Variedades de placas de teto e métodos de assentamento

Contente
  1. Características: prós e contras
  2. Visualizações
  3. Estilo e design
  4. Como escolher?
  5. Ferramentas e misturas necessárias
  6. Cola
  7. Métodos de postura
  8. dicas e truques
  9. Fabricantes e avaliações
  10. Exemplos e opções de sucesso

As placas de forro são um material comum que permite decorar seu teto de maneira rápida e profissional. Possui diversas variedades, podendo diferir tanto na composição sintética quanto na natural.

Para entender como trabalhar com ele, é necessário conhecer as características da espécie: isso permitirá que você execute o acabamento na perfeição, sem recorrer ao auxílio de equipes de reparos.

Características: prós e contras

O forro é um material de acabamento moderno que possui características, vantagens e desvantagens próprias. Externamente, representa fragmentos de tamanho idêntico, por meio dos quais é criada uma cobertura de teto.

Este material tem muitas qualidades positivas:

  • fabricados em equipamentos modernos com as mais recentes tecnologias, o que permite a produção de matérias-primas de alta qualidade;
  • difere na variabilidade da composição, podendo-se escolher entre material sintético ou natural;
  • possui formato e tamanho diferenciados, o que é conveniente para o acabamento de ambientes não padronizados, contribui para um trabalho rápido;
  • é um excelente isolamento acústico, reduzindo o nível de ruído dos apartamentos vizinhos;
  • independente do tipo de matéria-prima, isola a superfície do forro, o que é especialmente perceptível na estação fria;
  • tem o tamanho ideal, devido ao qual o acabamento do teto é rápido e conveniente;
  • disponível para venda, uma ampla gama permite que você compre a opção desejada sem problemas;
  • difere na paleta de cores, permitindo ao comprador adquirir um acabamento que combine com o acabamento da parede existente ou em contraste com ele, enchendo o espaço de luz;
  • possui uma vasta gama de padrões e ornamentos, o que permite optar por um estilo de interior específico, tendo em conta a metragem da divisão;
  • dependendo do tipo de material, pode ser utilizado para colar o teto de diferentes ambientes;
  • não precisa de alinhamento meticuloso de cada tubérculo ou fossa da superfície do teto, mascara pequenas irregularidades;
  • é acessível, o que agrada ao círculo principal do comprador, mantendo-se dentro do orçamento planejado para a compra, levando em consideração o custo do casamento.

Esse material é uma alternativa válida para placas de gesso e tetos tensos. Além disso, é muito mais fácil de instalar, não precisa preparar uma moldura de metal. Você pode colar sobre o teto com ele durante o dia, sem contar o preparo da superfície. Esse acabamento é durável: pode durar mais de 10 anos, enquanto para renovar a superfície em muitas variedades, basta usar uma tinta especial e um rolo de espuma clássico, passando o forro em 2 vezes.

As placas de forro na maioria dos casos são leves, portanto não há necessidade de aplicar cola em todo o verso, apenas uma aplicação pontual (5 - 9 pontos).

Portanto, o consumo de cola será econômico. Não é aplicado na superfície do teto, mesmo se for revestimento com variedades relativamente pesadas. Porém, para que esse material permaneça no teto por muito tempo e com firmeza, é necessário preparar a superfície.

Com muitas características positivas, as placas de forro têm várias desvantagens:

  • este material requer precisão no trabalho, caso contrário, o risco de danos ao fragmento não é excluído;
  • em algumas variedades, ele se curva sem retornar à sua forma original;
  • os fragmentos nem sempre são idênticos em comprimento e clareza das bordas adjacentes, o ladrilho requer calibração;
  • se a cola atingir a superfície, os defeitos de instalação não são excluídos (nem toda composição pode ser removida sem danificar o ladrilho);
  • o material sintético é frágil: deve ser cortado com cuidado para não quebrar cantos ou arestas;
  • ao unir ladrilhos porosos, o encolhimento é possível, o material reage aos componentes da cola.

Algumas variedades, devido às matérias-primas caras, não são acessíveis para um comprador comum. Apesar de sua simplicidade de trabalho, esse revestimento exige precisão. Deve ser realizado com as mãos limpas, lavando constantemente os restos de cola das mesmas. Portanto, sua escolha não deve ser um obstáculo para um trabalho de qualidade.

A desvantagem de algumas variedades é a presença de umidade na estrutura. Para evitar o aparecimento de fissuras desagradáveis ​​durante a colagem, 2 a 3 dias antes da instalação, os ladrilhos devem ser colocados em local quente e seco, retirando o invólucro de plástico da embalagem.

Visualizações

As telhas do teto vêm em diversas variedades. É classificado de acordo com o princípio de fabricação e tipo de superfície.

De acordo com o princípio de fabricação, isso acontece:

  • carimbado (pressionado);
  • injeção (gesso);
  • extrudado (extrusivo).

Os ladrilhos estampados são feitos por prensagem de blocos de poliestireno expandido, comprimindo o material até uma espessura de 0,6 - 0,8 cm. Este tipo é poroso, fragmentos um tanto soltos que se contaminam facilmente. É bastante frágil, não possui película protetora e não prevê limpeza úmida. A vantagem é o baixo custo.

A versão com injeção tem uma espessura maior, que é de 8 a 14 mm, portanto, suas propriedades de isolamento acústico são bastante elevadas. Devido a uma tecnologia de produção especial, é mais resistente do que prensado, não apresenta diferenças de relevo e proporciona uma tecnologia de instalação contínua, em que o revestimento completo parece monolítico, sem juntas. Ele pode ser pintado, enquanto a superfície parecerá monolítica. Esta categoria é caracterizada por um padrão claro e profundo. Não tem medo de umidade, é durável, ecologicamente correto e à prova de fogo, custa 3-4 vezes mais do que um análogo carimbado.

Esta variedade é notável por imitar perfeitamente diferentes tipos de superfícies, incluindo cerâmica, madeira, mármore, couro e texturas de tecido, esteiras, às vezes semelhantes à pedra e tijolo.

As placas de forro extrudadas são feitas de tiras de poliestireno obtidas por prensagem. Está dividido em duas categorias: película pintável e película protetora. Este é um tipo premium de ladrilho e custa mais do que os dois primeiros. Difere na higiene, alta densidade, resistência ao acúmulo de poeira, repele a água. Pode ser limpo com um pano úmido. Este material é resistente à deformação: ao ser espremido, retorna rapidamente ao seu formato original.

Todas as variedades de absorção de som têm um aspecto elegante e são adequadas para luminárias de diferentes designs (suspensos e perto da superfície). Neste caso, pode-se bater o local de fixação do lustre por meio de um fragmento decorativo para moldagem de gesso estuque, escolhendo um blank no mesmo tema com o padrão do próprio azulejo. O teto fica especialmente bonito junto com o pedestal ou moldura do teto.

Pelo tipo de superfície, o material de acabamento pode ser:

  • laminado;
  • espelhado;
  • desatado.

O tipo laminado se distingue pela presença de um filme protetor especial denominado "laminação". É ela quem protege a superfície colorida do desbotamento e da perda de brilho, embora com o tempo esse material possa amarelar. Graças ao filme, a sujeira pode ser removida desses ladrilhos.

Ladrilhos sem costura não têm limites claros. Freqüentemente, suas bordas laterais são curvas, quando combinadas, são inseridas uma na outra, sem uma borda lateral.Graças a esta característica, o tipo de revestimento é monolítico. Esses ladrilhos são termicamente resistentes, podem ser pintados e limpos com um pano úmido.

A categoria de espelho para o teto nada mais é do que uma variedade de design. É um material plástico com uma camada espelhada aplicada à superfície. Devido às inserções de espelho, o ladrilho elimina visualmente a falta de espaço útil, por isso é frequentemente usado em salas pequenas. Parece caro e, principalmente, é um dos melhores materiais muito apreciados pelos artesãos.

Material

De acordo com o material de fabricação, este ladrilho é diferente:

  • De madeirafeito de carvalho, mogno, bétula, choupo, tília, tem uma textura de superfície lisa, estrutural e esculpida;
  • Metalter superfície côncava, convexa, fosca, espelhada (uma das categorias mais duráveis ​​e refratárias, suportando temperaturas extremas);
  • Plástico e poliestireno, caracterizado por uma superfície lisa ou gofrada, resistente a qualquer temperatura, prática, contra o fundo geral lembrando estuque de gesso.

Cada tipo tem suas próprias características.

Por exemplo, as variedades de madeira não têm muito peso, por isso não criam uma carga na base áspera do teto. Para resistir à umidade, eles são cobertos com uma camada de verniz. Metallic é conveniente para uma variedade de designs e cores, é fácil de colar, mas pode causar dificuldades na limpeza, portanto, é necessário remover a sujeira diluindo um agente concentrado especial. A clássica categoria de poliestireno (PVC) é a mais exigente de todas para o manuseio cuidadoso.

Dimensões (editar)

Os tamanhos padrão das placas de forro dependem do material de fabricação.

Cada categoria difere em seus próprios padrões, por exemplo:

  • a madeira pode ter 30 x 30, 50 x 50, 70 x 30, 60 x 20, 60 x 60 cm;
  • o metal tem as dimensões de 60 x 30, 50 x 50, 70 x 30, 30 x 40, 40 x 40 cm;
  • poliestireno expandido (sólido e perfurado) difere nos parâmetros 50 x 50, 60 x 60, 40 x 40, 60 x 30, 70 x 30, 70 x 40 cm.

Essas não são todas as dimensões possíveis. Vale a pena considerar que esse material geralmente é feito sob encomenda. Por exemplo, tiras de telhas de metal podem ter até 2 m de comprimento. A variedade sintética pode ser muito pequena (menos de 30 cm) ou muito grande (até 1 m).

Cores

Os dias em que os azulejos exclusivamente brancos estavam disponíveis para venda são uma coisa do passado. Hoje, nas lojas de ferragens, você pode comprar uma grande variedade de materiais coloridos. Entre os tons clássicos, destacam-se os tons de azul e branco, rosa claro, leitoso delicado, creme, areia, café, cinza e laranja. Não menos interessantes são as tintas menta, lilás, púrpura e rosa acastanhado. No sortimento encontram-se variedades inusitadas com brilho metálico. Este grupo inclui tons dourados, prateados, acobreados, acastanhados e pantanosos.

Tal ladrilho não permite pintura, enquanto o branco poroso é muito bem pintado com uma tinta com a adição do esquema de cores usual. Qualquer tonalidade pode ser obtida pela mistura de dois ou três pigmentos, se necessário. Isso permite que você ajuste a cor do teto à ideia de design do interior da sala, se desejar substituir o branco pela cor.

A categoria que pode ser colorida é visualmente mais espessa do que a variedade colorida.

A forma

Inicialmente, o formato clássico do forro era quadrado. Isso facilitou o início do trabalho calculando o centro do teto ou a partir do canto. A simetria contribui para uma percepção estética harmoniosa: o teto parece plano e não deforma as paredes. Hoje, além dos ladrilhos quadrados, cujos parâmetros são pequenos, estão à venda materiais de formas retangulares e fora do padrão. Nesse caso, as faces laterais podem ser lineares ou curvas (por exemplo, onduladas, côncavas, convexas).

Estilo e design

Este material de acabamento é adequado em diferentes estilos.Você não deve encaixá-lo em direções criativas (por exemplo, loft, grunge, biônica, brutalismo, retro): dessa forma, ele corre o risco de perder sua atratividade. São inerentes a ela estilos próximos dos clássicos, nos quais é possível demonstrar a elegância e solenidade do material de acabamento. Este projeto é especialmente apropriado no estilo do neoclassicismo, classicismo e estilo italiano. O desenho deve ser simétrico, geometria e outros ornamentos são bem-vindos.

Ladrilhos coloridos ficam bem em interiores modernos. Nesse caso, a ênfase está em uma aparência incomum ou em uma superfície imitada, longe do entendimento clássico de forros. O desenho pode ser um desenho 3D, inserções espelhadas em uma grande esteira, imitação de ladrilhos de mármore com relevo. Ao mesmo tempo, a abundância de desenho pode ser supérflua: hoje a própria textura é importante. O minimalismo é excluído, mas o moderno e a alta tecnologia são bem possíveis. Os forros também se encaixam com sucesso nos estilos rústicos da Provença, country e boho, inglês e chinês, apoiados por uma lâmpada interessante. Nesse caso, o desenho dos fragmentos deve ser discreto.

Como escolher?

Ao comprar uma placa de teto, você precisa levar em consideração uma série de nuances:

  • compre material que possa ser lavado (o mesmo se aplica à cola);
  • preste atenção aos ladrilhos que podem ser pintados com tinta à base de água;
  • escolha uma variedade de espessuras médias (através das finas, defeitos de base podem ser visíveis);
  • se houver muita madeira no interior, não escolha um material com a mesma cor, assim você pode criar a sensação de estar no banho;
  • se os reparos forem feitos com frequência, vale a pena optar pela variedade de poliestireno;
  • se o interior for de estilo ecológico, opte por azulejos naturais;
  • para uma tendência moderna, um material de metal ou plástico com uma forma incomum e tecnologia perfeita é necessário;
  • para os clássicos, preste atenção aos ladrilhos de poliestireno expandido, é ideal para essa direção e não parece antiquado;
  • escolha o material levando em consideração os detalhes do móvel: preste atenção no padrão do ladrilho (onde linhas retas e geometria rígida são necessárias, borboletas e flores com folhas encaracoladas são inadequadas);
  • fazer uma compra em uma loja de materiais de construção confiável e com boa reputação, isso eliminará o risco de comprar uma falsificação tóxica.

Ferramentas e misturas necessárias

O trabalho não requer ferramentas especiais. Tudo pode ser encontrado à mão.

Antes do processo em si, você precisa se preparar:

  • adesivo especial para telhas de teto;
  • placas de teto do tamanho certo;
  • itens para marcar (lápis, linha, fita, tesoura);
  • uma faca de construção e uma grande régua para cortar material;
  • luvas (para quem está mais confortável);
  • trapos para as mãos e retirada do excesso de cola;
  • uma esponja macia e água (para remover instantaneamente a cola da superfície frontal).

Cola

Atualmente, no mercado da construção moderna, existe uma grande variedade de materiais adesivos para placas de forro. Algumas pessoas gostam de usar mástique, outras escolhem um selante acrílico para a vedação. Normalmente, o fabricante indica o tipo de material ao qual se destina. Na verdade, nem todo material anunciado vale a pena comprar: alguns tipos de cola são a causa do casamento. Isso se deve ao fato de que, ao entrar em contato com determinados compostos, o ladrilho encolhe nos locais onde a cola é aplicada.

Até artesãos experientes discordam, cada um escolhendo o tipo de matéria-prima com a qual está acostumado a trabalhar. Porém, se para alguns a presença de juntas é a norma, outros não toleram os mais pequenos vãos entre os ladrilhos colados. Se isso for permitido, com o tempo, os ladrilhos mal fixados podem simplesmente cair da tela comum. Vamos considerar vários tipos principais oferecidos para o trabalho.

"Titânio"

Esta empresa oferece dois tipos de adesivos que podem ser utilizados para a instalação de placas de forro.O primeiro é vendido em pequenas garrafas de plástico, é transparente, tem um leve odor específico. Os mestres afirmam que é bastante confortável e não fica mole quando a água vaza dos vizinhos acima.

Em operação, forma fios viscosos, o que complica um pouco o revestimento.

A cola enlatada da marca registrada lembra massa enlatada em consistência. Tem uma cor amarelada, pelo que não é adequado para ladrilhos finos e brancos (destaca-se com manchas escuras). Ao trabalhar com material poroso, leva ao encolhimento: os ladrilhos nas juntas encolhem poucos minutos após a aplicação da cola. É inaceitável usar tal composição para materiais sintéticos: tanto o ladrilho quanto toda a aparência serão danificados.

Unhas líquidas

Esta cola é vendida em tubos e garrafas para uma arma de construção. Sua consistência é espessa, principalmente em frascos. Externamente, o material é uma pasta bege escura que solidifica instantaneamente. Você precisa trabalhar com ele de forma otimizada e rápida: nem sempre é possível corrigir um fragmento colado ao teto.

Para trabalhar com ladrilhos brancos finos, pode não ser adequado devido à cor, mas variedades pesadas e coloridas de matérias-primas grudam bem. A desvantagem do material é o problema de instalação: será difícil remover essa cola, se necessário, após a secagem. Você precisa ser extremamente cuidadoso em seu trabalho. Não será possível remover unhas 100% líquidas da superfície tratada.

"Quart"

Esta marca produz cola enlatada para forros com consistência cremosa. A massa é caracterizada por uma sombra branca como a neve. É fácil de usar e permite que o ladrilho seja ajustado caso seja necessário movê-lo. Ao mesmo tempo, a cola não consome o material. É conveniente porque pode ser utilizado como selante de juntas caso surjam fissuras durante o trabalho (permite selar as juntas imperceptivelmente). É mate, invisível após a pintura.

Métodos de postura

As telhas do teto podem ser colocadas:

  • paralelo;
  • diagonalmente;
  • escalonado;
  • em torno do perímetro.

Cada opção tem suas próprias características. O mais simples deles é o método paralelo, em que a instalação começa a partir da localização do lustre, tomando por base 1 fragmento, no qual é feito um orifício para conectar os fios ao lustre. Antes de colar o primeiro fragmento, são feitas marcações, para as quais é formada uma cruz a partir dos centros das paredes por meio de um fio preso a uma fita adesiva. Isso permitirá que você mantenha a direção correta ao aplicar a primeira peça.

Além disso, tudo é fácil: os blanks subsequentes são colados em cada face, evitando a formação de lacunas, para as quais a calibração é realizada antes da colagem.

Antes de aplicar a cola no verso do ladrilho, é feito um encaixe, aplicando um fragmento na direção desejada no local da futura posição. Isso permitirá que você veja o quão bem o canto e a face lateral se encaixam. É necessário tentar, uma vez que os ladrilhos na maioria dos casos têm tamanhos diferentes, mesmo que sejam do mesmo lote. Isso também pode ser devido ao denso acondicionamento do material, no qual os cantos ao longo das bordas são especialmente pressionados.

O ladrilho escalonado difere por ser colocado com um deslocamento. Nesse caso, o estágio inicial pode começar não apenas pelo centro ou localização do lustre, mas também pelo canto, o que é muito mais fácil. Este método é relevante para um iniciante.

A instalação diagonal ou colagem com um losango parece melhor do que as técnicas clássicas, mas esta instalação é muito mais complicada. Requer pelo menos um pouco de experiência para que não haja juntas na obra. Nesse caso, a marcação é realizada a partir dos cantos da sala. Cada canto do fragmento deve apontar estritamente para o centro das paredes se o lustre estiver centralizado. Se estiver deslocado, a marcação é corrigida.

O método do perímetro é executado ao longo de cada parede, a partir do canto. No centro, a superfície é acabada com um material diferente: desta forma, você pode tornar o interior único e demonstrar um sutil senso de gosto.Essa técnica fica linda, especialmente se tiver suporte em todo o perímetro na forma de holofotes de diodo. No entanto, este método de instalação exige que se leve em consideração o padrão dos ladrilhos: o ornamento deve repetir os elementos do estilo existente.

dicas e truques

Para facilitar o fluxo de trabalho, você deve prestar atenção a várias recomendações úteis.

Isso permitirá que você execute a instalação profissionalmente:

  • inicialmente, é necessário calcular a quantidade de material, o que eliminará o risco de escassez de matéria-prima (vale acrescentar alguns fragmentos sobressalentes em caso de casamento);
  • é importante preparar a superfície retirando a cal velha, retirando manchas gordurosas e sujas, encobrindo fissuras, retirando grandes saliências;
  • não se esqueça do primer: é necessário para máxima aderência do ladrilho à superfície do forro;
  • se for feita a colagem pela primeira vez, adquira material para pintura, de forma que após a secagem do forro, pinte imediatamente o acabamento com rolo;
  • não use alfinetes para a fixação: para nivelar as juntas e ladrilhos no mesmo nível, role a superfície com um rolo de borracha;
  • se inicialmente houver sujeira na superfície do ladrilho e a quantidade de material for limitada, experimente lavá-lo.

Se não ajudar, use este fragmento no canto ou deixe para recortar;

  • se você precisar pintar seletivamente um padrão de ladrilho, faça-o depois que o ladrilho estiver totalmente ladrilhado e seco.

Fabricantes e avaliações

Entre as empresas estrangeiras e nacionais que oferecem forros à venda, existem várias marcas que têm uma avaliação brilhante do consumidor. Por exemplo, os melhores e mais seguros, de acordo com especialistas que testaram o material quanto à conformidade com as normas de segurança, são os produtos da Decomaster, NMC sa, Kindecor. Esses materiais também são apreciados pelos compradores que observam que essa telha é fácil de usar, tem um visual elegante e bonito. Outros fabricantes, que merecem atenção, compradores e especialistas, incluem os produtos da Armstrong, Martin-Plast, Ophelia (Rússia), Decoplast. Essas placas de forro extrudadas permitem que você faça um acabamento fácil do teto para combinar com o estilo desejado.

Exemplos e opções de sucesso

Para entender a aparência de um tipo diferente de ladrilho no interior, você pode dar uma olhada nos exemplos apresentados na galeria de fotos:

  • os ladrilhos no centro da sala, com uma baguete e holofotes nas bordas, parecem elegantes e caros;
  • uma variedade sob uma árvore, juntamente com um lustre pendente, confere ao interior uma solenidade;
  • ladrilhos laminados com pedestais esculpidos parecem harmoniosos em uma sala pequena;
  • a versão com decoração dourada enquadra-se bem no interior com o apoio de um candeeiro dourado;
  • o material em relevo com uma textura brilhante e ornamento original é combinado com sucesso com um lustre incomum;
  • esta técnica permite criar um efeito visual de um teto de vários níveis, o azulejo combina bem com um lustre suspenso;
  • Este exemplo demonstra as capacidades 3D do material: com a simplicidade do padrão, os ladrilhos aumentam o espaço.

Para obter informações sobre como colar adequadamente as placas do teto, consulte o próximo vídeo.

1 comentário
Seu próprio designer 29.11.2019 08:12
0

O vídeo é compreensível, mas não está claro por quanto tempo é necessário segurar o ladrilho até que ele agarre. Obrigado!

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário