Colocar ladrilhos: as sutilezas do processo

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visualizações
  3. Cálculo de materiais
  4. Qual deve ser a espessura da cola?
  5. O que vestir?
  6. Preparação da superfície
  7. Markup
  8. Ferramentas necessárias
  9. Como cortar azulejos?
  10. Tecnologia de instalação
  11. Quanto tempo seca?
  12. Aconselhamento profissional
  13. Lindos exemplos no interior

O ladrilho é a opção mais prática para a decoração de pisos em áreas "molhadas": banheiro, lavabo, corredor e outros locais com alto índice de umidade. Se o revestimento for feito de cerâmica de alta qualidade, ele é facilmente limpo de sujeira e dura muito tempo sem perder sua aparência original. Muitas pessoas se esforçam para fazer o trabalho de revestimento com as próprias mãos: será muito mais barato do que convidar um mestre. Se uma pessoa planeja fazer isso pela primeira vez, ela precisa se familiarizar mais detalhadamente com um assunto como o assentamento de ladrilhos. O conhecimento dos meandros do processo é muito importante para abordar o assunto com competência e fazer a escolha certa dos ladrilhos, calculando corretamente a quantidade de materiais.

Peculiaridades

O ladrilho como material de acabamento tem características e vantagens próprias, com as quais se deve familiarizar antes de comprar para ter a certeza da escolha correta de uma opção digna e duradoura para revestimento de pisos ou paredes.

Em primeiro lugar, é um material de alta resistência que, quando testado para resistência à tração, fornece uma taxa de compressão de até 300 MPa. O ladrilho pode suportar cargas pesadas, não está sujeito a deformações e não se dobra com o peso do corpo humano ou de objetos pesados. Não está sujeito a incêndios e, se aquecer, não ocorre a libertação de substâncias nocivas, porque se baseia em componentes naturais. É a resistência ao fogo da cerâmica que se tornou a razão para revelar fogões, lareiras e locais próximos a fogões elétricos e a gás com beleza e bom gosto.

Além disso, as cerâmicas têm excelentes características de condução de calor e aquecem rapidamente: esta propriedade não é menos importante quando se está diante de um fogão ou de uma lareira em funcionamento.

Se você colocar tal material no chão, deve-se ter em mente que sem aquecimento adicional o piso sempre estará frio, então você deve caminhar sobre ele com sapatos ou fornecer aquecimento adicional, por exemplo, trazer o sistema "pisos quentes" . O ladrilho é resistente ao desbotamento, suas características de cor não mudam com o tempo, ao contrário de outros revestimentos. Não conduz corrente e não é um acumulador eletrostático. Não acumula microorganismos nocivos. É o melhor material para acabamento de piscinas, saunas, salas cirúrgicas em hospitais.

Ao contrário do laminado e do parquet, as cerâmicas apresentam uma resistência invejável a produtos químicos, exceto ao composto de fluoreto de hidrogênio. A resistência das telhas a produtos químicos domésticos é dividida em cinco níveis: AA, A, B, C, D. Por exemplo, a letra dupla A significa que o material não é afetado pela maioria dos compostos químicos, o único A significa alta resistência a eles, e assim por diante.

A resistência ao desgaste das telhas é o fator principal: é ele quem determina a vida útil de qualquer revestimento. De acordo com o sistema de padronização europeu, existem cinco níveis que determinam a classe de resistência ao desgaste. É medida em grupos - do primeiro ao quinto, e deve estar sempre indicada na embalagem.

O teste de resistência ao desgaste dos ladrilhos cerâmicos é feito de uma forma muito interessante: o material é colocado em um dispositivo que parece uma pedra de moinho, e cavacos de granulação grossa são despejados em sua superfície.Com o abastecimento de água, as mós começam a rodar, desgastando os ladrilhos, imitando as condições naturais da sua utilização. Dependendo de quantas rotações das mós o material irá suportar sem a formação de defeitos visuais sobre ele, uma ou outra classe de resistência ao desgaste é atribuída a ele. Com base neste indicador, futuramente, os ladrilhos são ordenados de acordo com o tipo de utilização em divisões com diferentes requisitos de acabamento.

Além da resistência ao desgaste, há uma série de parâmetros que também devem ser levados em consideração na escolha de ladrilhos para diferentes ambientes. Por exemplo, a capacidade de um revestimento cerâmico de absorver umidade (ou absorção de umidade). Você pode medir o nível de absorção de umidade como uma porcentagem da massa do material.

De acordo com a padronização internacional, na embalagem das mercadorias consta a indicação de uma determinada letra em combinação com a designação do método de formação dos ladrilhos cerâmicos.

Sua resistência ao frio (ou resistência ao gelo) depende diretamente da capacidade de um material de absorver umidade. Se o ladrilho for fracamente poroso, quase não permitirá a passagem de umidade, portanto, tem alta resistência ao gelo. O primeiro e o segundo grupos são resistentes à geada, enquanto o terceiro não. O terceiro grupo deve ser usado apenas em ambientes quentes.

A especificidade da produção de materiais cerâmicos é tal que os conceitos de calibre e tom também devem ser levados em consideração para que não haja mal-entendidos. Matiz significa o mesmo que "cor", mas ao contrário de outros tipos de materiais, onde a cor costuma ser monocromática e não apresenta discrepâncias, não é fácil obter a mesma cor na produção de cerâmica. Sempre há uma ligeira diferença de tonalidade, portanto, durante o processo de classificação, os ladrilhos são distribuídos de acordo com a tonalidade, que é marcada com a letra correspondente: A, B, e assim por diante.

Calibre é o tamanho do revestimento cerâmico, indicado em milímetros. Como no caso do tom, o tamanho não pode ser totalmente preciso - geralmente há pequenos desvios, portanto, há um conceito de tamanho nominal e tamanho real. Por exemplo, o tamanho nominal do lote é 20x20 mm, e o tamanho real é designado pela letra inglesa W e é indicado por três dígitos sem vírgula: W 198x198 (19,8 mm) e, em geral - calibre 01.

Além disso, existe um indicador como resistência ao deslizamento e rachaduras. Se uma pequena "teia de aranha" for encontrada visualmente na superfície do ladrilho, isso é um casamento. Com base no número de rejeições em um determinado lote, esse indicador é formado como o tipo de ladrilho: o primeiro (marcado em vermelho), o segundo (azul) e o terceiro (verde). A segurança do revestimento depende de quão grande é sua resistência ao deslizamento. Quanto maior o coeficiente de atrito, mais segura é a superfície. Na maioria das vezes, é medido pelo método alemão - baseado no ângulo de inclinação do piso, no qual o objeto começa a deslizar na superfície de cerâmica.

Claro, seria incorreto falar sobre qual peça é “ideal” ou “universal”. Falando sobre as características da cerâmica, a primeira coisa a fazer é estar atento à sua funcionalidade, às diferenças técnicas na utilização dos diferentes tipos de cerâmica, bem como à sua adequação à divisão onde se pretende que seja o revestimento. realizado.

Visualizações

Muitas pessoas perguntam como os ladrilhos de cerâmica e os ladrilhos diferem uns dos outros. Os compradores que se deparam pela primeira vez com esses dois nomes geralmente pensam a princípio que se trata de dois materiais diferentes, mas não é o caso. Não há diferença entre cerâmica e azulejo.

Azulejo é um dos nomes dos azulejos feitos de cerâmica, uma espécie de revestimento de parede.

Ladrilho, cotto, clínquer - todas essas definições são esclarecedoras para um grande segmento de ladrilhos cerâmicos, que podem diferir entre si com base na tecnologia de fabricação, na qualidade dos materiais utilizados, nos indicadores de resistência e nas finalidades de uso.Traduzido do grego, keramos significa "barro queimado". Todos os tipos de ladrilhos, sem exceção, são feitos precisamente de argila com adição de algumas impurezas, por exemplo, lascas de quartzo ou feldspato. Água e areia também são adicionadas ao material.

Os tipos de ladrilhos podem diferir entre si com base nos materiais utilizados, na queima específica e no nível de porosidade. É feito de vários tipos de argila (vermelha ou branca), sua base pode ser densa ou porosa, e a parte frontal é esmaltada ou não esmaltada.

O material cerâmico de queima única pode ter baixa porosidade e é mais frequentemente usado para criar revestimentos de piso duráveis. A instalação pode ser realizada tanto em ambientes internos como externos. O ladrilho é resistente ao frio e ao tráfego intenso. Tipos de revestimentos altamente porosos em queima única implicam na utilização de composições tecnológicas, devido às quais o encolhimento durante a queima é menor.

Os ladrilhos de alta porosidade destinam-se apenas ao revestimento de paredes, pois não são um material de elevada resistência.

O tipo mais comum de tais revestimentos é o grés porcelânico. Seu nome mais conhecido é Grés Porcelânico, também chamado de ladrilho de grés ou massa colorida. É caracterizada por uma face quase vítrea e de alta densidade, o que dispensa a necessidade do artesão de esmalte. A sujeira é removida com muita facilidade e a resistência mecânica do grés porcelânico é excelente, portanto, esse tipo de ladrilho é mais frequentemente utilizado como piso de alta resistência.

Ladrilhos convencionais e variedades de clínquer não podem corresponder ao grés porcelânico em termos de durabilidade, dureza e outras características. O grés porcelânico pode ser polido e fosco. Sua versão fosca é a mais durável, mas a polida fica mais bonita e atraente. O Grés Porcelânico Mate é ideal para a colocação de ladrilhos no exterior, em condições de funcionamento difíceis. Muitas vezes encontra-se em degraus que, assim encarados, duram muito tempo, sem perder as propriedades práticas ou o aspecto.

Se compararmos o grés porcelânico com o granito comum de origem natural, a pedra natural pode começar a se deteriorar devido a diferenças de temperatura ou condições climáticas e climáticas adversas. Apesar de o granito natural ser considerado bastante durável, o grés porcelânico é muito melhor do que em todos os aspectos. O ladrilho de granito cerâmico parece uniforme, sua superfície é plana, não se preocupa com quaisquer produtos químicos e reagentes, com exceção do ácido fluorídrico. Do ponto de vista ecológico, o porcelanato é tão seguro quanto a pedra natural.

Os tipos de ladrilhos vidrados não são apenas ladrilhos comuns com uma superfície brilhante e brilhante.

Se a camada de esmalte for espessa o suficiente, ela também pode ser usada como piso em áreas com alto tráfego.

A tecnologia de dupla queima, aplicada a todos os tipos de cerâmica, é significativamente mais cara em termos de custo do que uma única queima do material. A superfície, que já passou por duas queimadas, apresenta uma suavidade e brilho agradáveis. Este ladrilho é universal: pode ser usado tanto em paredes como em pisos. Se a queima for realizada uma vez, o gás que passa pela superfície "permanece" no lado da face na forma de irregularidades cosméticas. Ao usar a dupla queima, isso não acontece. É claro que este tipo de ladrilho é mais caro, mas esteticamente parece mais atraente, embora muito dependa do local e da própria técnica de assentamento, pois se desejado, algumas irregularidades podem ser visualmente ocultadas.

Os tipos de ladrilhos de clínquer são feitos de diferentes tipos de argila, ao qual são adicionados corantes à base de óxidos, fundentes e chamotte. Chamotte nada mais é do que argila, que é cozida até a perda final das propriedades plásticas. Dependendo da tecnologia de fabricação, a parte frontal do clínquer pode ser esmaltada ou sem esmalte. Na maioria das vezes, o disparo de um tiro é usado na produção, como resultado do qual é obtido um material de baixa porosidade que é resistente a produtos químicos e às condições climáticas adversas. Na colocação de ladrilhos de clínquer, deve-se sempre deixar uma junta larga, pois a retração ocorre em decorrência da queima e a borda do clínquer sempre apresenta irregularidades que devem ser compensadas desta forma.

Os ladrilhos cerâmicos do tipo cotto são utilizados para o revestimento de pavimentos. Não é vidrado e, quando aplicado, forma uma superfície em relevo que evita o escorregamento. Este lado frontal é denominado rusticado. Na produção do cotto, são utilizadas misturas extrudadas, constituídas por diversos tipos de argila. Ao mesmo tempo, uma classificação e mistura cuidadosas não são realizadas. Esta técnica de criação de azulejos é conhecida desde a antiguidade e ainda é relevante na execução de trabalhos de revestimento.

Para aqueles que se preocupam com a alta estética e qualidade impecável no assentamento de materiais, você pode oferecer uma opção como ladrilhos sem costura. Isso acontece na realidade? Na verdade, tem costuras, mas durante o processo de fabricação o material passa por uma retificação: suas bordas são cuidadosamente cortadas com uma máquina especial. Conforme já mencionado, durante a queima (em um e em ambos os lados) ocorre a deformação dos ladrilhos, podendo ocorrer sobreposições técnicas durante a operação devido ao descompasso de tamanho e forma.

No caso em que o material sofrer uma correção na forma de retificação, não haverá desvios e todos os parâmetros corresponderão perfeitamente.

Ladrilhos retificados proporcionarão excelente efeito estético na forma de uma superfície monolítica lisa. Muitas vezes parece que realmente não há costuras ou juntas. Essa imagem parece vantajosa em um espaço grande, portanto, os ladrilhos "sem costura" são produzidos em tamanhos grandes - 60 x 60 centímetros e mais. Pode ser colocado no chão e nas paredes.

A perspectiva de adquirir esse material parece muito tentadora. No entanto, antes de comprar, é importante considerar algumas de suas características. O primeiro é o custo, que geralmente é muito alto em comparação com as opções convencionais de revestimentos cerâmicos. A retificação é um processo muito trabalhoso e só ele oferece um prêmio de preço de pelo menos 20-30 por cento. Claro, será mais barato do que usar pedra natural, por exemplo, mármore ou granito, mas em comparação com grés porcelânico confiável, a opção "sem costura" é muito mais cara.

Os ladrilhos retificados têm sutilezas de instalação específicas. Se as cerâmicas comuns são mais "despretensiosas" aos defeitos das paredes e pisos, suas possíveis irregularidades e rugosidade, neste caso a preparação da superfície deve ser realizada com especial cuidado: é melhor se for perfeitamente plana ou o mais próximo possível de esses parâmetros. Além disso, é preciso ter experiência para trabalhar com esse tipo de material, por isso é melhor confiar nos profissionais, pois, infelizmente, um iniciante não vai conseguir dar conta de um trabalho tão delicado.

O próprio conceito de "integridade" não deve ser interpretado literalmente. Mesmo que as costuras não sejam visualmente visíveis, é claro que ainda estão lá. Uma pequena lacuna de um e meio a dois milímetros é sempre deixada entre os ladrilhos. O efeito de uma tela monolítica é criado pelo máximo e melhor ajuste.

Se nenhuma costura for deixada, o desnível mínimo arruinará imediatamente toda a imagem.

Ladrilhos cerâmicos são de longe o material mais comum para revestir pisos, paredes, lareiras e muito mais.Seus diferentes tipos (geralmente com alta resistência ao desgaste) também são utilizados para o revestimento de calçadas. No entanto, a cerâmica não é a única a criar um revestimento confiável e durável em condições externas. Provavelmente, muitos já ouviram falar dos ladrilhos de borracha, amplamente utilizados em pisos de caminhos e parques infantis. Em alguns casos, um revestimento de borracha pode ser uma boa alternativa à cerâmica, especialmente se você não precisar criar uma "aparência cerimonial", mas um material mais simples é permitido.

As telhas de borracha são feitas de uma mistura de borracha, poliuretano e enchimento colorido. Freqüentemente, para sua fabricação, materiais recicláveis ​​são usados ​​na forma de borracha fragmentada, cuja base são pneus de automóveis velhos. Este material, ao contrário do que se pensa, é durável e altamente resistente ao desgaste. Se você tocar em tal ladrilho, ele será macio e ligeiramente áspero ao toque. No inverno, uma camada de crosta de gelo se formará sobre ele, que pode ser facilmente removida sem prejudicar o revestimento. Em temperaturas altas e baixas, as telhas de borracha permanecem com a mesma cor brilhante sem perder suas propriedades originais.

O material também é resistente à deformação, absorve perfeitamente e, caso apareça algum defeito, o segmento danificado pode ser facilmente substituído por um novo. Propriedades muito valiosas das telhas de borracha - nunca escorregam e secam muito rapidamente após a chuva, repelem a poeira e sujeira.

O escopo deste tipo de cobertura é amplo: desde parques infantis e zonas desportivas à disposição de caminhos de jardim em zonas privadas, especialmente em locais de elevada humidade: junto a fontes, poços, piscinas.

A cobertura de borracha é permeável à água, o que garante que a parte frontal fique livre de umidade.

Os ladrilhos de borracha são colocados na superfície, que deve ser muito bem preparada. Normalmente, esta é uma superfície de asfalto lisa, uma mesa de concreto, e se a superfície for irregular, pode ser corrigida usando misturas de nivelamento especiais. O trabalho de assentamento deve ser realizado em clima seco e claro, com temperaturas de cinco graus ou mais.

Cálculo de materiais

Isso ajudará a calcular corretamente o número de peças para qualquer sala que o mestre determinará com antecedência as respostas a perguntas simples, mas importantes. Em primeiro lugar, você precisa decidir que cor será usada, se precisa ajustá-la de acordo com o padrão, se precisa de adições na forma de elementos decorativos. É importante saber que na medição da superfície de revestimento devem ser feitos cálculos levando em consideração os ladrilhos a serem cortados. Não será possível prescindir disso, porque raramente são encontrados quartos sem saliências nas paredes, cantos complicados e locais para a saída de comunicações.

Existem várias diretrizes para o cálculo de ladrilhos. Independentemente do local em que se pretende assentá-lo, mede-se primeiro o comprimento e a altura de cada parede onde será realizado o revestimento. A medição do comprimento e da largura do piso também é realizada, e os indicadores da porta (ou banheira) são necessariamente subtraídos das dimensões da parede onde a porta (ou banheira) está localizada. Em seguida, você deve decidir sobre os parâmetros das placas ladrilhadas. Eles vêm em 30x30, 33x33 e 40x40 - essas são as dimensões padrão para o piso, e o revestimento geralmente tem os parâmetros 20x30 e 25x33. Com base nesses indicadores, é necessário fazer cálculos preliminares em metros quadrados.

Para maior precisão, todos os ladrilhos são contados individualmente.

Recomenda-se calcular a quantidade de materiais sem usar programas populares online, mas manualmente, porque no caso dos ladrilhos, muitas vezes cometem-se grandes erros. Por exemplo, uma calculadora online não pode levar em consideração a largura das costuras entre as linhas, além disso, em qualquer programa desse tipo sempre há indicações de que é melhor recalcular todos os indicadores mais tarde por conta própria.

Qual deve ser a espessura da cola?

Para iniciantes, essa pergunta pode parecer insignificante, mas é ele quem é uma das tarefas principais. A espessura do adesivo depende diretamente do tipo de material utilizado.

Além disso, fatores como o tamanho dos ladrilhos e o nível de preparação da superfície para o revestimento afetam a espessura.

Se o tamanho do ladrilho e seu peso forem pequenos, a espessura mínima do adesivo deve ser de dois milímetros. Para tipos pesados ​​de material de instalação (como grés porcelânico), recomenda-se aplicar uma camada de adesivo de pelo menos 4 ou 5 milímetros. Quando a superfície apresenta irregularidades e depressões significativas, a espessura da cola pode ser maior: nesta são todas marcadas por sua vez e a camada adesiva é ajustada em função de sua profundidade e tamanho, pois todas as cavidades e depressões deverão ser preenchidas com solução de cola. No entanto, não é recomendado fazer uma camada máxima de mais de dez milímetros ao colocar ladrilhos em paredes, e a espessura da solução adesiva ao trabalhar com ladrilhos comuns pode ser de 15 mm.

Quanto ao Grés Porcelânico, por se tratar de um material que se distingue pelo seu alto peso e resistência, a espessura da cola na aplicação deve ser adequada: de 20 a 22 mm, mas não mais. Se você exagerar, poderá prejudicar significativamente a adesão entre as superfícies.

Ao colocar o ladrilho em uma parede, você também deve prestar atenção à localização das irregularidades. Já foi dito que dez milímetros é o nível ideal de espessura da cola, mas se a parede for relativamente plana, sem grandes saliências e depressões, a camada inicial pode ser aplicada menos: três a quatro milímetros, e conforme o estado da parede melhora ou piora, aumenta ou diminui. É assim que a correção de todas as irregularidades é feita gradualmente.

A tecnologia de aplicação da composição adesiva também é diferente. Às vezes, a cola é aplicada nas paredes (piso) e nos ladrilhos. Alguns especialistas afirmam que se a cola for de boa qualidade, basta aplicá-la no piso ou nas paredes ou no material. Para economizar cola, você pode usar sua aplicação de camada única, mas os iniciantes se sentirão mais confortáveis ​​quando a cola for aplicada em ambas as superfícies: os ladrilhos podem ser facilmente alinhados e movidos na direção desejada.

O que vestir?

Existem duas maneiras de colocar ladrilhos no chão. No primeiro caso, é utilizada uma solução à base de cimento e, no segundo, uma cola especializada. No trabalho com cimento, a tecnologia de assentamento de ladrilhos é realizada através do chamado "selamento" ao piso, e se for usada cola, o material é aplicado com cuidado na superfície.

A colocação na parede é realizada em uma superfície preparada, que deve ser nivelado e preparado tanto quanto possível.

É preferível colocar os ladrilhos sobre uma superfície de massa, especialmente a massa é relevante nos cantos, pois pode ser utilizada para alisar as suas irregularidades.

E, por fim, até as paredes são um fator importante que determina a qualidade do trabalho neste caso. Se as paredes são muito tortas e não podem ser niveladas com um primer ou uma camada adesiva adicional, o uso de gesso ou drywall ajudará, após o que você poderá trabalhar com segurança qualquer material de ladrilho.

Preparação da superfície

Em primeiro lugar, a parede deve estar “sã e livre de infecções fúngicas. A superfície irregular deverá ser nivelada e, se o gesso se desfizer ou descascar, deverá ser removido, seguido de limpeza e nivelamento. Claro, você sempre deseja esperar que apenas uma parte da camada de gesso tenha que ser desmontada, mas seu descascamento de “avalanche” costuma acontecer - ao longo de todo o perímetro da parede, para o qual o mestre deve estar sempre pronto.

Se a parede for de tijolo e a camada de gesso "assentar" firmemente, a superfície deve ser limpa de revestimentos antigos: caiação, pintura, papel de parede.Ao menor sinal de infecção fúngica, a parede deve ser "curada" antes de revesti-la: caso contrário, mais cedo ou mais tarde todos os esforços irão pelo ralo. Teremos que comprar composições especiais que garantam o combate aos fungos. Antes de tratar a parede com uma solução antifúngica, são retiradas camadas soltas de gesso, após o que não só as áreas afetadas da superfície são processadas, mas também todas as paredes devem ser tratadas para evitar o reaparecimento da microflora. Em casos avançados, o processamento pode ser executado várias vezes.

Após a realização das medidas antifúngicas, as paredes devem ser tratadas com uma composição de solo de penetração profunda contendo um anti-séptico. Neste caso, é desejável uma escorva dupla. A segunda camada é aplicada depois que a primeira é completamente absorvida pela parede e seca.

O alinhamento das paredes também inclui pequenos reparos na forma de eliminar pequenas falhas.

Se houver fissuras e fissuras na parede, seu tamanho deverá ser aumentado para dez milímetros de largura, e então preenchido com massa “toda” e equalizado, focalizando o plano geral da superfície.

Você pode ajustar as paredes de maneiras diferentes., inclusive rebocando-os completamente, enchendo ou usando drywall ou contraplacado. Ao mesmo tempo, uma ligeira rugosidade das paredes é permitida e até desejável: a parede e o ladrilho irão aderir melhor um ao outro ao usar a composição adesiva. Como já foi mencionado, pequenos defeitos são máximos e, se for planejado um revestimento de parede com grés porcelânico maciço, drywall ou compensado criarão uma base ideal para isso.

Para preparar o pavimento com as próprias mãos, os primeiros requisitos serão os mesmos da preparação das paredes para o revestimento: limpeza, tratamento com antifúngicos (se necessário), nivelamento, eliminação de defeitos. O mais demorado será verificar e preparar a mesa de concreto, se houver. A mesa deve ser batida completamente para identificar áreas instáveis. Aqueles fragmentos que, quando tocados, emitem um som estrondoso, "estrondoso", devem ser removidos. É impossível deixar as partes "soltas" da mesa, tudo deve ser limpo até as camadas "saudáveis" de concreto. Claro, esse tipo de trabalho é muito tedioso, mas deve ser concluído se necessário. Após a retirada da betonilha antiga ou de seus perfis, vaza-se uma nova, alinhada horizontalmente e, após a secagem, já é feito o revestimento.

Se a mesa estiver em bom estado, se necessário, são realizados pequenos reparos na forma de selagem de fissuras e eliminação de grandes saliências, que devem ser removidas, com foco no nível geral da base de concreto.

Após a conclusão do trabalho, você precisa limpar a sala, espanar toda a superfície e aplicar primer, de preferência duas vezes seguidas.

Os iniciantes às vezes se perguntam se é possível colocar novos ladrilhos sobre ladrilhos antigos, usando-os como base. É claro que existe essa oportunidade, mas apenas quando os ladrilhos são fortes, sólidos e o piso é plano e não precisa ser nivelado horizontalmente. O método de assentamento em ladrilhos antigos é bastante comum pela simples razão de que desmontar o antigo é muito tedioso e as comunicações podem ser prejudicadas. No entanto, se o ladrilho antigo estiver instável e "dançante", não será possível fazer um novo assentamento nele. Infelizmente, não há outra saída a não ser remover completamente o revestimento antigo.

Se o ladrilho antigo não causar grande preocupação, antes de realizar o novo revestimento, é necessário rever o piso batendo em cada ladrilho para a sua estabilidade. As áreas que emitem um som abafado devem ser removidas, os recessos formados devem ser limpos até a base de concreto e, em seguida, imprimados ou tratados com o mesmo adesivo que é planejado para ser usado em trabalhos posteriores.A superfície dos ladrilhos antigos é desengordurada para garantir a máxima aderência do adesivo. Para isso, você pode usar um solvente orgânico comum.

As juntas de azulejos antigos também são testadas quanto à resistência. No processo de verificação, são retirados os mais soltos e fendidos, após o que se procede à limpeza mais profunda das costuras, seguida de um primário, de preferência com uma composição do tipo "Betonokontakt": é sobre este que a cola para azulejos sempre se encaixa perfeitamente.

Se a base do pavimento for de madeira, também é possível colocar ladrilhos de cerâmica, claro, se for resistente e em bom estado. O teste de um piso de madeira para a adequação dos ladrilhos é realizado identificando fragmentos "flutuantes" e que rangem. As áreas fracas do piso são removidas, as toras sob elas são verificadas quanto à deterioração da madeira.

Se necessário, as áreas desgastadas devem ser substituídas com tratamento subsequente com uma solução anti-séptica.

No caso de o piso ser de madeira e nele conservada tinta, seus restos devem ser removidos com qualquer substância abrasiva. Você pode usar a limpeza química e o aquecimento com um secador de cabelo para edifícios. Depois disso, você precisa realizar uma verificação de controle da resistência do piso. Se as telhas forem planejadas para serem colocadas diretamente sobre placas antigas, será necessária uma impermeabilização, que é utilizada como uma impregnação de látex destinada a materiais de madeira. A impregnação é aplicada com pincel largo, após o que o piso é imediatamente coberto com uma rede de proteção de fibra de vidro resistente.

Quando a impregnação seca, a tela é fixada com tarugos, uma camada adicional é criada no chão para que o adesivo para ladrilhos se “agarre” firmemente com a base de madeira. A composição da camada geralmente inclui cola de silicato, areia refinada grossa e água na proporção de 2: 2: 1. Quando a mistura endurece após a aplicação, a base do ladrilho adquire a textura áspera e a força exigidas para um revestimento de alta qualidade.

Existem diferentes maneiras de criar uma base sólida de ladrilho em um piso de madeira: ele pode ser simplesmente coberto com folhas largas de OSB. Isso facilitará o trabalho pelo fato de não haver necessidade de remover a tinta antiga. Uma camada de impregnação à prova d'água é colocada nas folhas OSB, ou você pode usar um filme comum de polietileno denso. As placas GVL são uma alternativa ao OSB: são feitas de gesso e fibras de celulose e suportam cargas pesadas. Eles são colocados da mesma forma que quaisquer outros, e sua vantagem é que não são necessárias camadas e tratamentos adicionais, com exceção do primer.

A utilização de lâminas GVL contribui para que o faceamento mais rápido seja realizado com economia de esforço e tempo.

Markup

Antes de começar a colocar ladrilhos na parede, você precisa marcar e preparar um lugar para a primeira linha. Um trilho ou canto feito de plástico é fixado na parte inferior da parede - esta é a base para apoiar toda a primeira linha. Em seguida, deve-se traçar uma linha reta verticalmente para controlar a exatidão da alvenaria. Para traçar claramente uma linha, você pode usar um nível de laser ou um fio de prumo.

A superfície do piso deve ser marcada desenhando uma linha na borda externa da primeira linha. É necessário observar a localização das peças que diferem das demais caso haja a necessidade de coincidir com o padrão. Recomenda-se iniciar o processo de instalação de um dos cantos mais distantes da sala.

É importante realizar todos os cálculos, levando em consideração não só o tamanho do material em si, mas também os vãos e costuras entre os ladrilhos.

Ferramentas necessárias

Para colocar ladrilhos em uma parede ou piso, o mestre precisará das seguintes ferramentas e ferramentas à mão:

  • laser ou nível de construção;
  • uma chave de fenda ou perfurador com um bico para misturar a mistura;
  • fita métrica e duas espátulas (borracha e dentada);
  • escova larga;
  • rolo;
  • pinças;
  • ferramenta de corte de azulejos;
  • marcador ou lápis para marcar,
  • dois recipientes separados para mistura adesiva e primer.

Como cortar ladrilhos?

Por mais ideais que sejam as paredes ou o piso, o trabalho de pavimentação nunca fica completo sem o aparamento do material. Você pode cortar os ladrilhos com um cortador de vidro comum ou com uma ferramenta especial com uma roda de corte de diamante. Se os ladrilhos são cortados mecanicamente e manualmente, o princípio é o mesmo do corte de vidro. Esse método simples é usado no caso de ladrilhos leves: a roda de corte da ferramenta é direcionada para a linha de marcação na parte frontal de seu fragmento e, após o corte, o material é cuidadosamente quebrado ao longo da linha desenhada.

Os ladrilhos são muito mais pesados ​​e maiores, então um cortador de vidro não funcionará para eles. Para tipos pesados ​​de cerâmica, uma ferramenta é usada chamada cortador de cerâmica de máquina. Possui plataforma pautada e guias que facilitam o corte. Os limitadores devem ser movidos a uma distância tal que a linha de marcação coincida com a linha localizada no meio do cortador de azulejos.

A parte superior do cortador de azulejos está equipada com um carrinho, que possui duas guias, e uma roda para o corte e um batente com pétalas dobráveis ​​posicionadas em um determinado ângulo entre si. Há uma alavanca ao lado dela. A carruagem deve ser levada para a borda mais distante, coloque a roda na borda do fragmento de ladrilho, pressione levemente e deslize-a ao longo das marcações. Em seguida, posicione o batente do carro no meio do corte e divida o ladrilho com uma leve pressão.

Tecnologia de instalação

A tecnologia de instalação possui sutilezas e nuances próprias, dependendo do local de instalação e das etapas de trabalho.

Na parede, o assentamento é feito sem muita dificuldade. Primeiro, você precisa aplicar a mistura de cola na superfície da parede com uma espátula larga e remover o excesso de cola. Na parte interna do ladrilho é aplicada cola com espessura de cerca de três milímetros, as bordas são cuidadosamente oleadas e o excesso é removido com espátula dentada. Depois disso, você precisa colocar os ladrilhos na parede e pressionar levemente.

O alinhamento é realizado usando um nível de construção ou laser, e cruzes são colocadas entre os ladrilhos de forma que a linha seja uniforme e organizada e os ladrilhos não "flutuem". Normalmente existem cinco cruzamentos em uma intersecção: uma no meio e uma para cada costura. É impossível mantê-los nas costuras por muito tempo para evitar que grudem na cola.

Deitar no chão é um processo mais demorado. Para colocar você mesmo os ladrilhos, uma mistura de cola é coletada no lado plano da espátula e aplicada em um ângulo agudo, primeiro no próprio piso. A cola deve penetrar profundamente em todas as pequenas rachaduras para que não haja lacunas e vazios. Em seguida, a cola é nivelada com espátula dentada para que as “ranhuras” fiquem com a mesma altura (camada adesiva - três milímetros).

Se a cerâmica for colocada no chão, é aconselhável "começar" com ladrilhos inteiros, preenchendo as lacunas com restos. Cada ladrilho é firmemente pressionado ao chão, bem revestido com cola, e o excesso da mistura deve ser removido das costuras com um pano. Assim como no trabalho com revestimentos cerâmicos, as dimensões das costuras e a precisão da alvenaria são ajustadas por meio de cruzamentos entre as juntas.

É importante garantir que a linha de fundo esteja reta.

Ao enfrentar uma lareira, como regra, são usados ​​tipos de materiais decorativos. (pedra natural e artificial, grés porcelânico resistente, ladrilhos de terracota). É impossível revestir o recuperador de ladrilhos: pode não resistir ao aquecimento, a aderência à cola deteriora-se e simplesmente cai. A preparação da superfície será necessária: junta, limpeza de poeira e camada de gesso. Em seguida, um primer é aplicado para melhorar a adesão do adesivo. Se uma superfície de tijolo for folheada ou restaurada e começar a se desintegrar, uma malha de reforço é anexada a ela.

Apenas misturas resistentes ao calor são usadas como cola, que podem ser preparadas independentemente de acordo com as instruções. A postura começa na parte inferior.Com uma espátula lisa, a cola é aplicada na superfície do recuperador de calor para que vários fragmentos do revestimento possam ser colocados ao mesmo tempo. Em seguida, em uma camada uniforme, é necessário caminhar com uma espátula dentada, colocar um ladrilho, pressionar e bater levemente com um martelo de borracha. O nível do edifício controla a uniformidade da linha de ladrilhos. Para folhear cantos e projeções, são utilizadas peças com formas especiais.

As sobras geralmente são colocadas entre as fileiras e, após o revestimento, toda a superfície do forno é coberta com um verniz de alta resistência ao calor. Ele irá proteger as telhas de sujeira, fuligem e umidade.

Os padrões de alvenaria se aplicam aos ladrilhos.

Existem várias opções:

  • "Costura a costura" é ideal para iniciantes, é claro e simples: os ladrilhos são colocados um após o outro e as linhas são retas e uniformes. Toda a alvenaria corre paralela às paredes;
  • “Diagonalmente” - a alvenaria não é paralela e os cantos dos ladrilhos estão direcionados para a superfície da parede, como se “olhassem” para ela. A opção é menos econômica, mais trabalhosa, mas esteticamente bonita e atraente;
  • “Escalonado” - os ladrilhos são colocados uns sobre os outros, sem coincidência nas costuras, por analogia com a alvenaria.

Acontece que é necessário juntar ladrilhos com placas de linóleo ou parquete em uma sala adjacente sem peitoril. Para fazer a junção com precisão, é importante levar em consideração as diferentes espessuras de ladrilhos de cerâmica, cola, diferentes substratos e, por exemplo, placas de parquete. Você precisa calcular assim: primeiro, adiciona-se a espessura da cola e do próprio ladrilho. Em seguida, a adição da espessura da placa de parquete, cola e madeira compensada (se houver) é feita separadamente, e o número da chave é a diferença entre esses dois números. Ele também determina a diferença de altura na junção.

Se a diferença de altura "lembrada" tarde demais, a situação sempre pode ser corrigida adquirindo um perfil de encaixe, que pode ser de diferentes níveis.

O rejuntamento é realizado após a finalização do assentamento do ladrilho nas paredes ou no piso. Este processo denomina-se junção e para o efetuar de forma correta é necessário aguardar que a cola seque completamente. Para o rejuntamento, são utilizadas misturas à base de cimento, epóxi, selante ou silicone. A seleção da mistura é feita com base no esquema de cores do revestimento. A argamassa à base de cimento precisará ser diluída com água imediatamente antes do uso, e misturas de silicone e epóxi estão disponíveis prontas para uso.

Antes do rejuntamento, a superfície de revestimento acabada é cuidadosamente limpa com um aspirador de pó. Se usar rejunte de silicone ou epóxi, cubra as bordas dos ladrilhos com fita adesiva para evitar que a mistura atinja a superfície esmaltada. A mistura é aplicada sobre a costura com uma espátula de borracha e prensada levemente até a profundidade. Em seguida, a espátula é colocada transversalmente e o excesso é retirado, o que garante o alinhamento das costuras. A fita adesiva é removida do revestimento depois que a mistura de argamassa está completamente seca.

Por quanto tempo ele seca?

Quando todo o trabalho de assentamento do piso já estiver concluído, há uma grande vontade de começar a pisar no novo revestimento o mais rápido possível. Deve-se notar desde já que muitos fatores afetam o tempo de secagem. Além disso, a composição da cola não afeta menos esse processo.

Os fabricantes sempre indicam o tempo de secagem nas embalagens dos adesivos, mas deve-se ter em mente que esse tempo é extremamente condicional, pois muito depende também de fatores ambientais. Quanto aos termos escritos na embalagem, após os quais você pode começar a andar livremente na superfície forrada, é importante entender que estamos falando de alguns parâmetros ideais que são muito raros em um ambiente real. Por exemplo, a temperatura é de 20 a 24 graus, sem mudanças climáticas, com uma umidade do ar estável de 40 por cento.

Se os proprietários do novo revestimento tiverem sorte e as condições climáticas forem favoráveis, pode-se pisar no revestimento após 24 horas.Em outros casos, você deve esperar até o momento em que a secagem for concluída.

Quanto mais alta a temperatura ambiente, mais rápido o forro secará. Porém, é impossível aquecer artificialmente a sala com aquecedores elétricos, pois isso pode afetar fatalmente as características físicas das telhas.

Todo o processo de secagem, aconteça o que acontecer, deve ocorrer em seu ambiente natural, mesmo que por algum motivo seja retardado.

Obviamente, se realizar trabalhos de assentamento no verão, os ladrilhos secarão muito mais rápido do que no inverno. É importante lembrar que o trabalho deve ser realizado em uma temperatura de 20 a 25 graus. Na estação quente, o revestimento pode secar completamente em um período de 24 a 36 horas, e no inverno, o tempo aumenta em pelo menos 12-16 horas.

A umidade da sala também desempenha um papel significativo. Quanto mais alta a umidade, mais lentamente a cola seca. Se for muito alto, o tempo de secagem do piso pode levar até uma semana, o que deve ser levado em consideração.

Quaisquer que sejam as condições de secagem, você precisa aprender como determinar se a cola secou ou não. Você pode verificar isso de duas maneiras simples. A primeira é bater levemente nos ladrilhos com um martelo nos cantos. Se ficar completamente imóvel e não "andar", a cola está completamente seca. A segunda maneira é simplesmente tentar separar o ladrilho da base. É aconselhável testar em cantos, pois nesses locais os desníveis são muito mais fáceis de eliminar.

Em qualquer caso, é necessário aguardar até que a cola seque completamente, para não danificar ou mover o ladrilho ao caminhar, pois será muito incómodo e incómodo reparar os defeitos.

Como já foi mencionado, em boas condições a mistura de cola seca completamente em 24 horas. No entanto, dependendo de sua variedade, esse tempo pode oscilar. Por exemplo, um adesivo projetado para ladrilhos leves é versátil e seca em sete a quatorze horas. A cola projetada para grés porcelânico pesado e outras opções de revestimento de piso seca depois de um dia ou mais.

Misturas adesivas com maior resistência ao gelo, projetadas para uso em ambientes externos, secam em 36 horas. Compostos resistentes à umidade usados ​​para revestimento de paredes e pisos de banhos, saunas e piscinas secam por um dia, o ideal é que você espere de dois a três dias, e a cola branca para telhas de vidro é projetada para secar por até 36 horas.

Aconselhamento profissional

O piso ou a parede ficam bem em qualquer lugar: em um apartamento, em um escritório, em uma instituição administrativa, especialmente pela variedade de cores e soluções de design. Parece que escolher o ladrilho certo é muito simples, mas isso não é totalmente verdade. O principal é não chegar a um produto de baixa qualidade, que pode "se mostrar" não da melhor maneira, mesmo depois de concluída a instalação.

Você pode fazer a escolha certa, levando em consideração as peculiaridades desse revestimento, focando na aparência do produto. Em primeiro lugar, o material do ladrilho deve ser liso ao tacto, sem quebras de tinta.

É importante que não haja rachaduras e lascas nas superfícies: infelizmente, se for necessário muito material, é fácil perder um refugo na massa total, por isso você deve prestar atenção especial a isso.

A fim de evitar dificuldades com a fixação e o aperto de adesão das peças do ladrilho umas às outras no processo de trabalho, você pode anexar uma peça à outra já no momento da compra. Isso ajudará a garantir que não haja ou a presença de lacunas bruscas, o que mais uma vez mostra o nível de qualidade do produto. Na hora da compra, sempre há a oportunidade de testar o deslizamento das placas com água molhando a parte frontal. Na hora de escolher um piso, ele não deve ser escorregadio para evitar ferimentos e quedas: sua superfície costuma apresentar nervuras e rugosidade ou salpicada de lascas de corindo.Ladrilhos escorregadios costumam ser muito brilhantes e funcionam bem para revestimentos de paredes de banheiros, mas não para pisos. Para quem não tem experiência na escolha de um material, não fará mal saber disso, para não cometer erros no futuro.

Claro, não importa a qualidade do ladrilho, é preciso comprá-lo com alguma margem, pois a fragilidade é inerente a ele. Resumidamente, você pode fazer cálculos da quantidade necessária de material dividindo a área do piso ou parede pela área de uma das amostras de revestimento. Para um casamento acidental ou "em reserva", geralmente acrescenta dez a quinze por cento.

Se você planeja um revestimento de parede, pode optar por um azulejo mais leve e menos espesso, mas no caso de um piso, você deve sempre dar preferência a modelos mais pesados ​​e duráveis, que sejam resistentes a danos acidentais e possam suportar diferentes cargas com dignidade.

Antes de comprar, deve estar ciente de que de acordo com o coeficiente de dureza, todos os tipos de ladrilhos estão divididos em vários níveis, cada um dos quais corresponde a uma determinada marcação. Por exemplo, se você precisa de um ladrilho para o seu piso, precisa escolher entre os níveis três e cinco.

Não é segredo que o melhor e mais durável material é o Grés Porcelânico. É mais caro do que outros, mas é muito fácil de instalar e dura muito mais do que as opções de ladrilhos mais baratas.

Para cozinhas pequenas, ladrilhos pequenos, por exemplo, ladrilhos 10x10, são adequados. Se a sala for grande, você pode colocar uma grande, para que a sala pareça visualmente menor.

Os ladrilhos ondulados significam que terá de comprar um formato especial para arranjar bem os cantos, rodapés e bordas.

Lindos exemplos no interior

Graças a uma grande variedade de revestimentos cerâmicos, você pode criar em casa um interior único e inimitável que servirá por muito tempo, agradando aos olhos com sua simplicidade e beleza. Uma vez que diferentes coleções de azulejos estão sendo produzidas, combinando diferentes tipos do mesmo estilo, você pode criar uma imagem incrível, inclusive com suas próprias mãos. Se antes os produtos cerâmicos em forma de ladrilhos simples eram usados ​​apenas em banheiros (sanitários e banheiros), agora esse material de revestimento está presente em todos os lugares, marcando sua diversidade e naturalidade.

Para dar estilo e modernidade ao interior, é permitido o uso de fragmentos durante o revestimento que apresentam não só tamanhos, mas também formas. Você pode combinar com sucesso modelos grandes e pequenos de ladrilhos, quadrados e retangulares, desde que sua qualidade e design se complementem harmoniosamente. A propósito, uma combinação de revestimento fosco e brilhante parecerá muito impressionante em qualquer lugar.

Agora, uma variedade de ladrilhos está sendo produzida que imita com sucesso a madeira, a pedra, a alvenaria. Essas opções parecerão ideais em qualquer lugar, especialmente no corredor e em qualquer lugar onde haja tráfego intenso e a tendência da sala a aumentar a poluição. Os ladrilhos com esses padrões são despretensiosos, as manchas não são visíveis e toda a sujeira é facilmente removida com um pano macio e úmido.

Qualquer ladrilho com grés porcelânico denominado "monolítico" pode ser utilizado com sucesso, inclusive para revestimento de espaços externos. Se forem usados ​​padrões perfeitos ideais, a imagem parecerá mais holística e harmoniosa, especialmente se o revestimento de grandes superfícies for planejado.

Desde os tempos antigos, os ladrilhos em forma de mosaico são considerados uma decoração maravilhosa para casas de banho. Claro que a sua instalação está associada a uma certa dificuldade e escrupulosidade do processo, mas os esforços valem a pena: pode-se desenhar todo um quadro ou painel em mosaico, claro, se tiver certas aptidões para isso.

Recentemente, ladrilhos de tamanhos e formatos não padronizados tornaram-se populares para decoração de banheiros (e não apenas) - polígonos, hexágonos e octaedros, bem como outras formas geométricas que são a personificação da diversidade de soluções de estilo moderno. Obviamente, essa instalação é difícil e requer a presença de artesãos profissionais.

A técnica do patchwork é conhecida há muito tempo e, no caso dos ladrilhos cerâmicos, é uma das mais recentes, pois os modelos anteriores com padrões complexos eram muito raros. Se você quer decorar um banheiro ou até mesmo uma sala de estar em estilo country, você simplesmente não consegue encontrar uma opção melhor.

Quanto às já mencionadas imitações de ladrilhos para pedra, madeira ou alvenaria, tudo isto é denominado "loft", cujas raízes estão nos Estados Unidos. Se a preferência for dada à imitação de gesso ou a uma parede não tratada, isso pode ser facilmente criado com o uso de ladrilhos. Olhando para uma obra de arte como essa, é difícil imaginar quanto trabalho foi investido em sua criação, e apenas um olhar atento e um exame mais atento captam a alvenaria e a imitação.

A combinação clássica de elementos preto e branco é sempre uma situação em que todos ganham. Nesse caso, deve-se fazer uma avaliação correta da área do cômodo e da altura dos tetos para que o quadro geral não pareça desproporcional e o cômodo ou banheiro não pareça menor do que realmente é.

Existem tipos de ladrilhos cerâmicos que são autolimpantes pelo facto de se basearem numa composição química especial. Essas opções são ideais para cozinhas com tráfego intenso e condições de cozimento constantes - em estabelecimentos de alimentação, cantinas, cafés, restaurantes.

Tipos de cerâmica simples e concisos podem definir favoravelmente a imagem geral do interior. Ladrilhos brilhantes na forma de hexágonos ou losangos, elementos de mosaico brilhantes, modelos simples imitados em mármore ou granito - tais soluções se encaixam organicamente em qualquer estilo de interior, não precisam ser trocadas se, por exemplo, você planeja trocar de móveis ou cortinas.

O estilo Art Déco elegante e arrojado é uma combinação complexa de regularidade com formas geométricas arrojadas e padrões intrincados que carregam motivos étnicos. Se o azulejo Art Déco for grande, será universal: pode ser usado para decorar paredes e pisos, e se for pequeno, pode ser usado para destacar, por exemplo, uma área perto do fogão na cozinha ou para folhear uma lareira ou fogão.

Ladrilhos em cores brilhantes não são apenas ousados, mas também uma solução eficaz, esse interior sempre parecerá rosado, aconchegante e otimista. É claro que nem todo proprietário decidirá por tal experimento, mas para pessoas criativas, é sempre uma vantagem, especialmente quando se trata de decorar não apenas instalações residenciais, mas também vários espaços de arte. Nesse caso, o ladrilho justificará rapidamente seus custos: ele não desbotará como o papel de parede, sua cor sempre parecerá brilhante e atraente. A única dificuldade que você normalmente tem que enfrentar é a seleção dos móveis, mas se quiser encerrar o assunto, sempre é possível pegá-lo. Uma das soluções mais simples - um fone de ouvido para azulejos coloridos ou brilhantes é melhor comprar branco, creme ou qualquer outro tom próximo ao pastel.

Colocar ladrilhos é sempre um processo difícil, especialmente se uma pessoa tiver que fazer esse trabalho por conta própria pela primeira vez na vida. Claro, olhando muitos exemplos que mostram as opções de estilo mais complexas, quero aprender rapidamente como fazer algo assim sozinho. Se um mestre novato tem que lidar com a opção de estilo mais simples, o resultado sempre o encantará no final.

No estágio atual, mesmo um simples ladrilho retangular de banheiro pode ser feito tão bonito e incomum que não vai tirar os olhos dele quando todo o trabalho estiver finalmente concluído.

Para obter informações sobre como colocar ladrilhos corretamente em paredes irregulares, consulte o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário