Como colar corretamente as placas do teto?

Como colar corretamente as placas do teto?
  1. Peculiaridades
  2. Tipos de painel
  3. Método de fabricação
  4. Tipo de superfície
  5. Forma e dimensões
  6. Escolhendo cola
  7. Preparação da superfície
  8. Sutilezas de instalação
  9. Esquemas de aderência
  10. Lindos exemplos no interior

Quando os fundos não permitem um projeto de teto multinível ou há restrições de orçamento, placas de forro são usadas. Este material é único: com a sua simplicidade, permite actualizar qualquer interior sem muito esforço e sem o envolvimento das equipas de reparação.

Você mesmo pode fazer as placas no teto: não demorará muito e o resultado terá uma aparência bastante profissional.

Peculiaridades

Os ladrilhos do teto são predominantemente fragmentos em forma de quadrado de vários tamanhos (cerca de 50 x 50 cm) feitos de materiais naturais e sintéticos. Se antes eram exclusivamente brancos, hoje nas gôndolas você encontra ladrilhos azuis, bege, rosados, leitosos, além de opções com estampa colorida. Este material, dobrado em uma tela monolítica, forma diversos padrões que conferem ao espaço de qualquer ambiente elegância e conforto.

A placa do teto difere na textura da superfície. Pode ser fosco e brilhante. O material é único no sentido de que algumas de suas variedades permitem a coloração da superfície. Graças a isso, não há necessidade de voltar a colar o revestimento se a superfície estiver suja. Para a renovação, basta enrolá-lo com rolo de pintura ou espaçador. Assim, você pode manter uma aparência bonita e fresca do teto por até 10 anos.

Uma característica distintiva do material é o isolamento acústico: as placas de forro tornam o ambiente mais quente, reduzindo os ruídos estranhos dos apartamentos vizinhos. Nesse caso, não importa qual seja sua espessura. Dependendo do tipo de material e de sua densidade, essas matérias-primas precisam ser manuseadas com cuidado e cuidado. É necessário colar esse ladrilho com cuidado, caso contrário, na hora de colar o forro, pode-se deformar o fragmento, deixando marcas feias em sua superfície, visíveis a olho nu.

No trabalho com ladrilhos, a possibilidade de quebra não está excluída.portanto, o corte deve ser feito com uma ferramenta afiada. Se houver bordas irregulares na lâmina de corte no momento do aparamento, o material pode lascar, o que pode causar a quebra do canto. Ferramentas sujas e enferrujadas não devem ser utilizadas no trabalho: elas podem levar à contaminação dos fragmentos colados, o que é especialmente perceptível no quadro geral do revestimento. Até a limpeza das mãos é importante: elas terão que ser lavadas constantemente, pois a composição adesiva fica sobre elas durante o processo de acabamento. É inadmissível que bata no ladrilho, isso será perceptível, pois nem todo adesivo pode ser removido da superfície perfeitamente.

Para finalizar o forro, deverá adquirir material com margem: isso eliminará a falta de painéis em caso de casamento ou corte impróprio no encaixe.

Vale a pena considerar uma característica do forro como o encolhimento, que é provocado por dois fatores: sua densidade e a cola utilizada. Nem tudo o que os fabricantes anunciam é adequado para colagem. Até as opiniões dos mestres diferem. No entanto, o fato permanece: idealmente os cantos alinhados divergem alguns minutos após a colagem na superfície, o que complica o encaixe de outros fragmentos e obriga primeiro a mascarar as juntas e depois pintar a superfície. Isso é especialmente perceptível com um método de instalação não padrão.

O adesivo inadequado pode ser visto através de ladrilhos finos. Isso é especialmente importante se for usado material opaco para o trabalho.O encolhimento é característico principalmente de painéis soltos: variedades finas são mais resistentes a ele. Ao mesmo tempo, o padrão é freqüentemente deformado nas juntas (isso é especialmente perceptível nas costuras).

Tipos de painel

Os painéis de teto são classificados de acordo com o método de produção, tipo de superfície, forma, material de fabricação e tamanho. Graças a esses recursos, você pode alterar visualmente a área do espaço, vencer as irregularidades da superfície. Hoje, esses painéis são feitos de materiais sintéticos (espuma), madeira e até metal, embora raramente sejam usados ​​para decoração. A desvantagem de muitas variedades é a baixa resistência à combustão, embora a tecnologia de fabricação preveja a impregnação do material com um composto especial que impede a combustão.

Método de fabricação

De acordo com o tipo de produção, as placas de forro são divididas em 3 tipos:

  • Carimbado - material realizado por prensagem de blocos de espuma com espessura de 6 a 8 mm (material bastante frágil, sem camada protetora e instável à sujeira, utilizado devido ao seu baixo custo);
  • Injeção - variedade formada por sinterização em molde com posterior processamento em alta temperatura, com espessura de 9-14 mm (categoria de espuma de poliestireno com altos indicadores de relevo e clareza de padrão, capaz de imitar pedra, mármore, madeira, ladrilho e ladrilhos cerâmicos , numeração em categoria de sortimento para pintura);
  • Extrudado - uma categoria, cujo processo de criação está associado à pressão da tira de espuma de poliestireno extrudido sob a prensa, é caracterizada por indicadores de alta qualidade em comparação com os dois tipos de acabamentos anteriores (é forte, confiável, durável, higiênico e capaz de restaurar sua forma original se for deformado, colado e cortado com muito mais facilidade).

A última categoria é tratada com uma impregnação hidrorrepelente durante o processo de produção. O seu encaixe é mais fácil, pois permite criar um tipo de superfície monolítica sem juntas visíveis.

Tipo de superfície

Por tipo de superfície, as placas do teto podem ser:

  • laminado;
  • espelhado;
  • desatado.

O material laminado se distingue pela presença de um filme especial na superfície - a laminação. Esse recurso torna os painéis de acabamento resistentes à umidade, duráveis ​​e resistentes ao desbotamento. Devido ao filme laminado, este forro possui uma tonalidade diferente. A versão espelhada é uma opção de design: trata-se principalmente de uma telha de plástico, em cuja superfície existe uma camada espelhada. Essa opção, além da forma quadrada, é retangular. O tipo de matéria-prima sem costura difere porque, ao colar, não há costuras visíveis, enquanto o ladrilho pode ter bordas lineares clássicas ou linhas curvas. É durável, termicamente estável, não se presta à umidade, é prático e pode ser pintado na superfície.

Forma e dimensões

Esses critérios são especialmente importantes: depende da quantidade de consumíveis. A fórmula de cálculo é bastante simples: meça o comprimento e a largura do teto, multiplique e divida pelo número de metros quadrados do material, com base no número de fragmentos de uma embalagem. Normalmente, um bloco de 50 x 50 cm embalado de fábrica consiste em 8 blocos. Isso é, na verdade, 2 sq. m.

Este parâmetro é o mais popular, embora além dele, existam outros padrões em produção, por exemplo:

  • 30 x 30 cm - para espaços pequenos;
  • 16,5 x 100 cm - para amantes de técnicas não padronizadas.

O inconveniente de calcular um ladrilho retangular é a necessidade de um encaixe simétrico do padrão, caso contrário, devido a um padrão posicionado incorretamente, o teto pode parecer enviesado visualmente. Nesse caso, faz sentido colar com uma mudança.

Escolhendo cola

O adesivo correto é a base para um trabalho bem-sucedido. Muitas vezes é ele quem retarda o processo.Alguns tipos de adesivos são suficientes para fixar no teto, eles fixam rapidamente. Outros terão que ser consertados pressionando as superfícies por um tempo. No momento, várias variedades de adesivo para ladrilhos têm sido propostas para placas de forro. Pode ser transparente, branco e bege. A estrutura também é diferente. Considere alguns:

"Titânio"

Essa cola é dividida em 2 tipos: um deles é transparente, vendido em frasco, tem um cheiro específico. Sua desvantagem é a viscosidade da estrutura. A aplicação é inconveniente, pois o adesivo se estica, formando fios que o distraem do trabalho.

Isso não detém alguns artesãos: eles acreditam que essa cola é adequada para o trabalho e não se deteriora se os vizinhos de cima tiverem um vazamento ou um cano estourado.

O segundo tipo se distingue por uma cor bege claro. É vendido em latas de plástico e tem textura cremosa. Este produto pode causar inconsistências de costura. Apesar da propaganda do vendedor, ele "come" o material assim que atinge a superfície, o que leva ao encolhimento do forro. Mesmo se ladrilhos densos e grossos forem usados ​​no revestimento, manchas de cola bege brilharão através dele.

Unhas líquidas

Este material é vendido na forma de tubo e garrafa para arma de construção. Os produtos da melhor qualidade são produzidos pela marca Moment. Este adesivo é caracterizado por uma excelente adesão à superfície. A colagem dos ladrilhos demorará alguns segundos. No entanto, o próprio fato de que ele agarra instantaneamente pode dificultar o trabalho: pode ser problemático corrigir o fragmento colado à superfície, porque a aderência do material é especialmente forte.

Se for usada uma garrafa para uma arma na obra, terá que trabalhar rapidamente para que na hora da solidificação a telha já esteja no teto. Outra nuance é a cor da cola: é bege sujo. Tal sinal de menos coloca em questão o uso de cola no processamento do teto com fragmentos finos que não requerem pintura. Essa cola é cara, ela é produzida em um volume pequeno, então o forro do teto da sala pode custar muito caro. Será difícil removê-lo em caso de desmontagem.

"Quart"

O adesivo super branco para forros desta marca está disponível em diversos volumes em latas de plástico. Para o trabalho, é ideal escolher uma embalagem com um volume de 3 kg. A cor é semelhante à cor branca dos ladrilhos, a consistência lembra o creme de leite. No trabalho, a cola se provou do melhor lado. O ladrilho aplicado no teto é colocado no lugar, não desliza, não fica atrás da superfície depois de ter sido pressionado nos locais da cola aplicada. Esta cola é conveniente na medida em que pode ser usada para preencher as juntas, se de repente surgirem lacunas. Na cor e no tipo de superfície, é semelhante ao revestimento principal fosco, as costuras processadas não serão notáveis, enquanto a superfície do acabamento parecerá monolítica.

Preparação da superfície

Antes de colar é necessário preparar primeiro a base do forro, caso contrário a obra corre o risco de durar pouco. Isso é especialmente verdadeiro em lugares onde o teto foi caiado de cal. Deve ser retirado das paredes, pois o ladrilho não adere à superfície caiada. Se, por algum motivo, sujeira ou manchas de gordura entrarem no teto, elas serão removidas.

Eles removem não só cal: é necessário lidar com a superfície rebocada.

Isso também se aplica ao papel de parede, se eles foram colados no teto. Para limpar o plano horizontal deles, você pode usar um borrifador comum para flores e plantas domésticas. Isso reduzirá a quantidade de poeira ao remover o revestimento antigo. O ladrilho encaixa perfeitamente na base de concreto, embora muitas vezes seja impossível alcançá-lo durante a limpeza. Não ignore o processo de preparação antes de colar: é possível que a cal ou papel de parede velho se afaste do teto e os ladrilhos possam cair no fundo de outras.

Se o teto for irregular, tiver rachaduras significativas, eles devem ser cobertos com massa de vidraceiro ou fita adesiva à base de gesso. Em seguida, é necessário preparar a superfície para a colagem com um primer de penetração profunda. Esta marca é indicada diretamente no recipiente, graças à qual a composição irá garantir uma aderência confiável do painel de teto à superfície do teto. O primer pode ser feito com rolo e escova chata. Ao mesmo tempo, um rolo é usado no espaço principal, com uma escova eles passam pelos cantos e saliências para evitar um gasto excessivo de líquido (se você usar um rolo, nos cantos, quando pressionado, o primer vai escorrer ao longo das paredes). É necessário processar o teto da sala com alta qualidade, então vale a pena esperar um dia até que a composição esteja completamente seca.

Sutilezas de instalação

A instalação de placas de forro é bastante divertida e rápida, muitas pessoas fazem a colagem com as próprias mãos. No entanto, a obra tem nuances próprias. Ela não tolera hack-work e pressa: ladrilhos fracamente conectados podem cair da tela comum com o tempo. Vale a pena considerar as características do material utilizado: as telhas de plástico (PVC) não permitem que a pressão atinja a densidade da teia, o material poroso pode ser um pouco comprimido se necessário para o alinhamento.

A colagem oferece diferentes maneiras de fixar os fragmentos. Cada um deles depende das habilidades do mestre. A calibração deve ser realizada antes de colar o material. Isso é especialmente importante se você planeja começar a trabalhar do centro da sala, obliquamente. Este fator é um dos mais importantes na hora de comprar material e levar em consideração seu estoque: de 50 peças, 8 definitivamente não cabem no tamanho. Isso se deve à própria embalagem: muitas vezes os fragmentos nas laterais têm cantos lisos e obtusos.

Na hora de comprar, é impossível embrulhar as embalagens com fita adesiva, apertando-as: as costuras laterais sofrem com isso.

O lote de mercadorias também é importante: muitas vezes os espaços em branco diferem em 3-4 mm, o que complica o adesivo. Tomando por base o quadrado (retângulo) de melhor qualidade, outros são equalizados por ele: assim a colagem ficará perfeita. Antes de colar uma nova peça, fixe-a na anterior. Isso permitirá que você encontre a junta perfeita. Após o encaixe, o elemento é colado à superfície. É importante verificar constantemente a direção do desenho. Isso evitará o casamento.

Você não precisa aplicar cola no teto: basta que esteja no próprio ladrilho. É aplicado pontualmente, uma vez que o material é bastante leve. Você pode aplicar cola nos cantos, no centro, no centro de cada rosto. Em geral, 5-9 pontos são suficientes com um pouco de cola. Para fazer com que o ladrilho pareça monolítico em relação ao fundo geral, e a cola não lhe dê tuberosidade, use um rolo de borracha para enrolar o papel de parede: desta forma, você pode evitar perfurar os blocos e nivelar o revestimento, especialmente na mira de os fragmentos (se não houver grande relevo).

Se, no processo de trabalho, for encontrado na embalagem um fragmento com área suja, que não seja suficiente para colar no canto, vale a pena utilizá-lo como padrão para locais especialmente difíceis (por exemplo, onde tubos ou saliências estão localizados). Assim, você pode economizar no casamento e ajustar a forma do fragmento que falta com a maior precisão possível. Se uma coloração especial for planejada (por exemplo, um elemento de relevo da imagem), isso é feito antes da colagem. Se toda a superfície for pintada, é melhor fazer isso depois que o pano de acabamento estiver seco.

Esquemas de aderência

Você pode colar os ladrilhos lindamente de diferentes maneiras.

Existem várias opções de colagem, por exemplo:

  • paralelo às paredes (ao longo do perímetro);
  • diagonalmente (obliquamente com alternância e interseção);
  • cambaleando.

Para excluir a distorção da imagem, eles fazem um contorno aproximado do centro. Para fazer isso, eles encontram o meio de cada parede perto do teto, colam o fio na fita e formam uma cruz. Se você planeja trabalhar com ladrilhos na diagonal, a mira é formada a partir dos cantos da sala. A lâmpada central serve como ponto de referência.

Se não estiver centralizado, os ajustes serão feitos.

É necessário começar a colar pelo centro, onde há lugar para o lustre (retira-se antes do trabalho). Ao mesmo tempo, são feitas marcações para a localização da lâmpada em um quadrado, cortando um pequeno orifício no centro. Esta praça será o ponto de referência para o processo principal. A simetria vai depender de como ela é colada. Se estiver localizado paralelo à parede, é realizada a colagem de mesmo nome, se os cantos do fragmento estiverem voltados para o centro das paredes, um losango é colado.

Às vezes, o centro consiste em 4 quadrados: neste caso, para um alinhamento perfeito, eles são dobrados juntos e um círculo é desenhado com um compasso. Isso permitirá, se necessário, substituir o fragmento, não remover o lustre. Se o trabalho começar a partir do canto (método paralelo nº 2), é importante levar em consideração que haverá fragmentos recortados ao longo das bordas, caso contrário, o desenho ficará inclinado. É inaceitável que haja um quadrado inteiro de um lado da parede e apenas metade dele do outro lado.

No que diz respeito à complexidade do processo, vale notar a diferença: com o método paralelo, é mais fácil juntar o material. Você pode colar no teto em qualquer direção. É permitido fazer primeiro um lado do quadrado central, para corrigir a densidade dos ladrilhos, se necessário, até que a cola se solidifique. Com o método em forma de diamante, é mais difícil colar sobre o teto. A obra realiza-se em espiral azulejo a azulejo. As juntas são mais prováveis ​​aqui, portanto, atenção especial deve ser dada à cola e ao encaixe.

Lindos exemplos no interior

Para poder apreciar a beleza do forro, vale a pena consultar os exemplos da galeria de fotos.

Ladrilhos de espuma sem costura com um padrão abstrato parecem únicos, complementados por uma decoração de estuque de gesso.

Um padrão simples, cor branca e um lustre incomum parecem elegantes e caros juntos.

Um material com superfície brilhante e relevo, disposto de forma paralela, vai decorar a sala de jantar.

Os ladrilhos de espelho têm um aspecto elegante e alteram visualmente a perceção da divisão.

O acabamento bronze vai decorar o interior do banheiro: esta técnica permitirá que você tenha um novo olhar sobre o uso do material em diferentes cômodos da casa.

Um tipo combinado de acabamento de perímetro com um centro de papel de parede líquido ou gesso decorativo adicionará versatilidade ao teto.

Vale a pena apoiar o azulejo com uma decoração lustre.

O uso de talha dourada na decoração dará ao interior um toque de clássicos, alusivos à solenidade do palácio.

Para um viveiro, a melhor solução seria pintar parcialmente a superfície do revestimento: borboletas delicadas criarão uma sensação de leveza no espaço.

Para obter informações sobre como selar as costuras de placas de forro, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário