Ladrilhos de clínquer para fornos: belas opções de design

Contente
  1. Composição de matérias-primas
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Em vários estilos
  4. Variedades
  5. Dimensões (editar)
  6. Cor de clínquer
  7. Técnicas de design
  8. Amostras de revestimento
  9. Avaliação de fabricantes
  10. Dicas de estilo

Ao escolher ladrilhos de clínquer, você precisa conhecer suas características e possibilidades de design. Isso tornará o acabamento o mais harmonioso possível. Vamos descobrir juntos.

Composição de matérias-primas

As telhas de clínquer são um tipo de produto cerâmico. Sua peculiaridade reside no fato de que a queima ocorre em temperaturas ultra-altas (de 12.000 a 15.000 graus C). Isso é possível devido ao tipo especial de solo (argila de xisto) que faz parte do clínquer, que é refratário e pode suportar altas temperaturas.

Com a cozedura, o produto resultante adquire a resistência especial da pedra. Além de argila refratária, areia de quartzo, cerâmica quebrada, giz e até cinza são adicionados à composição da solução de clínquer. Para dar força adicional, o óxido de cálcio às vezes é misturado à composição. Para tornar o ladrilho acabado atraente, vários pigmentos coloridos são adicionados à composição antes da queima.

Vantagens e desvantagens

O clínquer é adequado para o acabamento decorativo de fogões ou lareiras. Ele provou ser confiável por muito tempo. Inicialmente, o clínquer foi usado por razões práticas - era necessário um acabamento confiável em termos de resistência ao calor. Hoje, as telhas de clínquer de alta qualidade não são apenas proteção confiável, mas também uma boa solução de design.

Vamos considerar os principais aspectos positivos deste tipo de material de acabamento ponto a ponto:

  • As telhas de clínquer não são inflamáveis. É resistente ao calor, tem um elevado nível de segurança contra incêndios, pelo que pode ser utilizado em locais onde exista fogo aberto (por exemplo, lareira, recuperador de calor).
  • O clínquer é um bom agente antiestático, não conduz eletricidade.
  • Este material é resistente a mudanças bruscas de temperatura, vai durar ao ar livre sob forte geada, em uma oficina quente com calor extremo.
  • Estas telhas são despretensiosas na manutenção, não requerem esforços especiais de limpeza, não absorvem poeiras, odores e humidade, não estão sujeitas a ataques químicos.
  • Este acabamento é extremamente durável, o que permite que não seja alterado por muito tempo.
  • Este material não desbota ao sol: o clínquer terá a mesma aparência após 100 anos que no primeiro dia de instalação.
  • Este azulejo contém ingredientes exclusivamente naturais que não causam efeitos colaterais.
  • O clínquer se distingue por uma variedade de tons e texturas. Encontrar o tipo certo de material não é difícil.
  • O material não requer habilidades especiais durante o trabalho: até mesmo um mestre inexperiente irá lidar com o revestimento de uma parede de forno ou tubo com telhas de clínquer em um dia.

As desvantagens do clínquer incluem sua baixa condutividade térmica, que pode levar a um aquecimento lento do forno. No entanto, esse acabamento funcionará com o princípio de uma garrafa térmica - o fogão esfriará mais lentamente.

Em vários estilos

O clínquer há muito tempo e é merecidamente popular entre os consumidores. Com a ajuda deste material único, pode recriar absolutamente qualquer ideia, dar ao quarto um design individual. Os fabricantes modernos estão constantemente atualizando coleções de ladrilhos de clínquer, para que você possa encontrar uma opção para todos os gostos e bolsos. Vamos dar uma olhada em algumas das principais direções de design onde o revestimento de ladrilhos de clínquer pode ser aplicado.

Minimalismo

Este projeto é caracterizado por linhas simples lacônicas, geometria clara, de preferência nas cores preto e branco. A severidade excessiva do interior pode ser diluída com uma pequena quantidade do mesmo clínquer resistente ao calor de cor vermelha escura ou marrom. Isso adicionará uma certa extravagância ao design.

Loft

Repetição da configuração de salas de produção ou fábricas. Modelos com textura áspera, imitando alvenaria, assim como outras superfícies não tratadas, serão apropriados aqui.

Alta tecnologia

Se você tiver imaginação, até mesmo um antigo fogão russo pode ser batido em um interior moderno, revestido com elementos de clínquer que imitam uma textura de metal ou cromo. Para completar, você pode adicionar várias fileiras de ladrilhos de vidro à prova de fogo ao seu projeto. Esta solução parecerá mais apropriada na cozinha.

País

Este projeto é adequado para casas de campo, casas de campo, pequenas cozinhas.

As amostras de clínquer podem ser dispostas na forma de um painel sobre um tema natural.

Esta direção de desenho é caracterizada por vários ornamentos florais, portanto, ao decorar a parede do fogão, uma ou mais fileiras com um padrão floral repetitivo podem ser dispostas.

Clássico

Para tal interior, pode-se escolher a opção de ladrilhos rústicos de revestimento. A textura tem uma superfície áspera irregular, como se tivesse envelhecido com o tempo.

Vanguarda

Qualquer solução fora do padrão é apropriada aqui: superfícies com bordas irregulares e linhas quebradas parecem bastante incomuns e interessantes. Este desenho fica bem em pequenas áreas, é bom terminar com este ladrilho, por exemplo, uma parte da parede.

gótico

Para transmitir a atmosfera dos castelos medievais, você deve escolher modelos com imitação de pedra natural e madeira. Este estilo envolve o uso de materiais naturais, para que você possa brincar com o contraste de várias texturas (por exemplo, tons escuros e sombrios de ladrilhos e o cristal fino e gracioso de um lustre).

Variedades

Para paredes internas, são utilizados elementos lisos, ladrilhos com superfície de textura rugosa, bem como várias imitações.

Ladrilhos lisos são mais fáceis de cuidar - basta limpá-los regularmente com um pano úmido.

A superfície áspera parece interessante, mas é mais difícil de limpar, por isso é mais adequado para fogões nos quartos. Os modelos vidrados com superfície brilhante parecem originais no interior. Os designers adoram usá-los na implementação de vários projetos.

Para o revestimento dos tubos de ventilação e demais peças técnicas do forno, utilizam-se painéis com orifícios de fixação. Freqüentemente, ladrilhos de grande formato são usados ​​para isso, ocos por dentro (para facilitar a estrutura geral). Para que o produto tenha uma aparência finalizada, utilizam-se todos os tipos de fragmentos cacheados (bordas, frisos, elementos de canto e outros enfeites). Nas lojas de ferragens modernas, ladrilhos de vários formatos são oferecidos: desde o retângulo tradicional e o quadrado usual até um hexágono fora do padrão e outras figuras não formatadas.

Dimensões (editar)

Todos os produtos de clínquer podem ser condicionalmente divididos em formatos grande (mais de 40 cm de comprimento), médio (20-40 cm) e pequeno (20 cm ou menos). Para trabalhos de interior (para a frente do recuperador de calor em casa), utilizam-se ladrilhos pequenos, uma vez que os elementos de grandes dimensões numa superfície com pequena área ficarão incorrectos.

Os parâmetros exatos das placas de diferentes fabricantes podem variar., mas na maioria das vezes seu comprimento e largura são próximos ao tamanho de um tijolo. As amostras mais utilizadas para trabalhos de interiores têm dimensões de 24x5 cm ou 24x6 cm. Às vezes, para criar um design, são necessários elementos maiores, como 40x70 ou 48x12 cm. Quanto à espessura do clínquer, seu valor mínimo é de 8-10 mm. O ladrilho pode ser mais espesso, mas esse tipo é mais usado para trabalhos ao ar livre.

Cor de clínquer

A cor tradicional do clínquer é marrom-avermelhada (cor de tijolo).Os ladrilhos verdadeiros não vidrados não apresentam outras tonalidades, uma vez que na sua produção são utilizados apenas os corantes naturais. Os vários tons de ladrilhos não vidrados são obtidos pela mistura de vários tipos de argila, bem como por cozedura a diferentes temperaturas. A saturação da cor pode depender do teor de várias impurezas na composição da argila. Com um maior teor de ferro após o cozimento, os ladrilhos adquirem uma tonalidade laranja-avermelhada. No caso do limão, a cor é menos saturada (do amarelo ao branco).

Um tom interessante pode ser dado por uma cobertura engobe. (aplicando uma mistura pulverulenta de argila e minerais). Além disso, para dar cores diferentes, usa-se o esmalte, que pode ser colorido e transparente. A peculiaridade do clínquer é que ladrilhos de diferentes lotes podem apresentar ligeira diferença de tom, portanto, quando se trabalha com uma grande área do lote, recomenda-se a mistura entre si. Tal mistura permitirá a obtenção de uma tonalidade mais uniforme da superfície, bem como um efeito estético adicional.

Técnicas de design

Com a ajuda deste material, você pode mudar radicalmente o estilo da sala. Basta dar alguns golpes certeiros e um fogão comum se transformará em uma obra de arte. Por exemplo, você pode dispor as linhas inferior e superior com ladrilhos mais escuros ou colocá-los no chão em torno do perímetro do próprio forno. No meio, use cores mais claras. Você pode decorar com clínquer não toda a parede, mas apenas um fragmento dela. Para completar a imagem, vale a pena usar elementos de canto e fragmentos de formas irregulares. Este projeto não requer muita habilidade, você pode fazer isso sozinho.

A gama deste tipo de acabamento permite que você use diferentes tipos de ladrilhos em uma solução de estilo. Você pode misturar cores e texturas diferentes, bem como tamanhos diferentes. O brilho pode ser facilmente combinado com imitações rústicas e de todos os tipos. Azulejos brancos renovam o interior. Dá romance e leveza adicionais ao quarto, lembra os valores familiares e o conforto do lar. Este material funciona bem em qualquer interior (por exemplo, estilos clássico e escandinavo). Você pode reviver a frieza do branco com toques coloridos, bem como itens de interior adicionais em estilo vintage ou detalhes modernos.

O clínquer pintado de tijolo não sobrecarrega o interior, não incomoda e não cansa a visão. A espessura pequena não rouba centímetros preciosos, mesmo com uma área pequena. Este tipo de ladrilho tem propriedades técnicas especiais, pelo que praticamente não tem contra-indicações de utilização e fica bem em qualquer interior. A paleta de cores tem muitos tons e meios-tons, do ocre claro ao marrom escuro. Às vezes, para obter uma tonalidade interessante na queima de ladrilhos, é adicionado pó de carvão ao forno, a temperatura de queima pode chegar a 20.000 graus C. Ladrilhos com um efeito de envelhecimento, que é obtido por moldagem à mão, são populares.

Amostras de revestimento

Como o tamanho dos ladrilhos é igual ao tamanho do tijolo, as opções de layout são semelhantes às da alvenaria. Vamos dar uma olhada em algumas das técnicas tradicionais de revestimento.

Colher

Os ladrilhos são colocados segundo o método "rodopiante", quando as filas se misturam e não formam uma linha. Este método é especialmente bom ao colocar ladrilhos retangulares, se você quiser ocultar bordas irregulares ou precisar criar um padrão. Existem várias opções para este estilo. O primeiro tem a forma de um tabuleiro de xadrez. Na segunda opção, as partes são misturadas não pela metade, mas por 1/3 de todo o comprimento. A opção mais difícil é a alvenaria de canto. Aqui você não pode prescindir de ferramentas especiais, pois os ladrilhos terão que ser cortados.

Cadeia

Os ladrilhos são colocados aos pares em blocos vertical, horizontal ou alternadamente. Este estilo parece interessante.

Espinha de peixe

Cada elemento de decoração subsequente é colocado em um ângulo reto em relação ao anterior.A forma irregular da alvenaria confere um encanto especial à superfície.

Entrelaçando

É utilizado para ladrilhos de diferentes tamanhos ou se for necessário o layout de um determinado ornamento. Com este assentamento, formam-se vãos entre os ladrilhos, que podem ser preenchidos com pequenos fragmentos ou simplesmente rejuntados. Não é recomendado usar este método em salas com alta umidade.

Avaliação de fabricantes

Especialistas na área de materiais de construção acreditam que as empresas alemãs são líderes na produção de telhas de clínquer. Os mais famosos deles são:

  • Feldhaus. Combinação conveniente de qualidade e preço do produto acabado.
  • Stroher. Uma grande variedade de cores, texturas e formas.
  • Roben. Uma imagem criada ao longo dos séculos, qualidade testada por várias gerações.
  • Klinker Sire. A cerâmica italiana não é inferior aos produtos alemães em termos de qualidade e design. Mesmo opções baratas com um toque de antiguidade rústica estão em uma demanda incrível.
  • Vandersanden. A empresa, de origem belga, produz ladrilhos de clínquer com um toque de antiguidade. Esta imitação parece respeitável.
  • Rei Klinker. Os ladrilhos de clínquer polonês têm alta repelência à água, o que os torna adequados para uso em saunas e banhos.
  • Houson Tiles. A empresa chinesa oferece uma vasta seleção de ladrilhos de clínquer, criados de acordo com os padrões de qualidade europeus. Esta marca é amplamente conhecida na Europa.
  • "Lithos". Os produtos da marca nacional são confeccionados a partir de um grau especial de argila caulim, conhecida por suas propriedades refratárias, e é feito com uma tecnologia especial por prensagem sob alta pressão.

Dicas de estilo

Para simplificar seu fluxo de trabalho, existem algumas dicas a serem seguidas. Isso permitirá que você alcance o resultado mais profissional.

  • Se as paredes do recuperador apresentarem superfície irregular, devem ser niveladas com tela de construção e cola especial. Você pode verificar o resultado com um nível de construção.
  • O adesivo normal para ladrilhos não funciona. É necessário um composto especial com propriedades resistentes ao calor.
  • As juntas entre os ladrilhos devem ser preenchidas com uma argamassa da mesma cor.
  • O revestimento de qualquer superfície deve ser iniciado a partir da linha inferior, verificando o nível a cada vez com um fio esticado.
  • Ao calcular a quantidade necessária de material, é aconselhável incluir na estimativa os custos da luta e do aparamento. Idealmente, deve haver poucas peças restantes após o corte.

Para informações sobre como usar ladrilhos de clínquer, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário