Ladrilhos de clínquer para fachadas: características materiais e sutilezas de instalação

Contente
  1. Especificações
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Visualizações
  4. Dicas de Seleção
  5. Regras de corte de ladrilho
  6. Estágios de revestimento
  7. Belos exemplos

Os azulejos das fachadas são conhecidos desde o início do século XVII. Surgiu como alternativa aos tijolos de revestimento de clínquer e até hoje não abre mão de suas posições, permanecendo um dos materiais de acabamento mais procurados.

Especificações

As telhas de clinquer de fachada são caracterizadas por indicadores de alta resistência e têm uma longa vida útil. Isso se deve às peculiaridades da composição e da tecnologia de fabricação. O clínquer é uma mistura de argila de xisto, solventes de óxido e aditivos especiais. Além disso, a matéria-prima recebe a forma desejada (por extrusão ou prensagem), após a qual os futuros ladrilhos são cozidos a uma temperatura de 1300-1400 ° C.

O resultado é um material homogêneo, extremamente durável e confiável que se parece com uma pedra. Além disso, hoje também são produzidas telhas de clínquer que imitam a alvenaria.

Dentre as características técnicas das telhas de clínquer para revestimento externo de fachada, vários indicadores são os mais importantes.

  • Força mecânica. O material resiste com sucesso a todos os tipos de cargas - flexão, choque, abrasão e compressão. Os indicadores de força mínima são M400 (ou seja, 400 kg de esforço cai em 1 cm2). O valor máximo de resistência é igual a M800. Para efeito de comparação: a resistência média do tijolo para revestimento é M250.
  • Resistência à geada. Os testes realizados permitem afirmar que, sem prejuízo da sua integridade, o material pode suportar até 150 ciclos de congelamento e descongelamento. Se você olhar os prédios antigos revestidos de clínquer, fica claro que na prática esse número é muito maior. Os indicadores aumentados de resistência à geada são devido à baixa absorção de umidade do material, que é em média de 2 a 4%.
  • Densidade, permeabilidade ao vapor e condutividade térmica. O produto tem uma densidade bastante alta. A média é de 1,9-2 kg / sq. dm, o que explica seu peso considerável.

O clínquer não pode se orgulhar de baixa condutividade térmica, em média, está na faixa de 0,95-1,2 W / (mK). É por isso que é considerado um revestimento protetor e decorativo, não um revestimento isolante.

Devido às peculiaridades de produção, a superfície da telha é recoberta pelos menores poros, através dos quais a umidade não penetra, mas o vapor d'água é retirado. Isso nos permite afirmar que o material é permeável ao vapor, "respirável".

A forma de liberação do material são os ladrilhos com espessura de 15-25 mm. Os parâmetros de dimensão são variáveis. Há uma telha imitando tijolo e correspondendo ao seu tamanho (250x120 mm). Os chamados ladrilhos alemães antigos têm dimensões de 240x71 mm, e a moderna contraparte "americana" - 295x57 mm. Mais detalhes sobre os tamanhos dos produtos e sua rotulagem - nos parágrafos seguintes do artigo.

A maior parte do clínquer da fachada não é vidrada, sua tonalidade corresponde às cores naturais do barro (tons de amarelo-terracota e marrom), e também há tons de bege claro, cinza, grafite. Se estamos falando de azulejos, então a cor pode ser qualquer. No entanto, é mais frequentemente usado para decoração de interiores de instalações.

O âmbito de aplicação do ladrilho é considerado o revestimento de fachada. Além disso, atua como base para uma termopilha (análogo isolado).A alta adesão permite o uso de produtos em superfícies de parede de painel pré-fabricado de concreto, madeira, pedra. Neste caso, a durabilidade da fachada é determinada não só pela qualidade e resistência dos ladrilhos, mas também pela qualidade da composição adesiva e do rejuntamento entre juntas.

A tecnologia de organização de fachada pode ser seca ou úmida, ventilada ou não ventilada. Mais detalhes sobre os recursos de cada um e a tecnologia de instalação estão na seção correspondente do artigo.

Vantagens e desvantagens

O material tem as seguintes vantagens óbvias:

  • indicadores de resistência aumentados, comparáveis ​​aos da pedra natural e do grés porcelânico;
  • baixo peso, que permite recusar o reforço adicional da fundação e facilita o processo de transporte e instalação das telhas;
  • baixa absorção de umidade, variando de 1-6%;
  • resistência ao gelo devido à presença de poros no material por onde a umidade é removida do lado de fora e não congela em temperaturas negativas na espessura do ladrilho;
  • longo período de operação, que é em média de 40-50 anos;
  • resistência às intempéries, incluindo vento forte, raios ultravioleta;
  • resistência a extremos de temperatura, preservação da geometria dos ladrilhos;
  • resistência à influência de meios agressivos, principalmente ácidos e alcalinos, bem como ausência de eflorescências na superfície do ladrilho;
  • higiene, bioestabilidade - mofo e fungos não se formam na superfície;
  • resistência ao fogo - o material é incombustível;
  • compatibilidade ambiental do material;
  • pigmentação uniforme dos ladrilhos, pelo que, mesmo que apareçam lascas e fissuras na superfície, estes permanecerão discretos e a fachada não perderá a sua apresentabilidade;
  • alta aderência do material devido à presença de ranhuras na face interna da telha, travando as juntas;
  • despretensão ao material de base - as telhas podem ser fixadas em cima de concreto, madeira, painéis pré-fabricados, paredes de pedra;
  • variedade de opções de design e cores (90 tons);
  • facilidade de instalação e manutenção.

Como qualquer material de acabamento, os ladrilhos de clínquer apresentam desvantagens.

  • Custo de produtos bastante alto. Porém, se você comparar seu custo com o preço do tijolo de fachada, o clínquer será mais acessível. Avaliações de usuários sugerem que o alto preço compensa pela longa vida útil do material e sua confiabilidade.
  • Fragilidade das placas não instaladas, o que pode causar a quebra do material durante a operação ou instalação.
  • A instalação de painéis com isolamento requer um cálculo cuidadoso do ponto de orvalho. O fato é que esses painéis possuem uma fina camada de poliuretano, portanto é necessário calcular o ponto de orvalho, levando em consideração o uso de outros isolantes térmicos.

Visualizações

Os ladrilhos de clínquer para a fachada têm dimensões diferentes e, portanto, os seguintes tipos de material são diferenciados:

  • L-NF (295x71 mm) - o maior ladrilho para decorar 1 sq. m requer uma média de 40 peças;
  • WDF (215x65 mm), para 1 sq. m requer 59 peças;
  • WF (21x5 mm) - o menor tamanho possível, em 1 sq. m contém 73 telhas.

Os ladrilhos grandes e médios têm 15 mm de espessura e os ladrilhos pequenos têm 17 mm de espessura.

As dimensões e marcações indicadas são relevantes para modelos de produção nacional.

As contrapartes europeias têm dimensões ligeiramente diferentes. Sua característica é um comprimento uniforme de 240 mm. Assim, ao comprar, a atenção é dada apenas à largura dos ladrilhos.

Pode ser o seguinte:

  • 2DF - ladrilhos com uma largura de 113 mm, por 1 sq. m requer 32 peças;
  • DF - largura 52 cm, consumo - 64 pcs / sq. m;
  • RF têm 65 mm de largura, então 1 sq. m requer 54 ladrilhos;
  • NF com largura de 71 mm, consumo por sq. m - 48 telhas.

A espessura dos produtos importados é de 17 mm.

Por fim, destaca-se o clínquer da fachada americana. Seu comprimento é 193 ou 295 mm, a largura pode ser 57, 71 ou 92 mm. A espessura é a mesma para todos os ladrilhos - 15 mm. Por 1 sq. m, 33-74 telhas são consumidas.

Além dos painéis da fachada, os painéis do subsolo e dos cantos também são diferenciados. O ladrilho do porão é mais espesso, o que significa que tem mais características de peso e resistência. Os segundos são projetados para um design bonito e hermético de juntas de canto, são produzidos exclusivamente com tecnologia de extrusão.

O ladrilho de canto extrudado é baseado em partículas minerais moídas em farinha (argila branca e vermelha, mica, mármore ou granito) e resinas poliméricas. Graças a isso, o ladrilho torna-se flexível, podendo ser cortado com uma faca de montagem afiada. Ao mesmo tempo, é caracterizado pelas mesmas propriedades do análogo de fachada, exteriormente também não difere dele.

Em termos de características de design, os seguintes tipos de material são diferenciados:

  • ladrilhos lisos semelhantes a tijolos são a opção mais comum e fácil de limpar;
  • material com uma superfície em relevo que pode imitar não apenas a alvenaria, mas também as superfícies de pedra;
  • telhas que imitam tijolos envelhecidos com lascas e rachaduras características.

As telhas são geralmente divididas em painéis térmicos e aqueles que não são complementados com uma camada de isolamento. O material isolado permite proteger a fachada e aumentar a sua eficiência térmica, conferindo-lhe um aspecto atractivo. Estruturalmente, consiste em telhas de clínquer e uma camada de material isolante de calor.

Neste último caso, utiliza-se poliestireno expandido, espuma de poliuretano ou lã mineral. A espessura da camada é de 30-100 mm.

Deve ser dada preferência a um material com camada isolante de espuma de poliuretano, por apresentar a menor condutividade térmica e se caracterizar pela resistência à influência de fatores ambientais.

Uma telha térmica pode consistir em várias camadas:

  • duas camadas incluem isolamento e clínquer;
  • tripla camada - “torta” de clínquer, isolante e substrato em placa de OSB resistente à umidade, pela qual adquire maior rigidez e resistência;
  • A estrutura de um painel de quatro camadas é semelhante a um painel de três camadas, mas é equipado adicionalmente com um substrato refratário.

Apesar do alto desempenho de isolamento térmico dos painéis térmicos, nem sempre é racional usá-los durante a instalação. Assim, para fachadas a casas pré-fabricadas de painéis e caixilhos, onde já existe uma camada de isolamento térmico, não faz sentido adquirir painéis térmicos. Eles não são necessários para organizar fachadas ventiladas, bem como para cobrir garagens, gazebos, cercas.

Finalmente, hoje são produzidos os ladrilhos ondulados sem costura, que se caracterizam pela ausência de chanfros. Isso atinge o efeito visual de uma única estrutura de fachada monolítica sem costuras. As lajes ainda não se encaixam de ponta a ponta, restando um pequeno vão entre os elementos. É necessário para a expansão térmica do material.

Dicas de Seleção

  • Ao escolher a espessura do material, leve em consideração as condições climáticas de uso. Quanto mais severos forem, mais grossos devem ser os ladrilhos. Ladrilhos grossos também são selecionados para edifícios de frente localizados próximos a corpos d'água.
  • Considere imediatamente se você está pronto para dedicar um tempo para cuidar do material. O mais fácil de usar é uma pedra lisa semelhante a um tijolo. Poeira e sujeira se acumulam nas ranhuras dos análogos em relevo.
  • O clínquer é produzido a partir de ingredientes naturais, cujas reservas são limitadas. O processo de produção é caracterizado pelo consumo de energia, pelo aparecimento de defeitos às mais pequenas imprecisões da tecnologia. Tudo isso determina o alto custo do produto acabado, que em média começa a partir de 4.000 rublos.
  • Concentre-se nesta figura ao comprar, não fique tentado a comprar material mais barato. Caso contrário, existe uma grande probabilidade de adquirir uma farsa de qualidade duvidosa.
  • Se possível, deve ser dada preferência a produtos de marcas europeias bem conhecidas. Quanto aos produtos fabricados na Rússia, eles nem sempre podem se orgulhar de uma qualidade que atenda aos padrões europeus.Além disso, os desenhos dos ladrilhos importados costumam ser mais interessantes e a escolha mais variada.
  • Junto com os ladrilhos, é racional comprar imediatamente cola e composição de rejuntamento. Devem ser misturas resistentes ao gelo que possam resistir a pelo menos 50 ciclos de congelamento. O material de argamassa é geralmente compatível com a cor do ladrilho. Isso é necessário para que as possíveis deformações dos ladrilhos devido às mudanças de temperatura sejam invisíveis.
  • A cola deve ser diferenciada não apenas pela resistência ao gelo, mas também pela elasticidade e altos valores de adesão.
  • Você pode calcular a quantidade necessária de material medindo a área da fachada e subtraindo do resultado a área das aberturas de portas e janelas. Em seguida, você precisa descobrir quantos blocos do tamanho selecionado são necessários por 1 sq. m (faça você mesmo ou encontre informações semelhantes na embalagem dos ladrilhos). O resultado resultante ainda precisa ser multiplicado pelo número de metros quadrados da fachada a ser finalizada. Como resultado, você receberá um valor correspondente ao número necessário de painéis. Não se esqueça de adicionar mais 7-10% ao estoque.
  • Os especialistas recomendam abrir todas as embalagens com clínquer e misturar os ladrilhos antes do assentamento. Isso evitará o efeito do acabamento listrado de uma casa particular, já que os ladrilhos até mesmo de um mesmo lote podem apresentar ligeiras diferenças de cor. Esta recomendação torna-se uma regra obrigatória se forem adquiridos ladrilhos de lotes diferentes. A única exceção é o uso deliberado de cores diferentes para obter um determinado efeito estético.
  • Uma fachada cortina envolve a compra de perfis e fechos, certifique-se de que são feitos de materiais anticorrosivos ou têm um revestimento semelhante.
  • Se você decidir adquirir painéis térmicos, é importante saber que esse material tem baixa flexibilidade. Isso significa que só pode ser montado em superfícies niveladas. Como já mencionado, o melhor isolamento para esse material é a espuma de poliuretano.
  • As placas com isolante térmico de poliestireno expandido duram menos, devido ao seu encolhimento. Um material com lã mineral necessita de uma impermeabilização cuidadosa, o que aumenta a intensidade do trabalho e o custo de instalação. Para que a telha forneça um isolamento térmico de alta qualidade, a espessura do isolamento deve ser de pelo menos 60 mm.
  • Indo até a loja, decida a cor e o desenho dos ladrilhos, isso simplificará e agilizará muito o processo.

Ladrilhos lisos, semelhantes a tijolos, de tons bege claro podem ser chamados de universais.

Eles podem ser encontrados na coleção Perla liso da marca alemã Feldhaus Klinker, por exemplo. Os ladrilhos são de tamanho médio. E o modelo da série 722 Paglio do fabricante alemão Stroeher é quase o mesmo em cor e textura, mas de grande formato.

Amostras originais de diferentes tipos de pedra são apresentadas nas coleções das marcas Feldhaus Klinker, Stroeher, Cerrad (Polônia). Ladrilhos de alta qualidade sob o clássico tijolo envelhecido queimado - na coleção genarbt Greetsiel Friesisch-bunt da produção alemã Roben. A posição de liderança na produção de painéis térmicos é ocupada pela empresa Termozit.

Ladrilhos poloneses são geralmente mais baratos do que ladrilhos alemães.

  • Ao escolher um material, lembre-se de que um único ladrilho a uma distância de 30-40 cm dos olhos parece diferente de uma fachada totalmente disposta a uma distância de 3-4 m. Mas é exatamente assim que a vista aparece para os transeuntes casuais. por ou convidados entrando na casa. Não se esqueça de não apenas examinar cuidadosamente os ladrilhos de perto, mas também avaliar sua aparência em amostras da loja (normalmente os bons vendedores fazem um pequeno cálculo de vários ladrilhos), e também tentar direcionar o feixe de uma lanterna para ele. Isso permitirá que você obtenha uma imagem mais precisa da aparência dos ladrilhos na fachada.
  • Ao escolher 2 tons diferentes para os azulejos da fachada e do porão, preste atenção à sua compatibilidade. Produtos com estouro não são recomendados.O rejunte deve ser da mesma cor, sua tarefa do ponto de vista estético é combinar placas multicoloridas em um único todo. Para realçar a alvenaria, rejuntar um tom mais escuro ou mais claro do que a cor do ladrilho permite.
  • Preste atenção à composição - a base do produto deve ser argila de xisto sem aditivos perigosos. A qualidade e durabilidade da cor dos ladrilhos depende do método de coloração. A melhor opção é o tingimento durante a queima sem adição de corantes artificiais.

Regras de corte de ladrilho

Quem decidir fazer a instalação das telhas de clínquer com as próprias mãos, mais cedo ou mais tarde terá de enfrentar a necessidade de cortar as telhas. Ambos os ladrilhos padrão e ladrilhos "americanos" alongados são cortados. Uma vez que o material é frágil, o não cumprimento das orientações de corte fará com que os ladrilhos se partam. Eliminar tal incômodo permitirá o uso de ferramentas de corte especiais.

A maneira mais fácil de cortar ladrilhos em ângulos retos é usar um cortador de ladrilhos com lâmina de diamante. Este dispositivo refrigerado a água permitirá que você corte o material de forma rápida e silenciosa. Nesse caso, o corte ficará limpo e liso, sem lascar. Usar um cortador automático de ladrilhos é especialmente conveniente quando você precisa cortar um grande número de ladrilhos.

No entanto, esta unidade tem um custo bastante alto, portanto, para uso doméstico, é bem possível conviver com um analógico manual e, às vezes, com uma pinça para cortar azulejos. Usando o último, posicione o instrumento de forma que a linha de corte fique no meio da mandíbula de suporte da pinça. Ao trabalhar, é necessário excluir movimentos bruscos e bruscos.

Finalmente, um corte reto pode ser feito com uma esmerilhadeira. No entanto, o resultado será menos preciso do que usar um cortador de azulejos. Além disso, o processo é acompanhado por fortes ruídos e formação de grande quantidade de poeira.

Uma serra com fio diamantado é usada para o corte ondulado do material.

No entanto, seu uso pode não estar ao alcance de um mestre inexperiente. Nesse caso, é melhor usar alicate. O corte será áspero e irregular, por isso será lixado com lixa fina. Se necessário, use uma serra copo para cortar círculos ideais no material.

É importante medir cuidadosamente os ladrilhos e marcar a linha de corte com antecedência. Caso contrário, você pode acabar com tamanhos de corte inadequados. Ao cortar, os ladrilhos devem ficar sobre uma superfície plana. Segure o material com uma das mãos, garantindo sua posição fixa, com a outra, conduza a ferramenta sem pressioná-la. O trabalho deve ser realizado com óculos de proteção e respirador.

Estágios de revestimento

Dependendo do material utilizado, da condição inicial das superfícies de trabalho e do resultado desejado, pode-se usar a montagem úmida ou seca. No primeiro caso, os ladrilhos de revestimento são fixados diretamente na parede preparada. Para este tipo de instalação, um pré-requisito é uma parede perfeitamente plana e lisa, com uma instalação do tipo úmida, a carga na base do edifício aumenta.

O método a seco consiste na instalação de um torneamento no qual a telha é fixada com parafusos auto-roscantes. No entanto, ele também pode ser colado em um subsistema.

Com a ajuda de telhas de clínquer, fachadas ventiladas e não ventiladas podem ser organizadas. No primeiro caso, permanece um entreferro entre o revestimento e a parede. Tal sistema não aumenta a carga nas paredes, permite ocultar defeitos perceptíveis em sua superfície e aumentar a eficiência térmica do edifício. Os materiais isolantes de calor às vezes são colocados no entreferro formado.

A instalação úmida do material é realizada em várias etapas.

  • Preparação da base. A base de trabalho deve ser nivelada (diferença de altura permitida - não mais de 2 mm por m²), se necessário - reforçada. Depois disso, a base é massa e preparada com formulações de penetração profunda (geralmente primers).Além disso, como a superfície seca de forma natural, é inaceitável fixar as placas sobre uma base úmida, bem como trabalhar com mau tempo.

Superfícies lisas, como paredes de concreto armado, precisam ser tornadas ásperas para melhorar a adesão.

Para isso, a superfície é coberta com entalhes, após o que é aplicado o primer em 2-3 camadas.

  • Marcações de parede. Começando do topo das encostas das janelas, faixas horizontais devem ser desenhadas na superfície para posterior instalação das fileiras de lajes. Ao mesmo tempo, 5-8 mm recuam da encosta superior, esta é a distância para seu desenho decorativo.
  • Preparação de cola. É importante que a solução adesiva seja adequada para instalação no exterior, destinada especificamente para ladrilhos de clínquer. Ao misturar a composição, você deve seguir rigorosamente as instruções, é mais conveniente misturar a composição em baixas velocidades com um misturador de broca.
  • Aplicação de cola. A maior parte do adesivo é aplicada na parede, um pouco menos na parte de trás do ladrilho. Para o trabalho, use uma espátula dentada. A espessura da camada adesiva é de 10-14 mm.

A cola seca rapidamente, por isso é irracional aplicá-la imediatamente em toda a parede. A área de aplicação suficiente é um pouco maior que a do ladrilho aplicado, ou seja, após a colocação do ladrilho, uma pequena quantidade de cola deve permanecer na parede ao seu redor.

  • Ladrilhos de colagem. A colocação dos ladrilhos de clínquer começa na esquina do edifício, por baixo. Em primeiro lugar, o ladrilho do canto é fixo, a primeira linha começa a partir dele. Cada elemento com cola aplicada nas costas é aplicado na parede e prensado com um martelo por alguns segundos. Nesse caso, o excesso de cola que se projeta para o espaço entre as costuras é removido. A folga ladrilho a ladrilho é de 10-14 mm, sendo possível manter a sua uniformidade instalando uma haste com secção circular e diâmetro de 6-8 mm ou montando cruzes entre as placas.

A escolha do mestre - 2 tipos de estilo. No primeiro caso, as fileiras de ladrilhos são colocadas em toda a superfície da fachada. No segundo, os ladrilhos são montados em pequenas seções de 3-4 filas.

Ao usar painéis térmicos, a tecnologia de instalação é diferente.

  1. A preparação da superfície não é diferente da descrita acima. Se a superfície das paredes for extremamente difícil de nivelar, você pode construir uma estrutura de metal ou madeira na qual os ladrilhos serão fixados.
  2. Na parte inferior da parede é instalado um perfil de alumínio (torneado), que servirá como barra de partida.
  3. Uma faixa semelhante é fixada no ponto mais alto da parede que prevê o revestimento.
  4. A instalação também começa com painéis de canto, da esquerda para a direita. O primeiro painel é inserido no perfil, é fixado com parafusos ou parafusos auto-roscantes.
  5. O próximo painel também é inserido na tira, as pontas dos elementos são tratadas com um selante ou espuma de poliuretano.

Ao contrário das telhas de clínquer convencionais, os painéis térmicos podem ser instalados de apenas uma maneira. Você pode começar a instalar a próxima linha somente depois que a instalação da anterior estiver completamente concluída. Os especialistas recomendam, adicionalmente, tratar as juntas com selantes para evitar que o isolamento se molhe durante a operação.

A organização de um sistema de fachada ventilada começa com a preparação da base, aplicando primers com efeito anti-séptico. Em seguida, uma membrana impermeável permeável ao vapor deve ser fixada em uma superfície de parede seca. Uma moldura feita de perfis metálicos é montada em cima dela.

O isolamento é colocado no espaço entre os perfis da estrutura. Normalmente é basalto ou lã mineral em camadas com uma espessura de 50-150 mm (a escolha da espessura depende das condições climáticas).

Uma membrana à prova de vento é fixada sobre o material isolante de calor, que também deve ser caracterizado pela permeabilidade ao vapor. Além disso, o isolamento e a membrana são fixados um ao outro e à fachada usando buchas do tipo disco.2-3 pontos de fixação em uma folha de isolamento serão suficientes, é importante colocar um deles no centro.

Depois disso, você pode começar a colocar o clínquer. A distância entre ele e o isolamento deve ser de pelo menos 25 mm.

Existem 2 maneiras de anexar o material aqui.

  1. As ripas horizontais são fixadas a guias verticais com largura de 20-30 cm. O espaçamento das ripas é de 40-50 cm. Depois disso, as folhas de contraplacado ou OSB são fixadas às ripas em toda a área da fachada. A telha é fixada na superfície resultante com um método úmido. Para uma melhor aderência, as folhas de compensado e OSB são pré-preparadas.
  2. Para realizar a instalação com esta tecnologia, é utilizado um ladrilho especial, que possui ranhuras e sulcos. É necessário selecionar perfis especiais para o quadro, também equipados com mecanismo de travamento.

Estes perfis são fixados ao torneamento, a largura do degrau corresponde à largura dos ladrilhos utilizados. Depois disso, o ladrilho é fixado - sua crista inferior é alinhada com o sulco superior do perfil. A cumeeira do perfil, por sua vez, é inserida na ranhura da parte superior do clínquer.

A colocação de ladrilhos, independentemente do seu tipo, é efectuada na estação quente, com tempo seco e a uma temperatura de + 5- + 30 ° С.

Decoração de aberturas de portas e janelas

No acabamento de taludes não é necessário obter uma superfície perfeitamente plana e a utilização de elementos de canto especiais elimina a necessidade de unir ladrilhos nos cantos.

O entalhe ajudará a melhorar a aderência das encostas. Uma etapa obrigatória do trabalho é a aplicação de um primer na superfície. Para inclinações, você pode usar ladrilhos de tamanho reduzido. Mas é muito raro encontrar um, mais frequentemente você tem que cortar o material padrão.

O assentamento deve começar com a fixação do elemento de canto, a partir do qual uma fileira de ladrilhos é disposta em toda a superfície da encosta. As telhas são aparadas, se necessário. Se a largura do talude ultrapassar a largura do ladrilho, então todo o ladrilho é colocado na borda do talude e o espaço restante (mais próximo da parede) é feito em “pedaços” do tamanho pretendido.

Quando estiver voltado para o plano superior das encostas, use suportes de madeira para evitar que os ladrilhos descascem com o próprio peso. Coloque os suportes e deixe-os até a cola secar completamente, em seguida retire.

O assentamento a seco é recomendado antes de cortar e colar os ladrilhos. Isso ajudará você a encontrar a melhor opção de estilo. A instalação também é realizada mantendo intervalos de 10-14 mm. Depois que a cola secar, você pode começar a rejuntar.

Processamento de costura

O rejuntamento é a etapa final do revestimento.

Para fazer isso, use um dos três tipos de compostos de rejuntamento.

  • Misture para aplicação semi-seca. É usado em conjunto com um material que imita uma pedra bruta ou um tijolo envelhecido. É um pó diluído em água até a consistência de terra solta. Em seguida, essa mistura é usada para preencher as costuras com uma espátula. Este é um processo bastante trabalhoso devido às peculiaridades da consistência.
  • Rejunte com plastificantes. É também uma mistura seca à qual se adiciona água. O resultado deve ser uma consistência de creme azedo. A composição é aplicada com uma pistola especial, bastante simples e prática. Após a secagem, o excesso, projetando-se para além do ladrilho, é cortado com faca. A única desvantagem dessas misturas é seu alto custo.
  • A composição é aplicada em toda a superfície da parede. Adequado apenas para placas de clínquer lisas semelhantes a tijolos. A sua característica distintiva é a necessidade de aplicação não só nas fendas das juntas, mas também na superfície dos ladrilhos. O excesso de argamassa saliente também é removido com uma faca após a secagem.

Se for usado um composto branco para as juntas, não rejuntar com espátula metálica. Quando oxidado, pode deixar manchas escuras na superfície da argamassa. Escolha uma espátula de silicone ou madeira.

Belos exemplos

A utilização de ladrilhos para tijolo ou pedra permite refinar o aspecto de qualquer edifício e dar-lhe a sofisticação e a nobreza de um chalé inglês do século XIX.

Sem dúvida, revestir toda a fachada com materiais de clínquer de diferentes tonalidades e tamanhos é a melhor solução se sonha em transformar uma casa de campo num castelo de estilo gótico.

O clínquer está em harmonia com outros materiais de acabamento. A madeira é uma das companheiras mais populares dos ladrilhos. Ao usar madeira natural, será possível criar uma casa totalmente ecológica.

Veja como a combinação de ladrilhos de clínquer de pedra picada e superfícies de madeira parece orgânica neste projeto de casa alpina. Apesar da textura bastante poderosa da "pedra", a estrutura não parece pesada.

A combinação de pedra e madeira também é característica do estilo enxaimel, cuja característica distintiva é a presença de vigas de madeira não mascaradas que sustentam as estruturas na decoração da fachada. As lacunas entre eles são fechadas com telhas de clínquer.

Uma casa de estilo americano (edifícios alongados com segmentos longitudinais entre pisos) é caracterizada por uma combinação de tijolos e texturas de gesso. O uso de colunas permite combiná-los.

A parte inferior do edifício (juntamente com o primeiro andar) é acabada com clínquer para alvenaria, o que confere volume e expressividade à fachada, a parte superior é rebocada (menos frequentemente é acabada com madeira).

Independentemente do estilo, os ladrilhos de clínquer são adequados para fachadas rebocadas. Muitas vezes parecem planas e monótonas, mas basta decorar a área das aberturas das janelas, a cave e várias zonas nos cantos do edifício com ladrilhos para fazer a casa "ganhar vida" e começar a sobressair .

Um exemplo seria esta casa de campo em estilo provençal. A parte principal da fachada é revestida a gesso, os elementos individuais são realçados por meio de ladrilhos para um aspecto de tijolo. Uma grande janela em arco e janelas com encadernações frequentes, elementos de estuque e varandas com parapeitos de ferro forjado permitiram transmitir a graça e a simplicidade elegante do estilo com a maior precisão possível.

A combinação de clínquer e pedra parece incrível e nobre. No entanto, essas superfícies são autossuficientes, por isso é importante seguir a regra 70/30. O clínquer de tijolo deve ser a base, o plano de fundo para os elementos de pedra. Além disso, esse fundo (70% da fachada) não deve ser de cores diferentes, muito brilhantes, texturizadas, com transbordamentos.

                É injusto acreditar que o clínquer seja adequado apenas para o revestimento de fachadas de edifícios de estilo clássico. Parece não menos impressionante em exteriores modernos. Há uma combinação de textura de tijolo de telhas com superfícies de concreto, gesso e madeira. As colunas e parte da fachada, rematada com ladrilhos de imitação de tijolo escuro, conferem ao edifício uma expressividade.

                O vídeo a seguir descreve as propriedades das telhas de clínquer.

                sem comentários

                O comentário foi enviado com sucesso.

                Cozinha

                Quarto

                Mobiliário