Consumo de rejunte para juntas de ladrilho por 1 m2: regras de cálculo
Hoje em dia, os azulejos de cerâmica são um dos materiais de acabamento mais populares. Com sua ajuda, você pode não apenas proteger paredes ou pisos dos efeitos negativos, mas também criar um design de superfície exclusivo. Mas, tecnicamente, o assentamento de ladrilhos é impossível sem a presença de costuras, cuja estrutura deve ser alisada. Para isso, são utilizados vários tipos de rejuntes, cujo consumo não pode ser determinado a olho nu, portanto, para tais fins, são utilizados métodos de cálculo especiais.
Características do rejunte
A argamassa comum é uma mistura especial à base de várias substâncias. É um elemento importante, pois conecta todos os componentes da superfície em uma única imagem inteira.
Usar a argamassa de azulejo permite que você resolva vários problemas:
- A mistura evita a penetração de umidade sob o material de acabamento. Isso evita que a base seja danificada e rapidamente entupida com detritos.
- Fixação adicional da alvenaria. Isso se deve ao fato de que os rejuntes são feitos de vários componentes de ligação que também estão presentes na cola de montagem.
- Criação de decoratividade. As misturas estão disponíveis em várias cores e tonalidades, o que permite escolhê-las para um estilo específico de ladrilho. As costuras preenchidas alisam a superfície lindamente, tornando-a agradável e atraente.
O uso de rejuntes é parte integrante da tecnologia de assentamento de ladrilhos, exigindo a seleção apenas de materiais de alta qualidade e sua correta localização.
Tipos de misturas
Os ladrilhos de acabamento não são um material extravagante que se presta perfeitamente ao processamento. Isso permite a utilização de diversas substâncias como rejuntes que aderem perfeitamente ao interior das costuras. Dependendo da composição, tais soluções podem ser divididas em várias subespécies, que serão discutidas a seguir.
- Cimento. Misturas desse tipo são as mais baratas e disponíveis. O produto é baseado em cimento comum e areia, e vários corantes também são adicionados aqui para alterar a cor do produto. A desvantagem da argamassa de cimento pode ser considerada a plasticidade mínima da argamassa. Mas isso é nivelado pelo longo período de secagem, o que torna possível cozinhar grandes volumes, pois na maioria dos casos se tornam rapidamente inutilizáveis. Hoje, vários componentes de látex são adicionados à composição para melhorar essas características.
Nesta base, os rejuntes têm um consumo superior por 1 m2 do que todas as composições subsequentes.
- Soluções de dispersão. Os produtos são superfaturados, mas com uma plasticidade muito melhor. Os rejuntes já são vendidos na forma de formulações prontas para o uso, o que exclui sua própria mistura.
- Rejunte epóxi. Os principais componentes da mistura são a resina epóxi e o endurecedor de silicone. A vantagem deste produto é a alta qualidade de plasticidade e aderência aos ladrilhos. Você precisa trabalhar com isso muito rapidamente, já que a fuga endurece rapidamente. Portanto, o rejunte é preparado em pequenas porções. As soluções são versáteis e resistentes a vários produtos químicos.
Dependendo da condição, os produtos são divididos em produtos prontos e secos. O primeiro tipo de misturas é comercializado na forma de soluções semilíquidas, que, depois de abertas, estão prontas para o uso como pretendido. O rejuntamento a seco é mais comum, pois permite preparar misturas em pequenos lotes.
Se armazenados corretamente, os componentes secos podem reter suas propriedades originais por muito tempo, mesmo após a abertura da embalagem.
Fatores que afetam o consumo
A taxa de uso de argamassa não é um valor padrão, pois depende de vários fatores:
- Tipo de mistura. Aqui, o principal indicador é a gravidade específica do material. Algumas soluções são leves, mas ocupam um volume significativo. No entanto, existem produtos bastante densos (à base de cimento), que possuem um peso específico muito maior.
- Profundidade e largura da costura. O volume da lacuna que precisa ser preenchida com uma solução depende desses indicadores: quanto maiores esses valores, maior a vazão.
- O comprimento total das costuras. Muitas fontes indicam que o volume depende do tamanho do ladrilho. Mas esses fatores são intercambiáveis: quanto maior a área de um elemento, menos juntas aparecerão. Portanto, o comprimento total das costuras diminuirá proporcionalmente.
- Espessura da telha. O volume da costura a ser preenchida depende diretamente deste fator. Deve-se notar que não funcionará perfeitamente para calculá-lo, uma vez que não possui uma forma geométrica ideal.
- Tecnologia de enchimento. Alguns especialistas usam seringas especiais que permitem que a mistura seja injetada diretamente no canal. Uma alternativa é usar uma espátula, com a qual a argamassa é simplesmente pressionada entre os ladrilhos. Com este método, o consumo aumenta, uma vez que é bastante difícil controlar a precisão e a qualidade do enchimento.
Requisitos de espaço reservado
A qualidade da junta e a durabilidade do seu serviço dependem não só da qualidade do preenchimento da ranhura, mas também das características da própria argamassa.
Um bom produto deve atender a várias características:
- Elasticidade. Quando aplicadas, as argamassas de qualidade devem encaixar bem entre os ladrilhos. É importante que a consistência do produto não seja espessa ou líquida. Os especialistas recomendam dar preferência aos rejuntes que permanecem plásticos mesmo após o endurecimento. Eles facilmente absorvem as cargas decorrentes da dilatação térmica da telha, o que leva a um estreitamento ou alargamento da folga.
- Força. Uma boa argamassa deve reter sua estrutura após a cura. Se o material se desintegrar e cair, seu uso não resolverá o problema e com o tempo terá que ser totalmente substituído.
- À prova d'água. Produtos de qualidade têm alta repelência à água. Se as soluções permitirem a passagem de líquido, elas não serão capazes de proteger qualitativamente a parede, que pode tornar-se mofada.
Taxas de enchimento
Hoje, todos os cálculos básicos são baseados em valores padrão que são coletados em tabelas especiais. Eles são caracterizados por parâmetros diferentes, mas o princípio de sua construção é bastante simples.
Aba. Consumo de 1 telha
Formato do bloco, cm |
Largura da junta, mm |
Consumo, kg / m2 |
12x24x1,2 25x25x1,2 |
5-8-10 |
1,16-1,86-2,33 0,74-1,19-1,49 |
10x10x0,6 15x15x0,6 |
3-4-6 |
0,56-0,74-1,12 0,37-0,50-0,74 |
15x20-0,6 25x25x1,2 |
3-4-6-8 |
0,33-0,43-0,65-0,87 0,45-0,60-0,89-1,19 |
25x33x0,8 33x33x1 |
4-8-10 |
0,35-0,70-0,87 0,38-0,75-0,94 |
30x45x1 45x45x1,2 |
4-10 |
0,34-0,86 0,33-0,83 |
50x50x1,2 60x60x1,2 |
6-10 |
0,45-0,74 0,37-0,62 |
Os fabricantes levam em consideração os parâmetros geométricos da costura, bem como sua frequência por unidade de área. Deve-se notar que, dependendo do tipo de solução, a taxa de fluxo pode diferir ligeiramente, mas não há alterações cardinais várias vezes.
Freqüentemente, essas tabelas dinâmicas são aplicadas à embalagem de argamassa. Se a marca for conhecida, você pode encontrar a despesa no site oficial do fabricante.
Nós calculamos o consumo
A tecnologia de cálculo do ladrilho é bastante simples, pois se resume a calcular o próprio volume da costura.
Para esses fins, a seguinte fórmula é aplicada:
O = ((Shp + Dp) * Tp * Shsh * 1.6) / (Shp * Dp), onde:
- Шп - a largura de um ladrilho inteiro;
- Дп - o comprimento do mesmo elemento;
- Тп é a espessura dos ladrilhos;
- Shsh - largura da costura;
- 1.6 é o fator de preenchimento da solução. Em alguns casos, pode variar de 1,4 a 1,7, dependendo da composição. Calcule em gramas ou quilogramas por unidade de volume.
A fórmula permite calcular o consumo por 1 m2, portanto todos os parâmetros devem ser convertidos em metros a partir de milímetros ou centímetros.Vamos calcular o número de produtos usando o exemplo de ladrilhos medindo 20 * 20 cm. Neste caso, a largura ideal da junta é 4 mm, e sua espessura é 2 mm.
Em primeiro lugar, você precisa descobrir a quadratura:
- Para fazer isso, inicialmente 0,2 m * 0,2 m, que será igual a 0,04 m². m.
- Nesta etapa, você precisa descobrir o volume da costura. O comprimento do recesso é de 0,4 m (20 + 20 cm). O volume será igual a: 0,4m * 0,004m * 0,002m = 0,0000032 m3.
- A quantidade de argamassa levando em consideração o coeficiente é: 0,0000032 * 1,6 = 0,00000512 toneladas.
- O consumo por unidade de área é: 0,00000512 / 0,04m2 = 0,000128 t / m2. Se traduzido em gramas, o valor chega a 128 g / m2.
Ao realizar cálculos, é importante levar em consideração a dimensão de todos os valores. Hoje, muitos sites indicam muitos parâmetros ajustados que não são reais. Se uma pessoa não tem certeza de que pode cumprir tal tarefa, então é melhor confiá-la a um especialista experiente.
Vale a pena atentar para o fato de que no cálculo da quantidade de mistura para toda a sala, é melhor calcular o comprimento das costuras e encontrar o seu volume. Se este algoritmo for aplicado a ladrilhos pequenos, pode ocorrer um grande erro. Isso se deve ao fato de que ao encontrar o volume, os lados de encaixe que estavam anteriormente envolvidos na análise serão reconsiderados.
Fabricantes populares
O mercado de rejuntes é bastante rico em diversas modificações de argamassas. Todos eles são projetados para resolver problemas específicos. Em meio a toda essa diversidade, várias marcas populares devem ser distinguidas:
- "Litokol". A empresa produz misturas de cimento e epóxi. O primeiro grupo é perfeito para ladrilhos. Se for utilizado mármore, esmalte ou mosaico para o revestimento, então uma argamassa de epóxi será a melhor opção aqui, que não desbota e retém suas propriedades originais por muito tempo, mesmo sob a influência de fatores negativos.
- Ceresit. Muitas misturas podem ser encontradas sob esta marca, mas todas são universais e adequadas para qualquer tipo de ladrilho. Particularmente popular é a argamassa CE-40, que não apenas retém sua cor, mas também evita o desenvolvimento de fungos na superfície. Entre as vantagens estão a resistência ao gelo e à abrasão.
O produto é feito à base de ingredientes naturais, portanto o material é totalmente seguro para o homem e o meio ambiente.
O consumo de argamassa é um indicador relativo que não pode ser calculado com precisão. Portanto, é melhor usar dados de tabelas especiais, que permitirão que você compre a quantidade necessária de uma substância com uma pequena margem. Eles podem ser colocados pelo fabricante na embalagem desses materiais.
Veja o próximo vídeo para mais informações sobre isso.
O comentário foi enviado com sucesso.