Brocas para ladrilhos de cerâmica: sutilezas de escolha

Contente
  1. Princípios de perfuração
  2. Tipos de broca
  3. Como escolher diferentes tamanhos de orifícios?
  4. Se não houver ferramentas especiais
  5. Dicas úteis

O revestimento cerâmico é usado em quase todos os lugares hoje, já que o material é prático e bonito. Os produtos podem resistir a alta umidade, bem como à exposição a vários produtos químicos. Uma característica deste produto é alta resistência e fragilidade ao mesmo tempo, portanto, o processamento dos produtos é realizado apenas com ferramentas especiais. As brocas de ladrilho são mecanismos exclusivos que permitem fazer furos com o mínimo de danos à estrutura da camada superior.

Princípios de perfuração

As telhas são feitas de argila cozida, cuja superfície é coberta com um esmalte especial. Ambas as substâncias são frágeis e, portanto, um forte impacto sobre elas pode levar à divisão da peça de trabalho.

Para perfurar corretamente ladrilhos de cerâmica, você deve seguir várias regras:

  • Se for necessário furar um ladrilho que ainda não foi colocado, ele pode ser mergulhado em água por 30 minutos. Isso amolecerá levemente a estrutura da argila, evitando que ela se rache rapidamente.
  • É aconselhável colocar os furos no ladrilho a uma distância curta da extremidade, mas não inferior a 2 cm. Se instalar a broca muito perto, pode causar lascas ou fissuras.
  • Antes de iniciar o trabalho, deve-se umedecer adicionalmente a superfície do produto com água.
  • Você só precisa fazer furos na parte frontal. Se a broca for localizada do lado de dentro, isso levará à formação de grandes cavacos na camada decorativa.
  • A superfície brilhante não permite o alinhamento preciso da broca. Para evitar escorregões, deve-se arranhar um pouco a camada superior com a ajuda de torneiras especiais.

Tipos de broca

A qualidade da perfuração, na maioria dos casos, depende da ferramenta que você planeja usar.

Para tais fins, vários tipos de brocas são frequentemente usados:

  • Diamante. Brocas deste tipo representam uma estrutura cilíndrica. Esses produtos são os mais práticos e exigidos, mas no dia a dia raramente são encontrados, pois se diferenciam pelo alto custo.
  • Vitória. As brocas deste tipo destinam-se a trabalhar com betão. Hoje, muitos especialistas os utilizam para o processamento de cerâmica. Os produtos suportam perfeitamente as cargas e também lidam facilmente com ladrilhos duráveis. Deve-se observar que o preço desses produtos é muito mais baixo, portanto, as furadeiras bobinadeiras são frequentemente utilizadas tanto na vida cotidiana quanto na construção industrial.
  • Em forma de lança. A ponta deste instrumento forma uma espécie de pena. As brocas de caneta são projetadas para trabalhar com ladrilhos. A dureza da "pena" é muito superior à dureza da vencida, embora seja inferior à do diamante. Essa opção é ideal se você precisar fazer furos de vários tamanhos com alta qualidade.
  • "Bailarina". Este é um tipo de broca de bico. Esta ferramenta consiste em uma ponta central e um corpo de corte retrátil. Este projeto permite que você altere o diâmetro do furo. É adequado para trabalhar apenas com ladrilhos, uma vez que destrói apenas a camada superior. Para obter um buraco, você precisa romper o contorno demarcado.

Em termos de dimensões, existem muitos tipos de brocas no mercado.

Os mais comuns são produtos com diâmetro:

  • 3 mm;
  • 6 mm;
  • 8 mm;
  • 10 mm;
  • 12 mm e assim por diante.

Observe que as "bailarinas" também têm um tamanho fora do padrão.As brocas de diamante são diferenciadas por um diâmetro significativo, portanto, não são chamadas de brocas. O princípio de seu funcionamento é idêntico às modificações consideradas.

Como escolher diferentes tamanhos de orifícios?

Na maioria dos casos, a perfuração dos ladrilhos cerâmicos é efectuada após a sua fixação à parede ou chão (por baixo de uma tomada ou cano de esgoto). A melhor opção para esse tipo de trabalho são as brocas que fazem furos passantes. Seu uso permite que você tenha um orifício imediatamente pronto para uso. Observe que as brocas não são universais e se destinam apenas a cerâmica. Se houver concreto armado ou outro material de construção sob as telhas, será necessário furar somente com ferramentas especializadas.

Para o pequenino

Os pequenos orifícios nos ladrilhos são feitos para a colocação de buchas ou outros elementos de suporte nos mesmos. A melhor opção para esse tipo de trabalho são brocas de diamante ou de penas. Seu custo é bastante alto, por isso é impraticável usar essas ferramentas para uma perfuração única. Nesse caso, é melhor escolher uma broca vencedora do tamanho necessário. Ele fará um ótimo trabalho com azulejos.

Se for necessário trabalhar adicionalmente com vidro, é aconselhável usar apenas ferramentas diamantadas. Eles destroem facilmente a estrutura sólida deste material, minimizando o risco de trincas.

Para o grande

A formação de furos para dutos nem sempre é possível com brocas clássicas, pois possuem diâmetro pequeno. Este problema pode ser resolvido com coroas. Externamente, essas ferramentas são pequenos cilindros de vários diâmetros. O grão de diamante é aplicado na superfície externa da broca, que é mantida por solda. As coroas são mecanismos versáteis que podem funcionar tanto com ladrilhos quanto com porcelanato. A única desvantagem é o alto custo, por isso é irracional comprar uma coroa se você só precisa fazer um furo. É melhor pedir a ferramenta a um especialista conhecido ou aplicar métodos alternativos de processamento.

Para obter o furo perfeito, existem algumas regras simples a seguir ao trabalhar com coroas:

  • A perfuração é executada apenas na velocidade mínima. Perfurar os ladrilhos muito rapidamente resultará em lascas ou pequenas rachaduras.
  • A coroa deve ser resfriada constantemente com água. Para fazer isso, você pode simplesmente derramar o líquido de uma garrafa na ferramenta. Tal medida irá eliminar o superaquecimento da superfície de trabalho, o que afetará a duração do produto. Para excluir o sobreaquecimento, é aconselhável remover periodicamente a ferramenta do furo e analisar o seu estado.

Se não houver ferramentas especiais

Os ladrilhos cerâmicos são frequentemente colocados por pessoas que não os processam profissionalmente. Isso geralmente significa que não há nenhuma ferramenta especial de perfuração disponível. Existem várias maneiras de resolver este problema:

  • Serra para metal. Para que seja adequado para o processamento de ladrilhos, deve ser equipado com um fio diamantado. Com esta ferramenta, você pode obter diferentes tipos de furos. Sua qualidade não será muito alta, mas se não for importante, a serra será uma grande ajuda. Para começar a trabalhar, deve-se fazer um pequeno orifício no ladrilho e inserir um fio. Para um corte mais preciso, é aconselhável desenhar os contornos da forma a ser removida. O corte é feito lentamente, sem forte pressão sobre o fio.
  • Brocas para concreto ou metal. Se você precisar fazer um ou mais furos na parede com urgência, poderá usar essas ferramentas. Eles não são tecnicamente adequados para ladrilhos, então você simplesmente os joga fora após a perfuração. No entanto, as brocas de concreto são bastante duráveis, podem servir por muito tempo.
  • Búlgaro. Esta ferramenta destina-se ao corte de ladrilhos, mas se desejar, você pode usá-la para cortar um semicírculo em uma das extremidades do elemento.A qualidade das bordas será baixa, mas se essa área estiver oculta, a qualidade não terá um papel especial. Para processar ladrilhos de cerâmica, você deve completar o moedor com uma roda diamantada. Não use acessórios convencionais para isso, pois eles não se destinam a essas tarefas complexas.

Freqüentemente, é necessário fazer um grande orifício dentro da teia. Pode ser formado com uma pequena broca de diamante. Para fazer isso, furos são perfurados próximos uns dos outros ao longo do contorno do círculo e, em seguida, esta área é simplesmente removida. Você pode trazer a qualidade das pontas à perfeição usando uma lixa.

Dicas úteis

A tecnologia de furação para ladrilhos cerâmicos depende não só da broca correta, mas também do algoritmo utilizado.

Para obter um furo liso sem lascas, você deve seguir estas dicas simples:

  • Independentemente da broca selecionada, a perfuração é realizada apenas em baixas velocidades. A velocidade de rotação da broca não deve exceder 100-200 rpm. / min, por isso é melhor usar uma ferramenta que se ajusta automaticamente e não apenas com o apertar de um botão.
  • Não superaqueça a furadeira. Se você ouvir um cheiro de queimado, remova o instrumento e deixe-o esfriar. No futuro, você deve desacelerar um pouco para não estragar a furadeira. Alguns especialistas recomendam que você remova o produto periodicamente e lubrifique sua área de corte com óleo de máquina. A solução resfriará o instrumento sem permitir que ele aqueça rapidamente.
  • Se você precisar alinhar a broca com precisão e evitar que ela escorregue, você deve colar fita adesiva no local da perfuração. Isso permitirá que a camada superior da cerâmica se quebre sem a necessidade de pressionar a ferramenta com força. Para coroas grandes, modelos previamente preparados podem ser usados. Esses produtos são placas de madeira ou plástico nas quais vários orifícios de diâmetro padrão são perfurados. Assim, ao inserir a coroa no furo, você evitará que ela escorregue e também simplificará o trabalho com a ferramenta.
  • Tente manter a broca reta durante a perfuração. Se você furar em ângulo, isso afetará não apenas os parâmetros do furo, mas também a vida útil da broca.
  • Compre apenas brocas de marca. Isso se aplica a quase todos os seus tipos, uma vez que tais modelos já passaram no teste do tempo, conquistaram a preferência de muitos usuários.

Escolher uma broca para ladrilhos cerâmicos não é uma tarefa difícil hoje. Aqui é importante apenas decidir sobre o seu diâmetro, bem como a quantidade de trabalho realizado. Se a qualidade é importante para você, consulte os ladrilhadores experientes que o ajudarão a escolher a melhor opção.

Para informações sobre como fazer furos em revestimentos cerâmicos, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário