Como rejuntar ladrilhos?
A renovação do pavimento é sempre acompanhada pela aplicação de um acabamento. E isso deve ser feito de forma que seja agradável aos olhos, seja prático e sirva por muito tempo em diferentes condições: em apartamentos e casas, em empresas, em shoppings, escritórios e organizações diversas. Aqui está um resultado de trabalho decente. As tecnologias trabalhadas ao longo dos séculos e os muitos anos de experiência dos construtores permitem resolver este problema com sucesso, escolhendo os materiais adequados, por exemplo, em salas com elevada humidade ou elevado tráfego.
As telhas são frequentemente utilizadas como revestimentos decorativos de acabamento. não só para o chão, mas também para paredes, bancadas, outras superfícies, para trabalhos de fachada. É um dos materiais mais práticos e duráveis. Uma variedade de texturas, uma rica paleta de tons, a capacidade de combinar e criar vários efeitos permitem que os designers criem composições bonitas e elegantes que surpreendem a imaginação.
Para que serve o rejunte?
A betumação de juntas de ladrilhos é uma parte importante da colocação de ladrilhos decorativos.
O Grout executa as seguintes funções:
- Preenche as juntas entre os ladrilhos, mascara irregularidades, lascas e outros pequenos defeitos.
- Atua como impermeabilizante, evitando a penetração de água e umidade sob os ladrilhos e a destruição de pisos e paredes.
- Impede o crescimento de bactérias, a formação de mofo, bolor.
- Cola toda a superfície, dando uma aparência completa e limpa.
- Pode funcionar como elemento decorativo, fazendo um contraste brilhante com os azulejos, realçando a sua geometria.
Os rejuntes são vendidos como uma mistura seca para diluição com água ou em frascos hermeticamente fechados como uma pasta espessa.
Preparação
A colocação do ladrilho é mantida durante 7 dias - período após o assentamento, durante o qual a cola para ladrilhos seca completamente, pode agora iniciar a rejunta.
Isto exige:
- Remova as cruzes de fixação.
- Limpe as bordas e costuras de detritos, sujeira, poeira, resíduos de adesivo para ladrilhos com uma espátula ou chave de fenda.
- Aspire e limpe a úmido.
- Seque a superfície.
- Em ladrilhos de clínquer poroso, a fita adesiva deve ser colada ao longo das bordas. A argamassa é difícil de remover ladrilhos porosos.
Uma etapa importante da preparação é a escolha correta da argamassa e cálculo do consumo de material
Escolha de composição
O rejuntamento difere em composição e características, recursos de uso.
Ao escolher, você deve levar em consideração os seguintes parâmetros:
- A largura das lacunas do ladrilho.
- Nível de umidade e temperatura ambiente.
- A presença de meios quimicamente agressivos, detergentes.
- Alta permeabilidade, várias cargas mecânicas.
- Exposição à radiação ultravioleta.
- A textura e a cor dos ladrilhos.
As misturas de rejuntamento são divididas em vários tipos.
- Rejunte de cimento tem duas subespécies: cimento de areia e cimento Portland. A areia-cimento é constituída por areia de grão fino e cimento, de todos os tipos é o mais acessível, é utilizado para juntas com larguras superiores a 5 mm. A estrutura abrasiva granulada arranha superfícies lisas e, portanto, não é compatível com ladrilhos vidrados. A mistura de cimento-areia se esfarela gradualmente, pode absorver umidade e rachar. Se for necessário remover das juntas, essas propriedades ajudarão a limpar facilmente os vãos entre os ladrilhos. É possível reduzir o esfarelamento dos ladrilhos tratando as costuras secas com impregnações hidrofóbicas.
A segunda subespécie contém cimento, vários aditivos plastificantes, poliméricos e retardadores de secagem. Esta argamassa é usada para preencher juntas mais estreitas, com 3-5 mm de largura. Você pode fortalecer as propriedades de impermeabilização diluindo o pó não com água, mas com látex líquido. As propriedades da mistura permitem que seja utilizada em tipos de ladrilhos esmaltados, os plastificantes na composição tornam o enchimento das juntas mais fácil e de melhor qualidade. Recomenda-se o uso de argamassa de cimento em salas secas.
Este tipo de pasta não é utilizado em condições de exposição a produtos químicos agressivos, exposição constante à água, por exemplo, na produção com ácidos, em piscinas. A mistura acabada endurece rapidamente, por isso deve ser usada dentro de 2 horas após a diluição.
- Rejunte à base de furano ou epóxi. A resina de furano, que constitui a base, é misturada com um endurecedor especial e é utilizada principalmente em instalações industriais com cargas pesadas e condições de operação difíceis.
A resina epóxi e o endurecedor podem ser combinados com areia, pigmento de cor, cimento Portland.
O custo dessa mistura é mais alto, mas as vantagens são óbvias:
- Resistência absoluta à umidade e água, luz ultravioleta, fácil de limpar, não absorve sujeira, não desbota.
- Neutro a influências químicas e de temperatura, usado em saunas, piscinas, banheiros.
- Resistente à abrasão e outros esforços mecânicos.
- Alta decoratividade. Adicionam-se à mistura purpurina, pó de prata e ouro e areia, madrepérola, compostos luminescentes que permitem obter vários efeitos visuais.
O rejunte epóxi é misturado imediatamente antes do trabalho em pequenas porções, seu tempo de pega é de 5 a 20 minutos. É um material viscoso e requer trabalho rápido e habilidade para ser aplicado.
Recomendado para juntas largas a partir de 6 mm, soluções de design brilhante, perfeitas para mosaicos de cerâmica e vidro, também podem ser usados para uso externo.
- Poliuretano ou polímero. É vendido pronto e é uma dispersão aquosa de resinas poliméricas, às quais são adicionados pigmentos. Esta mistura é fácil de aplicar com uma seringa especial e tolera mudanças bruscas de temperatura, por exemplo, ligar / desligar o sistema de aquecimento por piso radiante, onde os ladrilhos são frequentemente utilizados como acabamento devido às suas propriedades condutoras de calor.
- Selantes de silicone utilizado para juntas entre pias de cozinha e ladrilhos de bancada, laminados e ladrilhos. Para aquários e bordas de banheiras.
- Argamassa especial com propriedades específicas, por exemplo, misturas refratárias de argila de chamotte e cimento para a fabricação de fornos.
Como calcular a quantidade?
A composição é selecionada, você pode ir na loja, comprar a mistura e moer as costuras dos ladrilhos. Existe uma fórmula especial pela qual o consumo da mistura de espátula é calculado em quilogramas por 1 m2.
Consumo (kg / m2) = (A + B) / (A + B) x H x D x Coef. x 10%
Nesta fórmula:
- A é o comprimento do ladrilho, mm.
- B - largura, mm.
- Í - espessura, mm.
- D - largura da junta, mm.
- Coef. É o coeficiente de densidade da mistura da espátula. Igual a 1,5-1,8.
Preparação da mistura
Para diluir a solução do pó seco, você precisa de um pequeno recipiente limpo e uma furadeira com um misturador. A mistura é diluída com água ou látex líquido estritamente de acordo com as instruções na embalagem de uma determinada argamassa. Normalmente tome cerca de 200-300 ml de água por 1 kg de componentes secos. Adicione a água aos poucos, mexa, depois acrescente outra porção, para que toda a mistura seja preparada aos poucos. Em consistência, deve se parecer com creme de leite. Se você derramar mais água do que o normal, uma mistura muito líquida se rachará e uma mistura muito grossa não preencherá toda a costura, deixando espaços vazios.
Misture bem a composição com um misturador até obter uma massa homogênea. Pigmentos de cor ou vários aditivos decorativos podem ser misturados em epóxi e polímero de acordo com a ideia do cliente ou do designer.
É melhor diluir o primeiro lote em uma pequena quantidade para verificar o consumo, a qualidade da mistura e a velocidade de configuração. Se você comprou uma argamassa pronta, você precisa colocar um pouco da pasta acabada em outro recipiente menor, fechando hermeticamente a tampa do frasco de fábrica. É impossível armazenar a solução acabada por muito tempo, pois ela fica coberta por um filme e perde suas propriedades. Então você não pode mais usá-lo. Recomenda-se diluir a porção para limpar 1,5 m2.
Antes de esfregar, as costuras são umedecidas com uma esponja úmida, não há necessidade de aplicar primer na superfície.
Sutilezas do processo
A umidade, que é aplicada nas fendas entre as juntas, proporciona melhor aderência na aplicação da mistura. Este procedimento não é necessário para azulejos.
Nos cômodos de uso permanente (no lavabo, no banheiro, na cozinha), pode-se começar a rejuntar as juntas 1 dia após o assentamento, para não atormentar os moradores por uma semana inteira. Em outras salas, você precisa esperar 7 dias, e só então rejuntar. Antes do trabalho principal, é necessário tratar as lacunas com uma composição antifúngica. Após o processamento, a composição seca em um dia.
A mistura epóxi é quimicamente agressiva, para trabalhar com ela é necessário equipamento de proteção. A massa epóxi precisa ser selada muito rápida e habilmente, caso contrário, ela endurece e se torna inutilizável.
Para aplicar pastas de polímero, você precisa de uma seringa, que pode fazer com as próprias mãos. Para fazer isso, você precisa pegar um saco plástico denso e cortar seu canto para obter um pequeno orifício para a saída do polímero. Em seguida, coloque um pouco da mistura e esprema, preenchendo as juntas dos ladrilhos.
O que você precisa?
Para o trabalho, você deve preparar a seguinte ferramenta:
- Um pequeno recipiente limpo no qual uma porção da solução é misturada pode ser usado em uma bandeja.
- Perfure com acessório de mistura para uma mistura completa dos componentes.
- Uma bacia de água limpa morna para umedecer as costuras antes do trabalho.
- Uma espátula de borracha que serve para preencher as lacunas ou uma espátula.
- Esponja grande e dura, pincel para molhar e varrer detritos e poeira.
- Um pano limpo, de preferência macio.
- Meios de proteção química pessoal: respirador, óculos e luvas de borracha.
- Um pedaço de cabo elétrico com diâmetro um pouco menor que a largura da costura ou um moldador especial para dar um formato bonito às costuras.
- Para compostos de poliuretano, um limpador de azulejos especial e uma esponja estão incluídos.
Guia de Aplicação
Para unir corretamente o piso e as paredes, você precisa conhecer as regras básicas.
Eles são adequados para misturas de cimento e poliuretano:
- Os movimentos durante a mosturação não vão ao longo da borda do ladrilho, mas transversalmente, perpendicularmente à costura, faz-se primeiro uma faixa horizontal na parede e depois uma vertical.
- Dilua ou recolha a massa acabada em pequenas porções, ocupando uma área aproximada de 1,5 m2.
- Aplique um pedaço de mistura na área da lacuna e empurre mais pasta na costura para preencher todos os vazios e cobrir os cantos o máximo possível. Quando toda a lacuna for preenchida, a espátula começará a encontrar uma certa resistência.
- Não se esqueça de molhar as bordas, mantenha a espátula em um ângulo de 30-40 graus em relação ao ladrilho.
- Passe ao longo da costura 3-4 vezes, esfregando bem a argamassa, a mistura preencherá toda a lacuna.
- O excesso de argamassa deve ser removido imediatamente com uma espátula.
Após 5-15 minutos, as costuras secarão um pouco, mas não irão endurecer completamente, então você pode nivelar as costuras com uma esponja dura, pressionando-a uniformemente para que a camada de argamassa fique 0,2 - 0,3 mm abaixo do nível total de o azulejo. A esponja não deve ser muito umedecida para que manchas escuras não apareçam na superfície das costuras. Contra o fundo de um tom principal mais claro, eles parecem desleixados e podem arruinar toda a aparência do ladrilho acabado. É necessário enxaguar a esponja após cada costura formada. Você pode dar uma aparência elegante à costura com um modelador ou um pedaço de cabo.
Com uma esponja especial, é preciso lavar as manchas, os restos da solução do ladrilho, depois de endurecer será muito mais difícil. Detergentes especiais são usados para remover o excesso de rejuntes de poliuretano. Após um dia, a superfície está completamente seca e endurecida. Você pode lavar as telhas com qualquer detergente.
A pasta epóxi é mais difícil de esfregar, pois é mais viscosa e endurece rapidamente. Se você não tiver tempo para remover os restos, terá que cortá-los com uma faca. Recomenda-se confiar a aplicação dessas pastas a profissionais experientes. Se você decidir se aplicar, pode primeiro praticar em uma pequena área, testar a mistura para o tempo de endurecimento e preparar todos os produtos de limpeza de uma vez.
Depois que a argamassa está completamente seca, ela é tratada com várias impregnações para melhorar as propriedades de desempenho. As impregnações aumentam as propriedades hidrorrepelentes das articulações, fortalecem-nas, evitam o aparecimento de bolor e bolor e melhoram o aspecto geral. A impregnação pode ser aplicada com pincel fino.
Dicas úteis
Artesãos experientes dão recomendações valiosas para a correção correta de erros e falhas no desempenho do trabalho, bem como para superar com sucesso locais difíceis e alcançar um resultado brilhante.
Em cantos e vários locais de difícil acesso, é necessário lixar as costuras com uma pequena espátula especial. Recomenda-se que as lacunas entre banheiro, pia, chuveiro e azulejos sejam cobertas com selante de silicone para maior confiabilidade e melhor impermeabilização. Para evitar que o silicone manche os ladrilhos, a borda é protegida com fita adesiva. Aplicar selante e nivelar a junta com espátula úmida. Em seguida, remova o excesso de silicone e remova a fita adesiva.
Para obter um brilho brilhante e bonito no azulejo, você pode preparar sua própria solução com os seguintes ingredientes:
- Pasta de dentes.
- Suco de limão.
- Detergente para pratos.
- Amônia.
- Sal.
- Pó de mostarda.
- Vinagre de mesa 6%.
Após 30 minutos após a junção, pegue um ou mais componentes, misture e dilua com água. Em seguida, umedeça uma esponja macia na solução e limpe a superfície do ladrilho. À menor turvação da solução, segue-se uma substituição, pegamos uma nova porção limpa. Em seguida, esfregue adicionalmente com um pano seco após a secagem completa. Você pode borrifar vidro e limpador de espelho nos ladrilhos.
A fissuração da argamassa pode começar em qualquer fase, mesmo durante a aplicação da mistura. Essa deformação de juntas solidificadas é mais frequentemente encontrada quando se usa argamassa de cimento.
Existem vários motivos para o cracking:
- A diluição e mistura da mistura de rejuntes não foram feitas de acordo com as instruções, a proporção dos ingredientes foi violada.
- Contato com água quente em superfície de solidificação.
- A solução é muito fina, foi adicionada muita água.
- O contrapiso sob os ladrilhos não é rígido o suficiente, como a madeira.
Nesse caso, você precisa corrigir a situação com urgência, caso contrário, todo o período se desintegrará com o tempo. Você pode limpar a lacuna e renovar a costura, mas as rachaduras reaparecerão. Artesãos experientes recomendam esfregar pó seco na junta de argamassa rachada. Adicione os ingredientes secos ao restante, mexa rapidamente.
Para evitar a destruição, ao preparar a composição, é necessário atingir a homogeneidade, a viscosidade deve ser média. Depois de mexer a solução, espere 5 minutos e mexa novamente completamente. Não abra janelas e aberturas para ventilação, use água quente para molhar.
É importante ler atentamente as instruções, observar as proporções indicadas.
Se for necessário substituir os ladrilhos ou se a costura escurecer, é necessário limpar as lacunas. Você pode mecanizar o processo: existe uma máquina profissional especial para escalar.
Com a observância da tecnologia e o uso correto dos dispositivos, lindas costuras uniformes serão obtidas, e o revestimento decorativo fará as delícias dos olhos por muito tempo.
Para obter informações sobre como lixar corretamente as costuras dos ladrilhos, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.