Como limpar ladrilhos de cola para ladrilhos?
Após o acabamento da decoração interior do ladrilho, devem permanecer no ladrilho vestígios de cola, que devem ser removidos. É impossível deixar o revestimento desta forma, pois a aparência do banheiro ou da cozinha ficará pouco atraente, e o material acumulará bactérias em si, o que piora as condições de higiene.
Dependendo do tipo de cola usada para o trabalho, existem várias maneiras de remover a sujeira usando meios especiais ou improvisados.
Tipos de adesivos para azulejos
O material de fixação pode conter vários componentes. A velocidade de secagem, a durabilidade do resultado e o método de aplicação da cola na parede dependem da composição. Portanto, os métodos de limpeza de cerâmica de vários materiais adesivos diferem uns dos outros.
Dentre as bases adesivas, costuma-se distinguir:
- Adesivo de cimento. Um material plástico frequentemente usado por artesãos para colar azulejos. A densidade densa permite que os ladrilhos fiquem bem fixados na parede. A qualidade dessa cola depende diretamente das impurezas adicionadas à solução durante o seu preparo.
- Adesivo epóxi contém resinas sintéticas, graças às quais a base endurece lentamente. Por causa disso, não é popular entre os construtores e também pode ser difícil lavá-lo, mesmo em uma superfície brilhante. Para a limpeza, normalmente são usados solventes especiais, que podem ser adquiridos em qualquer loja de materiais de construção.
- Cola polimérica popular junto com o cimento. Parece um gel ou pasta que endurece rapidamente. A composição contém acrílico, portanto a sujeira só pode ser limpa com um solvente acrílico especial.
- Cola caseira. Para economizar na compra de material de fábrica, muitos construtores têm sua própria receita para fazer uma base adesiva para ladrilhos. Normalmente, essa solução inclui cimento com areia, que são adicionados em certas proporções. Se a proporção de areia exceder significativamente outros componentes, o material acabará fluindo livremente e não será capaz de fixar os elementos do revestimento. Dentre as vantagens, destaca-se a capacidade de controlar pessoalmente a composição da mistura, o que facilitará a escolha do meio de limpeza da superfície da cola.
Deve-se lembrar que se a mistura é caracterizada por um endurecimento rápido, então as manchas devem ser removidas o mais rápido possível, caso contrário será extremamente difícil limpar os vestígios que secaram na parte frontal.
Métodos para limpar a superfície da cola
Antes de retirar as manchas de cola, é aconselhável familiarizar-se com o tipo de mistura aplicada na parede durante a renovação. Cada método de limpeza será eficaz em diferentes adesivos.
Cola fresca
O trabalho de acabamento requer o máximo cuidado ao aplicar a solução. Mas há momentos em que a superfície do ladrilho "sofre" manchas desnecessárias. Isso acontece quando a cola escorre pelas costuras ou quando você acidentalmente toca em um ladrilho já colocado.
Nesses momentos, é necessário limpar imediatamente a superfície manchada, evitando o endurecimento.
Cada retângulo colocado deve ser limpo com uma espátula de borracha, retirando o excesso de cola que emergiu nas juntas. Em seguida, a espátula deve ser enxaguada em água morna e removida das manchas formadas na superfície da cerâmica.
Para obter o efeito máximo, você terá que umedecer um pano ou esponja em água morna e limpar todos os segmentos onde houver sujeira.
Limpe a umidade com um pano seco para evitar que a água se misture com a cola, caso contrário, será impossível lavar essa placa.
Se, durante o trabalho, um dos ladrilhos ficar acidentalmente preso torto ou muito pressionado na base, isso não é um grande problema. Você pode retirar a borda do elemento com uma espátula e separá-lo da parede até que a cola seque. A superfície posterior (voltada para a parede) deve ser limpa da argamassa e colada novamente, com muito cuidado.
Já houve casos em que artesãos inescrupulosos não aderiram a esta tecnologia devido ao fato de que leva muito tempo. Afinal, neste caso, é necessário cobrir gradativamente pequenas partes da parede com cola para que a base não revestida não endureça ao limpar os ladrilhos. Além disso, a maioria das misturas tem um tempo de residência limitado no ar no estado líquido, por isso devem ser utilizadas em poucas horas.
Para evitar o desperdício de material caro, muitas vezes você terá que preparar uma nova mistura em pequenas quantidades.
É bom se houver um assistente que irá limpar instantaneamente os ladrilhos após a colocação, mas se ele não estiver lá, então você terá que trabalhar devagar.
Cola endurecida
Se o acabamento estiver concluído e, ao mesmo tempo, ainda houver vestígios secos da base adesiva no ladrilho, terá de os retirar manualmente. O principal é começar a limpar o mais cedo possível para aumentar a chance de remover manchas sem deixar vestígios. As misturas de secagem rápida finalmente endurecem em dois a três dias, e as misturas convencionais levam uma semana.
Portanto, você deve se apressar para remover a mistura em estado semi-seco, caso contrário, você terá que usar produtos químicos agressivos que podem estragar a aparência do próprio ladrilho.
Um pano e uma espátula não vão ajudar mais aqui, então você precisa se esforçar um pouco mais, realizando sequencialmente as etapas de limpeza:
- Primeiro você precisa molhar a mancha com água. Isso permitirá que a mistura amoleça e adira com menos firmeza à cerâmica.
- Normalmente, a mancha não está completamente saturada de umidade. Apenas as camadas periféricas ficam moles, que devem ser removidas com uma esponja. É preferível tentar limpar o resto com pedra-pomes, escova dura ou lixa, sem tocar no revestimento em si. Se estivermos falando de pequenas gotas, elas podem ser limpas com uma lima de unha, mas esta opção não funcionará para manchas volumosas.
- Se a mistura já estiver raspando com dificuldade, não há necessidade de pressa e grandes esforços, pois a situação pode ser agravada. É melhor repetir o procedimento de umedecimento com água, esperar até que as camadas superiores estejam novamente amolecidas e, em seguida, removê-las novamente com uma esponja. Isso deve ser repetido até que a mancha fique nivelada com o azulejo.
- Agora você precisa deixar de lado todos os métodos agressivos e pegar ferramentas mais suaves. A última camada deve ser umedecida e removida com uma esponja dura comum ou uma escova de dente velha. Não é necessário usar produtos químicos domésticos para isso.
Se tudo for feito corretamente, no final você pode alcançar o resultado desejado. Tal como acontece com o assentamento de ladrilhos, é importante evitar pressa ao limpar.
Produtos químicos usados para remover manchas de cola
O uso de produtos químicos domésticos é necessário nos casos em que o adesivo para azulejos finalmente endureceu. Os solventes especiais são vendidos nas prateleiras das lojas de ferragens e geralmente são fabricados pelas mesmas empresas que fabricam o próprio adesivo. Juntas agressivas dissolvem a massa mesmo em fissuras e fendas profundas.
Existem vários requisitos para esses fundos:
- O líquido deve corresponder ao componente principal do adesivo. Portanto, antes de ir ao armazém, é recomendável esclarecer em que consistem as manchas indesejadas.
- O grau de ação na contaminação pode ser diferente. Alguns produtos de limpeza simplesmente soltam a cola, tornando-a fácil de remover com um pano. Outros produtos corroem completamente as manchas até a base, penetrando nas menores lacunas.
- Muitos produtos podem danificar a superfície dos ladrilhos, por isso precisam ser testados em áreas imperceptíveis do acabamento para não prejudicar a aparência de toda a superfície.
- Ao usar produtos químicos, as precauções de segurança devem ser observadas. É aconselhável ligar a ventilação do banheiro para não ser envenenado por vapores tóxicos. Você também precisa proteger sua pele usando luvas de borracha. Se o líquido entrar em contato com os olhos ou a boca, é recomendável enxaguar imediatamente com água limpa.
- É necessário para proteger as costuras das juntas do limpador. Afinal, se a química entrar em contato com eles, isso pode levar ao afrouxamento da cola e à defasagem do ladrilho da parede. É melhor cobrir as juntas de argamassa com fita adesiva ou fita adesiva antes de limpá-las para protegê-las de produtos químicos agressivos.
As recomendações para o uso de produtos especiais geralmente estão descritas na embalagem. Para o resultado desejado, é aconselhável seguir as recomendações do fabricante.
Além dos limpadores de fábrica, você pode usar as ferramentas disponíveis em qualquer casa:
- Ácido limão. 50 g de ácido são diluídos em 1 litro de água quente, bem misturados e resfriados a um estado quente (quando para de queimar). Em seguida, você precisa umedecer um pano na solução e aplicar o líquido na superfície contaminada. A massa amolecida é removida com uma esponja seca.
- Soda. O pó é diluído com água fria até uma consistência pastosa. Essa mistura é aplicada com uma esponja na cola e deixada por um certo tempo. Em seguida, é lavado com água limpa e a superfície é seca.
- Branco. Uma tampa de água sanitária comum é diluída em 2 litros de água. Para facilitar bastante o processo, é necessário umedecer um pano duro ou esponja com o líquido resultante.
- Vinagre de mesa. O método requer o uso de luvas de proteção. O vinagre é aplicado sobre a massa de cola e deixado por alguns minutos. Em seguida, a camada amolecida é removida com uma esponja. O procedimento é repetido se necessário.
Esses métodos são relevantes na etapa de secagem da cola, mas não removem mal a massa endurecida. Portanto, é recomendável usar produtos químicos de fábrica para manchas secas.
Adesivo para ladrilhos de limpeza para reutilização
Os artesãos práticos e econômicos sempre encontram uma maneira de usar materiais de construção usados anteriormente. Freqüentemente, ladrilhos antigos podem ser úteis para cobrir o chão de um chuveiro de voo, banheiro externo ou salas técnicas. Em tais ambientes, a aparência apresentável não é essencial e as superfícies são geralmente mais fáceis de limpar. No entanto, antes de usar, é necessário limpar a cola velha, caso contrário não será possível colocar os ladrilhos com exatidão.
Normalmente, a superfície do verso do ladrilho apresenta irregularidades ou rugosidade fornecidas pelo fabricante para melhor aderência ao substrato. Portanto, não será fácil remover a camada de cola velha, às vezes até um centímetro inteiro.
O ladrilho com a argamassa é imerso em água durante vários dias para amolecer a cola. Não é necessário usar água quente, pois a mistura não pode ser removida posteriormente.
Em seguida, a camada antiga é limpa com uma lixa, um rebolo ou outra ferramenta de lixar. A camada restante pode ser removida cuidadosamente com ácido cáustico (bateria). Após o enxágue final com água, os ladrilhos estão prontos para uso.
Não é nada difícil limpar ladrilhos de mosaico de cerâmica de PVC e outro tipo de cola. Não é difícil limpar manchas de tetos, paredes e pisos se você seguir estritamente as recomendações especificadas.
Para obter informações sobre como limpar ladrilhos de adesivo para ladrilhos de forma eficaz, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.