O que é capuchinha e como fazer crescer uma flor?

Contente
  1. descrição geral
  2. Visualizações
  3. Como coletar sementes?
  4. Aterrissagem
  5. Cuidado crescente
  6. Doenças e pragas
  7. Aplicação em paisagismo

Dadas as excelentes qualidades decorativas da capuchinha, muitos estão agora tentando descobrir o que é e como cultivar adequadamente esta flor no jardim e em casa. Este representante único da flora mudou-se para nós da América do Sul e atualmente é cultivado com sucesso nas latitudes norte e média. Os floricultores nacionais, além das cores grandes e brilhantes, destacam em primeiro lugar um ponto tão importante como a máxima facilidade de atendimento.

descrição geral

Esta flor brilhante chegou aos países da Europa da América do Sul. Ao mesmo tempo, foi descoberto na selva do México pelos conquistadores. Nicholas Monard chamou essa flora exótica de "flor sangrenta" e agrião indiano. Ao mesmo tempo, a planta deve seu conhecido nome a Karl Linnaeus, que determinou um lugar para ela em sua classificação botânica. Aliás, o cientista fez uma comparação figurativa das folhas arredondadas da planta com os escudos dos guerreiros. Também foi traçado um paralelo entre as flores e os capacetes ensanguentados dos inimigos, que outrora estavam localizados nas colunas das estruturas.

O habitante descrito da selva sul-americana é conhecido pelos alemães como Capuchinho... Este nome é explicado pelo fato de que a taça do pedúnculo é em certo sentido semelhante ao capuz dos monges. Chagas pertence às plantas perenes herbáceas da família do mesmo nome. Mas aqui é importante levar em consideração que devido à baixa tolerância a baixas temperaturas em latitudes médias, é cultivada como planta anual. Na maioria dos casos, é rastejante com brotos flexíveis e ramificados que formam um número bastante grande de cílios de até 5 m de comprimento.

Vamos considerar as principais características da capuchinha.

  • Placas de folha têm forma arredondada, pecíolos longos e bordas onduladas ou lisas. As folhas são da tireóide, lobuladas e divididas pelos dedos. Os filamentos de luz espalham-se do centro para as bordas, dando ainda mais efeito decorativo à planta.
  • A decoração principal dos Capuchinhos são flores grandes (até 5 cm de diâmetro), cuja cor varia do amarelo ao vermelho. Eles estão localizados individualmente nos seios da folha. Uma das principais características distintivas das flores simples ou duplas é a sua forma irregular e a presença de uma espora. As taças de flores, que parecem pequenos gramofones, são formadas por cinco pétalas, no centro das quais estão um pistilo e cinco estames. Os botões têm um odor bastante pungente que atrai insetos e, portanto, contribui para a polinização.
  • As cores dos brotos, flores e placas de folhas estão diretamente relacionadas... Por exemplo, se a capuchinha tiver botões vermelhos ou roxos, a folhagem será verde escura. Ao mesmo tempo, as flores amarelas formam um conjunto com as folhas mais claras.
  • Sistema radicular de chagas do tipo bastonete e difere na presença de poucos processos laterais e ao mesmo tempo bastante subdesenvolvidos. As raízes da planta são superficiais (até 10-12 cm).
  • A planta é grande o suficiente (até 7 mm de diâmetro) sementes redondasconsistindo em 3 segmentos. Eles são distinguidos por uma concha amarela clara e dentículos nas bordas.

É interessante notar que, no momento, as mais populares são duas variedades de jardim de capuchinha: escalada e arbusto. Vale ressaltar que os especialistas em culinária chamam essa planta de tempero colorido, assim como salada indiana.A folhagem e os botões da capuchinha lembram o agrião e dão um aroma picante aos pratos.

Aliás, há uma lista bastante ampla de pratos para o preparo dos quais se utilizam as folhas e os frutos da capuchinha.

Visualizações

No momento, existe uma lista bastante ampla de variedades de capuchinhas, muitas das quais são cultivadas com sucesso, inclusive em nossas latitudes.... A lista das variedades mais populares inclui, por exemplo, "Maiden Beauty". Estamos falando de um capuchinho anual fotófilo, cujos arbustos crescem em altura e diâmetro até 0,3 e 0,35-0,4 m, respectivamente. Esta variedade distingue-se pelos botões semi-duplos, atingindo um diâmetro de 6 cm e apresentando três cores: amarelo, laranja e vermelho. Outra característica importante é o florescimento exuberante, que começa em junho e segue até a primeira geada.

Das variedades de variedades cultivadas, certos tipos de capuchinha são cultivados com mais frequência.

  • Estrangeiro ou canário - planta com vinhas que atinge 3,5 m de comprimento, que floresce de meados de julho ao tempo frio. As flores pequenas são de cor amarela e as pétalas são onduladas.
  • Grande - difere nos rebentos ramificados e ao mesmo tempo bastante frágeis, crescendo até 2,5 m. Nas variedades arbustivas, os caules atingem 70 cm de altura. Uma característica distintiva pode ser chamada de que estas flores se reproduzem bem por semeadura própria.
  • Pequena - uma espécie caracterizada por ramos ramificados e relativamente delgados de até 0,35 m de altura, bem como por placas foliares arredondadas com longos pecíolos. Os botões pequenos (não mais do que 3 cm) são amarelos com pequenas manchas escuras. Ela floresce ativamente de junho a outubro.
  • Protetor - é um semi-arbusto de um tipo rasteiro com caules frágeis verdes escuros que crescem até 4 m. As flores vermelho-escuras encantam os jardineiros de junho a meados do outono.

Além de tudo isso, vale a pena destacar variedades de capuchinhas com qualidades decorativas notáveis ​​como multifoliadas, tricolores, azuis, bem como ciliadas e belas. Mas aqui vale a pena considerar as dificuldades que podem surgir ao cultivar essas flores em condições climáticas difíceis.

Como coletar sementes?

A coleta de sementes não é um processo complicado. Também é importante notar que sementes auto-coletadas podem ser armazenadas por vários anos sem comprometer sua germinação... Para obtê-los, deixe um chicote com flores secas. É neles que se formarão sementes suficientemente grandes, inicialmente verdes. À medida que amadurecem (esse período leva de 40 a 50 dias a partir do momento em que a flor seca), tornam-se esbranquiçadas.

É importante coletar o material antes que tenha tempo de se desintegrar no chão. Em outras palavras, a auto-propagação não deve ser permitida. Também vale a pena cuidar de um local aquecido e ventilado para a maturação final. Em seguida, as sementes são colocadas em sacos de papel e enviadas para armazenamento.

Aterrissagem

A capuchinha é uma representante da categoria de flores cultivadas com sementes. Também pode ser plantado com mudas no solo. Apesar do fato de que a capuchinha é uma planta perene, nós a cultivamos anualmente. É importante notar que a primeira opção é a mais simples, mas ao mesmo tempo não difere em confiabilidade. O algoritmo de pouso tem algumas peculiaridades.

  • O material é semeado no final de maio, já que a temperatura de retorno cair abaixo de zero pode destruir mudas vulneráveis.
  • A preparação preliminar das sementes é obrigatória. Inicialmente, o tratamento é realizado com água por 15-20 minutos a uma temperatura de 40 a 50 graus. A próxima etapa é embeber o material por um dia para amolecer a casca e assim acelerar o crescimento.
  • Por baixo das sementes, tendo em conta o seu tamanho, devem ser cavados buracos com cerca de 2 cm de profundidade e a intervalos de 20 a 30 cm, colocando 2 a 3 unidades de semente em cada um deles.
  • Se estamos falando de plantar sementes em regiões de clima severo, então o solo deve ser derramado com água aquecida. Além disso, o patamar deverá ser coberto com tecido não tecido ou filme. Os animais jovens são "soltos" no início do verão.
  • 14 dias antes de serem transferidas para o solo, as mudas começam a endurecer ativamente.
  • As flores são plantadas em seus locais permanentes, na maioria das vezes no início de junho. Eles fazem isso junto com os potes, ou seja, usam o método de transbordo, que elimina o risco de lesões nas raízes. É importante manter o intervalo entre os futuros arbustos de 20 a 40 cm.

A principal vantagem da forma sem sementes de cultivo de capuchinha é que a planta se adapta imediatamente em um lugar permanente. Mas vale a pena considerar que ao mesmo tempo ela floresce um pouco mais tarde. Para atingir a floração precoce, será mais racional semear a capuchinha para mudas. Em condições ambientais, a semeadura é realizada no final de março ou início de abril. Recipientes pequenos são usados ​​como recipientes de plantio, bem como xícaras e tabletes de turfa.

Cuidado crescente

Cultivar capuchinhas chiques é, em princípio, muito simples. No entanto, é importante cuidar adequadamente das plantas e não ignorar as regras básicas e recomendações de floristas experientes. Ao criar capuchinha, levando em consideração o que ela ama, as seguintes técnicas serão relevantes:

  • usar para plantar solos argilosos e bem drenados;
  • seleção do local iluminado, excluindo a exposição prolongada aos raios ultravioleta diretos;
  • rega abundante na fase de crescimento ativo e moderada durante a floração;
  • fertilização;
  • remoção oportuna de flores secas;
  • afrouxamento e cobertura morta do solo;
  • remoção de ervas daninhas.

Além de tudo isso, na formação de arbustos e composições, em algumas situações será necessário amarrar brotos. Quando estes se tornam excessivamente longos e finos, são cortados. Além disso, periodicamente, você deve cortar as flores, o que ajudará a prolongar significativamente o próprio processo de floração. Muitos iniciantes estão interessados ​​em saber se é necessário pitada chagas. Uma técnica semelhante é necessária quando se trata de uma única planta, pois ao se plantar capuchinhas em grupos, formam-se composições espetaculares.

Em alguns casos, você pode transplantar flores para corrigir a aparência do canteiro. Ao realizar esses procedimentos, é importante lembrar sobre raízes de plantas facilmente traumatizadas. Outro ponto importante é a aplicação do método de transbordo. Carregar uma flor junto com uma bola de barro ajuda a minimizar o estresse.

Rega

O solo deve ser irrigado apenas quando sua superfície seca. Com a rega excessiva, a massa verde começará a se desenvolver ativamente no contexto de uma diminuição no número de botões. Também vale a pena considerar que em situações de solo pesado, o risco de apodrecimento das raízes aumenta.

Os procedimentos com água em climas quentes podem causar queimaduras quando a água entra nas chapas. As gotas começam a funcionar como lentes de aumento. Se forem usados ​​sistemas de irrigação por gotejamento, a irrigação é realizada à noite. No outono, a quantidade de umidade é primeiro reduzida e, em seguida, completamente interrompida.

Top curativo

No estágio inicial de crescimento da capuchinha, o uso de nitrophoska será eficaz. É importante lembrar que este remédio só traz benefícios para a planta até o início da floração. Além disso, fertilizantes de fósforo e potássio são usados ​​como curativos de acordo com as instruções dos fabricantes. Assim que a capuchinha florescer, não há necessidade de alimentá-la.

Outro ponto importante é que não é recomendado o uso de fertilizantes nitrogenados que contribuam para o crescimento da vegetação.

Doenças e pragas

Vale ressaltar que devido às suas propriedades fitoncidas e um odor bastante pungente, a planta é capaz de combater eficazmente as pragas e doenças individuais que atacam as hortas e hortas.Por exemplo, a capuchinha é boa para proteger o solo de fungos e, quando localizada próxima a canteiros de vegetais e sob as árvores do jardim, ela espanta com eficácia o besouro da batata do Colorado e a mosca-branca.

No entanto, é necessário monitorar constantemente a própria planta, para a qual um perigo potencial é representado por:

  • ácaro-aranha;
  • pulgão;
  • lagartas de borboletas, incluindo repolho;
  • caramujos.

Na prática, a capuchinha raramente é atacada por insetos nocivos. Mas os floricultores ainda precisam enfrentar alguns problemas. Portanto, podem aparecer manchas na capuchinha ou ela cresce mal. Falando sobre as doenças mais comuns, vale destacar alguns agravos.

  • Anular preto manchado... Manchas marrons aparecem nas placas das folhas, que rapidamente se combinam em manchas que crescem rapidamente. No estágio seguinte, as placas de folha são torcidas em tubos e morrem.
  • Podridão cinzenta. Os sintomas neste caso serão zonas secas nas folhas de uma cor característica.
  • mosaico... Os primeiros sinais serão estrias esverdeadas que rapidamente se espalham por toda a superfície.
  • Murcha bacteriana... Inicialmente, as placas foliares localizadas na parte inferior da planta murcham e morrem. No próximo estágio, o arbusto inteiro pode morrer.
  • Ferrugem... A doença é determinada por manchas convexas da cor marrom correspondente, que acabam se transformando em "gotas".

Quando aparecem os menores sinais de infecção de planta com infecções fúngicas, virais ou bacterianas, é necessário remova e destrua todos os segmentos afetados imediatamente. No estágio inicial da doença, a capuchinha pode ser tratada com produtos químicos apropriados.

O ponto-chave nisso será a identificação oportuna e correta da origem dos problemas. Identificar as causas da doença ajuda a interromper seu desenvolvimento.

Aplicação em paisagismo

Para determinar corretamente o local das capuchinhas durante o cadastramento do sítio, é importante levar em consideração que existem variedades arbustivas, crespas e de cobertura do solo dessas flores.

  • Os designers modernos usam flores com sucesso para criar composições orientadas vertical e horizontalmente.... Como resultado, essas plantas, únicas em suas propriedades decorativas, ajudam a criar uma paisagem original mesmo nos cantos mais discretos dos locais.
  • O tapete verde-laranja que cobre o chão ou está localizado em uma treliça parece o mais impressionante possível... A chagas fica igualmente bem em primeiro plano de um jardim de flores e em mixborders, bem como em tranças nas paredes de gazebos e outras estruturas. O design de qualquer local complementará harmoniosamente o plantio em grupo de capuchinhas de baixo crescimento.
  • Para composições combinadas, variedades arbustivas de flores são usadas com mais frequência.... Como mostra a prática, eles combinam bem com ageratum, delphinium e sinos.

Ao mesmo tempo, as formas rasteiras ficarão melhor individualmente, uma vez que devido ao crescimento ativo e ao grande número de cílios, cobrem outros representantes da flora.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário