Como expandir as costuras de ladrilhos cerâmicos?
O rejuntamento confere à superfície um aspecto estético, protege os ladrilhos da humidade e da sujidade. Para obter um bom resultado, você precisa conhecer algumas sutilezas desse processo. Como bordar as costuras de revestimentos cerâmicos será discutido em detalhes neste artigo.
Peculiaridades
A última etapa dos trabalhos de acabamento no assentamento dos ladrilhos é a junta. A instalação contínua não é exceção; com este método de acabamento, pequenos espaços também são formados entre os ladrilhos. Juntar significa a selagem das juntas dos ladrilhos com uma argamassa especial.
Este material tem várias tarefas principais:
- Prevenção de bactérias e acúmulo de sujeira entre os ladrilhos.
- Fortalecimento do revestimento.
- Proteção contra penetração de umidade.
- Facilitação de manutenção posterior do revestimento.
- Decoração de revestimento.
Componentes especiais são adicionados às misturas de argamassa que evitam a propagação de fungos e mofo. Azulejos com costuras bordadas são muito mais fáceis de limpar. Sem o rejuntamento, a sujeira se acumula constantemente nas ranhuras entre os ladrilhos, o que é bastante difícil de limpar.
Seleção de material
No mercado de materiais de acabamento, as misturas de rejuntes apresentam-se em uma ampla gama. Os rejuntes diferem na composição, fabricante e cor.
De acordo com a composição, as seguintes misturas são distinguidas:
- à base de cimento;
- à base de resina epóxi;
- silicone;
- à base de resina de furano.
Cimento
A massa de cimento é o tipo de mistura mais fácil de usar. Esse material é produzido na forma de uma mistura pronta, bem como de uma substância fluida, que deve ser diluída antes do uso. A mistura de cimento só é adequada para o processamento de juntas estreitas (menos de 0,5 cm). Para costuras com mais de 0,5 cm de largura, é produzida uma mistura de composição semelhante com adição de areia.
É necessário trabalhar com uma argamassa de cimento-areia com extremo cuidado., pois as partículas de areia podem riscar os ladrilhos. A argamassa de cimento está disponível em uma ampla gama de tonalidades. As vantagens do material são baixo custo, versatilidade e boa resistência. No entanto, a mistura tem suas desvantagens, entre as quais a baixa resistência à poluição é especialmente relevante. O uso de produtos químicos domésticos para a limpeza dos ladrilhos pode causar a destruição da espátula.
Epóxi
Os rejuntes epóxi são altamente duráveis e de boa qualidade. Este material é excelente para ambientes com alto índice de umidade. É indispensável para superfícies que estão regularmente expostas a vários tipos de contaminação (avental de cozinha).
As vantagens de uma mistura à base de resina epóxi incluem:
- excelentes indicadores de força;
- longa vida útil;
- aparência estética;
- resistência a mofo e bolor;
- resistência à poluição;
- resistência ao desbotamento ao sol (a mistura inclui areia de quartzo colorida);
Esse material não se deteriora sob a influência de produtos químicos domésticos. As desvantagens menores da mistura de epóxi incluem o alto custo e a complexidade do trabalho de acabamento.
Silicone
Os rejuntes de silicone são usados principalmente para juntas de ladrilhos. O processo de trabalhar com esse material é complicado pelas peculiaridades do silicone, que faz parte da mistura. É quase impossível preencher as costuras com silicone sem manchar o revestimento de azulejos.Para evitar que a argamassa entre no material do ladrilho, as bordas do ladrilho devem ser cobertas com fita adesiva.
Furano
Os rejuntes furanos são usados principalmente em instalações industriais. Isso se deve a algumas peculiaridades de se trabalhar com esse material. Logo no início da obra, os ladrilhos são revestidos com cera. O excesso de massa na superfície deve ser removido imediatamente com vapor quente. Em casa é bastante difícil realizar esse procedimento. As qualidades positivas da mistura de furano incluem alta resistência a produtos químicos. Esta argamassa é produzida apenas na cor preta.
Escolha de tonalidade
A cor do rejunte é escolhida em função do local de aplicação (piso ou parede) e da cor dos ladrilhos.
Considere algumas recomendações para escolher uma tonalidade:
- Caso seja necessário bordar as costuras do piso, é melhor escolher o rejunte dois tons mais escuros ou dois tons mais claros que o azulejo.
- Para unir azulejos, a cor do rejunte deve coincidir com a tonalidade do ladrilho ou ser um pouco mais clara.
- Não é necessário selar as costuras de ladrilhos cerâmicos claros com rejuntes muito escuros.
- Se ladrilhos de cerâmica de tons diferentes forem usados para o revestimento, a argamassa deve ser combinada com a cor mais clara.
Ferramentas de junção
Ao aplicar o rejunte, você precisará das seguintes ferramentas:
- espátula ou espátula de tinta de borracha;
- espátula de metal;
- uma junta ou uma faca de junta universal;
- um trapo de algodão ou linho;
- luvas de borracha;
- balde;·
- uma espátula especial para formar costuras;
- seringa de construção.
Na maioria das vezes, uma espátula de borracha é usada para rejuntar. A ferramenta é fácil de usar e não danifica o revestimento cerâmico. Como alternativa, você pode usar uma espátula ou uma seringa de construção. A espátula de costura é necessária para formar as costuras. Esta ferramenta pode ser substituída por um cabo de diâmetro adequado.
Preparação da superfície
Não é desejável iniciar o rejuntamento imediatamente após o assentamento. Alguns tipos de misturas de adesivos para ladrilhos permitem o rejuntamento no quinto dia após a instalação, mas é preferível aguardar até sete dias. Você pode remover as cruzes para azulejos no segundo dia após o assentamento. Se aparecer uma mistura adesiva entre os ladrilhos na superfície, deve-se removê-la cuidadosamente com uma faca ou raspador especial. Todas as superfícies adjacentes ao revestimento devem ser preferencialmente coladas com fita de papel para proteção contra contaminação.
Sutilezas do processo
O procedimento de aplicação da espátula não é particularmente difícil se usar uma mistura à base de cimento. O espaço entre os ladrilhos é preenchido com a mistura usando uma espátula de borracha. A ferramenta deve ser segurada em um ângulo de 30 graus em relação ao ladrilho de cerâmica. Use uma seringa de construção para aplicar argamassa de epóxi.
A argamassa deve ser pressionada levemente para preencher completamente as lacunas entre os ladrilhos. O excesso de rejunte deve ser removido com uma espátula e espalhado sobre as costuras. Quando o espaço entre os ladrilhos estiver completamente preenchido com a mistura, você pode começar a terminar outra área. Aproximadamente cinco minutos após o rejuntamento, as juntas devem ser tratadas com espátula especial ou pedaço de cabo de tamanho adequado.
Essas manipulações removerão o excesso de mistura de argamassa e formarão uma bela costura. Após 20 minutos do rejuntamento, é necessário lavar os restos da mistura dos ladrilhos. Caso contrário, a massa secará completamente e será difícil limpá-la. A superfície pode ser limpa com um pano úmido ou esponja.
Como selar as costuras entre os ladrilhos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.