Cantos internos para ladrilhos: tipos e instalação

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Variedades
  4. Regras de seleção
  5. Montagem
  6. Poda

Entre todas as atividades que requerem a renovação do banheiro, o assentamento de ladrilhos ocupa um lugar importante. Atenção especial deve ser dada à instalação de cantos internos, também chamados de guarnições e layouts, que adicionam completude ao revestimento e melhoram seu desempenho. Cada um dos tipos de produtos tem muitas vantagens inegáveis.

Peculiaridades

A prática mostra que muitos especialistas dispensam cantos de ladrilhos, preferindo o procedimento de lixar bordas de ladrilhos em um ângulo de 45 graus. Ressalta-se que esta solução tem suas vantagens, entretanto, a realização de tal evento por pessoa sem a devida experiência não é possível. Dada esta circunstância, é razoável para não profissionais confiarem em guarnições, cuja instalação não é particularmente difícil.

A instalação dos layouts internos é realizada nas juntas localizadas entre as superfícies contíguas. Ao contrário dos cantos externos, esses produtos não carregam uma carga funcional séria e, portanto, são usados ​​com muito menos frequência. Na maioria das vezes, os acabamentos internos são usados ​​em situações que envolvem seguir uma ideia de projeto específica. Eles complementam organicamente o interior da sala, tornando a sua percepção o mais benéfica possível.

Já o dimensionamento de cantos internos de ladrilhos cerâmicos prevê os seguintes elementos:

  • quebra-cabeça da telha;
  • nervura perfurada para ótima adesão do adesivo aos ladrilhos;
  • a parte frontal, cuja principal função é decorativa.

A largura padrão de tais produtos é de 10 mm, e o comprimento pode ser escolhido pelo dono da casa de acordo com a tarefa em mãos (via de regra, este indicador não ultrapassa 250 cm).

Vantagens e desvantagens

Existem muitas razões pelas quais o uso de guarnições internas é uma solução extremamente justificável.

Se destacarmos as vantagens mais significativas de tais perfis, sua lista será parecida com esta:

  • garantir a uniformidade do revestimento na área das juntas;
  • mascaramento eficaz da grande maioria dos defeitos resultantes de cortes imprecisos de ladrilhos;
  • aumentar a resistência das superfícies revestidas;
  • facilitação significativa do processo de instalação, devido à falta de necessidade de aparamento dos ladrilhos;
  • aumentar a resistência dos ladrilhos à umidade;
  • conseguindo a melhor aparência das juntas, conseguida com a ajuda de variedades decorativas de layouts.

Além disso, a instalação de cantos internos requer menos tempo do que o arranjo das juntas por lixamento das bordas dos ladrilhos. Falando sobre as vantagens dos produtos apresentados, vale ressaltar suas desvantagens.

Estes, dependendo do tipo de acabamento do ladrilho, são:

  • custo relativamente alto de layouts de cerâmica;
  • o aparecimento de amarelecimento nos perfis de plástico branco após certo tempo (por isso, é aconselhável utilizar cantos internos pretos ou coloridos);
  • destruição gradual da superfície das guarnições de cromo devido ao estresse mecânico regular.

Como você pode ver, as vantagens dos layouts de ladrilhos internos são muito maiores do que as desvantagens, o que lhes dá alta e crescente popularidade.

Variedades

Dependendo do material de base dos cantos internos das telhas, os seguintes tipos desses produtos são diferenciados:

Plástico

Esses layouts são feitos de cloreto de polivinila (PVC), que é um dos polímeros mais exigidos na construção. Esses perfis são capazes de "ostentar" uma variedade de opções de cores, bem como leveza, flexibilidade e resistência à umidade. Além disso, os cantos de PVC podem ser colados ao selante de silicone após o assentamento do ladrilho, devido ao seu baixo peso.

Cerâmica

A variedade de acabamentos considerada é considerada a de maior prestígio. Isso se deve à presença de padrões que repetem o padrão no ladrilho ou são organicamente combinados com ele. A utilização de tais produtos confere ao revestimento o aspecto mais eficaz, tornando-o uma verdadeira decoração da casa de banho.

Metálico

As principais características distintivas desses layouts são a confiabilidade e a impressionante resistência ao desgaste. O material de tais cantos é aço inoxidável e um revestimento decorativo pode ser aplicado em sua parte frontal. O níquel ou o cromo são usados ​​para resolver esse problema.

Os cantos internos de alumínio são especialmente populares. Em primeiro lugar, são relevantes nos casos de combinação de várias tonalidades de cerâmica na zona da junta. Ao contrário dos produtos de alumínio, cujo tom neutro é adequado na grande maioria dos casos, arranjar esses cantos com guarnições de PVC coloridas não pode ser considerado a solução ideal. Além disso, esses layouts estão em perfeita harmonia com outros elementos metálicos do banheiro - por exemplo, com os detalhes do box do chuveiro.

Vale ainda acrescentar que os cantos internos dos ladrilhos diferem na forma de instalação, podendo ser horizontais ou verticais. Outra característica marcante das guarnições são os seus tamanhos, cuja numeração principal prevê valores numéricos de 6 a 12. Estes últimos são medidos em milímetros e indicam a espessura, definida como a distância da base do layout até sua borda.

Regras de seleção

Antes de adquirir acabamentos interiores, o proprietário das instalações deve estar atento ao fabricante dos produtos de seu interesse, cujos produtos devem atender aos melhores requisitos de qualidade e segurança. Caso contrário, o resultado do reparo pode ser insatisfatório devido à curta vida útil dos layouts adquiridos. Uma das melhores soluções recomendadas por especialistas são os cantos internos com revestimento acrílico, que podem apresentar não só um brilho espetacular, mas também uma excelente resistência ao desgaste.

Quanto à espessura dos cantos internos, ela é determinada levando-se em consideração a espessura dos ladrilhos utilizados. Numa situação em que o último é de 9 mm, é necessário escolher o remate nº 10 (que é 1 mm mais grosso que o ladrilho cerâmico) e assim sucessivamente. O cálculo do comprimento total dos produtos adquiridos também não é difícil: basta somar os comprimentos de todas as juntas a serem equipadas. Ao adquirir o número necessário de aparas, vale a pena comprar uma aparadora adicional para compensar o consumo de material durante o processo de aparagem.

Outro critério para escolher layouts de ladrilhos internos é sua cor. Para determinar a tonalidade mais adequada dos cantos, é aconselhável ter uma amostra dos ladrilhos com os quais serão utilizados.

Se o proprietário quiser apostar na utilização de guarnições em cor diferente da do azulejo, deve levar em consideração as seguintes recomendações:

  • um canto prateado é a melhor solução para ladrilhos feitos em cores frias ou escuras;
  • ladrilhos pastel combinam melhor com layouts de cores semelhantes;
  • as guarnições douradas são adequadas para cerâmicas com um tom quente e alegre;
  • a criação de contrastes arrojados é apropriada em salas forradas com azulejos brilhantes;
  • é possível adquirir cantos internos com seus próprios ornamentos, trazendo estética adicional para o interior da sala.

Merece destaque a escolha dos layouts de acordo com a complexidade de sua instalação.

Assim, trabalhar com remates plásticos é o mais simples, seguido do arranjo dos cantos metálicos, e o mais difícil é a instalação de produtos cerâmicos. Esta circunstância deve ser levada em consideração por todos aqueles que procuram prescindir do auxílio de especialistas.

Montagem

As guarnições de ladrilho internas são instaladas gradualmente da borda livre em direção ao canto interno.

Para concluir o procedimento em consideração, você precisa seguir a seguinte sequência de ações:

  • aplicar cola nas placas cerâmicas e na parede onde ficará o layout interno;
  • colocação do canto;
  • instalação de ladrilhos na ranhura da guarnição interna;
  • colagem (para manter a distância entre os ladrilhos, é necessário usar cruzes de construção para cunhar as costuras);
  • repetir a ação acima com a cerâmica colocada do outro lado da junta;
  • assentamento do número necessário de carreiras, podendo a última delas ser acabada com perfil de acabamento, desde que cumpra as condições da tarefa;
  • rejuntamento decorativo com composição adequada (realizado após um dia da instalação das guarnições internas).

Esta lista é básica e, portanto, pode permitir a alteração do algoritmo de acordo com as preferências do executor. Então, alguns mestres montam primeiro todos os layouts, e só então começam a trabalhar com os tiles. É mais conveniente para outros artesãos fixar os cantos em etapas, durante a criação de um pano de cerâmica. A única condição obrigatória em todas as situações é a ausência de pressa, o que pode desvalorizar o esforço, o tempo e os recursos financeiros investidos na obra.

Poda

Uma das operações, cuja implementação muitas vezes envolve a instalação de cantos internos, é o seu aparamento. É importante notar que em uma situação onde os layouts de ladrilhos já foram instalados, é bastante problemático resolver esse problema e, portanto, essa opção não pode ser chamada de racional.

Como regra, para localizações posteriores perpendiculares entre si, as guarnições são aparadas levando em consideração os seguintes pontos:

  • o ângulo de recorte nesses casos deve ser de 45 graus;
  • na execução do trabalho, é necessário observar a máxima precisão para evitar o aparecimento de grandes vãos nas juntas;
  • para obter resultados ideais, você deve usar uma caixa de esquadria - uma ferramenta de carpintaria que fornece uma posição clara das guarnições no ângulo necessário;
  • o procedimento de aparagem é realizado com uma serra de metal ou uma turbina.

Além disso, antes de iniciar o trabalho, é necessário realizar todas as medições necessárias e fazer uma marcação. Já as situações que envolvem a criação de um ângulo diferente do reto (por exemplo, 135 graus) são mais complexas, exigindo habilidades de alto desempenho.

Por fim, resta afirmar que os cantos internos para ladrilhos são, com razão, considerados uma solução que combina organicamente beleza, confiabilidade e praticidade. Também é agradável que a instalação de tais produtos possa realmente ser feita à mão. Para isso, basta ter paciência e “armar-se” com as recomendações listadas acima.

Você pode assistir como aparar cortes usando uma caixa de esquadria neste vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário