Telhas de vidro: prós e contras

Telhas de vidro: prós e contras
  1. Peculiaridades
  2. Vantagens
  3. desvantagens
  4. Tipos principais
  5. Como escolher?
  6. Como organizar o espaço?
  7. Dicas e truques de cuidados

Na indústria de construção moderna, uma grande variedade de materiais é usada com propriedades únicas. Uma das soluções de design moderno é a utilização de ladrilhos de vidro para decoração de interiores. Hoje, os fabricantes oferecem muitas opções desse material que se encaixam em diferentes estilos de interior. Comparados a muitos tipos de ladrilhos, os produtos de vidro têm muitos recursos que valem a pena se familiarizar com mais detalhes.

Peculiaridades

Para começar, recorde-se que este material é um pouco diferente dos ladrilhos cerâmicos convencionais que usamos para a decoração de paredes de quartos. A principal característica dos produtos de vidro é a sua aparência atraente e ao mesmo tempo incomum.

Outro diferencial desse material é a praticidade. Freqüentemente, telhas de vidro são usadas para decorar as paredes da cozinha. É muito mais fácil remover várias sujeiras dessa superfície do que dos ladrilhos de cerâmica.

Isso se deve ao fato de não haver poros nos produtos de vidro. Por esse motivo, os odores desagradáveis ​​não são absorvidos em sua base e a sujeira não se acumula na superfície.

Vantagens

Comparando telhas de vidro com outros tipos de materiais usados ​​para revestimento de paredes internas, podemos dizer com segurança que tem muitas vantagens significativas:

  • A primeira vantagem dessa opção é a capacidade de refletir a luz. Por esse motivo, os ladrilhos de vidro são freqüentemente usados ​​para expandir visualmente o espaço em uma sala pequena. Freqüentemente, o material é usado para decorar banheiros com tetos baixos. Graças a esta solução, a altura das paredes aumenta visualmente. O quarto não parece tão pequeno, tudo nele parece harmonioso e compacto ao mesmo tempo.
  • Outra vantagem das telhas de vidro é sua alta resistência à umidade. Este é um ponto importante caso você decida utilizar este material de revestimento para decoração de paredes de cozinha ou banheiro. Mesmo com o uso a longo prazo, os ladrilhos não perdem suas propriedades e aparência originais.
  • Além disso, as superfícies de vidro se prestam bem à limpeza com vários produtos domésticos. Ao usar detergentes, o vidro não quebra, não deixa riscos ou outros defeitos nele. Se você está preocupado com esses problemas, pode escolher um produto projetado especificamente para superfícies de vidro.
  • Outra vantagem do ladrilho é que ele mantém sua cor por um período bastante longo. Este ponto se aplica não apenas a materiais transparentes neutros, mas também a superfícies coloridas. Ladrilhos coloridos são freqüentemente usados ​​para melhorar o interior. Complementa o design favoravelmente, tornando-o mais interessante e "vivo".
  • Não se esqueça das qualidades decorativas do material. Na maioria das vezes, os ladrilhos de vidro são especialmente usados ​​no interior para fornecer uma espécie de efeito de "luxo".

desvantagens

Como qualquer material de revestimento, os ladrilhos de vidro têm certas desvantagens, com as quais você deve se familiarizar antes de comprar o material.

A desvantagem mais importante é a fragilidade do vidro. O material de revestimento tem baixa resistência a fortes tensões mecânicas.Já os leves impactos podem deixar pequenos arranhões e até lascas nos ladrilhos.

Para evitar tais problemas, os especialistas recomendam prestar atenção especial à tecnologia de instalação correta. Uma base sólida e de alta qualidade ajudará a eliminar a ocorrência de danos.

Tipos principais

Hoje, existem vários tipos principais de telhas de vidro. Cada uma das opções tem suas próprias propriedades individuais, com as quais você deve se familiarizar.

  • Ladrilhos de esmalte. No processo de produção de produtos de revestimento, o método de queima é usado. O vidro passa por um longo e cuidadoso processamento, após o qual é literalmente cozido sob a influência de altas temperaturas. Durante o processamento, o material é complementado com esmalte, e tudo isso é derretido em uma massa homogênea.
  • Marblit. A peculiaridade desse tipo é o uso de vidro fosco. Uma base laminada pintada também é usada para a fabricação. O ladrilho tem textura lisa ou gofrada na parte frontal e pequenas irregularidades na parte traseira. Isso garante uma boa adesão à superfície durante a instalação.
  • Stemalit. Para a fabricação desses produtos, é utilizado o método de endurecimento. Este método é um pouco semelhante à queima, mas a diferença é que após a sinterização, o material é tratado a frio. Graças a isso, o ladrilho adquire alto desempenho.
  • Ladrilhos cerâmicos de vidro. Este material é altamente resistente à umidade e durável. A vantagem dos ladrilhos é a sua grande variedade de cores.
  • Penodecor é uma das espécies únicas. A peculiaridade desse ladrilho é que ele usa uma película especial colorida que lembra o vidro. Ao contrário das opções anteriores, esta espécie é altamente resistente a baixas temperaturas.

Como escolher?

Ao escolher ladrilhos de vidro para decoração de paredes, o primeiro passo é considerar o desempenho do material. Por exemplo, se você comprar esta opção de revestimento para decorar uma cozinha ou banheiro, você deve consultar o grau de resistência à umidade dos produtos. A durabilidade do material depende diretamente disso.

A próxima coisa a observar é o fabricante. Escolha um material de alta qualidade e confiabilidade, o melhor de tudo, representado por uma marca renomada. Neste caso, você terá total confiança nas altas propriedades técnicas das telhas de vidro.

Um ponto importante é a aparência do material. O azulejo deve caber harmoniosamente no interior da divisão, complementando-o com a sua singularidade. Atenção especial deve ser dada ao material colorido. Os ladrilhos verdes, brancos ou âmbar serão uma verdadeira decoração em qualquer divisão.

Decida com antecedência para quais propósitos você usará o material. Freqüentemente, telhas de vidro são usadas para decorar arcos e divisórias no banheiro. Com a ajuda do material, é possível criar uma espécie de avental na parede da cozinha, que protegerá a superfície de graxas e outros contaminantes.

Como organizar o espaço?

Existem muitas maneiras de decorar uma sala com ladrilhos de vidro. No banheiro, o material é utilizado para decoração de paredes e pisos. Para tal sala, é melhor escolher superfícies transparentes ou translúcidas que irão criar uma espécie de atmosfera leve. Ladrilhos de vidro fosco são uma boa escolha.

O material em tom café combina harmoniosa e elegantemente com vários acessórios. Um tom suave e invulgarmente suave vai decorar o quarto, ajudando-o a relaxar na casa de banho após um dia árduo. A vantagem deste ladrilho é que não sobrecarrega o espaço e a área da divisão aumenta visualmente. Quanto à utilização do material no espaço da cozinha, neste caso existem várias formas de o utilizar. A opção mais comum é criar um avental.Freqüentemente, telhas de vidro são usadas para decorar paredes e até tetos.

Por exemplo, um avental na parede, feito em prata, vai ajudar a complementar uma cozinha moderna branca. Esta opção enfatizará sutil e favoravelmente toda a sofisticação do design.

Dicas e truques de cuidados

Para preservar as propriedades e a aparência original dos ladrilhos, é necessário cuidar bem do material. Basicamente, as opções de vidro são "despretensiosas" a esse respeito. Mas para limpar superfícies, é melhor usar produtos projetados para esse material. Nesse caso, a sujeira é removida da superfície com muito mais rapidez. Além disso, não há riscos nas placas de vidro.

Deve-se prestar atenção especial à limpeza, se o material de revestimento for usado na cozinha para decorar a área de trabalho. Gordura, evaporação constante, umidade - tudo isso afeta os ladrilhos à sua maneira, mudando gradualmente sua aparência original para pior.

A limpeza regular ajudará a prevenir a formação de sujeira. Após o cozimento, é recomendável limpar o avental com um pano úmido.

Uma esponja, água morna e produtos de limpeza especiais ajudam a remover a sujeira mais difícil.

Mas não seja zeloso com a limpeza, especialmente quando se trata de material branco ou madrepérola. Com o cuidado impróprio, o vidro fica opaco e aparecem manchas na superfície.

Neste vídeo, você encontrará uma aula magistral sobre colagem de ladrilhos de vidro.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário