Como cortar ladrilhos corretamente?

Os ladrilhos são muito populares hoje em dia, pois combinam praticidade e design original. É feito de diferentes materiais que conferem propriedades diferentes ao elemento. Mas não importa qual produto você decida usar, você deve aprender como cortar os ladrilhos corretamente. Isso permitirá o assentamento com uma quantidade mínima de material, obtendo uma aparência agradável.

Peculiaridades

O corte de ladrilhos é uma técnica que permite dividir uma única peça em várias peças menores de vários formatos. Na maioria dos casos, essa abordagem é usada quando o tamanho do ladrilho não corresponde às dimensões da sala.

A tecnologia de corte deste produto depende da estrutura da substância da qual é feito.

Convencionalmente, tal operação pode ser realizada de 2 maneiras principais:

  • Corte e quebra incompletos. Para que o ladrilho se quebre, com auxílio de uma ferramenta especial, é feita uma pequena incisão em sua superfície, ao longo da qual o material é quebrado. Uma abordagem semelhante é usada na maioria dos casos para ladrilhos de cerâmica. É muito difícil obter uma extremidade plana em grés porcelânico usando este método, uma vez que o material é durável e sólido. O aprofundamento neste caso deve ser de no mínimo 2/3 da espessura do produto.
  • Corte. O processo envolve a separação completa do material ao longo de uma determinada linha. Para fazer isso, use ferramentas que podem destruir a substância sem dividir o ladrilho ao meio. Esta abordagem é a mais prática e versátil, pois pode ser aplicada a quase todos os tipos de ladrilhos.

Tipos de ladrilhos

Os materiais ladrilhados vêm em diferentes tipos, dependendo da matéria-prima a partir da qual são feitos.

  • Azulejo de cerâmica. Os produtos são obtidos por cozedura de argila, à qual são adicionadas várias impurezas. Dependendo da composição e estrutura dessas substâncias, a telha pode receber robustez, fragilidade, resistência a temperaturas extremas e muitas outras características. Para dar ao material uma aparência bonita, sua superfície é coberta com esmaltes e tintas especiais. Alguns fabricantes dão à camada superior uma textura em relevo. O material é notável por sua baixa resistência e facilidade de processamento. Pode ser cortado com ferramentas manuais e elétricas.
  • Grés porcelânico. As telhas deste tipo são caracterizadas pela alta resistência e solidez. Isso se deve ao fato de ser produzido sob a influência não apenas de altas temperaturas, mas também de pressões expressivas. Por sua estrutura, o grés porcelanato assemelha-se à pedra natural, e algumas de suas características são ainda melhores que as dos materiais naturais. Devido à sua alta densidade, o grés porcelânico é difícil de cortar. Para tais fins, apenas ferramentas de corte de alta qualidade são usadas, que podem destruir a estrutura monolítica da pedra.
  • Clinker. Este tipo de telha também é composto por argila. A tecnologia de fabricação envolve a queima da mistura em temperaturas muito altas. As telhas de clínquer são bastante frágeis, mas ao mesmo tempo podem resistir a geadas severas e também não podem ser apagadas e danificadas por várias soluções agressivas.
  • Gesso. Um azulejo feito dessa substância apareceu há relativamente pouco tempo. É usado apenas como elemento decorativo. O material é plástico e fácil de processar, mas ao mesmo tempo absorve bem a umidade. Portanto, é melhor usar produtos de gesso apenas em ambientes secos com um nível mínimo de umidade.

Qual é a melhor forma de cortar?

A escolha da ferramenta de corte depende muito da estrutura do material a ser processado. Hoje, os fabricantes de ladrilhos de acabamento produzem diversos tipos dessas ferramentas, que se diferenciam em diferentes parâmetros técnicos.

Os ladrilhos de revestimento podem ser processados ​​por vários mecanismos. Cada um deles tem uma precisão de corte específica, bem como uma qualidade de corte. Portanto, é importante, antes de começar a trabalhar com este material, decidir qual ferramenta você precisa para processar os ladrilhos.

Muitos mecanismos não são capazes de processar a superfície sem lascar. Portanto, na maioria dos casos, também são usados ​​dispositivos auxiliares para retificação de superfícies.

Ferramentas de mão

Muitas vezes, o processamento de ladrilhos é necessário em casa, onde não existe uma ferramenta profissional. Nesses casos, você pode usar com segurança vários dispositivos portáteis que lidam facilmente com essa tarefa.

Um dos produtos de corte de azulejos mais acessíveis e populares é o cortador de vidro. Deve-se notar imediatamente que ele pode lidar com materiais não muito duros. Ideal para ladrilhos cerâmicos. Isso se deve ao fato de o produto ser coberto na parte superior com uma espécie de camada protetora, que é fácil de destruir com um cortador de vidro.

Trabalhar com esta ferramenta é bastante simples e consiste em várias operações sequenciais:

  • Coloque o ladrilho em uma superfície plana antes de serrar. Em seguida, uma linha de corte é marcada na camada decorativa superior.
  • Depois de colocada uma régua de metal ao longo da linha, deve-se realizar com cuidado com um cortador de vidro, sem pressioná-la com força contra o material. Depois disso, você precisa bater levemente ao longo do corte.
  • Para quebrar um pedaço corretamente, coloque-o na borda da mesa. A linha de corte está alinhada com a face final. Em seguida, você precisa pressionar levemente uma das bordas do ladrilho. Não faça isso com muita força ou aspereza, pois você pode quebrar o produto na direção errada.

Outra ferramenta popular é o cortador manual de azulejos. O princípio do seu funcionamento é muito semelhante aos processos descritos anteriormente, mas apenas a estrutura já está equipada com um quadro especial. Tipos de ladrilhos já mais duros podem ser cortados com este mecanismo. Uma ferramenta de qualidade é capaz de lidar com grés porcelânico relativamente fino.

A tecnologia de operação do cortador manual de ladrilhos consiste nas seguintes ações sequenciais:

  • Inicialmente, uma linha de corte é desenhada na superfície do ladrilho com um lápis ou marcador. Em seguida, o produto é fixado no dispositivo com pinças especiais. Aqui você precisa combinar precisamente a linha de corte e o caminho da lâmina. Se isso não for feito, você pode obter um elemento curvo.
  • Para cortar um pedaço, a lâmina é pressionada contra o ladrilho e, com a ajuda de uma alça, é puxada sobre o material. A pressão deve ser moderada para não destruir o ladrilho prematuramente. Ao cortar, é aconselhável monitorar constantemente a posição da faca, que deve se mover exatamente ao longo da linha pretendida.
  • A quebra dos ladrilhos é feita da mesma maneira descrita no algoritmo para usar um cortador de vidro.

Se você precisar remover pequenas áreas nas placas, você também pode usar um alicate de corte padrão. Eles não permitem que você obtenha bordas lisas e bonitas. Eles podem ser usados ​​quando você precisa fazer um furo para o cano de água, mas o ladrilho em si ficará oculto.

Mas eles estarão localizados apenas na extremidade do produto.

Ferramentas manuais são usadas na maioria dos casos para tarefas simples. Com a ajuda deles, você pode até cortar pequenos quadrados ou retângulos, se quiser. Mas eles estarão localizados apenas na extremidade do produto.

Elétrico

O corte de ladrilhos decorativos muitas vezes requer velocidade e qualidade de superfície. De alguma forma, esse problema pode ser resolvido com a ajuda de ferramentas elétricas.

O mais simples deles é o cortador de vidro elétrico, que funciona quase da mesma forma que o seu homólogo manual. Mas, ao mesmo tempo, permite obter um corte melhor, o que minimiza a probabilidade de lascas ou rachaduras.

Você também pode cortar ladrilhos com um cortador elétrico. Externamente, ele se assemelha a uma pequena serra circular. Há uma pequena estrutura ao longo da qual o disco de corte se move.

A tecnologia para trabalhar com tal ferramenta é bastante simples e envolve a seguinte sequência de ações:

  • Executando marcação. É importante observar a precisão e levar em consideração a espessura da serra, que pode levar alguns milímetros.
  • Depois disso, você precisa iniciar o dispositivo e lentamente anexar o ladrilho ao disco. Não empurre essas peças uma contra a outra, pois a entrada rápida da serra pode causar a quebra do produto. Para cortar, você deve mover lentamente a peça de trabalho ao longo da linha marcada. Se o disco for colocado em cima da máquina, então formas relativamente simples podem ser cortadas com ele.

Outra ferramenta de corte é um quebra-cabeças. Para poder destruir ladrilhos de cerâmica ou grés porcelânico, deve ser equipado com um fio especial de tungstênio. Em sua superfície existem diamantes soldados de pequeno porte, que, quando a corda se move, cortam facilmente o material. A tecnologia de trabalho praticamente não difere do corte de madeira comum. Mas os especialistas recomendam monitorar constantemente a velocidade do segmento. Se a pressão for aumentada, pode rasgar e até ferir o operador.

O quebra-cabeças é uma ferramenta versátil, pois pode ser utilizada não apenas para cortar em linha reta, mas também para obter furos redondos. Nesse caso, o círculo não será diferente com a maior precisão. Mas fazer um buraco para uma saída com este dispositivo é relativamente fácil. Uma das desvantagens do quebra-cabeça é que ele pode lidar com ladrilhos relativamente finos. Não tente cortar grés porcelânico grosso com ele, pois isso será ineficaz.

Você também pode usar um renovador - ele deve receber atenção especial, pois surgiu no mercado há relativamente pouco tempo. Exteriormente, ele se assemelha a um moedor, mas ao mesmo tempo os corpos de trabalho não giram, mas vibram. O dispositivo pode ser usado como cortador de azulejos e lixadeira. Para tal processamento, você deve estocar vários bicos.

Hoje, na vida cotidiana, os ladrilhos são frequentemente cortados com uma esmerilhadeira comum. Para trabalhar com tal material, ele deve ser complementado com uma roda diamantada.

Para obter um corte de alta qualidade, você deve seguir algumas regras simples ao trabalhar com um moedor:

  • Tente manter a lâmina perfeitamente vertical em relação à linha de corte. Isso impedirá a formação de grandes cavacos.
  • Não mova a lâmina muito rapidamente para que a serra possa cortar completamente o ladrilho. Se você tiver um pouco de habilidade para trabalhar com esta ferramenta, poderá cortar os ladrilhos não na espessura total, mas apenas por cima. Depois disso, você só precisa quebrar o produto ao longo da linha.
  • Se for necessário cortar muito material, resfrie a lâmina de diamante com água. Isso é necessário para estender sua vida útil. Observe que existem ferramentas especiais que podem executar essas operações automaticamente.

Às vezes você precisa fazer furos em um determinado lugar do ladrilho.

Para tal, vários tipos de brocas são usados:

  • Bailarina em uma broca. Este dispositivo é uma broca especial que faz cortes circulares. Indicado para ladrilhos cerâmicos que não possuam elevada dureza. Para fazer um furo, basta colocar a ferramenta na superfície do produto e fazer algumas voltas lentas. Depois disso, o buraco é simplesmente retirado.
  • Brocas de diamante. Esta ferramenta é uma das mais populares. Trabalhar com eles é como perfurar. Sua desvantagem é sua vida útil limitada.
  • Brocas de diamante. Na maioria dos casos, eles são de forma cilíndrica. Para ladrilhos macios, você também pode usar uma ferramenta vitoriosa que pode facilmente suportar cargas. Os furos são feitos lentamente, pois em altas velocidades as brocas podem simplesmente queimar.

Existem também métodos de corte universais, entre os quais as opções mais populares podem ser distinguidas:

  • Tratamento a laser. A destruição dos ladrilhos ocorre sob a influência de um fluxo direcionado de fótons. Com a ajuda de um laser, você pode cortar formas complexas sem formar lascas ou microfissuras visíveis nas extremidades do material.
  • Corte por jato de água. A principal ferramenta aqui é o fluxo de água e areia abrasiva. Essa mistura é alimentada ao material em alta velocidade. O contato do abrasivo com o produto começa a destruir sua estrutura, cortando os ladrilhos.

O corte por jato de água e o corte a laser são executados sob o controle de programas de computador especiais. Portanto, você não poderá usá-los em um canteiro de obras normal. Métodos semelhantes são usados ​​para o corte ondulado, a fim de fazer vários painéis e outros produtos de azulejos decorativos.

Linhas tortas e bordas curvas

Muitas vezes, os ladrilhos são colocados em locais não padronizados. Portanto, você não precisa cortá-lo em uma linha reta, mas para formar uma forma mais complexa do que um retângulo. O corte de chanfro pode ser executado com quase qualquer ferramenta descrita anteriormente.

A tecnologia para o corte de tais produtos não padronizados consiste nas seguintes etapas sequenciais:

  • Em primeiro lugar, você deve dividir o ladrilho em várias formas de maneira precisa e uniforme. O principal é que o resultado final pode ser ajustado para um local de instalação específico.
  • O corte é feito com uma esmerilhadeira, cortador de azulejos ou outra ferramenta. Se você precisar cortar em várias linhas, a melhor opção seria uma ferramenta que cortasse completamente toda a espessura do ladrilho. O material não é processado até o fim das linhas para que os chips não se formem. Quando todos os elementos são cortados, você só precisa quebrar suavemente ou arrancar a peça extra.

Quanto à formação de formas complexas, apenas o corte por jato de água o ajudará aqui. Com sua ajuda, você pode processar quase qualquer ladrilho, tanto pulverizado quanto clássico. Se for necessário chanfrar, então, para tal, são utilizadas máquinas especiais, equipadas com círculos com a forma correspondente. Nesse caso, não apenas o ângulo, mas também a forma da extremidade pode mudar.

Dicas úteis

Trabalhar com ladrilhos requer alguma habilidade. Para obter um corte bonito e de alta qualidade, você deve seguir várias recomendações:

  • Todas as precauções de segurança devem ser seguidas ao usar uma ferramenta elétrica. Manuseie os materiais com cuidado e devagar.
  • Não tente cortar completamente o ladrilho com um moedor de uma só vez. É aconselhável cortar inicialmente uma pequena ranhura, repetindo isso em várias abordagens.
  • O corte de elementos ondulados (por exemplo, flocos de neve) do teto e de outros ladrilhos é melhor feito com uma esmerilhadeira, furadeira e outras ferramentas.
  • Dê preferência apenas a ferramentas de qualidade. Isso é especialmente verdadeiro para discos e brocas de diamante, que falham rapidamente.
  • O corte de ladrilhos de cerâmica pode ser facilitado mergulhando-os em água por um tempo. Isso vai amolecer sua estrutura, o que minimiza o risco de lascamento.

A tecnologia de corte de ladrilhos difere dependendo do material selecionado. Para simplificar esse processo, selecione uma ferramenta de qualidade que seja ideal em termos de qualidade e eficiência.

Para obter informações sobre como cortar ladrilhos corretamente, consulte o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário