Como fazer os ladrilhos descidos a 45 graus?

Como fazer os ladrilhos descidos a 45 graus?
  1. Quando é necessário o corte de ladrilhos?
  2. Moedor para corte
  3. Cortador elétrico de azulejos para serrar
  4. Como conseguir um ângulo perfeitamente reto na junção?
  5. Dicas de especialistas

Os projetos de design moderno exigem uma variedade de habilidades dos artesãos, incluindo o processamento de ladrilhos. Para trabalhar com ladrilhos, muitas vezes tem que ser lavado a 45 graus. Graças a esta técnica, é possível revestir com este material várias saliências e nichos, cantos entre a parede e o chão. Além disso, um ângulo de corte é necessário quando você deseja criar alvenaria incomum. Vamos dar uma olhada em como isso é feito corretamente, bem como com a ajuda de quais ferramentas todo o trabalho é executado.

Quando é necessário o corte de ladrilhos?

Este método de processamento de ladrilhos deve ser utilizado em vários casos, quando é necessário criar um belo ângulo reto. Por exemplo, quando se pretende colocar ladrilhos tanto na parede como no chão, quando é necessário revestir uma conduta de ventilação existente ou reentrância para tubos no tecto. Nos apartamentos modernos, é possível encontrar várias características de design, o que faz com que as variações no uso do azulejo se expandam significativamente.

Usando este método de afiação, a costura entre os ladrilhos parece mais organizada e as bordas dos ladrilhos na junção são mais hermeticamente fechadas com argamassa, que os protege de forma confiável da umidade ou impactos acidentais.

O corte de ladrilhos em um ângulo de 45 graus é feito no caso de você querer colocar o acabamento de uma forma incomum, por exemplo, diagonalmente. Para isso, você pode usar ladrilhos quadrados e retangulares. Este último permitirá que você crie ornamentos incomuns (e até mesmo o efeito de uma "espinha de parquete").

Moedor para corte

Um moedor comum está no arsenal não só dos finalistas profissionais, mas também dos amadores. Deve ser equipado com um disco de diamante. Coloque o ladrilho virado para baixo sob a nervura. A velocidade da ferramenta deve ser regulada, então será mais fácil atingir o ângulo desejado. Ao mesmo tempo, primeiro você precisa definir um indicador mínimo para não derreter as bordas. Quando o canto desejado for retificado, passe novamente o disco de diamante por cima para retificá-lo. Você pode usar uma lima ou lixa para lixar.

Existem também acessórios especiais para moagem. São fáceis de substituir - a base com velcro é instalada na rosca do moedor. Eles não são tão duráveis ​​quanto as tartarugas diamantes, mas também são mais baratos. Para aqueles que não estão envolvidos em reparos em escala industrial, isso pode ser o suficiente.

Muitas pessoas preferem usar máscara ou respirador ao trabalhar com um moedor. Esta ferramenta gera muita poeira, o que não é recomendado para respirar.

Como usar um moedor?

Vamos dar uma olhada em como usar um moedor ao trabalhar com ladrilhos:

  • O ladrilho deve caber verticalmente em um torno. Coloque a lâmina de diamante e selecione o modo de operação 1000-2000 rpm.
  • Remova o canto com a parte entalhada do disco.
  • A ferramenta deve ser posicionada em um ângulo de 45 graus (em relação ao plano frontal do ladrilho).
  • Retire o excesso com toques suaves, de forma que a cada vez saia da superfície na camada mais fina, não atingindo a borda externa do canto.
  • A borda (aprox. 2 mm) deve permanecer intacta. Você pode marcar essa distância com um lápis.

Na segunda etapa, uma placa de suporte é instalada na retificadora. O círculo da lixa é colocado no centro da placa de suporte. Agora você pode terminar a aresta e criar o canto mais nítido possível.

Cortador elétrico de azulejos para serrar

Como o nome sugere, o cortador de ladrilhos é uma ferramenta altamente especializada, o que significa que você pode fazer um corte melhor de ladrilhos com ele. Claro, nem todo mundo vai comprá-lo para uso único. Se estamos falando de um modelo de alta qualidade com funções adicionais, esta ferramenta será bastante cara. Além disso, você pode alcançar resultados realmente bons com a experiência, então você precisa gastar algum tempo adquirindo as habilidades necessárias.

Se estamos falando de finalizadores profissionais, eles deveriam ter um cortador elétrico de azulejos em seu arsenal. O corte de ladrilhos leva menos tempo e essa máquina deixa menos poeira.

O cortador de azulejos funciona em dois modos:

  • para uma bebida pura;
  • para lavado no ângulo desejado.

Pode ser usado para cortar tiras com espessura inferior a 5 mm, mesmo em ladrilhos duros. Para evitar o derretimento, a água flui para o local de corte. Ele também remove imediatamente a poeira e os detritos.

Usando um cortador de azulejos

Para aprender a trabalhar corretamente com esta ferramenta, você precisa seguir uma determinada ordem de ações:

  • A fita adesiva é colada ao ladrilho no lugar do corte da serra.
  • Marque a largura de corte desejada no ladrilho usando um lápis e uma régua.
  • Coloque-o na plataforma do instrumento.
  • Pressione o ladrilho e deslize-o suavemente sobre o disco. Primeiro você precisa cortar o excesso e depois moer a ponta.
  • Tenha cuidado para não tocar no esmalte ou as bordas ficarão desiguais. Se, no entanto, a camada decorativa superficial do ladrilho foi tocada, então, com habilidade suficiente, ela pode ser lixada com esmeril.

Como conseguir um ângulo perfeitamente reto na junção?

Se você deseja criar uma junta lisa, você terá que trabalhar o mais cuidadosamente possível:

  • Para começar, o primeiro ladrilho é anexado usando um nível de construção. Sua borda deve se estender ligeiramente além do plano do canto da base.
  • Depois disso, o segundo lado do canto é alinhado. Cada adesivo para azulejos tem seu próprio tempo de endurecimento, tanto que você tem que cortar o canto resultante.
  • Seguindo o mesmo princípio, os ladrilhos subsequentes são colados. O principal é que a vertical das paredes seja inicialmente mantida, caso contrário será quase impossível esconder o defeito das juntas malsucedidas.

Lembre-se que nas juntas após o corte, o ladrilho torna-se mais frágil. Por este motivo, esta instalação geralmente não é usada em superfícies sujeitas a cargas de alto impacto. Raramente é usado ao se deparar com degraus. Portanto, ao decorar escadas de ruas, os construtores costumam usar cantos de metal e, às vezes, eles se sobrepõem aos ladrilhos de modo que o módulo superior se projeta ligeiramente acima do módulo lateral.

Outra maneira de criar uma borda chanfrada:

Se quiser aparar uma peça de cerâmica com as próprias mãos de uma forma mais simples, existe outra opção. Para fazer isso, use um cortador de vidro para desenhar uma linha no lado decorativo do ladrilho. Depois, vire-o com o lado avesso voltado para você e faça um corte em forma de V com uma esmerilhadeira em toda a largura do ladrilho. Agora você pode quebrar o excesso e também fazer o acabamento com uma lixa.

Recomenda-se usar lixa # 40 ou # 60 para um corte mais áspero, ou # 80 para fazer o acabamento das bordas.

Dicas de especialistas

Para trabalhar o grés porcelânico, é preferível o uso de um cortador elétrico profissional, pois está adaptado para trabalhar com materiais mais duros. E esse material em si é mais caro, então quero minimizar suas perdas durante o processamento.

Ao cortar, o ângulo pode ser feito não 45 graus, mas mais nítido. Isso tornará a colagem dos ladrilhos em ângulos retos um pouco mais fácil.

Ao trabalhar com chanfros em cantos, uma boa argamassa é muito importante., já que você pode até mesmo enganchar no ladrilho com um corte com um cinto de sua roupa. Isso pode levar à quebra de seu fragmento. Se ocorrer uma lasca, mas no momento você não vai substituir este ladrilho, o rejuntamento ajudará a esconder o defeito.Estão disponíveis em diversas cores, pelo que não é difícil escolher a opção certa para a cor da cerâmica. Há também outra opção: usar qualquer rejunte existente e pintar por cima com tinta do tom desejado.

Quando, após o assentamento dos ladrilhos, forem visíveis pequenas imperfeições nas costuras, por exemplo, por desbaste malsucedido do esmalte, pode-se usar compostos de mascaramento que disfarçam as imperfeições. Esses agentes corretivos são fáceis de usar - geralmente há uma pequena escova na tampa. O principal é estudar cuidadosamente as instruções. Observe que estamos falando de falhas muito pequenas, e não de peças de cerâmica lascadas. O corretor se tornará um auxiliar indispensável se for necessário "descolorir" uma pequena fissura em um ladrilho ou em qualquer produto cerâmico.

O uso de ladrilhos lavados a 45 graus permite fazer um bom reparo - esta opção parece mais cara e geralmente mais vantajosa do que cantos de plástico nas juntas.

Com bastante experiência com materiais de acabamento, você pode fazer tudo sozinho. Se você não tem as qualificações necessárias e as finanças permitem que você contrate trabalhadores experientes, então é melhor confiar nos profissionais - então não haverá dúvidas sobre a qualidade do trabalho.

Veja abaixo como fazer ladrilhos em um ângulo de 45 graus.

1 comentário
0

Se a lavagem a 45 graus é tão procurada, então por que o fabricante não o faz na fábrica? Talvez, no entanto, não para inventar, mas para colocar cantoneiras de plástico ou metal, já que a escolha é enorme?

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário