Azulejos na cozinha: opções de design e recomendações de instalação

Contente
  1. Características do material
  2. Variedades
  3. Espectro de cores
  4. Opções de estilo
  5. Como fazer o estilismo corretamente?
  6. Cuidado
  7. Exemplos interessantes

Se os ladrilhos se tornarem o material de revestimento da cozinha, muitas nuances devem ser levadas em consideração para que a aparência do interior seja bela e harmoniosa. Vamos dar uma olhada mais de perto nas nuances do material, suas variedades e regras de uso em um determinado estilo.

Características do material

O revestimento cerâmico é considerado um dos materiais mais relevantes para o acabamento de superfícies verticais e horizontais. Hoje apresenta uma grande variedade de variedades e é caracterizada por uma massa de tonalidades de cores, o que simplifica muito a compra e permite encontrar uma opção até para o comprador mais exigente. O acabamento em si difere no tipo de estrutura, podendo ter diferentes espessuras e calibres.

Isso é conveniente porque o cliente pode escolher o tamanho certo para minimizar a quantidade de corte durante o processo de empilhamento.

Além disso, a telha é caracterizada pela absorção de água, resistência às quedas de temperatura e produtos químicos domésticos. Dependendo do tipo de material, a telha é caracterizada por um grau diferente de resistência ao fogo e tem diferentes resistências à flexão, bem como limites de resistência. Em geral, este tipo de acabamento é específico devido à sua fragmentação. Possui costuras inter-azulejos, que são uma “mancha dolorida”, dificultando o cuidado.

Do ponto de vista estético, as costuras podem ser chamadas de falta de material devido à fragmentação visual do espaço. Claro, essa nuance pode ser realçada com a peculiaridade da forma e a abordagem composicional do revestimento. No entanto, o fato permanece: a divisão em fragmentos requer uma seleção mais cuidadosa dos elementos do arranjo.

Além disso, isso força a dosagem da quantidade de revestimento de parede e piso, bem como uma abordagem mais cuidadosa para a questão de combinar acabamentos de parede e piso.

Dependendo do tipo de ladrilho, pode ter uma base de assentamento diferente. Por exemplo, o revestimento pode ser aplicado em drywall, compensado, gesso, ladrilhos antigos e até mesmo contra-pisos previamente pintados. No entanto, esse material não deve ser colocado sobre concreto aerado e espumado, bem como OSB. Quanto ao formato das matrizes, elas podem ser:

  • tradicionalmente quadrado;
  • retangular;
  • metade retangular (metades de um quadrado);
  • triangular;
  • hex;
  • tetraédricos, que são metades de hexágonos;
  • octogonal.

O material precisa ser calibrado, pois qualquer desvio da geometria afetará o resultado final, seja no revestimento da parede ou do piso. O ladrilho é difícil de desmontar, este processo exige muito trabalho e é acompanhado por um longo período de tempo. De referir ainda que ao ficar de frente para o chão e para as paredes da cozinha, terá de escolher o material, tendo em conta a combinação harmoniosa e o estilo uniforme. Neste caso, a decoração da parede deverá ser doseada, colocando-a, por exemplo, na zona do avental de cozinha.

Se toda a área do piso for ladrilhada, você não pode criar painéis de parede a partir das matrizes.

Variedades

Se classificarmos os ladrilhos pelo método de produção, podemos distinguir duas linhas: prensado e extrudado. O primeiro é criado em um equipamento especial pressionando a carga (massa plástica). É prensado no formato requerido e, em seguida, disparado, resultando em matrizes de alta qualidade e durabilidade.Os análogos do tipo extrudado são produzidos de acordo com o método de forçar uma massa de plástico através de um orifício especial, então a placa é cortada e queimada. Convencionalmente, os ladrilhos de cozinha são divididos em dois grandes grupos: ladrilhos de parede e ladrilhos. Cada uma das categorias, por sua vez, é dividida em subespécies com características características. Os ladrilhos têm muitas variações. Por exemplo, isso inclui:

  • Grés porcelânico criado por prensagem de pó de prensagem;
  • poroso, feito por uma única queima;
  • metlakh não vidrado, produzido por prensagem com uma única queima;
  • vidrado, com uma camada de esmalte protetor;
  • cerâmica não vidrada pintada com pigmentos;
  • cotto, versão em argila altamente porosa;
  • clínquer, variedade de alta resistência com características de alta qualidade;
  • monocottura, opção com esmalte e baixa absorção de água;
  • bicottura, com menor densidade e maior espessura.

Além disso, os ladrilhos podem ser sintéticos. Matrizes deste tipo são divididas em várias categorias:

  • carpete (interpretação de carpete que precisa ser colado no chão);
  • PVC (tipo fragmentário com alto coeficiente de atrito);
  • borracha (versão resistente ao desgaste criada a partir de pneus velhos, empilhados por meio de buchas);
  • vinil de quartzo (ladrilhos ecológicos com enchimento mineral).

Além dessas modificações, o ladrilho é feito de cortiça. É feito de migalhas de vários tipos de árvores. Esta variedade pode ter uma superfície natural ou decorativa criada por meio de materiais sintéticos. Cole com cola de borracha. Além disso, os ladrilhos podem ser de mármore e granito.

Quanto às variedades para as paredes, esse ladrilho é menos espesso. Os revestimentos de parede são de alta qualidade e confiabilidade. Esses ladrilhos são cobertos com esmalte (uma camada de vidro especial que protege a superfície da sujeira). O azulejo é dividido em várias variedades. Esses incluem:

  • faiança com dois disparos, especialmente resistente a ambientes agressivos;
  • terralia, que é feita de variedades valiosas de argila, areia e fundente;
  • cotto (azulejos toscanos), feito de argila extraída nas regiões do Mediterrâneo e da América Central;
  • o clínquer, considerado o tipo de revestimento mais duro;
  • gres, que é granito cerâmico.

Entre as variedades fixadas na parede, as melhores opções exigidas pelos compradores são matrizes esmaltadas de grés e clínquer.

Espectro de cores

A escolha deste ou daquele esquema de cores depende do estilo da cozinha, tomado como base para a composição interior. Hoje, as marcas oferecem muitas soluções de cores, através das quais é possível não só diversificar o design, mas também enfatizar sua singularidade, além de destacar acentos em determinados locais. A escolha de soluções de cores é variada: ladrilhos claros e escuros são necessários. Esta paleta é neutra, natural e vibrante.

As cores claras (por exemplo, branco, amarelo, bege) podem adicionar espaço visual à atmosfera da cozinha, e as cores claras (verde, laranja) aliviam o tédio do interior. Tons escuros (marrom, aço, preto) trazem brutalidade ao design da cozinha. É mais fácil rastrear a relevância de uma tonalidade particular usando o exemplo de um estilo específico.

Opções de estilo

Quanto à infusão harmoniosa de azulejos no interior de uma cozinha particular, existem algumas nuances aqui. Levando em consideração o estilo, pode-se apostar em tonalidades específicas para as quais gravita o ramo de design escolhido. Por exemplo, um loft ou grunge tende a mostrar uma instalação industrial habitada. Os tons favoritos dessas direções são cinza, marrom, tijolo. Em princípio, eles devem repetir o acabamento áspero (concreto, tijolo, metal).

Se a cozinha já tem esses tons, pode-se destacar o avental com azulejos, tomando por base a cor branca e as matrizes mais lacônicas.

Para tendências modernas o design requer luz e espaço. Isso pode ser feito com azulejos em tons de branco, bege, prata, creme. Além disso, tons claros de cores pastel (pêssego, azul, rosa, lavanda, pistache, verde claro) serão relevantes aqui. O estilo clássico (clássico, neoclássico, classicismo) precisa de tons de bege claro e branco que preencham o ambiente com espaço e luz.

Os materiais escuros são escolhidos para o piso, bem como o design das paredes de destaque, se o estilo criativo assim o exigir. Por exemplo, podem ser ladrilhos escuros com uma textura metálica. Ladrilhos escuros ficam bem nas direções de brutalismo, alta tecnologia, biônica e moderno. Além disso, para uma combinação harmoniosa, pode ser usado para decorar o chão ou a parede. Outros tons de azulejos populares incluem amarelos, vermelhos, laranjas e matrizes de patchwork multicoloridas.

Como fazer o estilismo corretamente?

O revestimento envolve a execução de toda uma lista de obras. Começam com uma preparação minuciosa da base (paredes ou piso), pois para um resultado de alta qualidade deve ser perfeitamente plana. Remova da base tudo o que possa reduzir a aderência, eliminar irregularidades, inchaços, cobrir fossas e fissuras.

Além disso, no processo de preparação da superfície de trabalho, a base é impregnada com uma solução de primer para aumentar as propriedades de adesão.

Uma etapa obrigatória do trabalho é o layout preliminar dos ladrilhos, levando em consideração o padrão planejado (por exemplo, favos de mel ou painéis). Isso permitirá que você calcule o número necessário de matrizes e determine onde aparar. As telhas são obtidas com uma margem de 10-15% da quantidade necessária. Isso eliminará a probabilidade de falta de material no caso de um casamento.

Depois que a base estiver seca, você pode começar a trabalhar. É preciso colocar os ladrilhos sobre a cola para ladrilhos, que se dilui até a consistência pastosa nas proporções indicadas na embalagem do material de construção. Se for uma argamassa de cimento, pode-se adicionar cola PVA, o que melhora a qualidade do adesivo para azulejos. A vida da solução é curta, então você não pode hesitar no trabalho.

O layout é feito com a distribuição da cola na base e em cada placa. Neste caso, utiliza-se uma espátula dentada, retirando com ela o excesso de adesivo. Para dispor os ladrilhos uniformemente, use um perfil de metal, equalizando a primeira linha ao longo dele. É fácil colocar módulos com as mesmas costuras se usar grampos especiais ou cruzes de plástico para isso.

O tamanho deste último é selecionado com base no tamanho das matrizes de revestimento (quanto maiores, maior pode ser a folga da costura).

Conforme você trabalha, remova imediatamente a cola que cai na parte frontal das matrizes. É absolutamente impossível raspar com uma espátula quando seca. Após a colocação do último módulo, a superfície é deixada para secar por 24 horas. Depois disso, você pode rejuntar as juntas usando uma mistura de argamassa especial no esquema de cores desejado.

O rejuntamento é feito com espátula de borracha. Após a secagem, os restos da mistura de rejuntes, secos sobre os ladrilhos, são removidos com uma esponja macia regular. Para aumentar a resistência das juntas às condições de funcionamento, a superfície pode ser tratada com um spray especial. Isso conclui o trabalho de instalação.

Cuidado

O cuidado com a superfície forrada consiste na eliminação oportuna de sujeira e manchas de gordura. Normalmente, basta limpar a superfície com um pano úmido. Não é necessário encher o revestimento com água - isso prejudica as costuras do acabamento. Você não deve ser zeloso com a química agressiva, pois isso prejudicará o apelo estético da decoração do piso ou da parede. É inadmissível retirar a gordura da superfície, bem como raspá-la com uma faca: isso pode causar arranhões em outros tipos de revestimento.

Para carpetes em placas, eles são aspirados.

Exemplos interessantes

Vejamos exemplos de galerias de fotos que demonstram claramente a adequação deste ou daquele revestimento no design da cozinha.

  • Decoração de parede de acento de estilo marroquino.
  • Um exemplo de decoração de cozinha com azulejos de design clássico. Utilizou a técnica de painéis decorativos.
  • Motivos escandinavos com azulejos estampados na área de cozimento.
  • Decoração da cozinha com azulejos em estilo oriental.
  • Projeto da cozinha do loft studio com ladrilhos.
  • Acentuando os azulejos da cozinha do estilo grunge.
  • Uma solução original para uma cozinha campestre.
  • Um exemplo de combinação harmoniosa de revestimento de piso e parede na disposição do espaço da cozinha.
  • Zoneamento da área de cozimento, feito por meio de ladrilhos multicoloridos.
  • Instalação diagonal de pavimento em pedra.

Para dicas sobre como colocar ladrilhos no chão, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário