverizando os arbustos com uma solução concentrada de sabão (doméstico ou alcatrão).

O excesso de água, o alagamento ou o tempo úmido persistente podem fazer com que as plantas sejam vítimas de oídio e apodreçam. Em ambos os casos, o aparecimento de manchas marrons, cinzentas ou esbranquiçadas nas folhas das plantas, o apodrecimento dos caules na base, o escurecimento dos rebentos e ovários atestam a derrota. Para combater os fungos que causam esses problemas, são usados ​​fungicidas - por exemplo, o Fundazol.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário