Reboco para telhas de clínquer: sutilezas de escolha e uso

Contente
  1. Funções
  2. Tipos de composições
  3. Preparação
  4. Regras de aplicação
  5. Adendo

Algum tempo após o assentamento das telhas de clínquer, é necessário um processamento adicional de costuras e juntas. Para isso, um composto de construção especial é usado. A argamassa selecionada corretamente melhorará significativamente a aparência da superfície, bem como protegerá as juntas de danos e entrada de umidade. Depois de ler este artigo, você aprenderá sobre os meandros da escolha e do uso de misturas de argamassa.

Funções

O processamento externo de costuras e juntas de ladrilhos com um composto especial é realizado pelos seguintes motivos:

  • A argamassa de clínquer ajuda a esconder defeitos existentes na colocação de placas de ladrilho ou degraus de clínquer. O tratamento das costuras com tal composição lhes dará uma aparência estética e elegante.
  • Ao usar a argamassa, a probabilidade de lascas parciais dos ladrilhos é significativamente reduzida. Esta é uma boa proteção contra a deformação das placas de cerâmica.
  • A resistência da superfície revestida aos efeitos de vários fatores externos é significativamente aumentada: umidade, luz solar, quedas de temperatura.
  • O processamento de juntas e costuras de ladrilhos proporciona um efeito decorativo.

Tipos de composições

Os materiais para a selagem de materiais para ladrilhos de clínquer são de dois tipos. Eles diferem nas propriedades dos componentes com base nos quais a argamassa é feita.

Composição à base de cimento

Corantes e plastificantes são adicionados a essa mistura. A argamassa de cimento é a mais popular, é adequada para trabalhos externos e internos. A composição adere de forma confiável à superfície da costura, enquanto seu excesso é facilmente removido da superfície do próprio ladrilho.

À venda estão rejuntes de diversas cores: branco, avermelhado, preto, castanho, cinzento, amarelado, bege.

Você pode alterar a tonalidade da argamassa combinando duas ou mais cores de base.

A variedade de tonalidades permite utilizar a argamassa como toque decorativo no revestimento de fachadas ou outras superfícies. Para o processamento de juntas largas (mais de 5 mm), é preferível utilizar uma mistura de cimento com adição de areia. Essa mistura se espalha muito melhor e preenche bem as grandes juntas entre os ladrilhos.

Rejunte epóxi

Os rejuntes deste tipo são mais caros do que os de cimento, pois são compostos por uma base de epóxi e um endurecedor. Antes de iniciar o trabalho, ambos os componentes devem ser diluídos na proporção indicada nas instruções. Em seguida, toda a massa deve ser bem misturada. O resultado do trabalho dependerá em grande parte da qualidade do lote e da observância das proporções.

A mistura de rejuntes, que pertence a este tipo, é especialmente resistente às influências externas e pode ser usada em condições difíceis. É frequentemente escolhido para o tratamento de juntas de azulejos em piscinas, casas de banho e duches.

A desvantagem de tal composição de graute é a impossibilidade de removê-la do próprio ladrilho quando endurece.

Ao aplicar esse tipo de rejunte nas costuras, você deverá ter muito cuidado e, se o material entrar em contato com a superfície do ladrilho de clínquer, você deve removê-lo imediatamente. Por razões de segurança, você pode esfregar a superfície dos ladrilhos com cera.

Os especialistas recomendam levar em consideração uma regra ao escolher uma argamassa. A argamassa deve ser feita pelo mesmo fabricante do adesivo para azulejos de clínquer que você está usando.

Preparação

Antes de iniciar o trabalho, você precisa preparar a argamassa de sua escolha. Para fazer isso, você deve se lembrar de algumas regras para trabalhar com essas composições:

  • Certifique-se de usar equipamentos de proteção: luvas grossas de borracha, óculos de proteção e respirador. Óculos e um respirador são necessários para proteger contra a poeira do pó, que inevitavelmente se forma quando uma substância seca é despejada em um recipiente de mistura. Luvas protegerão suas mãos de colocar a mistura pronta na pele, que é dolorosa e difícil de remover.
  • Você deve primeiro colocar água no recipiente de mistura (a quantidade está indicada nas instruções). Em seguida, o pó seco pode ser adicionado.
  • Preste atenção especial à mistura da composição. A massa deve ser uniforme em consistência e cor, não deve conter grumos ou grumos de corante. Após a primeira etapa de mistura, deixe a solução por 7 a 10 minutos e mexa novamente.
  • Lembre-se de que a mistura de rejuntes leva cerca de meia hora de trabalho. Tente calcular a quantidade certa de argamassa, pois ela perde rapidamente suas propriedades.

Regras de aplicação

Depois de preparar a mistura de rejuntamento, você deve começar a trabalhar no processamento das juntas de ladrilhos o mais rápido possível:

  • É muito conveniente usar uma pistola de seringa para aplicar a mistura de argamassa. A argamassa é colocada em uma seringa e aplicada uniformemente na superfície das juntas do ladrilho. Uma espátula de borracha também funciona, mas é menos confortável. Ao usá-lo, é mais provável que manche a superfície dos ladrilhos com a composição.
  • Se a mistura de rejuntes entrar em contato com o ladrilho, remova-a imediatamente. Mantenha uma esponja dura ou alguns panos limpos e pesados ​​à mão.
  • Depois de aplicar o rejunte nas juntas, é necessário distribuir a composição aplicada. Para isso, utiliza-se a articulação de um pedreiro. O tamanho desta ferramenta é compatível com o tamanho das costuras. Certifique-se de que nenhuma ranhura seja formada nas costuras acabadas.
  • Após a aplicação do material, é necessário evitar tensões mecânicas nas áreas tratadas com rejuntes (até que a composição esteja completamente seca). O fabricante indica nas instruções quanto tempo levará para uma determinada argamassa endurecer.

Se o trabalho for realizado em clima quente ou sob luz solar direta, a argamassa endurece mais rapidamente.

Adendo

Considere as seguintes dicas úteis:

  • Se a argamassa que caiu no ladrilho não pôde ser removida a tempo (e por isso congelou), experimente comprar em uma loja de ferragens solventes especiais à base de alcalino ou ácido. Muitos materiais de rejuntamento podem ser dissolvidos com esses produtos.
  • Acabadores experientes recomendam que, no início do trabalho, aplique primeiro o rejunte nas juntas em "T". Após o processamento, será possível preencher as demais lacunas do ladrilho.
  • Ao comprar uma mistura de argamassa, preste atenção às suas propriedades: resistência à umidade, resistência a temperaturas extremas, resistência ao gelo, o tempo de cura da composição acabada, a espessura das juntas para as quais esta argamassa foi projetada.
  • Antes do rejuntamento, recomenda-se limpar as juntas da cola que foi utilizada para fixar as telhas ou degraus de clínquer. Isso pode ser feito com um raspador de construção ou lima.

Para obter informações sobre como rejuntar ladrilhos de clínquer, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário