Como furar um ladrilho?
A telha é um material de acabamento confiável e durável que pode ser usado para decorar o interior de qualquer casa. É feito de misturas de argila de vários aditivos que são queimadas em altas temperaturas. Isso lhe confere resistência, melhora o desempenho e as características de qualidade.
Durante o trabalho de acabamento, deve-se furar os ladrilhos: é necessário fazer diferentes furos que simplifiquem o trabalho de instalação de determinados nós. A qualidade do furo depende da broca correta.
Peculiaridades
Os ladrilhos são usados principalmente para revestimento de paredes, não são capazes de suportar cargas elevadas e são inferiores em espessura às suas contrapartes para pisos. Perfurar este material sem lascar ou rachar é um processo relativamente difícil. Somente um mestre pode fazer isso na primeira vez. Isso se deve a diversas características técnicas dos ladrilhos.
Dureza
Após a sinterização, a argila é compactada, o que não rompe facilmente as ligações entre os componentes da matéria-prima.
Para a formação dos furos, é necessário utilizar mecanismos cujos indicadores de dureza sejam muito superiores aos da cerâmica. Neste caso, o processamento deve ser realizado com relativa precisão (na velocidade ideal da ferramenta usada).
Suavidade da camada superior
No topo das telhas são cobertas com um esmalte protetor especial, que evita a destruição da argila sob a influência da umidade. A superfície no início da perfuração é bastante difícil de perfurar, isso pode levar ao escorregamento da ferramenta de trabalho.
Este problema é resolvido de várias maneiras, entre as quais a mais simples é a formação de um ponto de entrada com o auxílio de um leve golpe e destruição da camada superior.
Fragilidade
O material deve ser perfurado com muito cuidado e cuidado: todas as ligações entre os componentes não são de plástico e se quebram rapidamente ao longo de certas linhas. Isso pode causar rachaduras.
Com base nessas propriedades, podemos dizer que a perfuração de telhas deve ser realizada com a maior precisão possível e apenas com o uso de mecanismos especiais... Isso permitirá que você obtenha um final uniforme e torne a superfície visualmente agradável contra o fundo geral do revestimento.
Tipos de broca
A perfuração dos ladrilhos cerâmicos pode ser realizada após o assentamento e imediatamente antes da colagem do fragmento na superfície da base. O mercado moderno oferece diversos tipos de ferramentas que podem ser utilizadas para processar esse material. Todos os tipos de produtos podem ser divididos em várias categorias.
Em forma de lança
A superfície de trabalho desta ferramenta se assemelha a uma lança, por isso é chamada em forma de lança. Para que possam fazer um furo, o produto é feito de carboneto de tungstênio. Este material é caracterizado por alta dureza, características únicas de desempenho e permite que você faça furos com rapidez e eficiência.
A desvantagem é o fato de o produto ter vida útil limitada e só fazer alguns furos no ladrilho.
Pobeditovoe
Essa ferramenta geralmente se assemelha a um produto de metal ou madeira.No final do dispositivo há uma solda especial vitoriosa, capaz de suportar altas cargas. Essas ferramentas não são específicas: seu objetivo principal é perfurar concreto.
Se você precisar fazer vários furos no ladrilho, eles são a melhor opção. Seu custo é ligeiramente inferior ao das contrapartes em forma de lança. Uma boa broca funcionará para 2-3 furos... Se for necessário fazer um furo em um ladrilho já colado na parede, não será necessário trocar a ferramenta: ela também pode ser usada para fazer um furo para um pino em uma moldura de concreto.
Diamante
Essas estruturas são feitas na forma de pequenos cilindros, cuja superfície superior é coberta com lascas de diamante. Tal ferramenta é obtida pela sinterização de metais e peças de diamante de pequeno diâmetro. Para o processamento de ladrilhos, essas brocas são a melhor opção. Eles podem suportar altas cargas e são adequados para materiais de dureza e espessura variadas.
A desvantagem das brocas de diamante pode ser considerada um custo relativamente alto, o que é impraticável para a obtenção de furos múltiplos.
Coroas e bailarinas
Essas ferramentas são usadas para fazer furos em um ladrilho para uma torneira ou cano de água. As coroas técnicas são um tipo de broca de diamante, diferindo apenas no aumento do diâmetro da superfície de trabalho.
As bailarinas não fazem um furo durante a perfuração: apenas removem a camada dura superior durante um movimento circular. Recomenda-se a sua utilização quando os ladrilhos ainda não tiverem sido fixados à parede com cola para ladrilhos.
Escolhendo exercícios
As telhas são perfuradas quando em um determinado local é necessário instalar uma estrutura de formato redondo ou semicircular de determinado diâmetro. A tarefa mais comum é perfurar uma superfície para um pino, que é usado como suporte ou prendedor. Existem também tarefas não triviais que podem ser resolvidas usando abordagens e ferramentas não padronizadas.
Diâmetro pequeno
Fazer pequenos furos é um grande desafio ao usar ladrilhos cerâmicos. Para tais propósitos, quase todos os tipos de exercícios discutidos anteriormente são usados. Essas ferramentas permitem que você faça um orifício redondo.
Seu diâmetro pode variar de 4-5 mm a 12-15 mm... Neste caso, o tamanho padrão da broca depende do fabricante do produto. Existem modificações nas quais o diâmetro pode ser alterado em incrementos de 0,5 mm; outros modelos são produzidos em uma base de polegada.
É importante considerar as unidades de medida para escolher a opção mais confortável e adequada.
Bolshoi
Às vezes, ao trabalhar com cerâmica, a instalação envolve a passagem de canos de água ou esgoto pelo material. O diâmetro desses produtos é muito maior do que o das brocas convencionais. Eles resolvem esse problema com coroas. Externamente, eles não têm uma superfície torcida como uma broca. A furação é realizada por meio de uma camada de cobertura rígida que fica em contato com o ladrilho. Dependendo do material utilizado na fabricação, as coroas podem ser divididas em 2 grupos: vitoriosa e diamante.
As coroas Victory são complementadas com solda pobedit. Esses designs vêm em vários tamanhos, eles permitem formar orifícios de até 15 cm de diâmetro... Isso torna mais fácil, rápido e confiável colocar um pipeline, no processo de criação de quais tipos diferentes de tubos são usados. A desvantagem de tal ferramenta é sua vida útil limitada. Até 20 orifícios podem ser perfurados com uma coroa vitoriosa, após o que a camada superior começa a se desgastar rapidamente.
Os bits de diamante são semelhantes em forma de suas contrapartes vitoriosas. No entanto, pequenos chips de diamante são usados aqui como superfície de corte, que são soldados ao quadro. O diâmetro das coroas pode variar em uma faixa bastante ampla. No mercado, você pode encontrar modelos em que esse valor pode ultrapassar 25 cm.Mas esses produtos são usados apenas por especialistas que estão profissionalmente engajados em reparos. Isso se deve ao alto preço, que não permite que um comprador comum compre bens para o uso doméstico descartável.
As bailarinas são uma das ferramentas universais para fazer furos de grande diâmetro. Eles consistem em uma ponta central, bem como uma ferramenta de corte que se move ao longo de uma barra especial. Sua vantagem é o fato de o especialista durante os trabalhos de acabamento pode fazer um furo de diâmetro não padronizado (o que nem sempre é possível com coroas).
Se não for possível comprar uma coroa para furos grandes, você pode tentar fazer isso usando brocas convencionais de pequeno diâmetro.
Para fazer isso, desenhe um círculo do parâmetro necessário na superfície do ladrilho. Em seguida, ao longo da linha ao longo do eixo interno, uma pluralidade de orifícios são perfurados, próximos uns dos outros. Após a conclusão, bata com cuidado o interior do ladrilho e alise as pontas com uma lixa.
Princípios de trabalho
Perfurar ladrilhos de cerâmica é um processo relativamente simples. Deve ser realizado exclusivamente com o auxílio de ferramentas de qualidade de fabricantes renomados, cujos produtos tenham uma avaliação positiva dos mestres. A qualidade do furo depende diretamente disso: deve ser bonito e uniforme.
Como escolher uma broca?
O processamento da telha pode ser realizado por vários tipos de ferramentas elétricas. A melhor opção é uma furadeira, que permite resolver vários problemas. Ao escolher tal dispositivo, é importante que ele atenda a vários requisitos básicos:
- É preferível usar uma furadeira equipada com uma função de mudança de velocidade.... Isso reduz o risco de microfissuras ou divisão do material pela metade.
- Use uma broca de martelo para fazer orifícios para tubos ou tomadas é possível se permitir desligar a função do martelo perfurador, bem como ajustar a velocidade do fuso. Nesse caso, torna-se uma furadeira comum, mas apenas de maior potência.
- É desejável ter um sistema de refrigeração e condutores... Esses atributos são opcionais, mas os profissionais usam esses produtos de assistência. O sistema de resfriamento é um recipiente especial com água, que é alimentado automaticamente até o final da broca durante sua operação. Os gabaritos são ventosas regulares que facilitam o alinhamento e a fixação da broca em uma superfície lisa.
Nós controlamos o processo
A tecnologia de processamento de telhas pressupõe um monitoramento constante do processo, bem como do estado da broca. Para perfurar com precisão um furo de qualidade, siga algumas orientações simples:
- Resfrie a broca constantemente... Se isso não for feito, pode queimar. Se não tiver um sistema automático de abastecimento de água, pode substituí-lo por uma garrafa normal, onde devem ser feitos vários furos na rolha. Remova a broca de vez em quando e umedeça-a com fluido.
- Não empurre a furadeira com força.... O carregamento excessivo pode levar a rachaduras ou deformação da broca.
- Não use o modo reverso ao puxar ferramenta de trabalho. Essa abordagem levará ao lascamento da superfície superior do ladrilho. Isso às vezes pode ser a causa de rachaduras no material.
- Tente segurar a furadeira exatamente em ângulos retos em relação ao plano do ladrilho. Se você não tiver experiência, você pode usar suportes ou clipes especiais para simplificar este procedimento.
- Perfure telhas na velocidade mínima de perfuração... Procure não aumentá-los durante a operação: isso levará ao superaquecimento da broca ou à destruição do material.
Dicas úteis
O algoritmo de processamento de ladrilhos cerâmicos com diferentes brocas é quase idêntico. Existem algumas dicas simples que tornarão essa tarefa mais fácil:
- Usando coroas, eles devem ser regados com água. Isso reduzirá a temperatura e também aumentará a vida útil da ferramenta várias vezes.
- Se você costuma furar ladrilhos, deve fazer ou adquirir um modelo especial para simplificar esta operação. É uma pequena placa de plástico ou madeira, dentro da qual são feitos vários orifícios de diferentes diâmetros. Ao colocar este modelo no lugar certo, inserindo uma coroa ou broca, você pode fixar a ferramenta com mais segurança, não permitindo que ela se mova durante a operação.
- Para evitar que a broca escorregue, cole fita adesiva na superfície do ladrilho. A ferramenta irá aderir mais firmemente à fita, o que permitirá que você forme o centro do futuro orifício.
- Tente colocar todos os orifícios nas costuras entre os ladrilhos adjacentes. Isso não só torna a perfuração mais fácil, mas também não destrói a superfície decorativa dos ladrilhos.
- Se você estiver usando brocas especiais para ladrilhos de cerâmica, é importante controlar a profundidade de perfuração. Quando o material é perfurado sem segurança, você pode perfurar cerca de 2/3 da espessura e tentar retirar o resto com cuidado. Ao perfurar paredes, deve-se tomar cuidado para garantir que a broca não deslize sobre o concreto. Isso reduz significativamente a qualidade da superfície de trabalho ou pode inutilizá-la.
- Antes de iniciar o trabalho, é aconselhável mergulhar os ladrilhos em água cerca de 30 minutos. Durante esse tempo, a água irá amolecer o material e torná-lo mais flexível para processamento.
- Tente fazer furos a pelo menos 2 a 5 cm do final do ladrilho. Se você precisar fazer o buraco especialmente fechado, lembre-se de que essa abordagem pode causar lascas ou rachaduras.
Para tornar o processo o mais simples possível, você deve ser cuidadoso e paciente em seu trabalho.
A pressa pode levar à quebra do material... É importante seguir as regras de segurança. Isso eliminará ferimentos e permitirá que você faça furos com alta qualidade no processo.
A seguir, veja uma aula mestre sobre perfuração de ladrilhos.
O comentário foi enviado com sucesso.